sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

É o que tem

Essa é a resposta simplista que ouvi uma vez quando questionei determinado atendimento de saúde. É assim que mentes pobres pensam: não consigo ser melhor do que isso então não tenho escolha, tenho de me sujeitar ao que existe de recursos na minha cidade, no SUS, etc. É exatamente o que pensam 85% dos pais que colocam seus filhos na escola pública: é o que tem já que não posso pagar por uma boa escola privada. Imagino que nas casas pobres acontece o mesmo com a comida: é o que tem, ou seja, o que eu consigo por na mesa com o dinheiro disponível que tenho. Também foi o que eu ouvi de um amigo sobre o custo de um milhão para criar um filho "top": se eu tiver um milhão eu gasto se tiver só 50 mil é o que irei gastar. É exatamente assim que essa gente é. Nada de planejamento antecipado. Nada de projeções. Apenas ideias vagas, conversa de domingo. São pessoas que se submetem as circunstâncias e não determinam as circunstâncias. Ou seja: não tem escolhas ! 

3 comentários:

Van der Camps disse...

É só passear pelos itens do orçamento: alimentação pobre em casa, transporte público e só para o trabalho para economizar, saúde SUS, comer fora nunca, habitação casa na periferia, telefone pré-pago sem fixo nem internet, lazer só publico e gratuito e televisão, remédio gratuito do governo, tomar pinga para esquecer da vida . . .

Van der Camps disse...

Nenhum jornal, nenhum livro. Para os religiosos o culto da Igreja Pentecostal ou a Missa Católica. Instrução pouca. É o que TEM !!!

Van der Camps disse...

Na hora de escolher parceiro sentimental: o mercado muda ao longo dos anos: É o que tem !!! A sua condição muda ao longo do tempo e isso afeta o que tem para você !!! O lugar em que você vive e a sua renda definem "o que tem" . Para pessoas bonitas o que tem é diferente do que tem para pessoas feias !!!