quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Todo cuidado pode ser pouco ao mostrarmos o erro de alguém

Já escrevi aqui que quando mostramos o erro ao sábio ele nos agradece e quando mostramos ao ignorante ele nos odeia e fica com raiva. O sábio vê uma oportunidade de aumentar sua sabedoria já o ignorante vê a comprovação da sua ignorância. Hoje mesmo presenciei uma altercação e pude ver que o suposto ignorante não aceitou completamente os argumentos e ficou com raiva de ser contestado. Isso me lembrou um dia em que pedi um simples churrasquinho com queijo na padaria mas que fosse "aparado", isto é, que o chapeiro tivesse o cuidado de cortar a gordura característica do contra file após a fritura da carne. Pois o lanche veio errado, sem aparar. Reclamei e o estúpido do chapeiro simplesmente jogou meu lanche fora e se pôs a fazer um novo lanche. Não preciso dizer que nunca mais pedi um churrasquinho com queijo nessa padaria . . .

4 comentários:

Van der Camps disse...

Também me lembro quando mostrei a um estúpido porteiro que ele havia ficado pendurado no telefone do condomínio. Ele negou e depois riscou meu carro novo várias vezes. Reagiu como o animal que é, primitivo e estúpido . . .

Van der Camps disse...

Outro caso é quando mostramos a alguém a importância de nossa intervenção em momentos importantes no passado. Certas pessoas tendem a esquecer rapidamente a ajuda que tiveram e muitas vezes vivem a ufanar vitórias que não foram completamente suas. Também ficam com raiva . . .

Van der Camps disse...

Vale o mesmo quando mostramos que a vitória que alguns tanto exaltam foi conseguida com a ajuda de vários fatores que estavam presentes antes e que foram essenciais. É o caso de alguém que é ajudado pela sua condição social pois ela lhe favorece, por amizades e parentescos, pela sua aparência e juventude, pelas oportunidades que teve e que dependeram da sorte, etc

Van der Camps disse...

Ninguém gosta de ver o seu "suposto" mérito diminuído. Todos gostariam de se verem como excepcionais, maravilhosos, pontos fora da curva, gênios incompreendidos, etc porque isso lhes alimenta a vaidade. A vaidade é um tipo de soberba que é um dos pecados capitais, muitas vezes considerado o pior de todos . . .