segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Crianças que brincam sozinhas

Crianças que brincam sozinhas podem quando aprenderem a ler ter a capacidade de se tornarem grandes leitores. Sei disso por experiência própria. Já crianças que não param quietas, que estão sempre se movimentando e interagindo com os outros, dificilmente terão a paciência e a concentração necessárias para fixar-se em um livro. E quem não tem grande capacidade de concentração, leitura e absorção, nunca passará em um vestibular concorrido ou em algum concurso público idem. Só por isso um diploma da USP em um curso concorrido já é significativo. Um belo currículo acadêmico também. São coisas que somente a turma do livro consegue, livros que vão fundo nas coisas e que não podem ser inteiramente substituídos por prática. e imitação. 

3 comentários:

Van der Camps disse...

Eu gosto da turma do livro mas com prática também. Só livro você vira professor e só prática você vira operário. Um bom profissional precisa de ambos, o livro e a prática.

Van der Camps disse...

Crianças sozinhas mas ativas e diligentes. Não um bocó de mola que fica sozinho dormindo igual um bicho.

Van der Camps disse...

Todas as profissões complexas exigem estudo, leituras de livros e trabalhos e prática. Em particular as profissões liberais que são consideradas como elegíveis somente para os mais capacitados. Altos executivos também são bem preparados bem como expoentes acadêmicos. Empreendedores as vezes podem ter menor escolaridade mas a estatística mostra que os mais bem sucedidos em geral são mais preparados também.