sábado, 28 de dezembro de 2013

Nada mais tem segredo

Hoje em dia nada mais tem segredo. Uma boa busca na internet e fica-se sabendo de tudo porque tudo é medido, registrado e publicado. Por exemplo: não é preciso ver sinais exteriores de riqueza para saber que alguém é rico: basta saber seu cargo e onde trabalha para empregados ou funcionários públicos e para empresários basta dar uma olhada no serviço que prestam e quanto cobram por ele. No comércio é fácil pela observação do movimento e dos preços praticados. No setor de prestação de serviços é mais fácil ainda porque podemos facilmente avaliar quanto o profissional ganha por hora. Já no setor industrial é um pouco mais difícil mas podemos chegar a mesma conclusão pela exposição da empresa, área construída ocupada, abrangência do negócio (regional, nacional ou internacional). É fácil no caso das empresas porque somente 60 mil são grandes empresas aqui no Brasil e você acaba conhecendo a maior parte delas. Até agora estamos falando de dinheiro. No caso da saúde também a informação está disponível e todos podem saber tudo de todas doenças. Finalmente nos relacionamentos pessoais, com o celular e as redes sociais ficou difícil de guardar algum segredo. Ligar para o celular de alguém é fatal para saber se aquela pessoa te dá valor ou não. Aliais, ter o número do celular já mostra se você é bem vindo ou não e qual o grau de intimidade que aquela pessoa te concedeu. Informações sobre profissões, mercados, produtos, etc estão disponíveis. Sabe-se por exemplo que o empresário brasileiro gasta R$ 500,00 para abrir sua empresa e investe em média R$ 30.000,00. Engraçado ou não foi esse o valor aproximado que um tio gastou na década de 60 para iniciar sua vida de empresário de sucesso. Cansei de ver empresas serem abertas e depois fechadas por diversas razões. Ser empresário pode não significar nada já que até o dono de um carrinho de pipocas é um empresário, por exemplo.

7 comentários:

Van der Camps disse...

Os salários iniciais das carreiras privadas e publicas são conhecidos. A vida de um prestador de serviços depende dele formar uma carteira de clientes e de uma reputação. Um empresário em geral começa jovem porque não tem muito a perder e em geral porque não foi capaz ou não teve interesse em ser empregado ou profissional liberal. Trata-se de um jogo de cartas marcadas como sempre.

Van der Camps disse...

Da renda do trabalho as demais variáveis do jogo estarão definidas para os homens assim como da beleza e juventude estarão definidas a maior parte das variáveis para uma mulher.

Van der Camps disse...

Eu me lembro de um certo colega e que havia sido emancipado para poder abrir uma empresa de locação de pratos, talheres e copos. Como eu tinha 18 anos e uma ideia de empresa como sendo uma grande iniciativa e uma fonte promissora de riquezas achei o máximo. Hoje vejo que ser dono de uma empresa dessas pode ser uma grande furada . . .

Van der Camps disse...

Outra ilusão que eu tinha é a de sociedade como sinergia: com um sócio você poderá ir mais longe. Hoje eu sei que encontrar esse sócio é muito difícil e que a maior parte das sociedade são entre pessoas da mesma família. No máximo amigos muito próximos podem tentar alguma sociedade e com o risco de acabar com a amizade de décadas.

Van der Camps disse...

Com o que eu sei hoje não tenho dúvidas de que teria seguido alguma função de estado como convém aos alunos egressos da USP. Eu bem que as sondei mas faltou o preparo adequado e o apoio para chegar nesse objetivo.

Van der Camps disse...

Segredos de processo (receita da bisavó), segredos de gestão e segredos dos clientes. Estudo sobre o Dinho´s mostra como o negócio sobreviveu por décadas. Inovações que renovaram o público mesmo cobrando preços elevados, adequando-se a clientela do almoço durante a semana e a clientela do jantar e dos finais de semana. Como cobrar caro e ter sucesso !!!

Van der Camps disse...

Uma consequência de nada mais ter segredos é que as empresas que se destacam e tem lucros são aquelas que atentam aos detalhes, ou seja, tem o time do Barcelona: compram bem, vendem bem e recebem bem . . . no mínimo !!!