sábado, 11 de janeiro de 2014

Os famosos da USP

A USP em geral aparece nos jornais quando algum expertise é entrevistado para explicar alguma descoberta resultante de suas pesquisas ou então para opinar sobre algum assunto ou problema que afeta grande número de pessoas. Nesse momento aparece apenas o nome do especialista. Para ser famoso e aparecer na televisão, que é o auge da fama aqui no Brasil, é preciso ser ator. E atores são formados na EAD - Escola de Artes Dramáticas, que é a nível de segundo grau. Outro pré-requisito é ser bonito ou bonita. Assim alguns formandos chegaram ao estrelato. Houveram algumas exceções mas em geral esses artistas desistiram dos cursos em que entraram antes de os concluir ou, se formados, nunca exerceram a profissão. A vocação da USP é formar funcionários públicos, já que seus alunos são em geral os mais capazes em suas áreas de formação e portanto aptos a serem aprovados em concursos públicos. Para ser famoso é preciso estar nos meios de comunicação de massa e alguns formandos da ECA - Escola de Comunicações e Artes conseguiram, em particular jornalistas e publicitários. 

7 comentários:

Van der Camps disse...

Ninguém fica famoso se não tiver acesso aos meios de comunicação de massa. Você pode ser famoso em pequenas comunidades mas isso não é o conceito geralmente aceito de fama.

Van der Camps disse...

Eu tive meus momentos de fama no serviço e ao passar no vestibular.

Van der Camps disse...

Em geral a pessoa pode ficar famosa por ganhar medalhas e prêmios, nos esportes, nas artes e na ciência. Outros podem ficar famosos por frequentarem as páginas policiais.

Van der Camps disse...

Muitos se tornam famosos por escreverem livros que se tornam Best Sellers. Só que esses livros tem de ser "populares". Livros com muito mas conteúdo vendem bem menos e não rendem tanto aos seus autores.

Van der Camps disse...

Será que ser famoso é sinônimo de ser interessante ??? Será que ser inteligente é sinônimo de ser interessante ? Será que ser belo ? Ou ser rico ? Pessoas interessantes são pessoas incomuns, os heróis do nosso tempo, aqueles que venceram apesar de serem a exceção e estarem contra as probabilidades.

Van der Camps disse...

Li na internet que a USP já formou 400 mil pessoas !!! Será possível um número desses ??? Levando-se em consideram tal cifra o número de famosos que se formaram na USP é muito pequeno. Na Politécnica se formaram umas 30 mil pessoas. Como saber nas outras unidades ???

Van der Camps disse...

Descobri um livro sobre politécnicos famosos. A primeira edição foi de 1.000 exemplares !!! O livro foi editado em comemoração aos 75 anos da Associação dos Antigos Alunos da Poli. São 18 entrevistas e 189 páginas. Eles ficaram famosos pelos cargos de destaque que ocuparam ao longo das carreiras . . .