Sempre ouvi nas grandes empresas em que eu trabalhava que elas tinham de ter foco,ou seja, deveriam dedicar-se ao seu negócio principal e deixar o resto para terceiros. Assim sendo, não deveriam diversificar seus negócios, porque, não sendo do ramo diversificado, seriam engulidas pela concorrência ou cometeriam erros que as levaria a falência. A partir dessa postura surgiu a definição da visão, missão e etc, as quais toda empresa deveria definir e colocar em pratica. O fundamento dessa estrategia é que a empresa deve ser especialista no que faz, de modos que fará sempre o melhor e não poderá ser alcançada por seus concorrentes e trará satisfação ao cliente. Existe até um ditado que diz: quem não for competente que não se estabeleça ! O que parece ser bom para uma empresa pode ser péssimo para uma pessoa: ser especialista em somente uma coisa e leigo em todas as outras pode ser fatal para uma pessoa aqui no Brasil, porque vivemos em um pais de oportunistas, sempre dispostos a levar vantagem em todas as situações, comerciais ou não.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário