quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Somente o que é evidente é percebido pela maioria

Esta é a triste realidade: a maioria das pessoas são trogloditas que somente percebem aquilo que é evidente. Essas pessoas tem muita dificuldade em fazer planejamento e projeções. O futuro lhes parece distante. Na época da inflação então, essa noção que já pequena, ficou mais prejudicada ainda. As pessoas julgam pelas aparências porque elas são evidentes. Os estelionatários se valem disso, pois usam as aparências para enganar os trouxas. Aqueles que querem impressionar os outros tambem se valem disso. As pessoas precisam ver o extrato do banco para acreditarem que seu dinheiro ainda está por lá. As fraudes, que nunca são evidentes a princípio, passam despercebidas. Poucos vão fundo nas questões e fazem perguntas por exemplo. As perguntas podem revelar aspectos que não são evidentes. Só que para fazer perguntas é necessário saber o mínimo sobre o assunto em questão. E o que é evidente ? A roupa, o carro, a cor da pele e a acompanhante. O que não é evidente ? A profissão, o lugar de moradia, a formação escolar, o saldo bancário, o imposto de renda, a familia de origem, a religião. Podemos perceber que o que é evidente é muito pouco para definir uma personalidade ou permitir um julgamento mais preciso.

4 comentários:

Van der Camps disse...

Os neuroticos com dinheiro usam desse artificio das aparências: acumulam dinheiro no banco e vivem como se fossem pobres, tentando enganar os ladrões, por exemplo. Outros vivem em mansões mas tem carros mais simples, para evitar que seus empregados "cresçam o olho" e possam até planejar um sequestro.

Van der Camps disse...

Esta observação vale inclusive para as mais sutis das doenças: as doenças psiquiatricas. O que mais leva as pessoas ao pronto socorro psiquiatrico são os surtos com agressividade e as crises de ansiedade (maior numero), onde existe palpitações e mal estar notável. O extremo da ansiedade é a sindrome do panico, onde a pessoa tem a sensação de que vai morrer . . . A origem da ansiedade, tambem chamada preocupação, é o medo. As pessoas ficam ansiosas quando estão com medo de algo.

Van der Camps disse...

Vale o mesmo para uma seleção de emprego. Somente o obvio será considerado na análise do curriculo e na entrevista: lugares comuns serão vitoriosos porque ninguém quer correr o risco de inventar algo que pode não dar certo e depois ser cobrado por isso. Exceções são tratadas como exceções e em geral tem algum padrinho por trás, algum patrocinador.

Van der Camps disse...

Ninguem gosta de fugir do obvio: o advogado não gosta de processos atipicos, o juiz idem. O engenheiro tambem não gosta de mudanças de ultima hora: ele se fia em fornecedores confiaveis.O medico tambem não está familiarizado com doenças de origem genetica, que são muitas e que não tem, em geral, remedios desenvolvidos. Tudo que é diferente sofre e é muitas vezes visto de forma negativa. Então temos o que não é obvio e o diferente: ambos sofrem para serem reconhecidos.