Todo empresário que comanda uma empresa tem por objetivo entrar mais cedo em um novo mercado promissor e sair o mais rapidamente possível do mercado que está morrendo e dando prejuízo. Ouvindo sobre os bancos: os que demoraram a entrar na onda do crédito ficaram com a carne de pescoço, ou seja, aqueles clientes de maior risco que dão prejuízo ao invés de lucro. Da mesma forma, existem bancos que demoram a perceber qual segmento está dando prejuízos e que se tornará uma fonte de prejuízos crônica. Esse segmento deve ser abandonado e alguns demoram muito para abandoná-lo. É parecido com a avaliação que fazemos dos fornecedores aqui em casa: existem fornecedores que estão vindo com tudo para ganhar da concorrência, com vantagens reais. Esses são avaliados e muitas vezes deixados em banho maria como uma carta na manga para eventuais negociações. E existem aqueles fornecedores que já não atendem mais as necessidades, estão caros ou deixando a desejar. Esses serão substituídos na primeira oportunidade. Como a regra é se ter fornecedores top aqui em casa as substituições são em geral poucas. Meu amigo empresário tem de mudar muito mais coisas de tempos em tempos . . .
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2 comentários:
O comerciante somente compra o que vende e gira o estoque. Nenhum comerciante tem uma loja para servir de exposição ou show room em geral. Quem faz isso é o fabricante como estratégia de divulgação do seu port folio. Bancos fazem a mesma coisa desde que foram inventados: buscam o lucro. Para isso querem pagar o mínimo na captação e cobrarem o máximo no empréstimo e nas tarifas.
Um exemplo de banco que perdeu o momento e ficou com o osso é o HSBC aqui no Brasil. Acabou sendo vendido para o Bradesco. Já o Itaú, mais tecnológico desde o nascimento, está migrando para banco digital, acabando com agências físicas.
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