sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Com os carros a lógica é a mesma do comércio

E essa lógica diz que existem pessoas que querem ser os primeiros a comprar um modelo novo e desfilar causando inveja nos demais. São motivados pelo mais baixos sentimentos de inferioridade e carência de atenção. Depois desses, vem aqueles que querem imitar alguém, que admiram: esses tambem comprar por razões que na minha opinião são infelizes e mostram de novo uma personalidade fraca. Finalmente temos os compradores racionais, que pensam por conta própria e compram aquilo que querem, mesmo que suas preferências sejam ou pouco estranhas (cada um tem uma necessidade e um gosto). Essa lógica vale tambem para tecnologia da informação, o que torna esse mercado um dos que mais crescem no mundo. Eu compro em geral carros com dois ou mais anos de lançamento, quando os problemas de fabricação já devem ter sido resolvidos . . .

Um comentário:

Van der Camps disse...

A razão para o comprador das novidades e do imitador pagar caro pelos lançamentos é a VAIDADE: querem receber os olhares de admiração dos outros, sentirem-se por cima. Como a vaidade é um vício, não conseguem fugir dela e são escravos das novidades. O fato da Apple tem se tornado a maior empresa do mundo, com um lucro absurdo, vendendo seus gadgets, mostra como a vaidade domina grandes contigentes de pessoas.