domingo, 29 de maio de 2011

Conflitos = Encheção de Saco

Toda vez que entramos em conflito com alguem ou com alguma instituição/empresa podemos esperar pela encheção de saco. O máximo das encheções é quando o caso vai parar na justiça. Uma caracteristica da justiça é que temos de ter o polo ativo e o polo passivo: o suplicante e o suplicado, o autor e o réu, o requerente e o requerido. Onde surgem os problemas ? Nos direitos e obrigações: alguns arrogam-se muitos direitos e nenhuma obrigação. Outros só tem obrigações e nenhum direito. Conflitos potenciais existem em todas as relações humanas. Dizem que problemas somente não existem nos cemiterios. Até com amigos já ocorreram problemas, muitos deles em função da vaidade e da inveja, que perpassa muitas relações humanas. Por tras da maioria dos conflitos temos brigas por dinheiro pois conflitos de ordem criminal são resolvidos com a intervenção da policia. Brigas por dinheiro são resolvidas na Justiça da Familia, no Civil, na Justiça Trabalhista, nas Varas da Fazenda Publica, ou seja, em todas as outras. E nelas temos empregados contra empresas, filhos contra pais, governo contra todos, todos contra o governo. Ou seja, todas as combinações possiveis !

4 comentários:

Van der Camps disse...

Conflitos são extremamente desgastantes e vorazes consumidores de energia. Essa energia poderia estar canalizada para coisas produtivas, como trabalho,amor,altruísmo, etc. Os únicos que gostam de conflitos são os advogados porque ganham dinheiro com isso. Quanto mais conflito mais eles ganham.

Van der Camps disse...

A maioria dos pais não quer conflitos na sua família. Gostariam que seus filhos fossem "vaquinhas" de presépio, sempre acreditando em tudo o que eles dizem, sem questionar, sem ponderar e sem refletir. Essas são as famílias conservadoras, que seguem a Igreja e os usos e costumes de sua família de olhos fechados. Acontece que existem filhos inteligentes que se tornam intelectuais e por pensarem por conta própria poderão questionar as "leis" dos seus pais e da igreja e aí o conflito estará instalado.

Van der Camps disse...

Em uma análise mais ampla você pode entrar em conflito com valores de uma sociedade, de uma empresa, de uma escola. A regra dessas organizações é sempre te excluir delas próprias e nunca aceitar seus argumentos. Quando muito somente aceitarão algo caso você consiga um abaixo assinado com muitas assinaturas, mostrando que existem mais pessoas que pensam como você. A solução mais prática é procurar uma sociedade, uma empresa e uma escola que esteja alinhada com seus pensamentos. Caso não encontre nenhuma, crie uma.

Van der Camps disse...

Eu argumento e procuro entender o outro lado. Tento evitar os conflitos de todo modo e mesmo assim tive muitos problemas aqui no Brasil. Diz um amigo meu que "você tinha de passar por isso".