Nascem todos os anos milhões de pequenos trogloditas aqui no Brasil. São os bebes, que segundo Freud eram um ID puro. A função da educação é civilizatoria, isto é, tornar o convivio nas cidades (civil quer dizer cidade) suportável. As cidades surgiram a uns 10.000 anos apenas. Viver nas cidades, em espaços relativamente pequenos, requer o mínimo de educação. Dessa necessidade surgiu a lei e a ordem, os direitos e deveres. Quando as pessoas viviam no campo, no meio do mato, provavelmente os homens eram mais selvagens. A luta pela sobrevivencia criava suas próprias regras. Uma delas era que qualquer estranho e por estranho entendia-se quem não pertencia a mesma família, tribo ou clã, era um inimigo. O encontro com o inimigo significava a imedita luta de morte com ele, pois ele era uma ameaça. Nas cidades temos ainda os condomínios, onde podemos observar a existencia até hoje de "incivilizados" entre nós. Viver nas cidades, em particular nas grandes cidades é, em teoria "anti-natural" e coisa recente na história da humanidade. Acontece que existem muitas vantagens em viver na cidade e por isso elas continuam a crescer no mundo todo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O monopolio da violencia passou a ser exercido apenas pelo estado, representado pelos policias e militares. Somente eles podem portar armas e tem o direito de usá-las para reprimir cidadãos. Existem apenas umas poucas exceções mas elas tambem são concedidas pelo estado, como juizes e promotores.
Cabe aos pais civilizarem seus filhos (os pequenos trogloditas) de forma contínua e crescente, para que eles sejam pessoas adaptadas a sociedade. Quando esse processo falha, quer seja por culpa de pais incompetentes, escola ineficiente ou o que seja, toda a sociedade sofre, pois será assolada por delinquentes juvenis que mais tarde se tornarão bandidos de todo tipo.
Postar um comentário