Aqui temos a família de origem, a família formada, os amigos e os colegas de trabalho. O que o título diz é que você não estará muito longe dos seus relacionamentos sociais em termos de inteligência, riqueza, beleza, juventude, maturidade, consumo, ideologia. A frase expressa que os diferentes são naturalmente excluídos das relações sociais mais próximas, porque a simples presença deles incomoda, as conversas não fluem, existem conflitos de interesse, etc. Pessoas que ficam sem ambiente se mudam e vão procurar a sua turma. São muito poucos aqueles que conseguem deixar seus pensamentos rígidos e ver o ponto de vista do outro de forma isenta e honesta. Além disso existe um investimento em dinheiro e tempo para se manter relações sociais. Por que alguém gastaria seus parcos recursos com relacionamentos pouco agradáveis ou com baixo retorno ? Não faz sentido. Eu me lembro do choque que é entrar tanto na casa de alguém muito mais rico ou alguém muito mais pobre do que nós. Acontece o mesmo caso você tente alcançar os gastos de uma turma que não tem o mesmo potencial que você. Vale o mesmo para a alocação dos gastos e o modo de vida das pessoas: casais com filhos muitas vezes se afastam de casais que não tem filhos, por exemplo. Com relação aos colegas de trabalho vale o que disse Freud: a maior parte das pessoas não sabe muito mais do que utiliza em seu trabalho e do que aprendeu com seus relacionamentos amorosos. O trabalho tem a ver com a formação da pessoa. E a formação tem a ver com as oportunidades que o indivíduo teve, o seu bio psico social que também não irá fugir da média !!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Selecionar meu amigos com os quais dedico meu tempo mostra a importância de manter contato com pessoas inteligentes. A variedade e a profundidade dos assuntos abordados dão vazão a libido da curiosidade . . .
Você pode escolher os parentes mais inteligentes para conviver, uma parceira igualmente inteligente, amigos com QI de 150 mas sua família próxima não tem jeito: é o que tem !!! Ou seja, você pode aumentar a média mas sempre haverá um limite. Semelhante atrai semelhante já dizia Hermes Trimegisto há uns 2.500 anos atrás . . .
Quando existem muitas diferenças a conversa simplesmente não flui. Não há nem química nem mágica. Vale para tudo: classe social, inteligência, raça, beleza, situação econômica financeira, idade cronológica, maturidade (idade emocional), doenças mentais, etc etc etc
Postar um comentário