sábado, 28 de dezembro de 2013

Aluguel

Segundo o Kanitz aluguel foi um bom negócio para os nossos pais e não é mais hoje em dia. O problema é que as opções também tem suas desvantagens. O aluguel é um investimento de risco e é pouco usual aqui no Brasil. Basicamente existem dois tipos de inquilinos: aqueles que não tem outra opção e em geral querem gastar o mínimo possível com o aluguel, não se importanto muito com o lugar e aqueles que querem morar melhor do que poderiam caso comprassem um imóvel ou então não tem interesse em imobilizar seu capital. Para quem aluga a renda pode complementar sua aposentadoria por exemplo. Caso fique muito ruim a pessoa pode se mudar para a casa em questão ou então vendê-la. Operações com imóveis tem baixa liquidez no entanto. Exceções são grandes imóveis comerciais mas esse tem um ciclo de vida curto e tem uma outra lógica.

3 comentários:

Van der Camps disse...

Vai chegar o dia em que o imóvel de aluguel fica tão depreciado que ninguém mais vai querer alugá-lo ou vai querer pagar muito pouco. Esse pode ser o momento de vender o imóvel e deixar para quem comprar o ônus da reforma a seu gosto. a hipótese é reformar para atualizar o imóvel e torná-lo apto a entrar no mercado de aluguel de novo.

Van der Camps disse...

Veja os imóveis do meu avô que tem mais de 65 anos de construção em um bairro não muito valorizado. Eles valem apenas pelo terreno e isso limita os interessados. O mesmo está acontecendo com os imóveis do meu tio no interior. Velhos precisam de liquidez e não de imóveis velhos deteriorados difíceis de alugar. Pode chegar o momento de vender, devendo-se estar atento para não perder a oportunidade.

Van der Camps disse...

Um famoso analista financeira somente recomenda comprar imóveis para alugar como meio de diversificação. Para quem já tem 50 anos e não tem muito dinheiro é muito melhor se manter líquido.