Quem quer ficar rico com pouco esforço e risco precisa somente de uma informação privilegiada. É o caso de uns conhecidos, que, sabendo que uma grande empresa de telefonia celular viria para o Brasil, tornaram-se representantes deles aqui no Brasil. Também é o caso de alguém que tem contatos no governo e que fica sabendo de grandes investimentos em infra-estrutura, como a passagem de uma ferrovia, estrada ou coisa do tipo antes dos outros: essa pessoa pode comprar terras que se valorizarão centenas de vezes. Acontecia o mesmo com a maxidesvalorização da moeda: pessoas no governo que sabiam quando ia acontecer, compravam todos os dolares do mercado e ficavam milionárias. Quem não tem esse tipo de informação, fica ao sabor do seu talento de empreendedor, o que significa conseguir vizualizar oportunidades antes dos outros, o que é bem mais dificil. O empreendedor "acredita no seu taco", é um otimista por excelência. Ele tem de conhecer seu mercado, composto pelos seus clientes, fornecedores e concorrentes. Ele tem de entender do negócio e ter alguma vantagem competitiva, caso contrário não sobreviverá no mercado. É por isso que não basta ter uma boa ideia. O ideal é ter ou os clientes na mão ou os fornecedores, conforme a natureza do negócio que estamos visando. Ter os clientes na mão é tipico de um prestador de serviços. Ter os fornecedores na mão é típico de quem tem um bom relacionamento e que pode ser apresentado como competente no ramo. Existem pessoas que primeiro tem os clientes e com base nisso negociam com os fornecedores. Os fornecedores em geral podem ser grandes fabricantes em série ou então grandes empresas de tecnologia. Margens de lucro dependem de cada ramo de negócio, na fabricação e no comercio e até mesmo na prestação de serviços. A maioria não quer a competição aberta porque ela é muito arriscada. Todos preferem muito lucro com pouco risco. Esse foi o caso do restaurante Zepa. Provavelmente foi o caso de quando a Cardenas foi fundada tambem. Foi a tentativa da empresa de box blindex e tambem de outros negócios. Quem abre um negócio tenta a sorte de alguma forma. Só que alguns dão um jeito de dar uma ajudinha a sorte . . .
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