Para ser um negócio amado você precisa estar nas listas dos "melhores" de alguma coisa: o melhor restaurante, o melhor bar para paquerar, a melhor escola, o melhor bairro, o melhor carro, etc. Já para ser necessário basta você não ter muitos concorrentes. Todos precisam ir no dentista, no médico, no supermercado, comprar gasolina, pagar despesas com o carro, pagar as despesas com moradia. Basicamente podemos analisar essa frase do ponto de vista das despesas que uma pessoa tem: despesas obrigatórias dão origem a negócios necessários. Despesas elegíveis (no meu caso despesas pessoais) dão origem ao negócio amado, aquele que você elege como digno de receber o seu rico dinheirinho . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Entre os amados estão o Hambúrguer do Seu Oswaldo, a Pizzaria Bendita Maria, o Novo Hambúrguer, a Pizzaria La Traviatta, o Lig Lig, a Itavema France, marcas diversas de produtos alimentícios industrializados, marcas líderes em eletrodomésticos. Observe que para ser amado é preciso haver opções de escolha e o vencedor é sempre alguém com qualidade e preço razoável . . .
Onde existe necessidade basta não haver muitos concorrentes. Esse é o princípio do monopólio e do oligopólio. Vale também para venda de imóveis ou de carros usados. Meus imóveis eram o que de melhor existia por aquele preço. Sempre. Não eram amados mas necessários. Também porque quanto maior o preço menos pessoas existem para comprar e mais pendentes para necessário são suas decisões. Vale o mesmo para veículos usados. É preciso amar muito um Galaxie para comprá-lo em plena crise do petróleo, por exemplo.
Postar um comentário