A inflação dos produtos pode ser controlada com o controle das importações. Já a inflação de serviços não é facilmente controlável. Serviços são basicamente salários. Os salários estão subindo e com isso os prestadores de serviços para essas pessoas estão tambem aumentando suas receitas. A ferramenta classica é o aumento dos juros já que a taxa de cambio ninguém consegue controlar efetivamente. A inflação é terrivel e todos nós sabemos as consequencias de deixá-la crescer indefinidamente.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
terça-feira, 30 de agosto de 2011
As duas avaliações: a sua opinião e a opinião dos outros
A sua opinião a respeito do que você é, faz, etc chamamos de auto-estima. Já a opinião dos outros ao seu respeito tem a ver com a vaidade. Quem tem alta auto estima não se preocupa com a opinião dos outros: mesmo que não esteja agradando pode falar ou fazer o que deseja. No limite, não se preocupar em nada com a opinião dos outros pode levar a psicose: viver no proprio mundo. O outro caminho é ser aprovado e elogiado pelos outros. Aqui temos a vaidade em alta. Seria o caso de um artista famoso, mesmo que seu trabalho seja uma porcaria. As possibilidades são : auto-estima alta e vaidade alta. Auto-estima alta e vaidade baixa. Auto estima baixa e vaidade alta e auto estima baixa e vaidade baixa. Como avaliar e calibrar tanto a auto-estima quanto a vaidade ? Aqui temos os rankings e comparações para a auto-estima e as pesquisas de opinião para a vaidade. Em outras palavras: dinheiro e saude (esporte), ou seja , situações competitivas podem elevar sua alto estima. Amor pode alvancar sua vaidade. Note que uma coisa esta intimamente ligada a outra: quem se acha feio pode ser mesmo, por exemplo. Isso significa baixa auto estima. No entanto, essa mesma pessoa pode ser rica, despertado a inveja e portanto sentindo-se altamente vaidoso. Em geral a vaidade indevida é um dos componentes mais despresíveis que eu conheço.
Falhas de carater não devem ser perdoadas
Essa é minha opinião. Toda vez que alguem trai deve ser isolado, como um cão raivoso. Essa é a minha opinião. Não importa quem seja: amigo, parente, familiar, sócio, vizinho, colega de trabalho, esposa e qualquer outra pessoa com quem se trave conhecimento. A regra não deve ter exceções pois nossa sobrevivência está em jogo.
Em geral o adolescente estudioso dá menos trabalho . . .
A frase é do Gikovate. Na teoria é boa: quem não estuda com certeza vai fazer outras coisas para dar vazão a sua energia (libido). A possibilidade de se envolver em encrencas é muito maior para aqueles quenão estudam, porque tambem não trabalham, já que são menores de 18 anos. Segundo ele, eliminado o problema dos estudos, fica o problema da vida erótica. O risco é desde contrair AIDS até uma gravidez indesejada, que nessa fase da vida pode causar todo tipo de estrago, desde financeiro, passando por emocional e até de perpectiva futura. O que pode acontecer é que a proximidade entre os pais e filhos pode evitar esse problema. Desde que esses pais sejam esclarecidos, inteligentes, bem intencionados e bem resolvidos, o que não é a regra.
Bem feito !
Essa frase, muito usada na minha infância, mostra como a maioria das pessoas são sádicas: sentem prazer em ver a desgraça dos outros e pensa: graças a Deus não foi comigo. Este fato mostra como estamos atrasados em termos espirituais e humanos. Faz parte daquelas frases: não é problema meu, não tenho nada a ver com isso, cada um que cuide da sua vida, quem pode mais chora menos. Essas frases não são tão comuns por acaso. Elas representam o pensamento de uma grande parte da população, senão da maioria. E é assim que as coisas sempre tendem a piorar, cada vez mais . . .
Previsão do futuro
Dedico-me a prever o futuro dos jovens com os quais tenho contato e que estão em formação. Trata-se de uma curiosidade psico-socio-biologica. Avalio o temperamento, a influencia dos pais, da escola, dos gostos pessoais, das amizades. Faço perguntas, com as quais avalio a inteligencia e tambem faço criticas, para ver como o jovem se defende e se tem argumentos válidos e não cai em contradição. Tambem crio situações hipoteticas para avaliar a atitude. Com isso avalio as várias idades do observado. Com base nesse estudo é que faço minha previsões. Ou seja, elas não são fruto de videncia mas do metodo cientifico. Utilizo o mesmo método em mim mesmo e no que aconteceu na minha vida no passado. Tambem tenho uma previsão para o meu proprio futuro. Que pai vai tão profundo na análise de seus filhos ? A maioria dos pais quer tranquilidade e muitas vezes deixa o filho abandonado, já que o pouco tempo que tem de convivencia com ele é superado pela intensidade, duração e frequencia dos outros estimulos e personagens a que ele se sujeita no dia a dia. Tambem faço previsões para a vida dos amigos próximos. Ou seja, estou sempre fazendo planejamento e preparando-me para agir no momento certo, ao mesmo tempo que aviso meus amigos para situações que eles poderão ter de enfrentar. Eu poderia ser um coach, ou seja, um treinador. Acontece que muitos acham que isso seria ingerencia.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Gianeti diz que poucos saber usar a liberdade com proveito
O professor Gianeti disse que poucos sabem utilizar a liberdade que o tempo livre lhes proporciona. Segundo ele poucos podem levantar de manhã sem nenhum compromisso ou obrigação e levar uma vida proveitosa. A maioria vai se entediar e se sentir inadequado. Mais uma vez eu sou uma exceção a essa regra. Eu não me preocupo nem um pouco em não ter nenhuma obrigação ao me levantar de manhã. Pelo contrario, adoro ter liberdade total para fazer o que eu quiser e me der na telha. Eu sou muito curioso. E a curiosidade é o que impulsiona a inteligencia. Ele diz que vale o mesmo com a libido: a libido é o motor da sexualidade. Meu dia é preenchido com leituras, conversas com jovens, amigos e familiares. Tambem é preenchido pela uso intensivo da internet. E a internet é o paraiso dos curiosos e dos inteligentes. Serve inclusive para quem busca por a sexualidade em funcionamento. Alguns acham que eu vivo pouco. Que viver é viajar por exemplo. Eu viajo em minhas leituras e reflexões: nos pensamentos. É mais barato e muito proveitoso. Ir fisicamente custa muito caro e pode ter surpresas desagradaveis, como contratempos de viagem além de outros desconfortos. Viajar para mim é para curtir momentos junto com quem eu amo. Outro prazer é a liberdade de ir e vir a qualquer hora graças ao carro. E a conversa com amigos, trocando ideias. Nessas conversas trocamos informações pertinentes e procuramos nos ajudar. E amigo para isso é melhor que familiares porque a afinidade é da alma. E a alma é sentimento com razão misturada.
Quem não tem saude é infeliz ?
Aqui dizem que no começo sim mas com o tempo a pessoa se acostuma a tudo e seu nivel de felicidade pode voltar. Eu acho que não. Quem não tem saude tem limitações de todo o tipo. A não ser que a pessoa nunca tenha experimentado uma vida com saude, ou seja, tenha nascido com deficiencias, ela não será feliz, pela perda que tiver. É claro que se adaptará mas no fundo sentirá a perda. Os tres componentes da felicidade são necessários e o excesso de um não compensa completamente a falta do outro. É necessário equilibrio. A ordem natural é ter saude, conseguir um emprego/renda e depois conquistar um amor. Tanto para homens quanto para mulheres. Para alguns a equação vai parar no segundo item e para outros no primeiro.
Quem não encontra a parceira ideal é infeliz ?
Aqui acho que existe controversas. Aqueles que não conhecem o amor podem dizer que são felizes. Para aqueles que conheceram, e por algum motivo não mais o tem, ai acho que poderão se sentir infelizes, porque experimentaram algo muito bom e não ficarão satisfeitos com menos. Entendimento, atração fisica, praticidade, idealismo. Tudo isso faz parte do amor que desejo e sem ele com certeza serei infeliz. Dai a busca eterna do amor até achá-lo. E depois o esforço para mantê-lo.
Dizem que quem é obcessivo por dinheiro é infeliz
Será verdade ? Pela propaganda daquela clinica de aumento peniano com varios porshes na porta podemos achar que sim. Para a pessoa ser tão agressiva algum motivo com certeza existe. São aqueles negociadores ferozes, que ficam brigando por R$ 50,00 em uma negociação de
R$ 30.000,00. Vale o mesmo para negociação de salário da empregada por exemplo ou então para a comissão do representante de vendas que estoura a cota. A ganância tem por origem a infelicidade. Caso seja verdade, como só 5% são realmente felizes, então teremos 95% de obcecados por dinheiro. Será que esses 95% são carentes de alguma coisa essencial ? Como aquelas na base da piramide de Maslow ? O que eu vejo é a materia vencendo: querem mais por querer, por serem insaciaveis . . .
Os homens deveriam ser mais amigos das mulheres
Aqui no Brasil o medo homofobico leva aos homens serem "machões", sendo incentivado desde cedo o viril esporte bretão, o futebol, as atitudes mais grosseiras e outras coisas do tipo. Acontece que com esse comportamento os homens se afastam das mulheres, que são educadas para serem mais amorosas e carinhosas (pelo menos teoricamente). Assim o homem teria de ser viril para conseguir sucesso na disputa com seus concorrentes, na vida publica. E a mulher seria doce para ser uma mãe dedicada e amorosa. O que temos hoje em dia ? Mulheres fálicas por todo lado. E essas mulheres não são tão boas para mudarem de canal, do que são na vida publica, para a vida privada. É exigido quase um comportamento esquizofrenico tanto de homens quanto mulheres. Ou seja, é necessário alternar o caminho da natureza e o da graça num mesmo dia, as vezes de uma situação para outra. Como ser coerente, autentico e sábio em uma situação dessas ? Aqueles que melhor se adaptarem serão os vencedores. A principal razão para os homens serem amigos das mulheres é que assim elas te contarão os segredos das mulheres em geral e com isso você poderá entrar na guerra dos sexos muito melhor preparado (atualmente os medicos, psiquiatras e cientistas tem ajudado muito nesse desmascarar das mulheres).
Quando diferentes se encontram
Quando pessoas com diferentes idades se encontram, duas coisas podem acontecer: o mais adiantado ajuda e protege o mais atrasado ou então o mais adiantado aproveita-se da oportunidade e leva vantagem em relação ao mais fraco. O que faz a diferença ? Eu acho que a evolução espiritual da pessoa. Você pode ser muito inteligente e mal. Você pode ser muito avançado emocionalmente e mal. Você pode ser velho e mal. No entanto, caso você seja espiritualmente adiantado você será bom. Na sua simplicidade, você saberá o que fazer para minimizar seu carma nesta vida. Dos encontros podemos aprender com nossos erros. O problema será se o tombo for muito grande. Nesse caso você poderá não se recuperar nunca . . .
Ninguem pode prever (completamente) o futuro
Sabias palavras. Podemos prever mas não completamente, sempre existirá incerteza, porque não controlamos todas as variaveis. É por isso que certos casamentos ou carreiras são extraordinarios. Sempre haverá o imponderável, o acaso. Para quem acredita em vidas passadas, em reencarnação e carma isso não existe. Tudo estava previsto. Outra variação do mesmo tema é: você tinha de passar por isso. Aqui temos meu sobrinho. Ele é bem atrasado em termos de comunicação e relações sociais. Será que ele irá se desenvolver um dia ? Isso me parece com o aprendizado de matemática: você fica bloqueado em algum lugar e não aprende o que vem depois e nunca consegue, por mais que se esforce: as janelas do aprendizado se fecham. As oportunidades tambem são assim: elas surgem e se fecham. Dizem que os portais tambem . . .
As quatro idades do homem
Os homens tem quatro idades: cronologica, emocional, intelectual e espiritual. A cronologica é a material e a mais obvia: todo mundo faz aniversario todo ano. A emocional é mais complicada. Tem a ver com relações sociais, o que você faz no grupo e o que o grupo faz com você. A pessoa emocionalmente madura conhece a natureza humana, suas mazelas e deficiencias principalmente. Ela sabe se defender de manipuladores emocionais e de outras armadilhas. Quem for muito amado e protegido pode não crescer emocionalmente porque não aprende como o mundo pode ser mal. Os maus e perversos sabem muito bem se comportar, caso sejam psicopatas, por exemplo. A idade intelectual tambem pode ser facilmente aferida: basta fazer perguntas e observar as respostas. Pessoas limitadas não conseguem nem entender a pergunta. Não entendem portugues muitas vezes. Além disso tem a escola, suas provas, vestibulares, etc. Já a idade espiritual tem a ver com em que era a pessoa está: na primeira era (do pais) estamos no "olho por olho dente por dente" basicamente. Na segunda era (do filho) estamos no "dar a outra face para quem te bateu". Na terceira estamos na era do espirito santo, onde devemos ser "santos", ou seja, devemos agir de forma a não causar carma mas tambem de forma a eliminar nosso carma. Não podemos ser omissos.
Pessoas em posições conflitantes e com interesses antagonicos
Comprador e vendedor deveriam ter posições conflitantes segundo li hoje. O comprador querendo pagar o mínimo possível e o vendedor querendo ganhar o máximo. Pais querendo que os filhos custem o minimo possivel e que deem o máximo lucro. Filhos querendo ganhar mais atenção as custas dos irmãos, assim obtendo o máximo lucro da relação com os pais. Advogado e cliente, dentista, medico. Todos querem o venha a nós o vosso reino. É a natureza. Ir contra ela não é muito facil e a pessoa pode se cansar rapidamente ou ficar doente. Irmãos sócios em uma empresa: interesses antagonicos: empurrar o maximo que puder para o outro e reinvindicar o máximo para si. Homem e mulher: interesse da mulher: arrancar o maximo de dinheiro do marido e não fazer nada, em termos de serviços domesticos ou trabalho remunerado. Não tem interesse em formar uma familia, trabalhar, preocupar-se e gastar dinheiro com filhos. Nem interesse em sexo.
domingo, 28 de agosto de 2011
Fazendo tudo certo e sendo culpado
Vivemos numa epoca terrivel, onde quem segue os principios cristãos é chamado de otário e quem não segue mas não cria problemas é bem visto e valorizado. Cheguei a essa conclusão pela analise da minha própria familia. Os pais não querem problemas e se esses problemas surgirem muitos tentam passá-los adiante. Aqui temos o oportunismo: faço o mínimo possível e que cada um cuide da própria vida. Quem pode mais chora menos. Essa é a regra. Aproveito quando sou jovem e forte, crio filhos com culpa e dividas com relação ao que fiz por eles, para que eles, na minha velhice cuidem de mim. Ou seja, não dou ponto sem nó. Relações humanas dignas ? Nunca mais. Trocas comerciais apenas. Mães não são necessariamente pessoas boas. E com a velhice, tudo pode piorar. Existem velhos rancorosos e insuportaveis, que ficam lembrando mazelas e desfeitas de 70 anos atrás, que não compreendem que os tempos mudam, mas que o passado não pode ser mudado. Nenhum argumento os convence. Eles não entendem e nem querem entender mas sabem falar e falar e falar. É muito dificil viver seguindo os ensinamentos de Cristo hoje em dia. As tentações são muitas. Os desvios e as perdições tambem. Aparentemente vivemos em um mundo doente. E a natureza aparentemente tem se mostrado cada vez mais violenta e devastadora. Será um sinal de Deus ? A Fraternidade e a Dona Iole diz que sim.
sábado, 27 de agosto de 2011
Onde não há justiça não pode haver paz
Essa é a realidade das familias e das relações humanas. Enquanto o mundo for dividido entre generosos e egoistas e psicopatas não haverá paz. Isso porque a relação é desigual: o egoista e psicopata suga as energias, o dinheiro e o tempo do generoso e não devolve nada em troca. O psicopata não sente remorsos, não sente culpa, não tem medo e nem sentimentos: ele faz o mal aos outros e não sente nada e quando esse outro é um generoso ou um justo ele fica sentido, cai em depressão, enfim sofre. Existe ua luta entre o jeito psicopata de ser e o que prega a religião, a moral e a ética. A explicação que nos dão na Fraternidade é que todos tem de evoluir e os psicopatas um dia também irão evoluir. Jesus Cristo nos disse que seu reino não era deste mundo. A igreja católica nos diz que as expiações desta vida serão compensadas pela vida após a morte. Toda a religião e seus ensinamentos estão baseados nessa premissa. Não faça ao proximo o que não queres que te faça. Ama o próximo como a ti mesmo. Como nos diz o Gikovate: o materialismo e o egoismo estão em alta. Os justos e generosos terão de viver sozinhos, a fim de salvarem seus bens e sua saúde do psicopata predador ou então terão de procurar muito e ser muito criteriosos até encontrar alguém para formar um casal e quiça uma familia.
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Empresas e imoveis
O Mauro disse que empresas e imoveis são os meios de ficar rico e fazer fortuna. Disse que isso acontece porque esses ativos não são taxados de 6 em 6 meses como a renda fixa e que o lucro acumulado sem o pagamento do imposto é reaplicado, criando um efeito "bola de neve'. Além disso ele disse que a baixa liquidez desses ativos impede a pessoa de vendê-los a qualquer momento para satisfazer um desejo qualquer. Aqui entra o componente emocional: em uma aplicação com liquidez diaria poucos sucumbiriam a tentação de ver o dinheiro disponivel e o gastariam, impedindo o acumulo de riqueza. Interessante a análise. Leva em consideração a natureza humana e a natureza dos negócios.
Familias que nada tem
Familias que nada tem não tem disputas entre os pais e os filhos. Os filhos percebem rapidamente que precisam se virar para obter o minimo de conforto material e melhorar de vida. Já nas familias mais abastadas e com recursos existe uma disputa e uma competição clara: pais egoistas podem ficar acumulando dinheiro enquanto seus filhos tem uma vida aquem da qual deveriam, em termos financeiros, culturais, etc. Ou então pode ocorrer o contrario: pais se sacrificam pelos filhos que não aproveitam a oportunidade e desperdiçam recursos. Onde está a solução ? A solução é ter pais justos, o que é muito dificil. Recursos mal utilizados ou faltantes causam o mesmo efeito: não propiciam o pleno desenvolvimento humano dos filhos. E quem perde com isso ? Todos. Os filhos por que atingem seu pleno potencial e por isso sofrerão todo tipo de problema. Os pais porque podem ter a surpresa de ter de ajudar seus filhos quando achavam que tinham se livrado deles. E a sociedade, que terá de conviver muitas vezes com animais, que irão gerar todo tipo de problema e despesas para a coletividade.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
O maior dos pecados é a omissão
Dizem que foi Santo Agostinho que fez essa afirmação. Não encontrei na internet essa referência. O problema da omissão é que por culpa dela muita coisa ruim pode acontecer e coisas muito mais sérias. Nesse sentido o dano pode ser muito grande. Muitos pais são omissos. Professores tambem. Juizes. Médicos. Advogados. Engenheiros. E demais pessoas que tem alguma ascendencia sobre alguem mais fraco ou indefeso. A frase mais ouvida é: não é problema meu. Não tenho nada a ver com isso. Quem pariu Mateus que o embale. Não é da minha competência. Não ganho para isso. E tantas outras palavras do tipo. Covardes é o que essas pessoas são e por isso em geral são despresíveis. Estão vendo coisas erradas e não são capazes de abrir a boca, de alertar, de previnir a desgraça enfim, de ajudar. Minha vida foi muito prejudicada pela omissão dos meus próximos. Eu mesmo nunca fui omisso e sofri por isso, ao ponto de ter ficado doente. Achava que podia consertar o mundo com a razão e a fé. Devia saber que nem Jesus Cristo conseguiu, quanto mais eu . . .
Uma tendência genética ruim e um ambiente idem
Infelizmente nem tudo é como desejamos. As vezes por limitações do nosso tempo, falhas de comunicação dos nossos pais e nossa inexperiencia podemos cair em arapucas. E muitas vezes o estrago já estará feito. É assim no casamento com a pessoa errada. Existem muitas pessoas com probemas mentais a solta por ai. Entre elas psicopatas. E psicopatas podem se reproduzir. A ao se reproduzir a doença poderá se manifestar nos filhos, principalmente se o ambiente for propício a isso. Infelizmente para mim é tarde. Para um amigo meu tambem. Na fraternidade se diz que familia = carma. E as leis reforçam isso, principalmente a de alimentos. Hoje em dia acho que podemos dar um "chapeu" no carma, pelo menos em termos de casamento e profissão. Trata-se de uma aperfeiçoamento do ser humano. Não podemos mudar o mundo mas podemos mudar a nós mesmos e tentar fazer o melhor possível. E com isso evitar desperdícios de vidas e sofrimentos. Sacrifício sim. Sofrimento não.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Empresa Apple
É sintomático que a Apple tenha se tornado a maior empresa do mundo em valor de mercado. Sinal de que seus produtos são muito demandados e que a humanidade é fascinada por eles. O que a Apple faz ? Inovação. As pessoas são ávidas por novidades. Mesmo que a utilidade seja questionável. E quem se importa por isso ? As empresas tem lucro. Seus empregados estão felizes porque ganham altos salários. E seus clientes estão felizes , mesmo que me lembrem os índios que cortavam o pau brasil em troca de um espelhinho. Esse é o mainstream. Ser diferente e não entrar na onda tem um preço que já comentei em outros artigos. Eu prefiro ficar fora porque os preços desses "brinquedinhos" são extorsivos aqui no Brasil.
Quem teoricamente tem maior potencial de melhorar seu status
Analisando a situação dos sites de relacionamento, percebo que as pessoas com algum handcap são as que tem maior possibilidade de obter relacionamentos mais vantajosos do que em condições naturais. Quem são essas pessoas ? São aquelas que não tem acesso a potenciais parceiros adequados e que no passado tinham de se contentar com menos que o seu proprio potencial. Explico: engenheiros não tinham acesso a mulheres bonitas, embora financeiramente podessem dar-se a esse luxo. Mulheres pobres mas bonitas não tinham acesso a potencias maridos mais ricos, porque ficavam limitadas aos ambientes que frequentavam e esses ambientes eram limitados a pessoas de mesma condição sócio-economica (mesmo bairro, por exemplo). Com os sites de relacionamento mulheres bonitas e pobres e homens bem de vida e feios podem se encontrar e serem felizes ! O mesmo vale para homens mais velhos, interessados em mulheres mais novas para reprodução. Ou seja, os sites de relacionamento vieram para aumentar a concorrência e democratizar os relacionamentos, de forma a fazer quem sabe utilizá-los poder ser mais feliz, tanto homens quanto mulheres. Eles possibilitam testar o "mercado" evitando desperdícios, como por exemplo uma mulher bonita com um homem pobre ou um homem rico com uma mulher feia. Quem sabe eles não estão ajudando a melhorar a humanidade !!!
Agência de Encontros A2
Ouvi hoje sobre a agência de encontros A2. Trata-se de uma agência diferente das demais que existem na internet, porque está focada na qualidade e não na quantidade das pessoas que a procuram. Essa agência tem por foco pessoas de alta renda e alta escolaridade, ou seja, o "top" dos pretendentes. A minha primeira impressão é que essa agência puxa muito para o racional e restringe muito o universo de pretendentes (eles dizem que tem 12.000 ativos). O diferencial é que a agência checa as informações financeiras, de estado civil e escolaridade. Ou seja, para pessoas inábeis em pegar mentiras é muito útil. Os medrosos então agora tem uma alternativa. Medrosos de conhecerem alguém que não tem seu grau de instrução, renda ou patrimonio. Eles garantem apresentar 6 pessoas compatíveis em no mínimo 18 meses. Trata-se de uma agência muito especial é verdade e mais uma alternativa.
Lutando contra a maré
Interessante notar como a economia pode prejudicar nossas vidas. Uma crise como a que vivemos nas décadas de 80 e 90 aqui no Brasil podem "afundar" com toda uma geração ou duas. Isso pode estar acontecendo agora na Europa e já aconteceu na grande depressão americana na década de 30. As vezes temos um fator mais complicador ainda, que é a pressão dos pais para se livrarem dos filhos e das despesas que eles representam. Junte uma grande crise economica e pais carrascos e teremos o inferno para a vida dos jovens. Para piorar case com um empiastro e o circo estará montado. Uma observação possivel é que mesmo nas rescessões existem pessoas que ganham muito dinheiro. Acontece que essas pessoas são a exceção: muitos perdem para que poucos ganhem. Infelizmente não podemos controlar a economia. Podemos apenas fazer a nossa parte e tentar lutar, mesmo que seja contra a maré . . .
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Exceções devem ser tratadas como exceções
Estar sempre nas exceções ofende aqueles que pensam linearmente. Ser gordo e ter namorada magra. Ser livre da opressão de ter chefe aos 42 anos. Ser livre pensador. Ser da Fraternidade. Ser experiente e ter exercido diversos papeis profissionais. Ser formado pela Politécnica da USP com passagem pela FEA USP. Viver em estado de graça. Ser feliz. Tudo isso é para poucos. A maioria está perdida nas ilusões, sejam amorosas, profissionais, consumistas, politicas, religiosas. Amor verdadeiro, dinheiro honesto, fé verdadeira são para poucos. O brasileiro típico é traido, compra produto pirata e adora um "rolo", acredita em todas as religiões.
Sua cara aos 50 anos
Existe uma frase de George Owell que diz que você tem a cara que merece aos 50 anos. Os especialistas dizem que o que você fez ou sofreu nos ultimos 50 anos realmente ficarão estampados na sua cara. Caso você tenha bebido e fumado muito as marcas estarão lá. Alimentação inadequada, doenças cronicas como diabetes e pressão alta, excesso de sol. Tudo isso poderá estar presente. Na verdade, um rosto jovem e sadio significa uma vida pregressa saudável, provavelmente sem muitas precupações. Poucas infecções respiratórias, que indicam alta imunidade tambem ajudam a uma boa "facha". Cuidados com os dentes, então, são fundamentais. Para os mais exigentes, face lift, pálpebras e o que mais a cirurgia plastica recomendar !!!
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Casamento e a idade da mulher
Mulheres se casam entre 15 e 34 anos aqui no Brasil. É o que mostram as estatisticas do registro civil. O motivo deve ser a concorrência: mulheres mais velhas sofrem com a concorrência das mais jovens e teoricamente mais bonitas. Além disso temos o fator maternidade. Mulheres mais velhas podem ter desistido dessa ideia. Tambem não podemos excluir a possibilidade de que as que sobram sejam inadequadas para o casamento, segundo a opinião dos homens: mulheres com problemas psiquiatricos diversos por exemplo. Meus amigos que se casaram novamente com mulheres solteiras mais jovens arrumaram filhos e essa é a logica das mulheres: homens mais velhos e ricos são bons pais para seus filhos. Eu e um outro amigo estamos rumando para um casamento com mulheres mais velhas e não pretendemos ter filhos. Sei que meu futuro casamento será o precursor de muitos outros que virão, quando as mulheres e homens poderão realmente escolher o que é melhor para eles, conscientimente e não seguindo normas sociais ou religiosas arbitrarias.
Grandes decepções ou reveses
Quando sofremos uma grande decepção ou reves duas coisas podem acontecer: ficarmos inconformados e iniciarmos um processo de "vingança", procurando não só reverter a situação como obter um resultado melhor ainda ou então sucumbir e nunca mais ser o que fomos um dia. O que irá decidir qual será o caminho adotado ? Na minha opinião depende de variaveis como idade, condição economica financeira, estatistica e do tipo de reves. Existem historias de superação nos negócios: grandes empresários que foram a falência muitas vezes antes de obterem sucesso. Existem histórias de superação no amor: pessoas que casaram mais de uma vez e conseguiram ser felizes. Existem histórias de superação na saúde: pessoas que ficaram doentes e conseguiram se curar e voltar a ativa. E tambem existem histórias de pessoas que sucumbiram a reveses em todas essas áreas. Eu tive reveses nas três áreas. Nos negócios desisti. No amor e na saude me recuperei. Conheço pessoas que nem começaram nos negócios e no casamento e cuja saúde também já não é a mesma. Pessoas que tropeçaram nos negócios e se recuperaram parcialmente. Aparentemente tudo na vida anda junto, como uma engrenagem de relógio: problemas em uma área afetam diretamente a outra de forma que é possível que tudo fique péssimo.
Concursos públicos
Concursos públicos, exceto os de beleza, são em geral um reflexo do povo hoje em dia. Neles pobres e ricos, feios e bonitos podem entrar, já que o critério de aprovação é intelectual. Isso vale inclusive para o concurso vestibular. Em uma análise superficial podemos dizer que mulheres muito bonitas não se esforçavam muito para ter uma profissão rentável, pois tinham a opção de casar com marido rico. Concursos com muitas vagas e pouca concorrência são mais democráticos. Aparentemente temos a lei da seleção natural em atuação. Vencem os mais bem preparados, ou seja, os mais bem adaptados. Ainda não inventaram um concurso de riqueza, muito menos de ética e moral. Nesse concurso hipotético poderíamos medir quem acumulou mais dinheiro honestamente, observada a origem e as dificuldades enfrentadas. Nessa categoria vamos encontrar profissionais liberais e comerciantes. Executivos difilcilmente ficam milionarios. Entre eles, profissionais liberais e comerciantes em geral não são éticos tanto quanto executivos de primeira linha, porque executivos tem testemunhas e provas do que eles fazem, podendo ir para a cadeia, perder o emprego e serem exilados do mercado profissional.
Mulheres feias e homens pobres
Ao contrário do mainstream, que diz que as mulheres devem bonitas e os homens ricos, temos no mundo muitas mulheres feias e homens pobres. Mulheres bonitas são sinal de saude fisica e provavelmente de bons genes. Homens ricos são sinal de sucesso e de um bom futuro para os filhos, com ambiente rico em comida, conforto, educação, cultura, etc. Pela regra, sobrariam para as mulheres feias os homens podres. E aqui que provavelmente poderá de a mulher feia ser mais dedicada sexualemente ao seu marido e o homem pobre ser mais carinhoso com sua mulher. Isso pode acontecer para compensar as "deficiências" do casal. Embora como casal eles possam estar bem resolvidos, seus filhos terão grande probabilidade de seguir o caminho dos pais: serem feios pela herança genética e pobres pelo ambiante pouco incentivador de sua infância. Assim teríamos a perpetuação da pobreza e da feúra e da beleza e da riqueza. As grandes emoções seriam os papéis trocados: mulher pobre bonita, homem rico que fica pobre, pobre que fica rico, pobre que estuda em curso da elite, mulher rica que é feia. Para esses casos seria interessante fazer estudos mais aprofundados e ver o que cada um conseguiu ganhar e manter na vida !!!
Desperdício
Não gosto de desperdícios. Como bom engenheiro busco sempre o custo-beneficio ótimo, o que implica no mínimo desperdício. Na vida prática temos grandes desperdícios em carreiras mal escolhidas pelos jovens. Tambem temos muito desperdíco em casamentos mal feitos e finalmente temos muito desperdício em doenças que poderiam ser evitadas ou ter seus efeitos minimizados. E onde está a solução para evitar desperdícios ? No conhecimento aplicado, que costumanos chamar de sabedoria. Onde o desperdício é maior ? Onde se é mais irracional ou mais superficial. Acertar nas escolhas é já mais de meio caminho andado. O resto vem com esfroço inteligente e dedicação.
domingo, 21 de agosto de 2011
Ninguem aguenta ir do porão ao topo em uma só vida
Fazendo uma retrospectiva e com todo conhecimento acumulado pelas ciencias socias hoje em dia posso dizer que mudanças tão radicais desestruturam as pessoas. Os seres humanos parecem não terem sido preparados para mudanças dessa magnitude e fatalmente adoecem. Eu me lembro de como tinha de transportar um simples gato de um lugar para outro: era necessário por na gaiola um pano do qual ele gostava. Vale o mesmo para crianças com seu cobertor preferido ou ursinho de pelúcia. É assim que pessoas que sairam de uma condição social muito inferior irão se esforçar para conseguir melhorar e em algum momento se darão por satisfeitas, e, então, irão estagnar. Isso é da natureza da maioria das pessoas aqui no Brasil e provavelmente na maior parte do mundo. Acontece que ficando estagnadas em algum ponto do trajeto até o topo ficará claro que muito faltou para ser conquistado. Eu me lembro de uma expressão que ouvi uma vez: fulano é um homem realizado. O principal sentido da frase era material. Será que o fulano era realmente uma pessoa de bem e digna ? A inteligencia não é distribuida igualmente entre as pessoas do mundo, bem como as riquezas. A cada qual cabe uma capacidade e com sorte alguma oportunidade.
É possível seguir os dois caminhos
Podemos seguir os dois caminhos: a natureza e a graça. Só que não é fácil e é muito provavel se perder. Existem momentos em que é preciso ser "natureza", como por exemplo no vestibular, na seleção para um emprego, ou seja, em momentos em que a competição pela sobrevivência é soberana. É assim tambem para garantir nosso sucesso financeiro e material básico, que são as necessidades primeiras da piramide de Maslow. Existem situações no entanto que a graça predomina: naquele que ensina e ajuda os outros a evoluirem. Nos verdadeiros médicos e em todas as fundações e instituições sem fins lucrativos. Esse é o caminho da graça e pode ser trilhado por aqueles que atingiram um nivel minimo de sobrevivência. Nas grandes empresas capitalistas, onde existe a competição e a busca de status e poder, onde a concorrência obriga a todos serem dedicados, é nesse lugar que o instinto animal costuma se fazer mais presente. E é nesse ambiente que exite muitas vezes um guardião da moral, dos bons costumes e da ética: a auditoria. E é nesse ambiente que alguém que acreditava nos dois caminhos pode ficar muito doente . . .
A arvore da vida - A natureza ou a graça
Filme mais comentado da temporada - A arvore da vida nos propõe escolher entre a natureza e a graça. Segundo li nos jornais, quem propos essa escolha pela primeira vez foi Santo Agostinho, lá pelo ano 400 DC. É simple de entender. Toda criança quando nasce é um ID puro, segundo Freud. Ou seja, é um animal puro, instintivo e em busca da satisfação imediata de suas necessidades. O processo de educação deveria fazer essa natureza animal ser sublimada pelo ego e depois pelo super-ego. Acontece que nem sempre esse processo tem sucesso e assim sendo teremos "animais" egoistas entre nós, muitos deles psicopatas até. Esses seriam aqueles que "escolheram" a natureza, ou seja, o cada um por si e que vença o mais forte, exatamente como é na lei das selvas. Ou demais, aqueles que aprenderam os valores da moral, em particular os valores cristãos, serão os que escolheram o caminho da graça. Esses serão os justos e generosos, aqueles que amam os seus semelhantes e que querem o progresso do mundo e da humanidade, ou seja, a evolução. Modulando o processo temos a lei dos homens, que é parecida com a lei de Deus, pois é inspirada nela e na moral. Só que a lei somente é aplicada a um pequeno numero de situações, muito menor que a quantidade de situações em que a moral abarca. De forma que o que temos de melhor a fazer é reconhecer um predador social e nos afastarmos dele o mais rapidamente possivel, evitando tornar-se uma vítima dele, pois para ele o bondoso e justo é como o carneiro para o lobo: algo a ser atacado e desfrutado.
sábado, 20 de agosto de 2011
Pais investem mais nos filhos e esperam retorno
Essa é a verdade para grande parte dos pais de hoje em dia. Eles investem muito dinheiro, tempo e dedicação na criação dos filhos, coisa que seus pais em geral não fizeram. Em troca esses pais não conseguem ser "tão" generosos e altruistas assim e esperam que seus filhos retribuam seus esforços, se não financeiramente, pelo menos emocionalmente. A verdade é que os casais em geral são formados por um egoista e um generoso. O egoista provavelmente não vai aceitar as limitações que o filho lhe impõe sem um "retorno". Esses egoistas fazem chantagem emocional e querem que os filhos se tornem eternos culpados, que fiquem sempre devedores com relação a seus pais. Eu não espero retorno nenhum, apenas racionalmente gostaria que minha filha percebesse que muito do que lhe digo é para o seu bem e não imposições arbitrárias sem sentido prático. Acho que estou querendo demais . . .
Nascimento de filhos rebaixa a qualidade de vida do casal
A propaganda diz que o nascimento de um filho fará todo mundo na familia muito feliz. Na prática depende de como está essa familia no momento do nascimento e da criança em si. Na prática temos que qualquer criança aumentará o trabalho doméstico dos pais, assim como aumentarão as despesas e as preocupações, de forma que podemos afirmar que qualquer nascimento rebaixará a qualidade de vida do casal. Antigamente as mulheres tinham pouca influencia nas principais decisões do marido, com relação a onde morar, por exemplo. Com a entrada da mulher no mundo do trabalho, assuntos que eram decididos pelos homens passaram a ser questionados e muitas vezes motivo de brigas. Isso ocorreu tambem em áreas que eram de atuação exclusiva da mulher, como na educação dos filhos. Os homens hoje em dia tambem querem dar palpite nas tecnicas utilizadas para educar seus filhos e com isso novos conflitos emergiram. Isso acontece porque cada um dos pais vem de uma familia diferente, onde diferentes tecnicas de educação foram usadas, com diferentes efeitos sobre a personalidade de cada um deles. Quando estamos tratando de crianças o bom senso muitas vezes é esquecido. Minha namorada diz que a unica solução seria ter filhos gêmeos identicos, dando um para cada pai criar e educar a sua maneira, aferindo os resultados após uns 18 anos, para ver quem tinha razão. É muito dificil encontrar uma mulher que estude o assunto e tenha convicção do que fazer com o filho. Isso acontece porque as crianças podem ser muito diferentes entre si e os pais podem não estar preparados para qualquer tipo de filho que aparecer. Em teoria médicas psiquiatras deveriam ter filhos exemplares mas temos o caso da Suzane que era filha de engenheiro com médica psiquiatra que matou os pais. E então ? como resolver o dilema ? E o ditado de que santo de casa não faz milagre ? Quem seria a mãe mais preparada ? E o hábito de colocar panos quentes quando se trata de pessoa da própria família ? Acho que somente uma pessoa muito inteligente e generosa, empática e comprometida, poderá ser uma mãe exemplar.
Quem não pergunta não aprende e quem não ouve critica não cresce
É a pura verdade. E a maioria das pessoas nem pergunta, por medo de parecer ignorante e nem aceita critica, por achar-se dono da verdade e sabedor de tudo. Ou seja, não é humilde para perguntar e assumir a posição de que precisa aprender e nem tranquilo para ouvir o que o outro lhe diz. E assim que os problemas acontecem: por ignorancia basicamente. Perguntando e ouvindo as criticas podemos nos aperfeiçoar nos tornando sábios. Você só pode influenciar uma pessoa caso conheça a natureza humana. Eu faço isso com quem está perto de mim: procuro saber cada vez mais sobre meus amigos, familiares e parentes. Quando trabalhava tambem fazia isso com meus colegas de trabalho. Percebo que sou um dos poucos que fazem isso . . .
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
O carro: a extensão das suas pernas
O carro funciona mais ou menos como os sentidos do corpo humano: ele é uma extensão do nosso corpo, no caso das nossas pernas. Andando podemos ir apenas a lugares próximos. Para explorar lugares mais distantes precisamos do auxílio de máquinas, dos meios de transporte. Mas nem todos podem ter carro e a maioria pode andar, salvo exceções. Além disso nos diz o psicanalista que o homem nasce e não sai caminhando, como outros animais. Por conta disso ganhamos nosso primeiro carro ao nascer: nosso berço ! Depois vem o carrinho de bebê, a bicicleta, o carrinho de rolemã . . . A verdade é que no mundo sempre teremos mais pessoas se locomovendo a pé que de carro. Lembramos que a distância é um grande obstáculo para as pretensões humanas, porque vencê-la custa caro e os recursos são finitos e escassos. Pessoas de classe média muitas vezes se mudam para lugares distantes do serviço e escola em busca do prazer de dispor de mais espaço físico, já que os imóveis nesses locais são mais baratos que os mais centrais. No entanto, a alegria de ter mais espaço é superada pelo desgaste diario do trânsito e das dificuldades de locomoção. Sei muito bem disso, pois estudei na USP que era bem longe da minha casa e tambem trabalhei longe, no Morumbi. As dificuldades do dia a dia são muito estressantes e o transito é uma das piores delas . . .
terça-feira, 16 de agosto de 2011
O povo contra você e a familia contra o povo
O povo contra Lary Flint é o nome de um filme. Ele retrata um processo que ocorreu nos Estados Unidos, onde um certo sujeito chamado Lary ofendeu a moral publica vigente, aparentemente ao ter uma casa de prostituição ou propagar imagens pornograficas e foi processado pelo estado por conta disso. Aqui a sociedade foi chamada de "povo", ou seja, imagina-se que a lei represente a vontande do "povo". Aqui temos uma abstração já que espera-se que os representantes do povo, que são aqueles que fazem as leis, expressem a vontade do povo, o que nem sempre é verdade. Muitas vezes os "representantes do povo" expressam mesmo a sua vontade própria. Aqui vemos o risco de deixarmos que terceiros tomem decisões por nós. Seja lá quem for esse terceiro. Já a familia contra o povo é algo mais comum de acontecer. O povo quer muitas vezes pagar pouco por imoveis desapropriados. Outras vezes o povo é arbitrário e autoritário. E o povo tambem erra, causando prejuizos as familias. Um exemplo é alguem morrer em um hospital publico por negligencia. Em outro exemplo, tivemos um ex interno da FEBEM que processou o estado pelo tratamento que recebeu por lá. As decisões erradas que o estado toma nos foruns e tribunais tambem deveriam ser passivas de reparação. Na verdade estamos caminhando cada vez mais para aquele ditado: quem pode mais chora menos.
A arte de colocar panos quentes
Tenho observado que alguns amigos meus "colocam panos quentes" quando seus familiares não são exatamente admiráveis. Interessante esse comportamento. Ele me lembra aquelas mulheres que vão visitar seus filhos e maridos na prisão. Ou seja, toda a sociedade sabe que eles não prestam e que são criminosos mas para elas eles são apenas "vítimas" da sociedade. Nesse comportamento deve existir algum componente selecionado geneticamene: individuos com essa caracteristica deixaram mais descendentes uma vez que protegeram mais seus filhos dos ataques dos demais. A natureza não está interessada na qualidade moral dos descendentes. Para ela somente interessa produzir mais e mais, até infestar o mundo com seus filhos. E o mundo que busque o equilibrio, não pela razão, mas pela submissão do mais fraco pelo mais forte.
domingo, 14 de agosto de 2011
Cirurgia plastica X Psiquiatria
Segundo o Gikovate hoje em dia estamos no domínio do exterior e das aparências, de forma que todos os estudantes de medicina querem ser cirurgiões plásticos. A introspecção, a subjetividade, os sentimentos, estão fora de moda. Logo, psiquiatras, psicanalistas, psicologos estão fora de moda. Diz o Gikovate que existiu uma época em que parecia que os psiquiatras iam entrar na moda. O que eu ouvi foi o seguinte: você pode ser louco o quanto quiser desde que não te prejudique muito. Em outras palavras: você consegue trabalhar ou estudar ? Então não se preocupe muito. Você é uma cara esquisito, vive sozinho com seu gato, não tem amigos nem companheiro(a) ? Então seu caso não é tão grave assim, você pode ser apenas "exótico" kkkk !
A escolha da profissão
Segundo o Gikovate o principio é fugir daquilo em que se tem dificuldade. Sempre ir pelo que temos mais facilidade. Aqui temos duas dificuldades: aqueles que tem dificuldade em tudo e aqueles que tem facilidade em tudo. Os que tem dificuldades em tudo estão em situação pior porque os que tem facilidade em tudo, em teoria, poderão escolher o que gostam ou o que tem maior retorno financeiro. O Gikovate diz que os caminhos são muitos e as variaveis idem, de forma que a vocação deve apenas dar a direção e que a vida leva para onde for possível. Dentre as variaveis, algum evento traumatico ocorrido na familia, ou exemplo de alguém conhecido ou sugestão de um professor, podem definir uma carreira. São variaveis incontroláveis. No meu caso a variavel foi ter entrado no Bandeirantes em exatas e uma observação infeliz da minha mãe sobre eu ser médico. Ela conhecia apenas algumas poucas especialidades da medicina e não a que eu gostaria de seguir, que seria a de psiquiatra, pelo meu interesse nos problemas da mente humana.
Para que servem os parentes
Segundo a lei os parentes servem para receber herança e para prestar alimentos. A lei diz que ao direito de receber herança existe o ônus de prestar alimentos. A lei também diz que parente é até o quarto grau colateral, ou seja, os primos. Só que existe uma ordem de vocação hereditária: primeiro ascendentes e descendentes, depois colaterais. Assim sendo, primeiro os pais devem ajudar os filhos e netos (se for o caso). E na velhice, os filhos e os netos ajudarem os pais idosos. Na impossibilidade dos filhos ajudar os pais, pode-se pedir alimentos aos irmãos. Na falta dos irmãos aos sobrinhos. No meu caso acho que para por aqui. Levando em conta que os jovens estão tendo filhos com 30 ou 40 anos, não vou ter muito contato com sobrinhos netos e mesmo com netos. Por outro lado, primos solteiros estão bem de vida e não precisarão de alimentos de parentes mais distantes, a não ser que façam grandes besteiras com o dinheiro acumulado, o que é pouco provável. Estão em situações mais complicadas aqueles que são pobres nas várias gerações: avós, pais e filhos. Nesses casos existem poucos para tomar conta de tantos idosos carentes e nem existe muito dinheiro. Irmãos dificilmente colaborarão espontaneamente. A regra é um irmão empurrar os velhos para o outro. Irmãos sozinhos são espoliados por irmãos desonestos, quando não por sobrinhos inescrupolosos. A pior situação é a do velho sozinho com dinheiro, que, indefeso, é um alvo fácil para os tubarões. Velho sozinho sem dinheiro morre no asilo publico. A tentação de passar a perna nos demais herdeiros é muito grande nos psicopatas de plantão. E isso é feito de todas as formas possíveis: surrupiando todo o dinheiro em bancos e aplicações financeiras, depois apropriando-se dos alugueis e outras rendas, como aposentadorias e pensões e por fim, o que é mais dificil, a venda de imóveis, em geral através de procurações, não excluindo-se a elaboração de testamentos com a designação de um herdeiro universal. As possibilidades são muitas para quem quer se apropriar daquilo que não lhe pertence.
Reducionismo: façamos o mínimo do que nos é exigível
Vivemos em uma época de egoismo crescente. Alguns chamam de individualismo. Na verdade todos estão sempre se fazendo a pergunta: o que é que eu vou ganhar com isso ? Venha a nós o vosso reino é outra variante da mesma pergunta. E o que acontece ? Cada um passa a viver no seu mundinho e não se importa com o resto, de forma que estamos criando muitos autistas e esquizofrênicos. O reflexo disso está nos jornais de hoje, dia dos pais: pai só serve para emprestar o carro e pagar pensão. A verdade é que depende do pai. Supondo que metade deles sejam egoistas, os filhos são realmente um fardo. Vale tambem para as mães, que sendo possessivas, querem os filhos para si. O egoismo está em todo lugar. Provavelmente foi selecionado pela lei da seleção natural de Darwin. Os egoistas conseguiram deixar mais descendentes. Faz todo sentido, porque não devidem os recursos com os demais. No entanto não foi isso que nos ensinou Jesus Cristo. Provavelmente ser generoso é uma mutação genética, que luta para sobreviver as provas no mundo. Caso queiramos uma revolução precisamos fazê-la em nossas familias primeiro. Depois em nossa sociedade. E por fim no mundo. Por hora acho que os vândalos estão vencendo. O lado animal está em todo mundo, inclusive na Inglaterra, que supostamente era um lugar civilizado. Acho que precisamos dar graças a Deus todos os dias pelo que temos e rezar para que os outros não nos façam mal . . .
sábado, 13 de agosto de 2011
Quanto até universitarios não sabem muito . . .
Estarrecedora a notícia de que estudantes das universidades federias leem apenas 1 livro por ano. A universidade é o que de melhor uma sociedade produz. E o melhor é ler 1 livro por ano ? Posso enterrar qualquer esperança no futuro do pais. A "elite" é muito fraca. Imagine o resto . . . então é por isso que médico não entende nada de empresa, de economia ou finanças. Nem mesmo os universitários podem salvar o Silvio Santos . . . eu me lembro que no programa eles não sabiam de nada. Aqui abre-se o mercado dos treinamentos e cursos: tem sempre alguém mais burro e que não sabe ser autodidata. Aqui tambem entram os cursos de pós-graduação: let me try again . . . ninguém acredita que você possa estudar por conta própria e se qualificar. As pessoas somente acreditam naquilo que podem por a mão. Por isso é que não existe psicologo no Japão e nem amor romantico. Nivel superior é o mínimo. Exceções somente se a pessoa tiver sucesso excepcional. Duvido até mesmo de certas pós-graduações. É como disse o Alvaro: existem teses e teses . . .
Universitário de Federal lê de 1 a 4 livros por ano
Percebemos que o nível do nosso universitário é muito baixo, pelo menos nas federais. Imagine então na iniciativa privada, com os famosos cursos "caça-níqueis". Eu lia no mínimo 12 livros por ano, um para cada matéria. Existiam matérias em que eu tinha mais de um livro, tamanho era o desespero com as aulas que os professores ministravam. Diz o Max que até 1995 fazia faculdade quem podia e que hoje só não faz quem não quer. Esse pessoal que vai para uma faculdade de periferia já disse em pesquisas que o principal argumento para estudar é a localização. A qualidade do estudo nem passa pela ideia dessa gente. Eles devem ser da classe C ou D, conforme o bairro. E as empresas que os contratam não devem ser muito sofisticadas e nem estar interessadas no "estado da arte" do conhecimento. Nesse mundo de pessoas mal preparadas não me admira que sabedoria seja artigo de luxo . . .
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
A corda sempre arrebenta do lado mais fraco
Esta é a realidade . . . não existe esse negócio de herói que vence todas as batalhas mesmo estando em desvantagem. Os heróis existem no cinema e lá eles tem sua função. Na vida prática, caso você esteja doente, seja pobre ou tenha pouca instrução, seu destino pode estar traçado e sua morte anunciada. A verdade é que pessoas mal informadas e sem contatos importantes muitas vezes tomam decisões equivocadas que lhes afetarão de forma negativa. Quem é empregado pode sempre perder o emprego. Quem não tem bom plano de saúde pode morrer de complicações de doenças fáceis de tratar no início. Quem não conhece as pessoas como elas são pode confiar nas pessoas erradas e perder dinheiro em negócios que não dão certo. Homens dependentes das mulheres podem fazer muitas concessões e com isso prejudicar-se. Quem não tem carro com air bag pode morrer em uma colisão frontal. Quem não tem dinheiro para comprar o melhor remedio pode ficar doente cronicamente. Quem é feio e pobre pode ficar sem um parceiro a vida inteira. Quem está com qualquer tipo de problema que o fragilize pode ser explorado pelos oportunistas de plantão. Assim quem não pode pagar a vista paga juros extorsivos. Quem não pode pagar um bom colegio particular para os filhos os está condenando a serem profissionais de segunda classe mal remunerados. Quem não pode ter uma casa com saneamento básico está pondo em risco a saude de sua familia e a sua propria. Quem não pode ter um carro está sujeito as deficiencias do transporte publico. Quem não pode comprar alimentos nutritivos e frescos estará sujeito a diversas doenças. E por aí vai . . . a lista é infinita !
Empresas embutem juros no preço e não dão desconto a vista
Aqui no Brasil estamos refens das empresas que preferem ganhar dinheiro com juros ao invés de vender a mercadoria a vista. Essas empresas simplesmente dizem que o preço a vista é o mesmo que a prazo. Pagar a vista significa pagar os juros embutidos no preço de uma vez só. Essa modalidade de compra foi introduzida pela Casa Bahia, que vendiam para quem não tinha conta em banco, nem renda fixa, nem demonstrativo de pagamento. Nossas compras a vista pela internet são sempre de valores baixos pela melhor oferta. Na internet ainda achamos algumas ofertas para pagamento a vista, porque sempre existem algumas empresas que precisam fazer "caixa". Moveis são vendidos em geral a prazo e ai fica dificil de fugir dos preços abusivos, exceto quando compramos mostruarios. Carros ainda podem ser comprados a vista e imóveis tambem. Os comerciantes sempre recebem a vista, mesmo quando vendem a prazo. Quem é o culpado ? O povo, que compra a prazo e só se preocupa se o valor da prestação cabe no orçamento. O comércio nunca questiona o que o cliente quer. Ele quer comprar a prazo ? Então vamos providenciar o crédito . . .
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
O fubebol, a novela e a emoção
A maior audiencia na televisão por parte dos homens é o fubebol. E o que é o futebol ? O viril esporte bretão ? Esporte para machos alpha ? O fubebol é imprevisível a maior parte das vezes e por isso é emocionante. Acho que os homens buscam a emoção que não tem em suas vidas. O sentimento de pertencer a uma tribo. O outro time é o "inimigo" a ser vencido no campo de batalha. O futebol é o esporte mais popular do mundo. E as novelas ? Acho que as novelas são o "futebol" das mulheres, onde elas se identificam, onde as emoções afloram. Nas intrigas e nas reviravoltas, na perfídia, na mocinha boazinha e na mulher fatal malvada. De novo, buscam aquilo que difilcilmente tem na sua vida pessoal. Casas maravilhosas, profissões glamurosas, pessoas bonitas, ricas, realizadas. Toda novela tem um empresário bem sucedido e disputas pelo poder, onde cada um luta com as armas que tem. Mulheres pobres e bonitas tentam se dar bem com homens ricos e poderosos. E por que tantos se identificam e gostam ? Por que na vida real toda a podridão que a novela mostra realmente existe. E assim vamos indo, exatamente como na Roma antiga: dando pão e circo para o povo . . .
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Fábricas trocam terrenos de R$ 2.000/m2 por terrenos de R$100/m2
Essa é conta que está sendo feita pelo mercado. Fábricas que estavam no municipio de São Paulo primeiro foram para cidades a 50 km do centro de SP. Agora já estão se mudando para localidades a 100 km de distancia. Os engenheiros devem se acostumar com isso. Será cada vez mais comum morar perto da fabrica durante a semana e voltar para a casa onde a mulher e os filhos estão no final de semana. Tendo em vista a pressão dos preços forçada pela especulação imobiliaria (20 vezes mais barato o metro quadrado no interior) acho que cada vez mais vamos ter Ricardões agindo por aí e novas familias se formando em cidades próximas. É uma tendência a ser conferida . . .
As mulheres querem mandar e os homens estão deixando
Mais uma notícia "bomba": as mulheres influenciam praticamente todas as decisões de consumo dos homens. O que estará acontecendo ? Será que as novas gerações estão idiotizando os homens ? Por que abdicar do direito de decidir ? Será que não é apenas para não haver brigas em casa ? Vocês já viram como a vida de um homem pode virar um inferno se ele contrariar sua mulher ? Para as mulheres é facil fazer da vida do homem um inferno: em caso de separação, como a maioria ainda casa com comunhão parcial, a mulher sairá em vantagem, além de poder afastar os filhos do marido. É como disse um amigo meu casado e sem filhos: ele acha que os encargos dessa vida são muito pesados. As exigências das mulheres são muitas . . . o custo beneficio está ficando negativo: muito custo para pouco beneficio !
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Mulheres são mais resistentes emocionalmente
Sim é verdade: as mulheres são muito mais resistentes emocionalmente do que os homens. Eles se recuperam muito mais rapidamente de um fora por exemplo. E uma vez que levam um fora são muito mais rancorosas que a maioria dos homens, não desejando ver o desafeto nunca mais na vida, se possivel. Já os homens são mais condescendentes. Mesmo quando levam um fora as vezes imaginam a possibilidade de haver um reatamento. Eu sempre procurei ser amigo das minhas ex-namoradas mas percebi na prática que isso somente era possivel se eu tivesse levado o fora e mesmo assim com ressalvas. As mulheres parecem muito mais decididas quando o assunto é relacionamento amoroso. Poucas são as que se auto-iludem. A maioria é bem prática e objetiva, sendo mesmo pragmaticas.
Quando as máscaras caem !
Existem pessoas que nunca fizeram algo revelador simplesmente porque não tiveram oportunidade. É por isso que dizem que nada mais revelador que dar poder para uma pessoa para conhecê-la de verdade. Tudo isso acontece porque as pessoas dificilmente se interessam verdadeiramente pela vida dos outros. Devemos ter nossos inimigos ao alcance da vista porque eles podem nos fazer mal. Nossos amigos podemos "perder de vista". E como nos disse Jesus Cristo: ama ao próximo como a ti mesmo. Então precisamos ficar de olho no "próximo". O próximo pode esperar um inventário para mostrar a sua verdadeira cara. O mesmo vale para o governo, pois as decisões mostram as intenções. O mesmo acontece na família, quando alguém se torma pai e tem poder economico ou com os velhos incapazes de se defenderem. No serviço podemos ver claramente qual é a motivação pelas decisões da empresa. Quanto aos amigos acho dificil alguma máscara cair porque estamos muito perto deles, acompanhando suas decisões nos mais diversos momentos.
Amar ao próximo como a si mesmo
Mais uma do Gikovate: o problema está no próximo. É o próximo que consegue infernizar mais a vida da gente. E o próximo está em geral na sua FAMÍLIA. Sim ! A rivalidade dos irmãos está até na bíblia. A inveja é muito comum em família. O ciúme, o egoismo e todas as demais mazelas humanas. Família bonzinha em geral somente na propaganda de margarina. É por isso que nos inventários ocorrem tantas disputas e brigas. É como sempre digo: as famílias de hoje estão criando os clientes dos psicanalistas de amanhã !!!
Um pequeno desvio na infância pode levar a um grande estrago na vida adulta
Mais uma do Gikovate. É a mais pura verdade. Pais despreparados para a criança que tiveram podem cometer pequenos erros que se tornarão grandes problemas. É mais ou menos como errar um pouco na direção do avião. Ao invés de chegar a Nova York chega-se a Los Angeles. Existe escola para pais ? Não. A maioria repete o que seus pais fizeram com eles, muitas vezes sem nenhuma reflexão, ponderação ou questionamento. Temos tambem muitos psicologos, psiquiatras, educadores, pedagogos, psico-pedagogos, pais de santo, padres, pastores e todos mais que dão palpites na educação dos filhos. O negócio é que é preciso agir no momento exato, para que a criança aprenda e absorva a lição. Para que isso aconteça o pai e a mãe teria de ser onipresente. Na prática, como as crianças costumam repetir os comportamentos, a convivência diaria é suficiente para detectar os problemas mais presentes e corrigí-los. Existem crianças que obececem seus pais cegamente e outras que são mais rebeldes. As rebeldes precisam, caso sejam muito inteligentes, serem convencidas daquilo que os pais estão lhes mandando fazer. Com rebeldes e estúpidos não tem muito o que fazer senão puní-los sempre que fizerem coisas erradas, rezando para que eles aprendam alguma coisa, mínima que seja. Para os rebeldes e estúpidos a sociedade reserva em geral um lugar em uma penitenciária. Já rebeldes inteligentes podem terminar seus dias no hospício, pois contradizer a cultura e os costumes é algo que tem um custo muito elevado, podendo levar a solidão e a loucura.
Adolescente é adolescente,independente de classe social
A frase é mais uma vez do Gikovate. Acho que ele quis dizer que as mudanças hormonais dominam o comportamento dos adolescentes. Sempre temos essa discussão: a biologia X a sociologia. E aqui ele está dizendo que na adolescência a biologia vence. Em outras palavras, o imediatismo, o prazer em correr riscos, a ideia de que se é o centro do universo e que se vai conquistar o mundo seriam dominantes. A adolescência seria a vitória da emoção sobre a razão. O cerebro está em crescimento e sofre influencia dos hormonios. É como eu digo: tudo na vida é um aprendizado. A escola e os pais são os professores desse aprendizado e as experiências que o adolescente vive são as lições.
domingo, 7 de agosto de 2011
Recessões prolongadas e o sonho dos jovens
Pois é . . . alguns tem sorte e chegam a idade produtiva em momentos de grande crescimento economico e conseguem aproveitar as oportunidades. Esses felizardos conseguem assumir posições de destaque as quais são dificeis de perder. Quando existe recessão, muitas vezes por moratoria externa ou interna, quem mais sofre são as crianças e jovens. Os velhos sabem como se defender e em geral estão em uma situação mais confortável, senão já teriam morrido. É sempre assim: quem pode mais chora menos. Progredir em um pais em recessão é muito mais difícil: as oportunidades são poucas e os obstáculos grandes. As pessoas não compram e não fazem investimentos. O pessimismo é total. Formandos em universidades tem dificuldades em arrumar emprego. Uma vez que as oportunidades não surjam no momento certo, como por exemplo no momento da formatura, todo o esforço pode ter sido perdido e a frustração é inevitável. Os velhos dão as costas para os jovens. Provavelmente pensam: azar o deles, não é problema meu. Você quer luxo e conforto e estamos em uma recessão ? Sinto muito, gastaram (ou roubaram) o seu dinheiro e estão te mandando a conta. Lembro-me dos 4 indicadores principais da economia: dois financeiros (taxa de juros e cambio) e dois reais (produtos produzidos = PIB e numero de empregos criados). O governo que é a "força" pode atuar nos dois universos de forma mais ou menos bem sucedida. Lembramos que o mercado, a força e a tradição definem tudo.
Um certo chefe que tive . . .
Um capítulo a parte nas relações inter-raciais foi um chefe negro que eu tive. Ele era mulato claro e somente se relacionou com mulheres brancas. Detalhe: ele não era nenhum "negão" bonito, forte, etc, mas era muito bem remunerado e fazia tudo para agradar suas mulheres brancas. Isso incluia "doar" praticamente todo dinheiro que ele ganhava para as mulheres. Nunca juntou patrimônio. Morava de aluguel quando seus romances acabavam. Era divorciado e vasectomizado. Pois bem, querem maior exemplo pratico de que as mulheres gostam mesmo de dinheiro e carinho e quem gosta de homem é viado ? A ultima noticia que tive dele é que está novamente casado (com uma loira) e que teve dois filhos com ela, através de inseminação artificial. Quem está certo e quem está errado ? Ele sempre ganhou muito dinheiro e deixava de se preocupar com o resto: a financeira que se preocupasse com o credito concedido, a ex-mulher com os filhos, a previdência privada com a aposentadoria. Isso vem de encontro ao meu artigo anterior: é mais importante vender quando a maré está favoravel do que controlar custos. Do mesmo jeito: é melhor ganhar muito dinheiro do que ficar se preocupando com o imposto de renda, com a aposentadoria, com a mulher que conseguirá, com a educação dos filhos, com a saúde, etc. Duro é conseguir ganhar muito dinheiro. Quem consegue sem muito esforço é provavelmente uma pessoa muito feliz !
Mulheres do interior que se casam com homens da capital
Interessante como conheço casamentos entre mulheres do interior com homens da capital. Dois amigos estão nessa situação, meus pais e eu futuramente. Os homens da capital são atraentes porque em geral estudaram mais e consequentemente ganham mais que seus "concorrentes" do interior. As mulheres do interior são muitas vezes mais bonitas que as da capital e mais carinhosas, pois valorizam mais a familia, cuidando melhor do marido e dos filhos. Interessante notar que nos 4 casos as mulheres eram ítalo-brasileiras. Interessante notar tambem que 2 casamentos com "nativas" da capital terminaram em divórcio e que 2 amigos que ainda estão casados com "nativas" parecem infelizes no casamento.
Europeus não se misturam na prisão
Interessante a notícia que os europeus presos aqui no Brasil não se misturam. Europeus de países mais ricos e desenvolvidos não se dão com seus "irmãos" pobres do leste. A Europa é pois um mosaico. Cada pais tem sua lingua, seus costiumes, etc. Interessante que essas diferenças foram superadas na hora de ter uma moeda comum: o Euro. Enquanto a economia europeia ia bem tudo era as mil maravilhas. Agora com a quebradeira dos paises mais pobres as fraquezas estão expostas. Embora a moeda fosse comum, os paises tinham governos distintos, que gastaram mais do que podiam e quebraram. Essa caracteristica "mosaico" tambem existe nos Estados Unidos. Lá a segregação se dá pelo territorio que as minorias ocupam, numa espécie de guetos, como faziam os judeus na europa. No Brasil não temos o "mosaico" mas temos a segregação economica-financeira: aqui negro rico é branco e branco pobre é preto. Alguns dizem que nos brasileiros somos hipocratas. Como disse antes, cada um tem suas preferências, muitas vezes de origem hereditária. Ninguém pode obrigar ninguém a dar oportunidades a quem não gosta ou simpatiza. Da mesma forma, em teoria, não podemos obrigar ninguém a casar com quem não gosta. O que é preconceito e o que é uma simples questão de gosto pessoal fica no campo nebuloso das especulações.
Negócio tem de ser bom para quem compra e para quem vende
Isso quando não se compra algo enganado. Vale o mesmo para o casamento: tem de ser bom para o marido e para a esposa. Antigamente o casamento era algo com muito menos expectativas. Hoje em dia a coisa se modificou e as exigências são muitas. Consequência da boa vida que muitos solteiros, divorciados e viúvos tem hoje em dia. Voltando ao negócio. Existem vários intervenientes. Quem vende tem suas razões e quem compra idem. O que está sendo transacionado tem de ter valor para quem compra, senão não sai negócio. E quem vende tem de estar disposto muitas vezes a diminuir suas pretensões para que o negócio saia. Aqui temos o conceito de derivada de uma curva: caso a vantagem seja grande, ou seja, existam muitos interessados em comprar o que se está vendendo, o preço subirá e será fácil vender. É mais ou menos como a noiva com vários pretendentes. Caso contrário, na eventualidade de poucos interessados, o vendedor deverá conceder bons descontos e demais vantagens para que a transação se concretize. No mercado matrimonial teríamos a situação da mulher mais velha e sem tantos atrativos, com poucos pretendentes. Caso queira casar-se não poderá escolher o principe encantado. Na teoria sempre existirá um preço de equilibrio, onde vendedores e compradores se encontrarão. Na prática existem situações em que as pessoas simplesmente não fazem negócio. É o caso de quando o salário é muit baixo e o candidato não se interessa ou quando o vendedor de um imóvel prefere deixá-lo fechado a vendê-lo por um preço que ele considera irrisório. É o caso de uma mulher ou homem que se recusa a casar-se com o que consegue no mercado matrimonial e prefere ficar sozinho. Ninguém é obrigado a nada, teoricamente.
Familias Italianas e a sucessão nos negócios
A familia italiana tem suas tradições e uma delas é colocar no comando dos negócios sempre um parente, em geral um filho, por mais cretino que ele seja. Acontece que pelo princípio da regressão a média, a possibilidade que um filho seja tão brilhante quanto o fundador da empresa é mínima. É assim que no Brasil, onde muitas industrias e negócios foram fundados por italianos e seus descendentes, existe o ditado: pai rico, filho nobre e neto pobre. As novelas cansam de mostrar essa lado da vida brasileira: a crise na sucessão, as brigas entre pais e filhos pelo poder, etc. Também é sabido que os "fundadores" não gostam de passar o comando aos seus sucessores. Muitas vezes eles ficam decrépitos e afundam o negócio antes de passá-los para a próxima geração. Esse é mais um dos motivos para as brigas. Além é claro das mulheres, que entram nas familias e muitas vezes "estouram" com tudo. Paises de cultura diferente como os anglo-saxões fogem desse tipo de problema abrindo o capital da empresa em bolsa de valores ou vendendo a empresa, no momento que os controladores percebem que não existem sucessores a altura ou que não desejam continuar. Muitas vezes fazem tambem fundações, em geral quando não tem herdeiros. Existem etnias como os judeus que gostam de profissões portáteis como a medicina, uma vez que já foram perseguidos. Outros gostam do comércio, que exige pouco estudo. E outros mais gostam do poder politico. A verdade é que cada um procura garantir o seu sustento e a regra é fazer melhor que os outros e não necessariamente fazer melhor que todo mundo.
Sofisticação, empresas e empregos
Pode parecer obvio mas uma pesquisa recente mostrou que os empregados com nivel superior em geral somente encontram empregos nas grandes empresas. Aquele ditado de que uma andorinha só não faz verão parece valer para esses casos. Grandes empresas em geral são complexas e possuem mais cargos de liderança, supervisão e gestão, uma vez que esses cargos somente tem razão de existir quando existem pessoas a serem lideradas, supervisionadas e geridas. Grandes empresas tambem costumam ser sofisiticadas, abrindo lugar para o trabalho de especialistas diversos. Pequenas e médias empresas ao contrário costumam improvisar em quase tudo o que fazem. Nelas em geral os donos tem de acumular o conhecimento de várias profissões se quiserem que seus negócios progridam. É nelas tambem que surgem oportunidades para profissionais independentes venderem seus serviços. A realidade é essa: quase todos empregos de nivel superior são gerados pelas grandes empresas. O serviço publico tambem absorve muitos profissionais e as profissões liberais também. O grosso do emprego na iniciativa privada é pessoas mal remuneradas e com baixa qualificação, o que ajuda a gerar baixa produtividade. Quando uma empresa cresce e se torna complexa, ela passa a demandar profissionais de nivel superior para sofisticar-se e atingir seus objetivos com menores possibilidades de erros. Era assim na Kodak. Quando essa mesma empresa começa a ter problemas de caixa, ela começa a regredir, e toda aquela sofisticação, precisão e elaboração começa a ser dispensada e eliminada. A função de auditoria está dentro desse "pacote" sofisticado e é sempre eliminada. Ou seja, aquilo que não é essencial é cortado devido a necessidade de sobrevivência. É mais ou menos o que acontece com uma família. Mais uma vez aquilo que está em cima é como aquilo que está em baixo (princípio Hermético).
sábado, 6 de agosto de 2011
Pessoas limitadas
As pessoas são em geral limitadas. Conseguem apenas ver algumas das variaveis envolvidas em um problema. Em geral não conseguem visualizar o todo e se perdem nas partes. A pessoa mais inteligente vê o todo e as partes. Vê o antecedente e o consequente. Sabe porque as coisas são como são e porque não podem ser diferentes. Pessoas limitadas apenas percebem o resultado. Não percebem o que fez o resultado ser o que é. Julgam pelas aparências. E por isso mesmo podem ser facilmente enganadas. Tudo na vida é um aprendizado. O problema é que muitos não aprendem e incorrem nos mesmos erros repetidas vezes. A esse comportamento chamamos de burrice . . .
A incapacidade de procurar soluções, aprender e vencer desafios
Já escrevi aqui sobre as limitações das pessoas. A principal é a incapacidade de assumirem suas vidas, de estudarem e se prepararem para enfrentar situações novas, de forma a enfrentá-las com sucesso. Quando questionadas essas pessoas tem sempre a resposta infeliz de dizer que nunca tiveram experiencia anterior que as habilitasse a enfrentar o desafio, que não são obrigadas a saber tudo e outras respostas do tipo. Estão ainda do nivel do macaco, que aprende por imitação dos outros. Desse modo estão despreparadas para as rupturas, para as inovações e para o novo. Foi assim na minha vida muitas vezes. Como engenheiro foi treinado a PENSAR. E tambem foi treinado a PLANEJAR. E a vida me obrigou a ser um estrategista. Sou muito diferente da média das pessoas e por isso mesmo pouco compreendido. E por ser assim e por tido muitas experiências é que posso ser sábio. Sabedoria é conhecimento aplicado a problemas reais. Conhecimento sem aplicação não serve para praticamente nada . . .
É mais inteligente aproveitar uma oportunidade de venda que tentar controlar custos
Esta é a verdade dos negócios: é melhor aproveitar uma oportunidade de venda que ficar controlando custos. Somente quando não se consegue vender e que devemos focar com enfase nos custos. Essa verdade é utilizada no marketing: dê um espelhinho de 10,00 e venda um carro de 40.000,00 ! Aparentemente essa estratégia funciona porque não somos racionais a maior parte do tempo, muito embora em termos de venda de carros o brasileiro seja muito conservador. Dizem que um bom comprador é um mal vendedor. Será ? Eu tive contato com um vendedor profissional de carros. Realmente o vendedor é envolvente. Ele pode decidir a venda caso a pessoa esteja indecisa. É simpático e extrovertido. Eu particularmente prefiro comprar a vista produtos sofisticados em oferta, mesmo que eles tenham valores elevados. É assim que compro carros completos, tenis de marca, moveis, eletrodomesticos e eletrônicos. Não sou consumista de maneira alguma. Apenas aproveito promoções que certamente ocorrerão, uma vez que novos competidores querem conquistar mercado e sempre existirão lançamento de novas coleções com a disponibilidade da coleção anterior a preços mais em conta. Eu sou um comprador decisivo e bem informado. Sem as vantagens e desvantagens de cada meio de comercialização. Mesmo assim não estou imune a perdas financeiras, em função das oscilações do mercado. Procuro ser feliz com o que compro mas é claro que já comprei muita coisa que não usei, o que é o pior uso do dinheiro possível. Acho que o dinheiro gasto precisa atingir um objetivo, que é o de me trazer conforto e prazer, em geral.
Escala de envolvimentos afetivos
Incrivel como são os envolvimentos sentimentais. Todos temos nossas preferências inatas. No entanto existe um processo de aprendizagem tambem em termos afetivos. E o mais complicado é que todo relacionamento tem dois protagonistas e as expectativas de ambos podem ser diferentes. Assim você pode querer um caso com alguém e esse alguém querer um romance ou casamento. As variações são muitas: sexo casual, caso, paquera, namoro, casamento, amizade colorida, amizade. O que define o que vai ocorrer são as expectativas de cada um dos participantes e suas disponibilidades. Dizem que temos um mapa mental de quem nos atrai. Casar nossas expectativas com a do outro é o segredo. Quando nós não estamos satisfeitos (ou o outro) teremos sexo casual, caso, paquera, situações que não se repetirão e possivelmente nunca mais veremos o outro. Quando a emoção for mais forte podemos ter namoro e casamento e mesmo assim não ter mais nenhum apreço por essas pessoas. Já a amizade permanece. O interessante é que quando eu conhecia alguém nunca sabia antecipadamente o que aconteceria. Todas as possibilidades estavam abertas, dependendo das condições de cada relacionamento. Esse espirito não preconceituoso e democrático me fez ter muitas experiências, com todas as etnias e estados civis.
A arte de convencer
Para as pessoas fazerem alguma coisa é necessário mais que a percepção da lógica. É necessário o convencimento. Quando você diz alguma coisa que contraria o que a pessoa pensa, a reação dela pode ser a de não acreditar em você. Não acreditando ela não irá mover-se. É por isso que alguém pode sugirir algo e não ser ouvido e outra pessoa sugerir a mesma coisa e ser. As mudanças impingidas por fatores externos, como ameaça de punição ou perdas diversas, somente funcionam enquanto essa punição estiverem vigindo. É mais ou menos como o radar na estrada: você diminui a velocidade para evitar a multa, mas, se não estiver convencido da necessidade de andar mais devagar, logo após o radar aumentará novamente a velocidade. O mais valioso é a transformação, que é quando o ser se modifica. No caso de uma transformação o comportamento será sempre o mesmo, independente dos fatores externos. Ou seja, a pessoa não será uma oportunista, que age em função da situação mais sim uma pessoa que age por convicção, consciente do que está fazendo. Como tudo na vida, existe uma pirâmide das transformações, digamos assim. E poucos serão aqueles realmente convictos e que não deixam se levar pela maré . . .
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
De Mascates a Industriais
Os sírios e libaneses que vieram para o Brasil começaram no comércio, ao contrário dos demais imigrantes, que vieram para a lavoura. Assim eles se espalharam por todos os municipios brasileiros, ao contrário dos demais, que se fixaram em uma determinada região geográfica (colônia). Eles eram mascates. Ao progredirem passaram a serem donos de lojas de varejo. Depois lojas de atacadado e finalmente de indústrias. Industrias da área textil em geral. A maioria dos profissionais bem sucedidos pode ter uma história dessas: começam em uma profissão, vão aprendendo e se aperfeiçoando, fazendo cursos e, com sorte, atingem o final da carreira. Existem exceções, profissões onde o sucesso vem cedo e a aposentadoria idem, como a de futebolista e modelo. Essas carreiras são para poucos . . .
Macaco que pula de galho em galho quer levar chumbo
Outro ditado: cachorro com muitos donos morre de fome. A verdade é que você se cansa ao pular de galho em galho. E o gasto de energia te enfraquece na disputa com os outros. É assim principalmente em relação a profissão. Quem muda de profissão a cada 3 anos nunca consegue evoluir e ganhar muito dinheiro. A única exceção talvez seja a do empresário obstinado, que pode ir a falência uma ou duas vezes e depois ter sucesso. A frase do cachorro tem a ver com a dedicação emocional: aquele que dorme em várias camas pode ficar sem nenhuma na hora que precisar de verdade, ou seja, o "galinhador" pode ficar sozinho na velhice e quando precisar de alguem ao seu lado, já que os seus pais terão morrido e os irmãos poderão não querer problemas. A moral das frase é a dedicação: dedicação a profissão escolhida e a pessoa amada. Só tem um porém: é necessário se dedicar a quem merece e não a qualquer um !!!
A fantasia na adolescência e juventude
Conforme tenham sido nossas vidas chegaremos a adolescência e a idade adulta com mais ou menos fantasia. Meninos podem fantasiar sobre a profissão a escolher, principalmente se não tiverem contato com alguém que a exerça na prática e que se disponha a ensinar e orientar. Isso pode acontecer por indução de filmes, publicações, etc. Com as meninas acho que a fantasia mais recorrente é a do "príncipe encantado". Meninas bonitas podem ser ensinadas a esperar pelo príncipe e nessa espera recusar um bom partido que realmente a ame. Nisso o cinema pode influenciar tambem, já que as artistas de cinema são lindas e maravilhosas, sem defeitos aparentes. Parece que o sonho é essencial para se viver. Só que excesso de sonho pode te levar a quebrar a cara e ser muito infeliz. Essa é a triste realidade . . .
Para ir atrás do que se quer é preciso saber o que existe !
Essa é a principal razão para ser "apresentado" ao mundo o quanto antes. Toda sede de conhecimento precose pode ter por base esse objetivo. Quando somos jovens nossos pais nos guiam. Depois alguns irão ao cinema e de lá absorverão modelos e ideologias. A primeira grande decisão é a escolha profissional. Quantos a fazem conscientes aos 14 anos ? Quantos se conhecem para saber o que querem da vida ? Quantos conseguem vencer a timidez e verbalizar ? Os pais deveriam ser inteligentes o suficiente para perguntar e direcionar o jovem da forma mais transparente e honesta. Assim na USP temos 177 carreiras ! Qual pai conhece todas essas carreiras ? Você vai dizer que os pais estão preocupados com eles mesmos e com seus problemas para procurarem esse tipo de informação. O mesmo vale para a escolha amorosa. Que tipos de pessoas existem ? Como podemos classificá-las de maneira didática e que seja de fácil reconhecimento ? Quais são as classes sociais e suas ideologias ? E as diferenças psicologicas entre os sexos ? E entre as raças e etnias ? E entre as nações ? Como fazer uma boa escolha que seja profunda e não leviana aos 24 anos ? O resultado ? casamentos do Sr conveniente com a Sra ali na esquina . . . na maior parte das vezes !!!
Nove anos
Fiquei 9 anos doente. De agosto 1998 a dezembro 2001 a empresa me manteve: foram 3 anos e 4 meses. Fiquei de janeiro 2002 a outubro de 2003 "procurando emprego": na verdade continuava doente e ouvi muitas vezes que não conseguiria emprego naquele estado. Foram 22 meses, ou, um ano e 10 meses. Em outubro de 2003 entrei finalmente no INSS. Lá fiquei até me curar em abril de 2007. Foram portanto 3 anos e 6 meses. Somando tudo: 3 anos e 4 meses + 1 ano e 10 meses + 3 anos e 6 meses = 7 anos e 20 meses = 8 anos e 8 meses. Quase nove anos. Já imaginaram o custo ? Não apenas o que eu gastei mas o que deixei de produzir e ganhar. Fui atingido aos 33 anos, idade em que somos mais produtivos. Isso sem que ninguém me conduzisse pela mão. E quem pode saber o que passei ? Esses ignorantes que se dizem "peritos" do INSS ? Diz o INSS que não é qualquer doença que é incapacitante para o trabalho. Eles não querem dizer que você não esteja doente. Eles dizem que você pode trabalhar mesmo doente. É um jogo de empurra empurra e de "me engana que eu gosto". Para quem está com problemas psiquiatricos e não pode se defender por conta própria a coisa é terrível . . .
As raízes profundas da direita americana
Artigo do Jabor diz que a origem profunda da direita americana está na família: seriam os pais de familia, que defendem com unhas e dentes os privilégios e o futuro de seus filhos e amigos. Percebemos aqui talvez até um viés com relação ao filho primogênito: ele foi filho único por algum tempo e pode absorver com maior intensidade os cuidados, atenções e ideologia dos pais. Existem estudos psicológicos sobre as diferentes posições na ordem de nascimento. O estudo Born to Be Rebel analisou em profundidade esses efeitos. A verdade é que a tradição está por trás da direita. Ouso afirmar que a inovação está por trás dos caçulas. E o mercado é o juiz final. Quem se preocupa apenas com seu umbigo pode ser surpreendido com uma revolução, como aconteceu na França. Nos países modernos essa revolução vem por meio da eleição de alguém da oposição, teoricamente da esquerda. Nos Estados Unidos existem apenas dois partidos que refletem essa lógica e eles se alternam no poder. Ser de esquerda significa aceitar que maiores volumes de dinheiro sejam destinados aos mais pobres, imigrantes e ações sociais. Ser de direita é achar que o mundo pode ser melhor se a iniciativa privada for incentivada e novos empreendedores possam surgir. Os extremos são perigosos: no caso da esquerda teríamos a utilização de recursos importantes para o investimento do governo sendo desviados para sustentar "vagabundos". No caso da direita teríamos um mundo de miseráveis iletrados, sem emprego, assaltando e enchendo as prisões. A verdade é que ninguém conseguiu resolver melhor essa questão que os pequenos países da social democracia europeia. Mesmo lá há dúvidas de até quando o sistema será viável. Em uma família podemos ter a mesma coisa: a direita e a esquerda, conforme os privilégios são distribuidos entre os filhos. Por privilégios entenda incentivo, atenção, dinheiro, acesso a bens e atribuição de responsabilidade.
É muito dificil ganhar bem na iniciativa privada
As empresas privadas são muito relutantes em pagar altos salários, principalmente para funcionários de staff. Para comissionados e ganhadores de bônus a resistência é um pouco menor. Por isso uma carreira como profissional liberal pode ser muito mais atrativa ou mesmo uma carreira na esfera pública, através de um cargo concursado. Sendo muito poucos os cargos com bons salários as exigências são muitas. As empresas para esses cargos procuram o "super-homem", com muitas qualificações, graduações, pós-graduações, etc. De forma que o custo benefício na iniciativa privada não é o melhor. Um jovem bem informado e competente pode buscar outras opções com menores dores de cabeça. No meu caso, uma pesquisa mostrou 27 vagas de Auditor Senior. Imagine vocês se eu teria alguma chance com tão poucas vagas, tantas exigências e eu tendo formação em engenharia. Para o mercado, quem tem formação em engenharia deve gostar de plainlhas de excell e ser o demônio nos cálculos e na matemática. Como não é o meu caso. nem as poucas vagas que aparecem aceitando engenheiros me servem.
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Enrolation !
A maioria das pessoas é Tomazina, ou seja, somente acredita no que vê. No limite esse comportamento pode destruir a economia de um pais. Foi assim na Argentina, quando a população tinha suas poupanças em dolares. É assim na India, onde o povo prefere comprar ouro, ao invés de deixar o dinheiro no banco. Quando não podemos confiar nos outros nossa sociedade é destruida. As relações comerciais estão baseadas na confiança de que a mercadoria será entregue de um lado e que o pagamento será feito de outro. O fundamento do crédito é a confiança. O fundamento das famílias é a confiança. Vale o mesmo para as relações de trabalho. As sociedades mais desenvolvidas tem na aplicação da lei a punição daqueles que não cumprem com suas obrigações. Os americanos usam o termo delinquente para quem não paga seus emprestimos em dia. O pior que pode acontecer é quando alguem não cumpre o prometido, em qualquer instância, pessoal ou comercial. Para evitar isso as pessoas tentam se proteger mas no limite o que pode acontecer é o prejuízo. É nos grandes desembolsos que vemos quem cumpre com sua palavra e quem fica no "enrolation". As empresas e as pessoas "enrolam" porque contam com a desistência do outro lado, já que os custos podem ser muito elevados, quando falamos em buscar "direitos". Qual a solução ? Somente depender de empresas idôneas, grandes e com saúde financeira, quando se tratar de negócios importantes ou sensíveis.
Gosto de uma historia de amor com final feliz
Sou fã dos casamentos por amor, onde os dois poderiam viver muito bem sozinhos mas que preferem a sinergia de viverem juntos. É o tipo de casamento que parece estar surgindo hoje em dia nas grandes cidades. Acontece que eu queria um casamento desse tipo em 1989, ou seja, uns 22 anos atrás. Obviamente muita coisa mudou nesses anos todos e a principal foi a economia, que permite hoje em dia as historias de amor terminar com um final feliz de forma mais fácil. Com dinheiro e boas perspectivas as pessoas se animam a fazer planos, quem sabe constituir uma familia, por exemplo. Dizem que você deve procurar no parceiro aquilo que você precisa. Alguns precisam de dinheiro, outros do trabalho do outro, alguns de sexo caliente e alguns mais de amor, amizade e carinho. Como sempre é a luta por amor e glória. O ideal é ter tudo: sucesso e realização profissional e financeira e sucesso no amor e no sexo. É pedir demais ? Para a maioria sim. Eu acho que é necessário algum dinheiro mas amor e sexo são fundamentais !!! Sem dinheiro nada feito e sem amor e sexo idem. É necessario casar as expectativas seja em que nivel for . . .
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
A escolha da opção na Escola Politecnica da USP
A POLI tem o maior vestibular de engenharia do Brasil em numero de inscritos. E a POLI tem suas peculiaridades na hora de conduzir seus alunos ao melhor resultado possível. Um desses pontos nevralgicos é a escolha da modalidade de engenharia que o aluno irá cursar. Pois na minha época todos entravam na "engenharia da POLI" e, ao final do ano letivo, cada aluno escolhia o que gostaria de fazer, sendo classificado pela sua performance nas materias do primeiro ano. O objetivo desse sistema era o de priorizar a experiência e o contato com as disciplinas do primeiro ano, onde o aluno aprenderia um pouco sobre todas as áreas da engenharia, podendo assim fazer uma escolha mais consciente. Acontece que esse metodo fazia muitos descontentes, que embora não tivessem média suficiente, queriam de qualquer modo cursar determinada especialidade. Esses alunos abandonavam a escola ou prestavem novo vestibular, criando problemas diversos. Então, durante discursões na escola, mudavam o sistema de escolha, jogando para o vestibular a responsabilidade de decidir quem iria fazer o que. Aparentemente brilhante, essa alternativa trazia outro tipo de problema: algumas especialidades, em baixa no mercado de trabalho, tinham como ingressantes alunos com baixo potencial acadêmico e, consequentemente, esses alunos não conseguiam acompanhar o curso, abandonando o curso. Tambem havia a seleção de alunos muito imaturos, que tinham muitas vezes uma ideia fantasiosa do que é o estudo de engenharia, levando-os novamente ao abandono do curso. A solução final, depois de décadas de discursões, foi um sistema "misto", onde os cursos mais concorridos selecionam pelo vestibular diretamente e os outros pelo sistema antigo, onde o aluno entra em uma das grandes áreas da engenharia, a saber: eletrica, mecanica, quimica e civil, e depois faz sua opção mais consciente. Na minha época tive o primeiro ano básico e o segundo "quase basico". A opção era ao final do primeiro ano. Lembro-me de ter tido contato com uma materia da mecanica, chamada mecanica geral. A materia nos era dada sem que a base matematica fosse providenciada antes. Não gostei e passei a descartar mecanica do meu futuro. Depois tivemos aulas na engenharia civil de desenho tecnico. Ficar horas em cima de uma prancheta desenhando tambem não era minha praia e desisti de fazer civil. Tivemos contato com quimica, mas acho que já no segundo ano, quando a opção por eletrica já havia sido feita. Ou seja, das grandes areas de quimica e eletrica não tinhamos conhecimento, exceto aquele do colegial. No primeiro anos as materias são muito instrumentais, ou seja, elas irão servir para o aprendizado de outras materias, mais avançadas. Assim no primeiro se tem muita matematica e muita fisica, além de computação. Eu sei que no final do primeiro ano eu tinha alguma noção do que não queria fazer, mas nenhuma noção clara do que eu queria fazer. Assim a escolha por eletrica na primeira opção não foi exatamente consciente. Minha segunda opção era quimica. A terceira era mecanica provavelmente. Minas, metalurgia e naval eram as ultimas, isto porque eu não queria um emprego que me afastasse de São Paulo. Mecanica era a terceira, porque eu sonhava com engenharia de produção, só que engenharia de produção era uma divisão do quarto ano da area de mecanica e eu tinha medo de não ter nota e ter de ir para a mecanica de projetos. Essas eram as sete especialidades existentes na minha época. Depois descobri porque eletrica não tinha nenhuma matéria no básico: a necessidade de calculo e estatistica era muito maior nessa área e por isso eles esperavam para "introduzir" os alunos na área. Mesmo no segundo ano acho que tinhamos uma materia da eletrica por semestre. Não sei como teria sido se eu tivesse posto quimica em primeira opção. As materias do curriculo da engenharia quimica pareciam ser todas iguais, enquanto as da engenharia eletrica são todas diferentes, inclusive porque a engenharia eletrica tem muitas enfases e várias subdivisões e a quimica não. O problema poderia ter sido evitado se eu soubesse o que era a engenharia lá trás, quando resolvi fazer exatas, mesmo não gostando muito de matemática. Eu gostava de física e tive a ilusão de que bastaria. Depois o Bandeirantes só tinha exatas e biologicas e meus pais não me ajudaram em nada. Exatas foi meio por exclusão, já que minha mãe me disse que eu não poderia ser médico, mesmo sem conhecer todos as especialidades da medicina. Eu fui vítima da origem social dos meus pais e da falta de conhecimento deles sobre as profissões e o mercado de trabalho como um todo. Essa historia de que a profissão escolhe você é muito boa para a classe trabalhadora. Não serve para a classe média e média alta.
O fim da adolescência
Houve uma época em que a adolescência para os meninos acabava quando eles começavam a prestar o serviço militar e para as meninas quando elas eram mães. No serviço militar você aprendia disciplina, respeito a hierarquia, as vezes até uma profissão. Muitas empresas ao contratar empregados queriam saber onde e no que o fulano serviu. As meninas se tornavam responsáveis "a força" porque tinham de criar um bebe, cuidar da casa e do marido. Hoje ninguém mais presta serviço militar, por vários motivos, inclusive por falta de dinheiro. As meninas tambem não engravidam após o casamento como antigamente. Dessa forma, para alguns o fim da adolescência é marcado pelo primeiro emprego, para outros no momento em que saem da casa dos pais e para alguns no momento em que recebem sua mulher e formam uma familia com filhos. O fim da adolescência significa assumir responsabilidade com terceiros, quer seja com um emprego (e com o chefe e a empresa), quer seja com pessoas, como sua mulher e filhos. Alguns não querem assumir responsabilidade nenhuma, nem com eles mesmos. Nunca crescerão. Assim sendo o fim da adolescencia pode ser aos 18, aos 22, aos 30, aos 45 ou então nunca.
O poder das altas expectativas
Expectativas são tudo na vida. Em linguagem matemática pode ser traduzida pela derivada. Derivada maior que zero significa curva crescente. Derivada igual a zero, ponto de máximo ou mímino e derivada menor que zero curva decrescente. Quando a pessoa tem uma alta expectativa, ela não se contenta com pouco. Isso acontece com uma pessoa que se esforça muito, por exemplo em um curso universitário muito exigente. Essa pessoa em geral tem altas expectativas em turno de retorno financeiro, por exemplo. Foi o que aconteceu comigo quando fiz engenharia eletronica - modalidade de telecomunicações. Já foi provado que a pessoa se sente melhor sendo admirada por um grupo mais inferior do que sendo a ultima de um grupo superior. É mais ou menos assim: eu era o primeiro aluno da segunda turma de exatas do colégio e provavelmente me sentia muito melhor que o ultimo aluno da primeira turma. Nas universidades publicas existem muitos alunos de baixa renda, principamente em cursos de menor status social e por isso mesmo menos procurados. Para esses alunos é uma vitoria estudar nesses cursos e muitas vezes eles são os primeiros das suas familias a estudar em uma universidade. As opções de uma aluno de baixa renda médio, que provavelmente estudou em escola publica a vida inteira, é fazer um curso de segunda classe na universidade publica ou então fazer um curso de grande status social em uma universidade privada. A situação ideal, que é fazer um curso de grande status social em universidade publica tambem existe hoje em dia mas será para alunos realmente diferenciados, que, em geral, receberam algum tipo de incentivo especial, como bolsas em escolas privadas ou tiveram exemplos positivos na comunidade ou familia. Resumindo: a unica coisa que você pode controlar são suas expectativas e desejos. Você não pode controlar o mercado e as oportunidades mas pode se preparar para quando elas surgirem.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Quando procriar não é necessário
Durante seculos os seres humanos se reproduziram muito e tambem morreram em quande quantidade, de forma que a população cresceu lentamente. Hoje em dia, com os progressos da civilização, ainda nascem muitos e morrem poucos, de forma que os bilhões de seres humanos se multiplicam rapidamente. Antigamente as pessoas viviam no campo e mais filhos significava mais riqueza para os pais. Hoje em dia vivemos nas cidades e mais filhos, para pais conscientes, significam mais despesas. Cada um imagina algo para seu filho, em geral conforme aquilo que viu em vida. Assim sendo os níveis de exigência variam. Alguns querem que seu filho seja rico, outros famoso, outros poderoso. Eu acho que devemos procriar caso tenhamos como oferecer as melhores condições de saúde e educação aos nossos filhos. E isso significa aceitar dispor de uns R$ 600.000,00 até ele se formar na universidade e cuidar da sua vida, com um agravante, não sabemos se o filho corresponderá aos nossos anseios (leia o artigo, "Depende do Filho"). A situação ideal é a de dispor desse dinheiro sem prejudicar uma aposentadoria decente para os pais. Além disso temos que encontrar a parceira ideal, boa mãe, etc., etc, etc, o que não está nada fácil nos dias de hoje. É por isso que procriar não é necessário, pelo menos para boa parte das pessoas ajuizadas e conscientes, que, infelizmente, não são maioria.
Quando namorar não é necessário
Para uma pessoa com 100% de eros é dificil imaginar quando namorar não é necessário. No entanto, tenho observado que é cada vez mais comum pessoas solitárias, que se não praticarem o assim chamado "vício solitário" não tem nenhuma atividade sexual. Essas pessoas pertencem a ambos os sexos, são parentes e amigos. Todos estão na faixa dos 45 a 50 anos. Será que existe uma explicação para a baixa libido ? Decepções amorosas dirão alguns. Falta de oportunidade dirão outros. E covardia deve ser a resposta de muitos. É preciso coragem para encontrar uma namorada e maturidade para manter um relacionamento amoroso. Provavelmente essas pessoas, que são iminentemente solteiras e as vezes divorciadas, não tem maturidade (caso dos solteiros) ou não tem coragem (divorciados, que vem de uma relação fracassada). Isso sem contar os casais que não namoram e mantem um casamento "branco". Realmente, namorar não é necessário para muitas pessoas . . .
Quando trabalhar não é necessário
Os mais pobres, tambem chamados de classe "trabalhadora", veem no trabalho uma necessidade. A opção a não trabalhar é roubar e ser preso. O maior numero de presos é justamente por crimes contra o patrimonio e não é mera coincidência. As classes médias e alta veem no trabalho uma possibilidade de realização pessoal. A classe média tem alguma flexibilidade para escolher uma profissão e a classe alta em geral nem precisa trabalhar, mas o faz, porque ganha muito dinheiro por hora trabalhada. Assim sendo, o ideal é fazer o que se gosta e ainda ser bem pago para isso. Nas profissões liberais, o sucesso vem acompanhado do dinheiro e depende apenas do sujeito ter escolhido bem sua profissão, fazendo aquilo melhor que os seus concorrentes. Já nas profissões sociais, aquelas que dependem dos outros, não basta gostar e ser bom. É preciso que haja oportunidades. O Brasil viveu uma crise que durou uns 20 anos, de 1982 a 2002. Nesse periodo nosso governo estava quebrado e havia uma hiper inflação, de forma que não haviam investimentos. E o que aconteceu ? Os engenheiros pagaram "o pato", pois são basicamente agentes do desenvolvimento. Assim sendo, não repreendo aqueles que não precisando trabalhar não se submetem a situações humilhantes em termos de condições de trabalho e salários. O mercado não precisa deles e eles não precisam do mercado. Estão quites !
Heranças e problemas
Conhecendo a natureza das pessoas pode-se prever sem muita chance de errar que partilhas de heranças podem ser um potencial problema. Isso acontece basicamente por conta daquela dupla que o Gikovate sempre menciona: o egoista e o generoso. Esses temperamentos são alternados nos filhos e portanto nos irmãos. Quando os irmãos são muitos, é comum o conchavo entre eles, excluindo alguns das decisões sobre bens comuns por exemplo. Trata-se de uma traição muitas vezes. Vi isso acontecer na familia da minha mãe e em outras familias. Agora, com novas familias se formando após divorcios, temos filhos de vários casamentos e as disputas só tendem a aumentar. O mesmo vale para solteirões e solteironas que morrem e deixam heranças, que serão fruto de disputas de muitos sobrinhos(as), companheiras, etc. , etc. etc. A situação já é complicada quando a herança são imóveis e pode ainda ficar pior, quando temos, por exemplo, uma empresa familiar na disputa. Uma empresa precisa ser administrada e somente é lucrativa com um sucessor de confiança, isto é, competente e honesto, coisa rara de se encontrar. Estou acompanhando um caso em particular em que a herança é pouca e os herdeiros são muito carentes dela. Nessa situação vejo que a coisa sempre pode ser pior . . .
Assinar:
Postagens (Atom)