segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Como o mercado de venda de apartamentos novos funciona em grandes cidades

Em uma cidade como São Paulo as incorporadoras são inflexíveis. Elas se unem na hora de fazer os preços praticamente na forma de um cartel. Nisso não diferem da maior parte dos grandes negócios: em geral um negócio somente é grande se for um oligopólio ou monopólio, já que negócios onde a entrada de concorrentes é livre em geral é pulverizado e tem margens reduzidas. Portanto essas empresas são "price maker", ou seja, colocam tudo o que querem no seu custo e depois aplicam a margem de lucro que desejam. Não é  toa que nunca comprei um imóvel dessa gente e tenho certeza que nunca comprarei, pelo menos nesta vida. 

Um comentário:

Van der Camps disse...

Houve uma época que o mercado de automóveis no Brasil também era um oligopólio com 4 empresas apenas. Hoje já temos cerca de 15 empresas e uns 219 modelos, o que é razoável em termos de concorrência. Na comida nunca haverá monopólio (um supermercado tem uns 20 mil itens).