quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Se você quer ser confiável diga a verdade

A mentira tem perna curta !!! Eu utilizei esse ditado sem nunca o ter conhecido a vida toda como profissional de auditoria. O bom auditor faz muitas perguntas e tem boa memória. Assim eu entrevistava os auditados e lhes perguntava muito. Depois durante a auditoria eu podia comprovar se eles tinham me dito a verdade e em caso negativo eu lhes mostrava que tinham mentido (ou se enganado) e verificava a sua reação. Alguns realmente haviam sido traídos e aí a reação era a "limpeza" da sujeira. As conversas e as fofocas servem basicamente para isso: para que possamos avaliar quem mente de forma a que evitemos qualquer tipo de negócio ou envolvimento maior com essa pessoa. Trata-se de uma questão de sobrevivência prática . . . 

5 comentários:

Van der Camps disse...

Uso essa mesma técnica nas entrevistas que faço aos candidatos a serem meus inquilinos. É o único meio de diminuir o risco inerente a essa e a qualquer transação onde exista CRÉDITO. Aliais, dar crédito a alguém é confiar nessa pessoa.

Van der Camps disse...

Quem não faz nenhuma negociação ou empreende não precisa se envolver com as pessoas ou conversar com elas, de forma a explorar seus conhecimentos e tentar coletar pistas do seu caráter e competência. Essas pessoas podem se dar ao luxo de não confiar em ninguém. Muito conveniente para funcionários públicos dotados de autoridade.

Van der Camps disse...

Num mundo ideal você poderia confiar em todos que se apresentam como "profissionais". Talvez seja assim na Alemanha,em países Anglo-saxões e outros civilizados e avançados. Aqui no Brasil não se pode confiar nem na própria sombra. É necessário desconfiar sempre, fazer perguntas, pedir referências, investigar na internet, consultar curriculum, sites de reclamações e histórico de processos judiciais.

Van der Camps disse...

Resumindo: É o que tem !!! Garantias legais ajudam a nos decidir mas o estágio evolutivo de tudo muda muito lentamente. Certas coisas não podemos mudar nem em uma ou duas gerações. Tem de ter paciência evitando-se ao máximo envolver-se com pessoas não confiáveis . . .

Van der Camps disse...

Mulheres confiáveis . . . que não mentem . . . será querer demais ? kkk !!!