Pois é ! Outro dia fiz um teste vocacional amplo e ele confirmou minha vocação para a comunicação social (jornalismo). Como a vida guiou-me por outros caminhos . . . e com o advento da internet, mato minha vontade de comunicar escrevendo no blog e no facebook, lendo jornais e livros, explorando sites na internet. Hoje em dia uma pessoa com a curiosidade intelectual que eu tenho pode ser muito mais feliz. As outras duas fontes de felicidade triviais, como a idoneidade moral que possuo e o amor sentimental completam minha felicidade terrena.
terça-feira, 31 de maio de 2011
A justiça que o povo conhece
O povo conhece a justiça criminal, porque é o que eles veem no seu dia a dia: a policia prender, em geral ladrões. Num nivel um pouco superior, o povo conhece a busca e apreensão de veiculos, o credito negado. Tambem conhece a defensoria publica, principalmente para casos de familia. Também conhece a justiça do trabalho, porque cansou ver gente ganhar dinheiro as custas das empresas que não se previnem. Perceba que em todos os casos citados não existe despesa antecipada para pagamento de advogado. Iniciar uma ação privada com advogado é para muito poucos aqui no Brasil. Mesmo em ações de despejo quem entra é em geral a imobiliaria. Vale o mesmo para atraso no condominio, o condominio em geral não tem gasto. Quem mais entra com processos são o governo e em segundo lugar as empresas.
Os outros podem te fazer infeliz
Os outros podem te magoar e te fazer infeliz. Tambem podem tornar sua vida miserável. É como nos diz Campbell: nossa vida depende da ações de muitos outros. As mágoas acontecem muito frequentemente nas traições. Outras vezes somos magoados por pontos de vista diferentes: você pensa que está fazendo o bem para uma pessoa e essa pessoa, por se sentir inferiorizada e por baixo, ao inves de ser agradecida, torna-se raivosa e rancorosa. Segundo o Gikovate isso é muito comum. Mentores, protetores e parceiros são condições que devem surgir com naturalidade e não serem impostas. Querer o bem para si mesmo é a regra. Devemos tomar cuidado com pessoas que são generosas, ou seja, que dão mais do que o justo. Muitas dessas pessoas estão sendo assim por vaidade, para receberem agradecimentos e sentirem-se como boazinhas, um tipo de reconhecimento social muito bem aceito. Somente conheci egoistas. Nunca nenhum generoso cruzou o meu caminho. Talvez porque eu não aparentasse ser muito necessitado: para o "generoso" dar pouco e ser muito elogiado parece ser mais gratificante. Sempre procurei ser justo e sempre procurei incentivar ao invés de punir. Os outros me fizeram muito mal mas aprendi a lição. Mesmo pessoas que foram confiaveis um dia, com a velhice, podem deixar de sê-lo. O tempo que a tudo corroi parece ter um efeito deletério sobre o carater e a moral de certas pessoas . . .
A natalidade e o futuro
Parece-me claro que um pais que ofereça boas condições de vida aos seus cidadães seja um pais onde os jovens tenham condições de formarem uma familia e sintam-se dispostos a procriarem. Na pratica não é bem assim: paises da Europa, com populações estaveis há anos, tem de fornecer incentivos para que os jovens procriem. São paises de velhos, onde os velhos detem o poder (dinheiro, propriedades, etc). Não existe ilusão: muitos desses velhos não tem nada para deixarem aos jovens, são sustentados pela previdência oficial. Existem paises que não tem previdencia, acho que seja o caso do Japão e Estados Unidos. Nesses paises cada um é responsavel por fazer seu pé de meia para sobreviver na aposentadoria. Aqui no Brasil temos uma condição intermediaria, já que temos uma taxa de natalidade de cerca 2 filhos por mulher. Ou seja, os brasileiros ainda acreditam, na media, que ao terem filhos eles poderão ter um futuro melhor que seus pais. Ou seja, ainda apostam no futuro. Filhos podem receber heranças e se souberem administrá-las poderão viver sem problemas, bem como seus netos. Ou então poderão fazer parte do ditado brasileiro: Pai rico, filho nobre e neto pobre . . .
O melhor pais do mundo !
Acho que o Brasil já foi um dos melhores paises do mundo para se viver. Houve epoca em que o Brasil cresceu, as pessoas melhoraram de vida e pareciam felizes. Felicidade aqui no Brasil sempre foi mais desejada pelo lado financeiro, porque aparentemente a saude e os relacionamentos dependem do dinheiro em primeiro lugar. Os paises mais desenvolvidos e ricos são paises pequenos, com pouca população, onde fazer todos felizes custa menos que em um pais grande e populoso. A unica exceção são os Estados Unidos. Não por acaso os Estados Unidos são o lider mundial, sendo uma potencia economica, financeira, militar, cultural e em todos os aspectos que você quiser comparar. Nem por isso eles não deixam de ter seus problemas, com cerca de 10% de pobres na população. O melhor clima dos Estados Unidos está no Havai. Em compensação lá existem vulções a sua espreita e o custo de vida é um dos mais caros. Grande parte do pais é gelada no inverno. Temos a Florida mas lá existem furações todos os anos. Então, mesmo no melhor pais do mundo encontramos problemas. Por isso prefiro ficar no Brasil, onde conheço os problemas e onde estão minha familia e meus amigos. Familia por obrigação e solidaridade reciproca e amigos por me receberem sempre bem e por nunca termos conflitos.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Familia Russa
Hoje li uma materia na Gazeta Russa sobre as familias na Russia. O comunismo acabou com as familias. Os pais somente podiam mandar nos filhos e viraram ditadores nas casas. O aborto é livre e 60% das gestações terminam em aborto. Os casais não confiam um no outro: os homens ficam procurando mulheres mais jovens e atraentes sexualmente e as mulheres homens mais ricos. O indice de divórcio por conta disso é elevadissimo. Metade das familias não tem filhos e o resto tem somente um filho. Familias maiores são exceções. Segundo a materia, os pilares do capitalismo, que são propriedade privada e confiança não existem na Russia. Por isso o caos por lá é grande. Alguem por ai quer se mudar para a Russia ?
domingo, 29 de maio de 2011
Coragem
A coragem é a primeira de todas as virtudes porque as outras dependem dela. É preciso coragem para assumir compromissos, para se comprometer, para falar a verdade. Socialmente é muito mais proveitoso adular. Em sociedade somente importam as aparências. As vaidades são muitas e quem quiser explorá-las poderá ser muito mais bem sucedido socialmente (e financeiramente) do que aqueles que criticarem seus pares. Perguntar, para entender uma situação que não faz sentido, é fundamental para quem quer sugerir algo. Dizem que se conselho fosse bom as pessoas não os dariam mas cobrariam por eles. Felizmente existem profissões em que não precisamos ser hipocritas. Tambem existem pessoas verdadeiras e sinceras, que podemos desposar.
Falar ou calar-se
Um dos dilemas que temos de resolver é com relação a falar ou nos calarmos, quando somos testemunhas de algo ilicito. Aqui no Brasil existe a denuncia anonima. Quem faz a denuncia é em geral alguem que foi prejudicado pelo esquema. É muito dificil alguém denunciar em defesa de terceiros. A lei está mudando para permitir a denuncia anonima de terceiros em casos de espancamento de mulheres. Existem casos em que podemos testemunhar infidelidades ou traições. Foi assim na minha familia materna. E nesse caso o criminoso foi acobertado pelos parentes que tinham a obrigação de denunciá-lo. Muitos empregados tem ciencia das falcratuas que estão sendo feitas nas suas empresas. Eles em geral tambem se calam, porque tem medo de perder o emprego. Os mais espertos procuram mudar de emprego, antes que a bomba estoure. Todos nós sabemos o que é certo e errado. A conveniencia muitas vezes, e em outras o suborno, faz com que as pessoas se calem. É o famoso: o que eu vou ganhar com isso ? As novelas adoram mostrar vilões que ganham dinheiro com chantagem. As empresas decentes lutam atraves de associações e de lobistas. As que preferem o lado negro usam trafico de influencia, suborno. O que define de que lado ficam as empresas muitas vezes depende do seu "core business": quem fornece ao governo muitas vezes tem de entrar no "esquema" senão não sai negocio . . .
Conflitos = Encheção de Saco
Toda vez que entramos em conflito com alguem ou com alguma instituição/empresa podemos esperar pela encheção de saco. O máximo das encheções é quando o caso vai parar na justiça. Uma caracteristica da justiça é que temos de ter o polo ativo e o polo passivo: o suplicante e o suplicado, o autor e o réu, o requerente e o requerido. Onde surgem os problemas ? Nos direitos e obrigações: alguns arrogam-se muitos direitos e nenhuma obrigação. Outros só tem obrigações e nenhum direito. Conflitos potenciais existem em todas as relações humanas. Dizem que problemas somente não existem nos cemiterios. Até com amigos já ocorreram problemas, muitos deles em função da vaidade e da inveja, que perpassa muitas relações humanas. Por tras da maioria dos conflitos temos brigas por dinheiro pois conflitos de ordem criminal são resolvidos com a intervenção da policia. Brigas por dinheiro são resolvidas na Justiça da Familia, no Civil, na Justiça Trabalhista, nas Varas da Fazenda Publica, ou seja, em todas as outras. E nelas temos empregados contra empresas, filhos contra pais, governo contra todos, todos contra o governo. Ou seja, todas as combinações possiveis !
Por que ter amigos é muito bom
Existem ao meu ver duas grandes vantagens de ter amigos: eles querem o seu bem e podem te dar dicas muito uteis. Em segundo lugar, com amigos em geral não existe conflito ideologico ou de qualquer outra natureza. Estamos falando de amigos e não de simples colegas. Por isso existem tantas canções falando de amizade e de amigos. Amigos são antes de tudo confidentes, pessoas a quem são contados segredos maiores ou menores. Pessoas em quem confiamos, ou seja, as quais consideramos honestas e competentes. As vezes penso que podemos conhecer uma pessoa pelos amigos que ela tem. Amigos não se ofendem com perguntas intimas e estão sempre dispostos a ajudar. E ainda tem gente que considera amigo apenas um animal de estimação: coitados, nunca conheceram a verdadeira amizade !
Punições são muito mais comuns que recompensas
É a velha frase que todos nós ouvimos: não fez mais que sua obrigação ! É a coisa é mais ou menos assim: a punição é certeza. A recompensa é incerta. É assim desde que somos crianças. Uma das palavras que as crianças mais ouvem é não ! . Na escola a punição é a expulsão ou a reprovação. No emprego é a demissão. Na vida são as contas protestadas, a retomada de veiculos, o arresto ou penhora de imoveis. O pessoal sempre diz: está se achando solitário ? experimente não pagar uma conta para ver quantas pessoas passarão a te telefonar. E as recompensas ? Você pode fazer tudo direitinho no emprego e não ser promovido. Você pode estudar com afinco, formar-se na melhor universidade e não conseguir um emprego na sua área de atuação. Você pode ser honesto e ser traído. Pode ser bom e receber ingratidão de volta. Por isso, lembre-se sempre: punições são muito mais comuns que recompensas !
Definição de fofoca para certas pessoas
Hoje tive mais uma prova que de perto ninguem é normal mesmo. O assunto em pauta era o que é e o que não é "fofoca". A definição de fofoca muda conforme a pessoa envolvida e é um assunto complexo. Lembrou-me a definição de amor, que poucos são capazes de entender e compreender. Pois bem, meus interlocutores classificam o que é fofoca pelo tipo de assunto que está em discussão. Assim sendo, dinheiro e relacionamento amoroso são assuntos de fofocas, proibidos de serem comentados entre as pessoas. Demais assuntos são livres para serem comentados e são apenas trocas de informações. Mais uma vez fui surpreendido pelos meus interlocutores. Eles atribuem privacidade a certos assuntos e acham que conversas sobre esses assuntos ferem sua privacidade e portanto são fofocas negativas. Onde está o direito a privacidade diriam eles ? Eu digo que a privacidade serve a maior parte das vezes para proteger os imorais, os traidores e os que praticam atos ilicitos. Sempre foi assim, basta lembrar dos atos secretos do senado federal por exemplo. Ou das negociatas feitas "por debaixo dos panos" ou o segredo de justiça ou os documentos secretos do governo. No Brasil temos o sigilo fiscal e bancario. Tambem temos segredos profissionais e segredos industriais. Todos justificaveis . . .
sábado, 28 de maio de 2011
O amor familiar
Existe amor familiar hoje em dia no Brasil ? Como diz a musica, irmão não reconhece irmão. O que se dirá de parentes mais distantes ? Amor de pais para filhos sempre foi o mais forte e hoje em dia até esse está ameaçado. A quem diga que existe apenas o de mãe para filhos. Mesmo que não existe amor existe a obrigação, reconhecida inclusive pela lei. Então trata-se de uma imposição, uma intromissão do poder publico na vida privada. Existem exageros desse amor e nesse caso ao inves de ajudar a crescer ele sufoca. E finalmente existem os amigos, que quando verdadeiros e confiaveis são como irmãos. Em função da solidariedade que existe entre familiares as pessoas engolem muitos sapos, julgamentos são feitos, muita incompreensão existe e muitos erros são cometidos. Conflitos familiares é o que mais existe, junto com conflitos trabalhistas e conflitos conjugais. Ou seja, em todo lugar existem conflitos, menos entre os amigos !
Mania
Mania é o amor intenso mas fundado no ciume possessivo, com muitas brigas e idas e vindas. É o famoso "entre tapas e beijos". Em geral ocorre na adolescencia. Com o amadurecimento as pessoas tendem a evoluir para outros tipos menos instáveis.
Ludus
Ludus vem de ludico, que quer dizer brincalhão. O amor do tipo lúdico é voluvel e afeito a infidelidade. Aqui no Brasil seria o tipo adotado pelos cafajestes, tanto homens quando mulheres. Praticado por mais homens que mulheres em geral é util em algumas situações onde os participantes não querem se envolver profundamente, muitas vezes por medo da felicidade, segundo teoria do Flavio Gikovate.
Agape
O amor do tipo agape está presente nas pessoas espiritualizadas, que amam a humanidade, são altruistas e não esperam recompensa pelo que fazem de bom aos outros (pelo menos não nesta vida). Temos exemplo dessas pessoas na Fraternidade: dedicam-se a obra, não poupando gastos ou esforços. É um tipo de amor muito mais raro. E na minha opinião um dos mais bonitos.
Pragma
Sejamos pragmaticos: queremos uma mulher que seja bonita, rica, inteligente e jovem e que nos ame ! O amor pragmatico tem muito a ver com o que a pessoa pensa. É uma amor frio e calculista, quase matematico, onde temos ativos e passivos (contábeis). Vê a relação como um negócio, que pode dar lucro ou prejuizo. Quando estiver dando prejuizo a tendencia é trocar de fornecedor . . .
Eros
Existe um componente estetico muito forte no amor do tipo erótico. Ele é paupável. Não é etereo ou idealizado. No entanto ele é manipulável pela midia e pela epoca em que vivemos. Aqui temos a beleza e o que ela representa. Muito presente nos homens que tem a visão como guia em muitas das suas conquistas amorosas. Aqui temos algo que motiva a ação. Existe tambem uma ligação muito forte com a juventude, que é a época do auge da beleza.
Storge
O amor a familia e o principio de solidariedade que deriva desse amor é a base do estilo amoroso STORGE. O principio da solidariedade familiar é tão forte que ele está previsto em lei aqui no Brasil, de forma que qualquer ascendente pode pedir pensão ao descendente e vice-e-versa, chegando até mesmo ao grau colateral dos irmãos.
A defesa de terceiros
Devido ao egoismo que existe entre nós o que vale em geral aqui no Brasil é: cada um por si e Deus por todos ! É muito raro alguem fazer algo pelo outro sem esperar recompensa. Qualquer movimentação em geral é feita em interesse próprio. Quando não tem interesse a regra é não fazer nada, ficar imovel, de preferencia dormindo. E deixar toda a responsabilidade para o poder publico, nas áreas de saude, segurança e assistencia social. Tomar a iniciativa, inteirar-se de como funcionam as instituições, rebelar-se se necessário, isso tudo ée utopia aqui no Brasil. A regra aqui é "Esperando Godot" . . .
Manifestações
Todos que fazem alguma manifestação publica tem interesse na pauta da manifestação. Em geral são pedidos de aumento de salarios e outros beneficios. Ninguém faz manifestação em favor de terceiros. Isso é muito raro e eu acho que somente pessoas da Igreja Catolica fizeram isso alguma vez na vida aqui no Brasil. Sim, porque esse tipo de manifestação altruista tem origem no amor do tipo ágape, que é justamente o mais raro, pois implica em doar-se sem esperar retorno. Recentemente tivemos a marcha pela descriminalização da maconha: obviamente, quem estava lá era usuario, simpatizante, traficante ou produtor de maconha. Um tipo de manifestação que é muito comum é o abaixo assinado. Esse tipo de mobilização em geral ocorre no condominio ou no bairro. Pode tambem ocorrer de ter inicio em entidades de classe e sindicatos. Sindicatos são muitas vezes os organizadores de greves e movimentos similares. Outro tipo de manifestação era pelos "direitos humanos" ou pelo desarmamento. Ambos movimentos feito por ONGs que ganham dinheiro do governo, ou seja, de nós mesmos, para fazer esse tipo de trabalho . . .
Core Business
Sempre ouvi nas grandes empresas em que eu trabalhava que elas tinham de ter foco,ou seja, deveriam dedicar-se ao seu negócio principal e deixar o resto para terceiros. Assim sendo, não deveriam diversificar seus negócios, porque, não sendo do ramo diversificado, seriam engulidas pela concorrência ou cometeriam erros que as levaria a falência. A partir dessa postura surgiu a definição da visão, missão e etc, as quais toda empresa deveria definir e colocar em pratica. O fundamento dessa estrategia é que a empresa deve ser especialista no que faz, de modos que fará sempre o melhor e não poderá ser alcançada por seus concorrentes e trará satisfação ao cliente. Existe até um ditado que diz: quem não for competente que não se estabeleça ! O que parece ser bom para uma empresa pode ser péssimo para uma pessoa: ser especialista em somente uma coisa e leigo em todas as outras pode ser fatal para uma pessoa aqui no Brasil, porque vivemos em um pais de oportunistas, sempre dispostos a levar vantagem em todas as situações, comerciais ou não.
Temperamento
Dizem que o temperamento é 60% hereditario e 40% resultante de experiências vividas na infancia. Assumindo que isso seja verdade, podemos mudar nosso temperamento ? Quantas de nossas decisões seriam impossiveis de terem sido diferentes devido ao nosso temperamento ? Ou seja: estavamos predestinados a tudo o que nos acontece na vida ? Esta linha de raciocionio é diametralmente oposto a aquela que diz que tudo o que nos acontece é culpa nossa. Ouço sempre o Gikovate dizer que nossa genetica é fraca e que muito do que fazemos e pensamos é consequência do que aprendemos em nossa cultura. Assim os instintos e desejos deveriam ceder aos pensamentos racionais. Não existe temperamento bom ou ruim. Tudo depende das circunstâncias. Em outras palavras, conforme o emprego e o parceiro(a) qualquer temperamento/comportamento pode ser benéfico e produtivo. Nesse caso então teriamos um problema de "match" (casamento). Fazendo o casamento certo qualquer um poderá ser feliz !
A importância de escolher certo
O momento de escolher pessoas é de vital importância. Isso vale para governantes, para empregados e para conjuges. Os critérios de seleção variam muito mas a escolha errada pode trazer consequencias nefastas. É assim com o mau governante, que desvia verbas e propaga a corrupção. Também acontece com a empresa, que contratando a pessoa errada tem gastos com demissão e nova contratação, na melhor das hipoteses, e na pior, pode sofrer com as decisões erradas dos seus empregados, levando a perdas muito mais elevadas. Finalmente, a escolha errada do conjuge pode destruir a vida de uma pessoa, principalmente se dessa união nascerem filhos. Tratamos aqui da escolha de pessoas. Com bens materias a coisa é menos traumatica. O mesmo vale para fornecedores, já que os mesmos podem ser substituidos. Uma escolha tambem muito importante mas que não envolve a seleção de pessoas mas uma decisão pessoal é a escolha da profissão.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Eros, storge e pragma
Esta é a combinação que me agrada em termos de relacionamento: paixão carnal, amizade e praticidade. Ou seja sexo, carinho e confiança/fidelidade. Nada de ludus, agape e mania. Ou seja: galinhagem, amor platônico e "entre tapas e beijos". Cada um tem suas preferências e as combinações são muitas. O negócio é saber que elas existem, identificar o que se deseja e partir para a busca usando a razão e o cérebro. Perceba que todas essas etapas são "racionais". Quem garante que as pessoas são racionais nos seus relacionamentos ? E os traumas de infancia ? E o inconsciente que Freud descobriu ? As vezes analiso os casais que conheço de perto e fico imaginando o que passa na cabeça dos mesmos. Para simplificar: um observador disse que todos os casais felizes se parecem. E que todos os infelizes são infelizes cada um ao seu modo . . .
O que é que eu vou ganhar com isso ?
Sabemos que as mulheres por sua natureza são muito práticas. Poucas são as mulheres romanticas, sonhadoras e idealistas. A própria educação das mulheres, voltadas para o dia a dia e sua fisiologia (as regras que vem todo mês) as torna seres com muito maior probabilidade de serem "pé do chão" e "não darem ponto sem nó". Mulheres que não tiverem essa caracteristica em geral tem problemas emocionais/mentais. Por isso a frase do titulo acima vem sempre na cabeça de uma mulher quando ela pensa em paquera/namoro/casamento/filhos. E é por isso que todos os meus amigos casaram com mulheres mais pobres do que eles. Não se trata de uma mera "coincidência". Mulheres pesam seus relacionamentos antes e durante os mesmos. Todas informações são coletadas: altura, carro, roupa e conversa mostram o nivel socio economico do "pretendente" e o seu potencial "reprodutivo". Caso iniciem o relacionamento e o mesmo não satisfaça, as mulheres o terminam rapidamente e costumam ficar muito bem. Resumindo: mulheres em geral são muito pragmáticas quando se fala em relacionamento amoroso. Sabem exatamente o que estão fazendo e aonde querem chegar.
Usando a cabeça de cima
Diz o ditado que os homens tem duas cabeças e quando uma funciona a outra não funciona. Com o advento da tecnologia as coisas podem mudar. Sim, porque com a pornografia na internet, a cabeça de baixo não precisa correr atrás de mulheres inconvenientes e com os sites de relacionamentos a cabeça de cima pode selecionar a parceira ideal. Ou seja, a vantagem que muitas mulheres jovens tiveram em relação aos homens jovens na hora de "negociar" sexo/amor/compromisso estará caindo por terra. Do controle do desejo o cerebro pode funcionar melhor e da quantidade de pessoas nos sites de relacionamento pode-se extrair a qualidade. Resta saber com que velocidade essas mudanças serão absorvidas. Isso dependerá dos resultados obtidos. Quanto mais gente perceber que funciona mais pessoas comentarão e o processo tornar-se-á permanente, mudando o mundo e na sequência o mundo dos negócios (e casamentos).
Formar-se pela USP
Formar-se pela USP ou por outra universidade conceituada não garante um futuro brilhante mas pelo menos é um bom começo. Sei que existem muitos outros fatores envolvidos em conseguir um futuro brilhante, como crescimento economico, quem indica, abertura de concursos publicos, capacidade individual, caracteristicas de temperamento e mais alguns que não em lembro agora. De qualquer forma, um diploma de uma das faculdades mais concorridas e bem conceituadas da USP vai te trazer, no mínimo, satisfação pessoal. Pode tambem te trazer sucesso profissional e dinheiro, bem como uma familia. Nada mal !
A determinação do tipo de emprego necessario
Na inciativa privada, quase todo posto de trabalho, é justificado. Ou seja, existem poucos cargos "políticos", sem função direta com os objetivos da empresa. Dessa forma, você sempre pode perguntar sobre o que a pessoa faz. A importancia dela para a organização pode ser medida pelo dinheiro que é colocado a disposição (pelo orçamento), pelo menos para as funções de linha. Para as funções de staff, o orçamento pode não ser relevante, já que pequenos departamentos podem ter grande poder, inerente a sua função. Os pontos principais de poder estão relacionados a "quem decide". Em particular, o poder pertence a quem decide coisas de grande impacto financeiro. Decisões pertinentes a assuntos mais etéreos e de longo prazo, como imagem, relações publicas, juridico, marketing e propaganda são mais sutis e passiveis de questionamento. Estas áreas somente existem em empresas grandes e sofisticadas, que são em geral as mais desenvolvidas. Em uma empresa pequena ou média, que são uns 98% das empresas, caso exista alguma ação nesses campos "etereos", ela será feita pelo "dono". Levando-se em consideração quem são os "donos" dessas empresas, podemos imaginar que esses assuntos não são nem conhecidos . . .
Empatia, o tempo e a lenda
Colocar-se no lugar do outro é para poucos, conforme já comentei aqui: os egoistas são no mínimo 66% dos brasileiros. Por ai percebemos que a empatia é pouca por aqui. O tempo tudo apaga da memória das pessoas por aqui. O brasileiro tem memória curta: ninguém se lembra mais do tempo da inflação, da falta de crescimento economico, da ditadura. Em uma empresa, tudo o que foi feito por um empregado desaparece em no máximo 5 anos. Por isso é necessário sempre criar novos eventos, há cada 5 anos pelo menos: trocar empregados, inventar novas "tecnicas", lançar novos produtos, enfim: mostrar que se está vivo e atuante. E as lendas ? Para ser uma lenda viva as pessoas precisam preservar a memoria do fato. E quem mantem a memoria de alguma coisa aqui no Brasil ? Cada um tem o seu passado, que cresce a medida que a pessoa envelhece. Quem teve uma vida cheia de emoções tem muitas histórias para contar para os netos. A maioria tem de ficar quieta, por que não tem nada de interessante para contar . . .
Inferência
A maioria das pessoas aqui no Brasil tem dificuldade com inferências, que a é arte de prever o todo a partir da análise da parte. Quando a pessoa fala já existe a possibilidade dela estar mentindo. e quando alguém estima algo ? Ai é que a maioria dos ignorantes não aceita. Eles são Tomasinos: precisam ver para crer. Acontece que esperar ver para crer pode ser muito tarde. É assim com ameaças ou indícios de que algo está errado. Quando as maldades estão em andamento em geral aparecem indícios. É como quando o carro quebra: em geral ele avisa antes e só para quando esses avisos são ignorados. É por isso que quando faço inferências sobre o quanto o primo tem guardado no banco existem pessoas que duvidam. É que o cerebro delas não alcança o meu raciocinio . . .
Fofoca
Fofocar é falar mal das pessoas pelas costas. Existe a fofoca maldosa, que pretende prejudicar realmente a pessoa de alguma forma e a fofoca leve, aquela em que trocamos informações de forma a entender melhor as relações humanas e por tabela o proprio ser humano. Tenho o hábito de perguntar. Faço isso para me posicionar em uma conversa futura ou obter informações que podem ser relevantes no futuro. As vezes as respostas que recebo me deixam mudo, tamanha a surpresa que elas me causam. No momento em que ouço essas respostas, não falo nada: não critico nem contesto mas guardo para mim. Depois posso até comentar com alguém em quem confio. Fazendo isso me arrisco . . .
O medo e a prudencia
A vida me ensinou a ficar alerta com relação a maioria das pessoas aqui no Brasil, pois elas são em geral oportunistas. Mesmo pessoas com quem temos contato há anos podem de uma hora para outra nos trair. Então devemos ser prudentes e avaliarmos constantemente nossos relacionamentos, quer sejam comerciais ou pessoais. O abuso de confiança pode acontecer a qualquer momento e por uma serie de fatores. É necessário conter o otimismo quando a realidade mostrar que nossas ambições podem ser altas demais. Lembrar que o Brasil é 2% apenas.
Compras a vista
A maior parte das pessoas compra a prazo. Por isso não tem de se preocupar muito com a burocracia e a segurança na hora de comprar: quem está vendendo que tome suas precauções e providencias. Então, preocupar-se com a origem e procedência do bem, sua adequação e legalidade é preocupação dos ricos que compram a vista. E rico compra a vista coisas novas, não se enteressa pelo usado. Logo, quem compra a vista imoveis e veiculos usados ou é um comerciante ou então um consumidor mais consciente, que economizou para comprar a vista, em geral menos instruido sobre como funcionam as transações comercias (porque raramente as faz) e por isso mesmo medroso. Esse consumidor cagão se retrai com qualquer noticia que seja vinculada na mídia que ele desconheça em detalhes. É assim que quando se fala que o IOF será aumentado o consumidor já bloqueia sua compra. O mesmo ocorre com outras noticias sobre economia em geral e sobre os mercados.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Não faça nada, não corra riscos e pense que é feliz
A frase acima é o lema de uma grande parte das pessoas. Não faça sexo, não se case, não tenha filhos, não abra um negócio, não beba, não saia de casa, não use transporte publico, não troque ideias com outras pessoas, não coma fast food. Ou seja, não faça nada que possa te fazer correr riscos. Viva desse modo, tenha um trabalho qualquer, de preferência serviço publico concursado e passe para a eternidade como um nada, alguem que nunca se preocupou com algo além do proprio umbigo. Finalmente pense que você foi esperto e inteligente e os outros que se arriscaram foram burros.
Filhos que escutam as pessoas erradas
Filhos pequenos são pessoas em formação e passíveis de serem influenciados por terceiros, pela midia, pela escola, etc. O que os pais podem fazer ? A regra de adestrar animais diz que recompensas quando o comportamento for adequado e punições quando acontecer o contrario. Será que essa é a solução ? Tratar crianças como cachorros da PM ? Não gosto de punir. Prefiro incentivar sempre e simplesmente fazer cessar a atitude que estiver incomodando ou fazendo a criança se expor a riscos desnecessários. Já a sociedade gosta de punir acima de tudo, porque as ações dos delinquentes incomodam. Caso o indivíduo não faça nada a sociedade não tem interesse nele. Incentivos são a exceção, restrita a algumas funções chave, que interessam aos empregadores e aos governos. O principal incentivo é não morrer de fome e ter o que vestir, pelo menos para a maior parte da população brasileira. A verdade é que as crianças tem o mundo para descobrir e se forem inteligentes e bem educadas irão explorá-lo adequadamente. Pesquisa sobre o temperamento mostra que 60% dele é herdado, tem origem genética. Os outros 40% são devido ao meio, principalmente as experiências vividas na infância. A pesquisa tambem apontou que 30% das pessoas aqui no Brasil tem problemas mentais.
A capacidade de escutar
Ouvir é diferente de escutar. Ouvir todos que não são surdos ouvem. Já escutar é para aqueles que tem condições emocionais e mentais. Podemos sempre falar mas nem sempre nossas palavras causam o efeito desejado. Existem mentes limitadas que somente escutam algumas figuras de autoridade: pais, avós, professores. São incapazes de escutar outras pessoas, principalmente se essas pessoas propuserem algo diferente. Eu mesmo quando criança muito nova, não aceitei conselhos da minha mãe. Vejo situações semelhantes acontecerem com meus sobrinhos. Hoje mesmo fui acusado de ser arrogante, convencido e metido pela minha sobrinha. É assim que ela vê quem procura orientá-la e iniciá-la nos misterios da vida. Pessoas assim, que não se comunicam, costumam tirar conclusões da sua propria cabeça, muitas vezes erradas e que podem levar a grandes problemas. Percebo que certas pessoas ficam cegas e surdas, quando alguém discorda delas. Caso sejam criticadas, então, tornam-se inimigas mortais. Não entendem relações horizontais, onde não existe hierarquia e tudo pode ser discutido. Gostam do modelo: pai/mãe, patrão, governo,padre, terapeuta, juiz, prefeito: sempre alguém lhes dizendo o que fazer, alguém para ser obedecido cegamente. Pobres criaturas infelizes . . .
O preconceito com relação as doenças mentais
Não sei se o preconceito é universal mas aqui no Brasil ele é bem presente. Tomar remedios controlados, ir ao psiquiatra, fazer terapia . . . tudo isso é muito mal visto aqui no Brasil. A ignorância do povo está por trás do preconceito: Tudo o que o povo não entende ele estigmatiza. O povo tem medo do desconhecido ou do que é estranho. E tem lembrança do tempo em que os doentes eram internados em manicomios. A solução era simples: não sei o que fazer com o doente. Então coloca ele no deposito de loucos e tudo bem. Os dois meios da sociedade se livrar dos "indesejados" eram a prisão ou o manicômio. A prisão continua existindo e acho que sempre existirá. Já os manicômios foram praticamente extintos . . .
Intrusos
Familiares antigos, que viveram na pobreza e que tiveram muitos irmãos padecendo dos mesmos sofrimentos, muitas vezes teceram uma "união" entre si muito agressiva. Frases como: "Com quem você casou é um mero acaso". "Em sou mais importante que você porque eu sai da mesma barriga". "Você é meu sangue". Povoaram minha realidade, vindas do lado paterno da familia. Nunca ouvi nenhuma frase dessas do lado materno, embora eles tambem fossem muitos irmãos e pobres. A verdade é que aquele que veio depois, que entrou na familia, é muitas vezes visto como o "intruso". A realidade mostra que quem vem se juntar a uma familia pode ser uma pessoa que vem ajudar como alguém que vem "arrebentar" a familia. Estamos aqui a analisar a personalidade do entrante, seu temperamento e carater. Alguns vem para somar e multiplicar, outros para subtrair e dividir. Atualmente podemos deixar ao acaso cada vez menos a responsabilidade sobre nossas escolhas amorosas e profissionais. Essas são as maiores e mais importantes escolhas que podemos fazer, em um mundo livre e com oportunidades (teoricamente) iguais.
Amigos de verdade te ajudam nos momentos dificies
Os antigos muitas vezes não tem amigos e acreditam apenas na familia, no "sangue do meu sangue", em quem "saiu da mesma barriga que eu". Já ouvi essas frases entre os familiares do meu lado paterno. No lado materno tive pouco contato porque eles moravam no interior do estado mas sei de alguns que tambem defendiam essas ideias. Realmente esperamos que nossa familia nos suporte mas isso nem sempre é possivel, por uma serie de razões. Já os amigos de verdade são a familia que você escolheu, em geral por afinidade. Eles, através de dicas e conselhos, podem nos ajudar muito, tanto quanto um irmão ou parente. No começo de nossas vidas não temos grandes contatos e o que percebemos do mundo é como somos tratados. Conforme crescemos e vamos estudar e trabalhar, aprendemos como o capital social se constitui. Nossos contatos são importantes na hora de contratar serviços ou comprar bens, podendo serem uteis tambem na hora de arrumar emprego ou definir uma escolha profissional ou amorosa. Para que isso aconteça é necessário que conversemos com nossos amigos ou que eles se mostrem interessados em dar sua opinião sobre nossa vida. Para que isso ocorra temos de ser intimos deles.
Poucas pessoas estão realmente interessadas em você
Não se iluda meu caro. Poucas pessoas querem seu bem de verdade. Isso porque poucas são as pessoas preocupadas com o proximo. Associações beneficientes, asilos de origem religiosa e hospitais idem são algumas das exceções. Essas associações estão na área da assistência social. Já os religiosos estão na categoria de conselheiros espirituais e estão um tanto quanto fora de moda. Na sua familia seus pais (e as vezes somente sua mãe) pode ter real interesse no seu sucesso e felicidade. Irmãos as vezes são muito diferentes de você. Finalmente temos os amigos. Os íntimos são em geral no máximo 5. Eles podem sempre nos ajudar com dicas e troca de informações. Os meus amigos tem nome: Nelson, Olavo, Alvaro, Nadeje e Marli. Amigos querem o nosso bem, não sonegam informações relevantes e obviamente pensam mais ou menos como nós. Muitas vezes são simpaticos as nossas teses e convicções e tambem servem para nos alertar de potenciais perigos e ameaças.
Religião
A religião adora fazer a cabeça dos fieis, dizer o que eles devem fazer ou não e estabelecer recompensas ou punições. O problema é que a ciencia avança e cria novas questões e a Igreja nem sempre acompanha. Para se defender, a Igreja tem seus dogmas. Um deles diz que o Papa é infalivel. Acontece que o Papa é um burocrata eclesiastico. Ele não sofreu nenhuma experiência mistica como um Xamã ou um Pagé. Muito mal já se fez em nome de Deus. Guerras e mais guerras, inquisição, venda de indulgências e outros absurdos. Papas estiveram sob a proteção de Reis e Imperadores e suas coroações foram abençoadas pelos mesmos. Ainda hoje no mundo mulçulmano existem teocracias, ou seja, governos de Deus. As pessoas deixam-se levar pela ideologia da Igreja ou do Partido Politico. Poucos são livres pensadores e menos ainda anarquistas individualistas. A maioria se submete, dizendo que é assim mesmo, não tem jeito. Um exemplo é um amigo meu que vive um inferno no casamento mas não se separa. Para os desvios comuns basta a aplicação da lei dos homens. Para a contenção moral são necessário os preceitos de uma religião séria. O que é moralmente correto pode ser discutido mas vale como regra geral o que nos disse Jesus Cristo: Ama o proximo como a ti mesmo e não faça aos outros o que não queres que te façam.
A informação como defesa
Incrivel o despreparo das pessoas, seus bloqueios e limitações. Assuntos como sexo e dinheiro aqui no Brasil são evitados e muitas perdas acontecem por conta disso. Os ditados populares dão dicas sobre como as coisas acontecem. Muitos são chulos mas são verdadeiros, despudorados. Quem tem um filho homem deveria alertá-lo para as consequencias dos orgasmos. Já foi dito por especialistas que orgasmos intensos geram até momentos temporários de insanidade. Muitas mulheres não tem orgasmo, e, percebendo que os homens ficam a sua mercê quando estão sexualmente envolvidos, podem se aproveitar para conseguir o que desejam (casamento, dinheiro, status, filhos, etc). Os homens ficam cegos e sucumbem muitas vezes a criaturas odiosas, egoistas, sem carater. A solução ? Incentivar a masturbação e o uso de pornografia na internet para os homens, de forma a equilibrar essas relações entre os sexos, até achar uma companheira de qualidade e confiável . . .
Advogados
Bons advogados, com energia, conhecimento e razoavel honestidade são dificeis de encontrar. Percebi tambem que muitos advogados são muito sensiveis a serem comparados com a opinião de outros. Querem ser os "todos poderosos", onde o cliente vem até eles com o rabo entre as pernas, para terem total controle da situação. Além disso gostam de escolher os processos em que vão atuar: querem processos em que não tenham muito trabalho e que ganhem muito. Querem moleza portanto. Ainda me lembro do Edson Ramos e das nulidades que encontramos para nos representar no inventário do meu pai. Realmente, advogados não são figuras muito simpaticas.
terça-feira, 24 de maio de 2011
A agressão do grupo contra quem se destaca
Segundo o psicanalista Jorge Forbes ter sucesso é ser atacado pelo grupo, que através da ciência de que existe gente melhor que ele, de forma inequivoca, reage agredindo quem se destaca. Conheço muito bem essa verdade, porque sempre me destaquei. Fui superdotado. Estudei e progredi em um dos colegios mais tradicionais e dificeis de São Paulo e do Brasil. Passei duas vezes no concorrido vestibular da Universidade de São Paulo e me formei na Escola Politecnica da USP. Em todas essas fases senti a agressão do grupo: amigos sentindo-se inferiores e humilhados se afastaram. Colegas de classe praticavam o bulying contra mim porque eu era o primeiro da classe. Colegas de trabalho sentiram-se ameaçados e pediram a minha saída. Minha ex mulher tambem não aguentou. Houve tambem um ataque de um amigo de infância, que devidamente combatido foi suficiente para encerrar o assunto e para continuarmos amigos até hoje. Na familia e com parentes não foi diferente: ataques aconteceram tambem. A consequencia do sucesso é portanto a solidão, pelo menos em relação aos grupos com quais você competiu. Tantas agressões podem ter um preço alto para o agredido, já que ele pode adoecer emocionalmente.
Temos filhos para dar um sentido a nossa existência
Bonita a frase acima. A li hoje no jornal. Acho que ela é mais verdadeira para alguns que para outros. Para meninas pobres da favela ela é 100% verdadeira. Para uma alta executiva de um banco por exemplo pode ser só 30% verdadeira. Principalmente para quem tem uma vida intelectual e espiritual rica, a vida pode ter outros significados e sentidos além de ter filhos. Poucas pessoas estão nessa categoria, é verdade. Entre elas os que estabelecem fundações conforme já comentei antes. Por isso, para a maioria dos seres humanos, os filhos realmente dão um sentido a suas existencias e esforços diarios, quer seja no trabalho ou em casa. Tradicionalmente essa era a divisão, inclusive determinada pelos sacramentos: casamento (para os que queriam formar familia e ter filhos) ou a ordem (para os que queriam ser castos e seguir a vida religiosa). E seguir a vida religiosa era um jeito de se dedicar ao proximo, uma forma de amor chamada de ágape, pelo menos em teoria. Dependendo da idade, ter filhos realmente pode dar sentido a vida de uma pessoa, desde que ela tenha o dinheiro, o suporte adequado para essa aventura e consciencia de que filho dá trabalho, despesa, preocupação e as vezes alegria.
Produtos ou Serviços
Todo o que pode o dinheiro comprar pode ser resumido em produtos ou serviços. Produtos podem satisfazer ou não e podem ser substituidos ou trocados. Dentre os produtos os mais caros são os imoveis e os automoveis. Não por outra razão esses produtos são os unicos que tem valor de revenda com algum significado e tambem são "controlados". A perda máxima que pode acontecer é você comprar, experimentar e depois descobrir que o produto não te atende. Ai é assumir a perda e fazer a troca. A sabedoria está em saber escolher antes de fechar a compra. Com os serviços é parecido, só que eles são prestados por uma pessoa. Aqui a prestação pode ser continua por muitos anos, caso o contratante e o prestador do serviço estejam satisfeitos. Caso você não esteja satisfeito, a unica coisa que você pode fazer é trocar o prestador do serviço. A insatisfação pode surgir através de questionamentos sobre a qualidade do serviço prestado ou seu preço. Qualquer que seja o motivo o que baliza a transação é o mercado e o seu correlato: a concorrência entre prestadores de serviço. Em todas as transações temos o dinheiro como intermediario mas existem outras variaveis envolvidas tambem, como fidelidade, pós venda, cumplicidade, etc. Finalmente: produto tem de ter garantia e serviço tambem. Paga-se o serviço a medida em que ele é executado. O produto pode ser pago a vista. O unico adiantamento viavel é quando algo vai ser produzido para você. Aqui você corre o risco de perder "a entrada". O mesmo acontece quando o prestador de serviço pede "um vale" . . .
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Perda Amorosa
O sofrimento representado por uma perda amorosa não pode ser facilmente quantificado. Depende muito da pessoa, da intensidade da paixão ou amor, da facilidade em encontrar outra pessoa rapidamente. Esta é a unica perda que pode ser rapidamente esquecida caso se encontre uma pessoa substituta melhor que a que perdemos. Bens materiais muitas vezes não podem ser recuperados devido a mudanças no status economico/financeiro da pessoa. A saúde muitas vezes tambem não pode ser recuperada depois de perdida. Somente o amor pode ser recuperado sempre, bastando saber onde procurar e quem escolher. O Brasil tem 190 milhões de pessoas. O par perfeito tem 30 milhões de inscritos. Logo, achar a pessoa que queremos ficou muito mais fácil e viavel, com a internet. Muito mais fácil que recuperar um imovel ou carro perdidos ou então a sanidade mental abalada.
Perda da Saude
É relativamente facil perder a saude. Depende basicamente da duração, frequencia e intesidade das agressões que sua saude sofreu ao longo do tempo. Todos nos temos uma capacidade de recuperação fisica e mental. Quando essa capacidade é ultrapassada sobrevem o trauma. A repetição do trauma fatalmente vai te deixar doente. É assim com a saude mental e tambem com a fisica. Um ambiente hostil sobrecarrega o cerebro que tem de manter-se alerta para evitar os perigos que estão sempre rondando a pessoa. Condições insalubres de trabalho fazem o mesmo com relação ao fisico. Por isso algumas pessoas ficam doentes antes do que as outras e inclusive morrem mais cedo. Depois que a saude é perdida, recuperá-la custa muito caro e nem sempre é possível. Por isso prevenir quando possível é muito desejavel e imperioso.
Perda de Bens Materiais
Grandes perdas de bens em geral ocorrem em empresas que estão indo mal das pernas. Pessoas fisicas perdem quando são casadas e se separam. Tambem se perde um carro com busca e apreensão, no caso pouco, um carro que nem era seu. Imoveis podem ser perdidos caso você não os tenha quitado. Nesse caso tambem nem chegou a ser seu. Quando a propriedade é sua a perda somente acontece caso você não tenha pago o condominio ou o imposto. Tambem ocorre caso você tenha hipotecado o imovel e não tenha pago a hipoteca. Nesse caso o imovel tambem já não era mais seu. Essas são as perdas repentinas. Doenças cronicas, pessoas idosas que requeiram cuidadores, podem requerer uma alta despesa para manutenção. Nesse caso, na falta de renda mensal suficiente para cobrir essas despesas, teremos que o patrimonio acumulado será consumido aos poucos, podendo se extinguir antes do final da vida do enferno. Nessa hipotese, os parentes serão solicitados a ajudar, expontaneamente ou judicialmente. E na falta total de recursos a pessoa irá para um asilo publico, onde a morte poderá chegar rapidamente, devido aos péssimos cuidados permitidos com o dinheiro que o estado paga.
Direito Civil
Direito civil é basicamente o direito das coisas e dos contratos. Quem gosta muito de direito civel e suas variantes são os bancos e as empresas em geral. Entre pessoas é muito menos comum processos na área civil porque pessoas em geral não fazem contratos entre si, exceto na compra e venda de imoveis, por exemplo ou então na justiça da familia, que originalmente era uma parte do direito civil. Através do direito civil dinheiro e bens passam da mão de uma pessoa para outra. O governo tem suas proprias varas e tem a mesma finalidade: subtrair os bens de quem não paga os impostos devidos. O direito é em resumo isso: tirar dinheiro de uns e passar para outros e tirar do convivio social pondo na prisão quem se mostrar incoveniente. Pessoas e seus bens. Bens intangiveis são muito menos passiveis de serem protegidos pois são mais fungidios. Já bens e pessoas são muito mais fáceis de serem tocados, ou seja, de colocarem a mão neles.
Confissão ou testemunha
Nossa justiça criminal está fundamentada em provas. As mais comuns são a confissão do réu ou a prova testemunal, pois são apenas blá, blá, blá. Para ser testemunha, e sujeitar-se a todo aborrecimento que isso significa, em geral somente amigos se prontificam. Provas periciais são uma piada aqui no Brasil devido as nossas deficiências. Somente em casos de grande repercução, como no assassinato da menina Nardoni, pudemos ver finalmente a prova pericial vencer a falta de testemunhas e a falta da confissão. Outro modo da polícia agir é a prisão em flagrante: ai não tem jeito, pois o sujeito é pego no ato. Devido as suas limitações a prisão em flagrante somente acontece na rua. Crimes que acontecem dentro das casas estão sendo documentados com as camaras de video que todos nos terminaremos por colocar. Com a prova documental, no caso as imagens, criminosos que furtam, maltratam idosos ou crianças, irão para a jaula com muito mais facilidade e não ficarão impunes. Esses crimes, contra a pessoa, contra o patrimonio e contra o que mais existir no codigo penal tenderão a não ficar impunes, graças as novas tecnologias. Justiça criminal sempre foi a justiça dos pobres, que em geral cometem muito mais crimes passiveis de serem punidos que os ricos.
Longo Prazo no Brasil
No mundo o longo prazo é incerto. No Brasil mais ainda. A unica certeza é que haverão impostos e com ele governo. Noticia que postei aqui mostra que 92% das empresas desaparecem aqui no Brasil em 20 anos. Então empresa não é de longo prazo no Brasil. Pequenos bancos tambem desaparecem no Brasil. Banco deveria ser a coisa mais sagrada que existe e não é no Brasil. Nos Estados Unidos o setor é desregulamentado e não podemos comparar. Convenios médicos tambem desaparecem no Brasil. O que fica ? A Igreja, mesmo com concorrencia crescente. O governo e seus orgãos (o governo já faliu no Brasil: foi o calote da divida publica do governo Collor. Tambem houveram muitas moratorias, que é uma falencia para credores externos). A familia tambem costumava ser de longo prazo: pais, filhos e netos sempre existiram ao longo da humanidade. Atualmente as familias tem acabado tambem: muitos não querem filhos e heranças serão partilhadas entre sobrinhos e primos, quando houverem. Universidades parecem ser eternas. Escolas isoladas não. Antigamente as Instituições eram de longo prazo, senão eternas. Todas elas estavam representadas nas "autoridades" civis, militares e religiosas. As instituições eram fruto de uma sociedade estruturada e o preço de manter a sociedade organizada é o imposto.
Amor incondicional
Tenho visto demonstrações de "amor incondicional" de pessoas pelos seus animais de estimação. A verdade é que essas pessoas confundem submissão incondicional com amor incondicional. É muito facil obter a colaboração do seu cão: ele sempre te recebe abanando o rabo, nunca está de mal humor ou de TPM, exige apenas um pouco de comida e agua. As pessoas gostam de parceiros amorosos que concordem com elas, que digam "amém" a tudo que elas fazem ou pensam, que nunca as critiquem. Antigamente o único amor incondicional que existia era dos pais para os filhos. Até esse tem mudado, devido aos filhos de hoje em dia. Eu não concordo com esse tipo de "amor incondicional" dos animais. Acho de uma pobreza ímpar. Um arremedo, um quebra galho. Infelizmente cada vez mais comum hoje em dia, devido aos rumos da nossa sociedade e civilização ocidental.
domingo, 22 de maio de 2011
Minha Turma
Eu tive a sorte do meu pai ter mudado na minha infância para um bairro bom, de classe média, em alguns momentos até de classe media alta. Com isso meus amigos de infância/adolescência foram destinados a estudar, ao invés de entrar no mercado de trabalho precocemente. Todos nós (exceto um) fizemos faculdade, a maioria cursou a Universidade. Fomos trabalhar com 22 anos em média, pois cursamos engenharia em periodo integral e fizemos estagio. Fora esses amigos, com os quais eu saia todos os finais de semana, tambem faz parte da turma uma amiga de primario que tambem foi namorada, um irmão de amigo e um vizinho. No meu caso e na minha época, a proximidade geografica foi determinante, já que eu morei sempre em São Paulo, que é uma cidade enorme. Encontro com minha turma toda semana, dependendo da disponibilidade deles. Pelo telefone os contatos são frequentes e procuro sempre estar bem informado sobre eles. Não tenho certeza se a reciproca é verdade, pois alguns deles estão muito ocupados com seus empregos e respectivas familias.
Que que te manca ?
Para quem não sabe "mancar" é faltar em italiano. A pergunta acima então é: O que que te falta ? A resposta é que não falta nada. Nada do que é possível. O impossível ? Um belo cargo de Gerente de Auditoria Interna, com uma equipe motivada e competente. Uma filha emocionamente equilibrada. Uma maquina de teletransporte para ir a Jales em 3 minutos. Uma formula mágica para emagrecer em 1 dia. As coisas boas dos Estados Unidos com as coisas boas do Brasil. Pedir demais não é mesmo ?
Transições e interfaces
Sei por experiência que os problemas sempre surgem nas transições e interfaces. É assim num voo, quando a maioria dos acidentes acontecem na decolagem ou no pouso. Também é assim na transição entre escolas ou niveis de ensino, entre estudar e trabalhar, nos relacionamentos e nas mudanças de ambiente ou de fornecedores. Toda vez que se muda o rumo das coisas temos uma fase de adaptação. É como mudar de casa ou de bairro (ou mesmo de pais). As vezes a adaptação é concluida com sucesso. Outras vezes pode acontecer um retrocesso. São as famosas recaídas. As transições tambem acontecem com as idades das pessoas: primeira infancia, infancia, adolescencia, juventude, idade adulta, maturidade e velhice. Cada uma dessas transições serão vividas por aqueles que sobreviverem. Muitos ficarão presos em fases anteriores, apesar do avanço dos anos. Não farão a transição. A transição final é morte. Dessa ninguém escapará.
sábado, 21 de maio de 2011
Mundos Diferentes
Li em uma tese de doutorado sobre psicologia, da Dra Piotto, sobre como um aluno pobre se sentiu ao entrar na Colegio Bandeirantes. O choque foi brutal. Ele não se sentiu discriminado. O que ele sentiu era que pertencia a um mundo diferente dos colegas, como se fosse um ET. Outro aluno, desta vez quando entrou na faculdade de administração na USP de Ribeirão Preto sentiu a mesma coisa: ele não podia frequentar os mesmos lugares que os colegas ricos, não podia conversar sobre as viagens ao exterior que eles faziam, etc. Todos eles relataram que as amizades são fundamentais para manter os alunos "diferentes" nesses ambientes a principio hostis (todo grupo social estabelecido é hostil a entrada de novos participantes). Todos nós sabemos que para existir simpatia e amizade é preciso ter assuntos em comum, compartilhar das mesmas ideias ou ideais, dos mesmos objetivos muitas vezes. O problema de adaptação pode acontecer tanto no contato com a classe superior a sua quanto com a classe inferior. Ou seja, cada um tem de procurar a sua turma e a sua praia. E quando estiver mudando de turma ou de praia estar sujeito a não ficar com o pé em nenhuma das duas. Minha turma foi a dos bons alunos no primario e ginasio. Depois no colegial foi a dos colegas de carteira, restrita ao ambiente escolar. Na faculdade foi a de todos que podiam me ajudar, com alguma afinidade cultural e espiritual. No emprego foi a das secretarias. Minha turma mesmo foi a dos meus amigos de infancia, todos engenheiros ou assemelhados, bem como a das mulheres e seus sentimentos.
Ilusões são apostas altas em eventos improváveis
Resumindo: altas apostas, de dinheiro, expectativas, sentimentos. Em eventos poucos prováveis, ou seja, com pequena probabilidade de ocorrerem. As altas apostas dependem do medo do sujeito. Medrosos nunca apostaram alto. A probabilidade esta bem mais fácil de calcular, graças as informações disponiveis na internet, por exemplo. Ilusões, pela definação, levarão mais cedo ou mais tarde a grandes perdas (no momento da desilusão). Nesse momento a depressão e o possível suicidio estará rondando o infeliz desiludido. Podem ser ilusões amorosas, eroticas, financeiras, empresariais, profissionais, relacionadas a saude. As ilusões portanto somente acontecerão para aqueles que são ousados. Parece que o capitalismo estava certo: o lucro é proporcional ao risco (e a possível perda também !).
Oportunidades para homens bem sucedidos
Homens bem sucedidos, na faixa de 50 a 65 anos, não tem necessidade nenhuma de manter um casamento falido. Estou falando de homens que ganham acima de R$ 10.000,00 . Esses homens, em geral, possuem um patrimonio suficiente para fazer a partilha com a atual mulher, pagar a eventual pensão para os filhos e ainda ter folego para um novo casamento, com uma mulher bem mais jovem. Como costuma acontecer quando o assunto é casamento, estamos diante de matematica, antes do que de verdadeiro amor. No "negócio" em questão temos o homem que sai ganhando uma mulher mais jovem e bela, em geral desejosa de ter filho(os), bem formada e exercendo atividade remunerada. Pelo lado da nova esposa, ela ganha com a posição social do marido, seus ganhos futuros e presentes, bem como a esperança de uma herança mais cedo ou mais tarde. E quando o negócio é bom para ambas as partes ele costuma acontecer, cada vez mais e mais, determinando mesmo uma tendência.
Mudanças de pensamento ou comportamento
Estamos falando de atitude, comportamento e temperamento. Elas podem mudam ? Esta é uma questão fundamental e foi abordada por mim no post "Esperando Godot". O Gikovate jogou uma luz sobre a questão, dizendo que só muda quem estiver insatisfeito com o resultado de sua atitude, comportamento ou temperamento. Enquanto a pessoa achar que está "se dando bem" ela continuará agindo da mesma maneira. É o caso dos maus costumes. Devemos corrigí-los enquanto as crianças são pequenas. Depois que elas crescem e veem que nada acontece elas se acostumam. Dizem que as pessoas se acostumam a tudo. É o caso de muitos jovens de classe média que conheço. Estão na vida boa. Qual a motivação para fazerem diferente ? Palavras dos pais ? Acho que eles não tem capacidade cognitiva para verem ou projetarem o futuro e suas recompensas. Segundo o Gikovate, além de estarem insatisfeitas elas precisam fazer uma auto-critica, o que é doloroso. E sabemos que tudo que é doloroso é evitado pelas pessoas. Estamos na "geração jacaré", onde muitos ficam parados na beira do lago, com a boca aberta, esperando a presa cai-lhes no papo.
Universitarios de Camadas Populares na USP
Li uma tese da Debora Piotto sobre universitários de camadas populares que entraram em cursos concorridos na USP de Ribeirão Preto. Esses alunos sofreram choques culturais e sociais, muitas vezes tiveram de enfrentar as dificuldades sozinhos, demoraram mais para adentrar a Universidade e se formar e só conseguiram seus objetivos devido a ajuda social que a USP oferece. Todos descobriram as diferenças sociais. Alguns já no segundo grau, quando migraram da escola publica para a particular. Outros sofreram esse choque já na Universidade de São Paulo. O choque social não podia ser evitado pois os objetivos de vida desses alunos eram diferentes dos da maioria da sua classe social. Com isso tiveram de abandonar um mundo e abraçar outro, o que trouxe desenraizamento. Eles alunos tambem contam que tiveram incentivos para continuar os estudos, principalmente dos professores. Sabemos que professor gosta de bom aluno, pois o mesmo valoriza o seu trabalho. Já os pais desses alunos muitas vezes não entendiam o porque seus filhos queriam estudar tanto e ainda mais em uma universidade publica. O universo do ensino superior simplesmente não fazia parte do seu ideario. Eles tambem relataram as dificuldades e as diferenças existentes entre eles e seus colegas. Todos tiveram momentos de glória entre os seus colegas de escola publica e foram muitas vezes reconhecidos como excelentes, bem como quase todos tiveram experiência de trabalho.
O choque entre a Universidade e a Vila Joaniza
Conheço a Vila Joaniza superficialmente porque minha irmã tem um consultório dentário há muitos anos por lá. Trata-se de um bairro de periferia, com pessoas de classe média baixa. Pois bem, houve um trabalho de pesquisa universitária feito em 1995, em que universitarios foram até o bairro e confrontaram o pensamento dessas pessoas com o publico da universidade. Houve um choque de civilizações. A universidade, seus objetivos, o tipo de pessoa que a frequenta, está muito distante da realidade da Vila Joaniza. Pessoas que ali residem estão muito mais preocupadas com o trabalho e com a criminalidade, que vive ao lado. Para essas pessoas pobres, o poder disciplinador do trabalho é um antidoto contra o desvio para a bandidagem. Pelo menos para os filhos homens. Para as filhas mulheres elas provavelmente acreditam no casamento com um "provedor". São as chamadas camadas de trabalhadores. Essas pessoas pensam no estudo como algo superfluo: o importante é trabalhar. Caso sobre tempo, estude. Dizem frases como: Além de professor você tambem trabalha ? Vou contar um pouco sobre a transição entre filhos das camadas trabalhadoras que entraram na USP em cursos competitivos no proximo post.
Dissuação
Todas as forças armadas usam do artifício da dissuação. É como o leão: antes de partir para a briga ele tenta afastar o inimigo inflando sua juba e urrando bastante. Vale o mesmo principio para os seguranças das boates: quanto mais gorila melhor. E vale tambem para a Receita Federal aqui no Brasil. Eles estão se armando a pelo menos 10 anos. Ano após ano foram aperfeiçoando seus instrumentos para pegar os sonegadores. Tambem aumentaram as punições. Tudo na receita é feito na direção de evitar que a pessoa seja tentada a fazer alguma falcatrua. Eles tentam passar a imagem de que a punição é certa. Não existe recompensa no pagamento de impostos aqui no Brasil, porque quem efetivamente paga não usufrui de quase nada dos serviços publicos. Dizem que os impostos são o preço de manter a sociedade organizada. Sinto dizer que nossa sociedade aqui no Brasil é uma merda, com os maiores impostos do mundo.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
A principal reclamação dos advogados na OAB
Talvez vocês não saibam mas a principal reclamação é sobre advogados que na "mão grande" recebem as verbas dos seus clientes e não as repassam. Esse fato ocorre em geral em causas trabalhistas, onde via de regra o cliente é um nó cego e contrata qualquer advogado de porta de comércio. Quantos clientes tem capacidade de avaliar o trabalho feito pelo advogado ? Quantos podem ir ao forum pegar o processo para acompanhar o que está sendo (ou não sendo) feito ? Quando advogados perdem prazos de contestação ou simplesmente abandonam as causas ? E pensar que advogar quer dizer "falar por" e que damos a essa pessoa uma procuração para agir em nosso nome em juízo. E que seus vencimentos são chamados de "honorários" porque lhes damos a honra de nos representar . . .
Procure identificar quem é imoral e proteja - se !
Muito do nosso sofrimento é nos infringido pelos outros. Sim, pessoas imorais nos fazem sofrer, devido as suas ações que nos prejudicam. Outros tipos de sofrimento nos são auto-infringidos, como por exemplo quando levamos uma vida desregrada e ficamos doentes. Finalmente, temos as fatalidades e essas podemos chamar de infelicidades. É o acidente de transito que não causamos. É a doença grave e inesperada. É a eliminação da nossa profissão ou o fechamento da boa empresa em que trabalhavamos. É a morte de um ente querido. Temos, portanto, duas categorias de desgraças: as evitáveis e as inevitáveis. Devemos nos proteger das evitáveis e rezar para que as inevitáveis não nos atinjam !
A ética e a moral
Nossas relações com os outros deveriam ser pautadas pela ética e pela moral. Infelizmente, na prática, aqui no Brasil, a ética e a moral estão em baixa. Todo dia vemos exemplos de que a regra a ser adotada é: não sendo ilegal não tem problema. A verdade é que conforme escrevi a pouco, o que é ilegal é uma esfera muito menor do que é imoral. Dar golpe da barriga não é ilegal mas é uma das maiores imoralidades que alguém pode praticar. Um advogado iludir seu cliente com uma vitoria facil não é ilegal mas é altamente imoral. Um medico que sabe não ser competente medicar um paciente tambem não é ilegal mas é imoral. Percebemos que a imoralidade tem a ver com a assimetria de poder entre as partes, com a omissão de informações relevantes para uma decisão consciente. A consequencia é o medo paralisante. Pessoas tem medo das outras pessoas. A falta de confiança é generalizada e com razão. Negócios ficam mais dificeis. Idem casamentos e formação de familia e amizades. O interesse suplanta muitas vezes o nobre sentimento do altruismo ou generosidade. E assim vamos vivendo, cada vez mais reclusos, fechados em nossos sentimentos, contendando-nos com migalhas ao invés de viver plenamente.
Engenheiros
O tipico engenheiro que as pessoas conhecem é o Civil. E mesmo assim, poucas pessoas, somente as suficientemente ricas para construirem algo legamente aqui no Brasil. Somente nesses raros casos, teremos o contato direto do cliente com o engenheiro. Nas demais habilitações da engenharia, o profissional trabalha normalmente em uma grande empresa, publica ou privada, sendo normalmente um empregado regido pela CLT. Engenheiros estão por trás de praticamente todos os produtos sofisticados que as pessoas usam. No entanto, eles são "invisíveis" para esses usuários. E quem é invisível em geral não é valorizado. Somente quando alguma coisa dá errada, como quando o prédio cai, por exemplo, é que vão buscar o engenheiro para culpá-lo. Assim é a carreira dos engenheiros aqui no Brasil: sem reconhecimento, normalmente mal remunerada frente as suas responsabilidades e invisível.
Juizes e Promotores
No interior, onde juizes e promotores começam suas carreiras, a exposição da justiça é muito maior que em uma cidade enorme como São Paulo. Todo mundo conhece o juiz e o promotor, porque eles tem de por gasolina no mesmo posto que os demais mortais, ir a mesma padaria, supermercado, etc. A casa onde moram tambem é conhecida e os causos tambem. A transparência é bem maior e é mais dificil se esconder no anonimato. A verdade é mais dificil de ser mascarada mas os problemas são os mesmos de todos os lugares.
Medicos
Medicos fixam-se onde fazem residência. Na verdade, medicos vão para onde existem recursos para eles exercerem seu mister com maestria e desenvoltura. Um médico bem formado não irá se sujeitar a trabalhar em condições precárias. Sua profissão ainda tem suficiente capital social, habilitando-o a poder escolher o que é melhor para ele. Bons médicos, em hospitais com bons recursos, são o que de melhor podemos esperar para a execução da boa medicina.
Hipotese diagnostica
Quantas pessoas não tem suas doenças diagnosticadas adequadamente ? Quantos médicos tem o tempo adequado para fazer uma anamnese completa ? Quantos médicos estão bem e satisfeitos, em condições de bem prestar seu serviço ? Por essas e por outras é que temos uma escala de médicos: o do posto de saúde, o do convênio e o ultra especialista, o "papa" no assunto, que somente trabalha como particular e cobra (bem) caro. Os bons médicos estarão nas capitais e nos grandes centros. Por isso é comum o encaminhamento e o deslocamento entre cidades pequenas e grandes. O médico promete TRATAR e não curar. Quem cura muitos acreditam é DEUS. Eu acredito.
O ilegal e o imoral
Muitas pessoas confundem o que é ilegal com o que é imoral. A esfera do que é ilegal é muito menor do que a esfera do que é imoral. Além disso, a lei e sua aplicação tem suas regras e limitações. Portanto, muita coisa ilegal tambem não é punida. E a certeza da impunidade é o maior incentivo a ocorrência de novos crimes. A pessoa vê que o vizinho faz coisas erradas e nada acontece. Logo ela fica incentivada a fazer o mesmo. Por ter trabalhado em Auditoria, junto ao departamento legal, tive experiência com a lei e suas limitações. O mesmo posso dizer das vezes que fui a juizo, como testemunha, autor ou reu. Tambem li o livro: Você tem todo o direito ! Que foi muito esclarecedor. Minha recomendação: evite o problema antes que ele ocorra, porque depois que ele ocorre, a chance de você ter sucesso em pouco tempo na justiça brasileira é mínima. Por isso, acumule conhecimento, coloque-o em pratica, molde seu temperamento e REZE !
quarta-feira, 18 de maio de 2011
As empresas e seus empregados
As melhores empresas procuram seus empregados nas melhores faculdades. É claro que existirão exceções, principalmente com a possibilidade de uso da internet na seleção. No entanto, sabe-se que os finalistas normalmente estudam nas melhores universidades, porque além da formação acadêmica, eles tambem possuem maior capital social. Mesmo as melhores empresas não possuem os melhores empregados em todas as funções. As boas empresas privadas tambem tem de vencer o interesse dos melhores alunos em serem funcionários publicos, carreira muito mais atraente do que as oferecidas na iniciativa privada. Os muito estudiosos poderão escolher a carreira de pesquisador ou academica.
Saúde, dinheiro e amor
Para os homens a sequencia é saúde, dinheiro e amor. Para as mulheres: saúde, amor e dinheiro. Sem saúde, o dinheiro e o amor somente amenizam a situação mas não resolvem. E o mesmo acontece com cada uma das demais "parcelas". Uma não substitui a outra mas a quantidade de cada uma que a pessoa precisa para ser feliz é variavel. As tres parcelas, balanceadas, fazem o indivíduo feliz.
Pobres no trabalho
Pobre tem de trabalhar ou então em geral irá viver da assistência social ou delinquir. Vamos focar no pobre no trabalho. Os pobres em geral procuram trabalhar o mais cedo possivel, para aliviar as despesas em casa. Uma vez no trabalho, procuram subir na hierarquia, quer trocando de emprego ou então sendo promovidos. Como começam cedo, em geral tem formação escolar falha que procuram compensar com a experiência. Além disso vivem fazendo cursos para encher o currículo e melhorar suas possibilidades de empregabilidade. Como os salarios são em geral baixos, é normal que a maioria dos seus colegas de trabalho sejam tambem pobres. As exceções são aqueles que chegam ao posto de chefes, gerentes, etc ou que se formam em cursos superiores e são aproveitados pela empresa em cargos técnicos de maior relevância. Os pobres que trabalham são a maioria. São a classe "trabalhadora" . . .
Pobres na USP
Os pobres eram exceção nos cursos de elite da USP na decada de 80, quando estudei na Universidade. Os pobres que conheci eram na maioria petistas, pois achavam que eram injustiçados e que tinham de mudar o "sistema". Muitos desses "pr's" (pobres revoltados) conseguiram superar seus recalques e foram integrados ao mundo capitalista. Outros conseguiram um emprego publico para se encostarem e ficaram satisfeitos com isso. Arrumar um emprego publico aliais é o objetivo da maior parte dos cotistas de hoje em dia. Interessante notar que mesmo conquistando uma oportunidade unica de se livrar do seu passado de pobreza, esses jovens da decada de 80 não conseguiam superar seus recalques. Talvez com alguns anos de terapia . . .
Pobre é sempre inculto ?
Será que existe uma correlação positiva entre pobreza e falta de cultura ? Muito provavelmente. Pobre em geral não tem acesso a bens culturais na sua infância. Em geral moram nas periferias, longe dos bens culturais, que normalmente se localizam nas regiões centrais, o que dificulta o acesso. Não tem facilidade de imitar porque não tem contato em casa e tambem não tem contato pela proximidade. E pessoas pobres que enriqueceram ? Elas passam a consumir cultura ? Minha observação direta mostra que não. Essas pessoas provavelmente veem a cultura como algo superfluo e como burrice gastar dinheiro com jornais, revistas, teatro, cinema, museus, shows. É o mesmo processo que acontece quando o "pobre" pode pagar por um bom plano de saúde ou por uma boa escola particular para seus filhos: ele se pergunta porque gastar dinheiro com isso já que o governo providencia "de graça". Ele não consegue ver o benefício de longo prazo. Está preocupado demais com o "presente". Quando poderão ocorrer exceções ? Na universidade, caso o pobre entre em um curso de elite e tenha contato com outra realidade e no emprego, desde que tenha as mesmas condições: contato com uma realidade melhor que seja aceita pelo "pobre inculto".
Os ratos que roubam ou furtam
Infelizes que roubam coisas e pessoas são a escória da bandidagem. Um pedestre tem em média R$ 20,00 no bolso aqui no Brasil. Que objetos de valor existem na casa de uma pessoa comum ? Furtar um carro pode render quanto a um puxador ? Que pessoa de bem guarda fortunas em dinheiro em casa ? Joias furtadas valem quanto ? É só ver quanto paga o penhor da caixa. Esses infelizes como citei acima serão muito provavelmente presos um dia sem nunca ter roubado o suficiente para uma vida de luxo. E são esses ladrões de galinha que mais amedrontam a população porque são eles que interagem com as vítimas. Enquanto o povo pede providências para esse tipo de crime comum, milhões são desviados por crimes do colarinho branco e ninguém se importa . . .
Interesse
Que interesse uma pessoa pode ter em outra ? Sentimental ou comercial. No caso sentimental temos uma relação de compartilhamento, de prazer na companhia do outro, de interesse legitimo pelo bem estar do companheiro (a). No caso comercial a outra pessoa quer o seu dinheiro. As vezes as duas esferas, a sentimental e a comercial estão juntas: contratamos pessoas de quem gostamos, não é mesmo ? Qual o interesse que o mundo tem na maioria das pessoas ? Nenhum. Somente os poderosos de alguma forma são noticia, porque eles podem mudar a vida de muitos. É dessa forma que muitos dedicam-se apenas ao seu trabalho e familia. Isso acontece porque são essas as duas circunstâncias em que obrigatoriamente se tem interesse recíproco garantido.
Razões para o aumento de demências senis
A principal razão é o aumento da idade da população: quanto mais velho maior a probabilidade de você ficar demente de alguma forma. Um outro fator citado recentemente foi a origem de muitos dos velhos de hoje em dia, que foi a zona rural. Segundo a fonte essas pessoas tem baixo nivel de escolaridade e usaram pouco seus cérebros, que é um indicador de maior probalidade de doença mental na idade avançada. Estamos com uma "bomba" relogio no colo: milhões de prováveis velhos dementes nos espreitam !
High Standards
High standards significa altos padrões em português. Quem tem altos padrões aqui no Brasil ? Aproximadamente 2% da população. É por isso que digo que o Brasil é o pais dos 2%. Com esse corte podemos estimar o numero de pessoas decentes, dignas, estudadas, educadas, finas, distintas, enfim, verdadeiros cavalheiros e damas, como nos contos medievais ingleses. O resto ? Bem, o resto é o resto: gente mesquinha, viciada, oportunista, indolente, mau carater, vil ou tudo isso junto. Manter-se dentro dos 2% durante a vida toda é um desafio e tanto aqui no Brasil, pois tudo e todos conspiram para ver a sua desgraça, graças a inveja que por aqui existe em grande quantidade e grau.
Quando se conhece o melhor
Quando conhecemos o que de melhor existe é dificil aceitar-se o inferior. Assim é nas relações de consumo e tambem nas relações pessoais. Quando conhecemos uma grande empresa, a maior do mundo, com toda a sua sofisticação, é dificil trabalhar na padaria da esquina. Como o que é melhor é aristocrático, isto é, somente pode estar ao alcance de poucos, toda vez que conversarmos com alguém poderemos fazer comparações e estimar sua posição no "ranking". É assim com o mais obvio dos rankings, o economico-financeiro. Pode tambem ser feito em relação a coisas mais sutis, como carater e temperamento. Hoje em dia, com a expansão dos meios de comunicação e internet, é pouco provável que alguém não saiba o que é bom. O conhecimento dessa informação poderá levar a pessoa ter consciencia que nunca atingirá determinados padrões de consumo, beleza, posição social e outros que a sociedade nos impõe. Isso levará a frustração da maioria da população, com altos indices de depressão e suicidio. Os que se submeterem a tantas exigências serão como o cachorro que fica correndo atrás do rabo: nunca conseguirão alcançar o que pensam que desejam.
Depender da boa vontade e tolerância alheia
As pessoas aqui no Brasil, por diversas razões, estão cada vez mais neuróticas. Ser neurótico é ter uma reação desproporcional ao estimulo. É assim quando se diz bom dia para alguém e a pessoa responde: só se for para você. E assim vai com os diversos relacionamentos do dia a dia: ninguém quer perdoar os erros alheios. Todos parecem achar que são vitimas incompreendidas, que precisam ser recompensadas pelas suas dores e sofrimentos. E assim esses casos vão parar na justiça, onde vemos demandas de muitos anos por coisas insignificantes, que deveriam ser resolvidas em outros ambitos. A regra parcece ser: todos contra todos !
Sensibilidade
A sensibilidade no ambito das emoções é a capacidade do indivíduo absorver os golpes do destino, como as fatalidades, traições e demais perdas, com presteza. Assim as pessoas com baixa sensibilidade teriam resiliencia alta: pode o mundo cair sobre suas cabeças que elas se recuperam rapidinho. Pessoas com alta sensibilidade sentiriam os golpes com maior intensidade, demorando para se recuperar, isso caso recuperem-se. Pessoas com alta sensibilidade podem achar que as criticas que lhes são dirigidas são maldosas e podem sofrer muitos anos por isso. São os "dodois" que conhecemos na infância . . .
Controle
A emoção controle é muito útil para direcionar nossos esforços para o que vale a pena. No entanto, o controle excessivo, pode levar as pessoas a serem obcessivas. Todos precisamos ter controle sobre várias áreas da nossa vida, para que possamos atingir nossos objetivos. O controle está ligado ao dever de fazer o que precisa ser feito. Tem a ver com a responsabilidade.
Medo e paralisia
A emoção do medo é util quando nos protege de possíveis hostilidades. Ouvindo o medo podemos evitar cair em armadilhas evitando perdas de todo tipo. Por outro lado, o medo em excesso pode nos paralisar. Quando estamos com um medo irracional podemos chegar as fobias, que são patologias. Entre elas temos a fobia social, por exemplo. O medo pode ser útil, desde que na dose certa !
Raiva e vingança
Pessoas raivosas são potencialmente vingativas. Quase a totalidade dos homicidios são por vingança. A raiva é má conselheira, porque leva a fazer o mal. A maioria das pessoas aqui no Brasil sentem raiva por motivos banais. Um comentário, uma observação que fira a vaidade do infeliz raivoso basta para que ele torne-se seu inimigo mortal. Por isso criticar pode ser perigoso: pode-se despertar a ira de seu interlocutor. Bons advogados são em geral pessoas com grande capacidade de contestação. Precisam ser expertos para serem bons profissionais e podem se virar contra quem os contrata. A raiva e a vingança muitas vezes chega a justiça e ai os advogados são contratados e muitas vezes sugam o dinheiro dos raivosos. Eles se tornam especialistas em raiva e raivosos . . .
A justiça e as punições
Temos três poderes: o executivo, que cuida do dia a dia e é o que a população mais conhece, porque tem maior visibilidade. O legislativo, cuja função o povo em geral desconhece e que é muito ineficiente aqui no Brasil. E o judiciário, que em teoria resolve as discurssões e pune quem infringe a lei. Sim, a justiça é a instituição a quem cabe punir os criminosos e aqueles que não cumprem a lei. Acontece que a lei é falha e ai ninguem é punido ou ocorrem injustiças de todo tipo. Vemos então que sempre existe a possibilidade de punições. Já a possibilidade de recompensas depende das oportunidades e as oportunidades nem sempre aparecem.
Antidepressivo ou terapia cognitivo comportamental ?
Mais uma pesquisa. Agora o pessoal "descobriu" que o antidepressivo funciona tanto quanto a terapia cognitivo comportamental para solucionar problemas de depressão. Só que a depressão tenderia a voltar mais vezes com quem só faz uso de antidepressivo. A terapia cognitivo comportamental modificaria a forma da pessoa pensar, com isso modificaria as ligações dos neuronios, criando novas estradas para os impulsos eletricos e com isso novas recedivas de depressão seriam previnidas. Eu tomei antidepressivos e fiz terapia (de todos os tipos). Antidepressivos não funcionam para todas as pessoas. O mesmo vale para a terapia. A terapia cognitivo comportamental pressupõe que se você ficou doente você é o errado. Pessoas que fazem as coisas certas não ficam doentes, na cabeça desses terapeutas. Isso pode ser verdade para algumas pessoas mas não é para todas. É verdade para as pessoas que sofrem devido a fatalidades, sentindo-se culpadas sem ter motivo verdadeiro. É verdade para quem faz realmente coisas erradas, que seriam desaprovadas pela maioria das pessoas. No entanto não serve para quem não fez nada errado mas foi vitima de uma grande traição ou da maldade intrinseca de muitas pessoas que se dizem humanas. Vale tambem para quem fui vitima das circunstancias sociais do seu tempo. Este é um assunto cabeça que poucas pessoas compreendem e tem capacidade de entender. Uma pena . . .
Por que fazer terapia ?
A melhor resposta foi do meu terapeuta Marco Antonio: porque sofremos. E quando buscar a terapia ? Por conta propria ? Ou por indicação de alguém que nos ama ? As duas respostas estão corretas e podem ser resumidas na frase: pelo amor ou pela dor. A verdade é que ninguem do meu conhecimento na adolescencia e juventude fez terapia. Todos nós sofriamos na mão de nossos pais, alguns calados e outros reclamando. Ninguém era chamado a intervir na casa das pessoas. Felizmente o mundo evoluiu. Alguns pais já admitem buscar ajuda de uma psicologa ou psiquiatra para ajudá-los a resolver seus problemas emocionais ou de seus familiares. Hoje estou enfrentando dificuldades com minha filha. Percebi que algo de muito errado estava acontecendo há alguns meses. A certeza veio na forma de um processo injusto e covarde de autoria dela. Andei pensando no que iria falar para ela. Graças a Deus sou uma pessoa ponderada e hoje, ouvindo um comentário na CBN, decidi que o melhor é indicá-la para a terapia cognitivo comportamental. Como ela irá receber um bom dinheiro "de graça", poderá pagar o terapeuta sem sentir dor e isso poderá mudar o futuro dela. Pelo menos é uma tentativa . . .
terça-feira, 17 de maio de 2011
Vontade Alta
O resultado do teste de temperamento apontou que minha vontade é alta. Isso significa que eu tenho tendência a mover-me em direção ao que desejo. Em outras palavras: não fico "dormindo", como, por exemplo, meu sobrinho. Apesar dos tombos, posso dizer que consegui todos os meus principais objetivos. Tenho um pouco de dinheiro, amor e saude. No medio e longo prazos não tenho grandes ambições, tais como comprar imoveis, ter filhos, abrir um negócio ou dar uma volta ao mundo. Pretendo administrar a situação até quando puder, enfrenando corajosamente as traições que porventura ocorrerem e suportando as fatalidades, já que não as posso evitar. As transgressões voluntárias são cada vez menos frequentes, já que o controle sobre as ações dos indivíduos aumentou significativamente nesta época de camaras, radares, celulares e internet.
Quanto tempo dura a riqueza de um astro ou estrela
A riqueza costuma chegar para uns poucos privilegiados nas artes e nos esportes. Como a fama pode ser breve e a vida longa, essas pessoas deveriam ser experts em economia e finanças, o que não é a regra, já que o artista em geral não entende nada mais do que sua arte. Ai entram os empresários e outros "amigos" que muitas vezes fazem maus negocios em nome do artista e a riqueza tão rapidamente conquistada tambem desaparece. Ai são comuns os casos de suicídio de ex-artistas e esportistas famosos: como conviver coma o esquecimento e a pobreza quando se viveu momentos de glória ? Alguns tem mais sorte e suas carreiras duram mais anos, eles aprendem ou ouvem conselhos de pessoas bem intencionadas e as suas vidas tem um final melhor.
Falando mal do filho para o pai ou para a mãe
Um caso comentado pelo Max hoje me chamou a atenção: um pessoa contratou o filho de um amigo e esse filho foi um fiasco como empregado. O patrão queria demitir o empregado mas não gostaria de perder a amizade. Ai o Max recomendou não dizer a verdade, que o filho do amigo era um incompetente, pois o pai sempre acha o filho o máximo e a amizade poderia acabar. Essa situação é comum e cômica, tinha até um personagem do Jô Soares que dizia: tem pai que é cego !!! . Este caso é explicado pelas limitações emocionais das pessoas. Todos nós conhecemos casos assim: pais que sustentam filhos até morrerem, casais que permanecem juntos e infelizes até o final da vida, parentes que exploram a boa fé das pessoas próximas, como tias idosas. Em todos esses casos essas atitudes nos parecem irracionais e muitas vezes idiotas. Todas elas demonstram formas variadas de escravidão, onde as pessoas estão sofrendo e não se sacrificando. É por essa razão que se dá muito mais valor as declarações de terceiros do que as das pessoas envolvidas emocionamente nas questões. As mães sempre acham seus filhos lindos e maravilhosos. Os pais muitas vezes acham seus filhos competentes, disciplinados e bons profissionais. Fazem isso porque se projetam nos filhos e falar mal deles seria falar mal de si mesmos.
Recompensas e punições
Esse é o segredo da maioria das pessoas e da educação das crianças: recompensas e punições. As pessoas são movidas pelo desejo/vontade de recompensas e pelo medo das punições. Resumindo: pelo amor ou pela dor. Existem áreas onde a recompensa predomina, como em vendas, com seus bonus e comissões. Em outras áreas o que predomina é a punição: o risco de demissão caso não cumpra com as suas "obrigações". Para motivar as pessoas é necessário que exista um equilibrio entre as recompensas e as punições, algo como um custo-beneficio otimo. O crime é assim: caso compense o risco de ser preso, em geral aparecerão pessoas dispostas a cometê-lo. O mesmo vale para a decisão de estudar ou trabalhar com afinco e dedicação. Uma pessoa estará mais motivada quanto maior for a recompensa (por exemplo um bom salario ou um bom ambiente de trabalho) e quanto menor for a punição (ter de enfrentar longas horas no transito, ficar longe da familia/amigos, ter de passar muitas horas trabalhando depois do expediente). Esta é a natureza humana e ir contra ela é para muitos poucos.
O otimismo
Uma pessoa que conheci dizia que todo otimista era uma pessoa mal informada. Ser otimista é um traço de temperamento. É chamado de temperamento hipertimico. Esse temperamento foi o resultado do meu teste feito aqui no internet. Nesse temperamento a vontade é forte, ou seja, o desejo e a busca de recompensas é grande. O medo é baixo, que combinado com controle medio ou fraco, leva o individuo a arriscar-se mais que o recomendável. Esse temperamento me colocou em dificuldades muitas vezes, por confiar nas pessoas erradas, a maior parte das vezes. Felizmente, como aprendo com meus erros, confiar nos outros ficou mais dificil mas eu nunca desisti de ser otimista, só que estou mais cauteloso. Sempre acreditei no melhor para os jovens, na potencialidade deles. Acho que o futuro somente pode ser modificado pela melhora dos jovens. No entanto, tenho observado que essa esperança está cada vez mais distante, devido aos rumos que nossa sociedade está seguindo. Vejo familias tentando lutar contra a maré, tentando proteger seus filhos, pensando que vivem em uma ilha. Essas pessoas imaginam que fizeram a parte delas e que isso basta para sentirem-se sem culpa. Que se não deu certo, a culpa é da sociedade, da escola, da justiça, da igreja, do patrão. É fácil pensar egoisticamente e sentir-me bem . . .
O homem ideal segundo as mulheres
As mulheres que não são bobas, muito pelo contrario, estão cada vez mais espertas, dizem que o homem ideal tem de ser viril e sexualmente ativo, carinhoso, praticar esporte e cuidar da saude fisica e ter dinheiro. E o mais importante, esse homem tem de gostar da mulher em questão. Os homens são muito menos exigentes: em geral basta que a mulher seja bonita. A realidade da maioria dos homens não é tão perfeita como as mulheres querem. Por isso, muitas mulheres permanecem e permanecerão sozinhas: elas não tem interesse em diminuir suas exigências pois vivem bem como estão. E os homens ? Ou se contentam com mulheres inferiores ou terão de aprender a viverem sozinhos e serem menos dependentes das mulheres.
Um chefe para cada 10 empregados na média
Segundo o Max essa é a média no serviço publico e no privado. Quando trabalhei essa media podia variar, conforme a importancia estrategica do departamento ou seu poder relativo. Assim sendo, em areas com pessoas altamente qualificadas ou em departamentos em que muito dinheiro estava envolvido, essa media era muito menor, talvez 1 chefe para cada quatro empregados. O contrario tambem pode acontecer: na area de telemarketing deve existir um chefe para cada 50 atendentes. Outra tendencia é a pessoa ser chefe de si mesma. Dessa maneira a empresa economiza dinheiro, já que gerentes/diretores e presidentes são cargos improdutivos, que tem de ser carregados pelos demais empregados dos departamentos de linha. Os departamentos de linha nunca gostaram de sustentar os departamentos de staf. Só que cada um deles tem sua importancia. A diferença é que a linha tem de trabalhar todo o dia e o staf mostra seu valor nos momentos de transição, onde pensar e planejar é fundamental.
Solidão mata
Acho que já escrevi aqui sobre as pesquisas que mostram que a solidão mata. O ser humano que ficasse sozinho, longe do grupo, estava condenado a morte. Por isso, a pena de ostracismo ou banição era equivalente a uma pena de morte. Nossos pais, que em geral gostam de seus filhos e os protegem, morrerão um dia. Caso não sejamos capazes de formar um familia funcional, ficaremos sozinhos. Por isso, as associações com o sexo oposto são tão importantes. Todo solteiro deveria tornar-se um expert em conhecer o sexo oposto, suas manhas, virtudes e defeitos. Os pais deveriam ser os primeiros a orientar seus filhos mas a escola não deveria ficar de fora. Da religião não podemos esperar muito, pois o "ame ao proximo como a si mesmo" ou o "não faça ao próximo o que não queres que te faça" parece estar fora de moda . . .
Inteligência
Inteligência vem de entre-escolher. No entanto, para escolher, precisamos saber o que existe. Para muitas pessoas limitadas o que existe é aquilo que elas veem ou tem acesso. Era assim antes da invenção da televisão e dos meios de comunicação de massas. Hoje em dia, com o advento da internet, uma pessoa inteligente pode ter acesso a tudo que existe no mundo. Para isso basta conhecer o idioma do pais em que se quer buscar a informação. O inglês é basico para acessar os principais conteudos do mundo. Tendo-se o acesso a tudo que existe podemos comparar e selecionar o que de melhor existe. Tambem podemos fazer calculos de custo beneficio com muito maior facilidade. Podemos monitorar mercados e decidir de forma inteligente quando vender ou comprar. Podemos encontrar namorada entre as 17 milhões de mulheres cadastradas no site par perfeito. O mesmo vale para buscar um emprego ou selecionar um médico. As noticias e as materias ficam registradas para sempre e estão disponíveis 24 horas por dia. Tudo isso ao alcance de um click . . .
Poucos conhecem o trabalho dos outros
Eu sou um privilegiado. A vida, que me gastou a cabeça, tambem me trouxe conhecimento e sabedoria. Parte desse conhecimento é sobre as muitas profissões que existem. Como auditor eu tinha de conhecer o trabalho dos outros por obrigação. Todo trabalho tem uma expressão financeira: ele custa dinheiro e acrescenta dinheiro em uma cadeia produtiva. Quanto custa o trabalho e quanto ele adiciona é objeto de estudo da economia. Todo trabalho tem alguma dificuldade para ser realizado. Quem realiza um trabalho bem remunerado com maestria e produtividade fica rico. Muitas profissões tinham seus segredos. Era o "pulo do gato". Hoje os segredos são muito poucos. As pessoas tomavam conhecimento dos "segredos" na universidade. Infelizmente estudar as leis por conta propria não faz de você um advogado mas te ajudará a escolher um quando precisar.
Tendências
Tendências indicam a direção para onde as coisas caminham. A tendência torna produtos e comportamentos obsoletos e inúteis. Temos tendências de consumo, sociais, profissionais. As de consumo são obvias: ninguem usa mais um video cassete e quase ninguém compra carro somente a gasolina. Sociais são mais interessantes: casamentos e relacionamentos, habitos de preservação da saúde, educação dos filhos. Profissionais tem a ver com o curriculo das universidades e com as exigências do mercado de trabalho. Muitas exigências são estaticas: medicina é sempre medicina, direito é sempre direito. Outras são dinamicas, principalmente na área de tecnologia. Eu sou um observador atento de todas as tendências. Notei que em termos de casamento os duradouros tenderão a ser cada vez mais raros e escolher adequadamente o parceiro fundamental. Os mais inteligentes conseguirão fazer uniões sinergicas e tenderão a produzir a nova elite, pois seus filhos serão educados com valores de longo prazo. A tecnologia se encarrega de colocar o poder nas mãos de poucos e esses poucos serão escolhidos entre a elite. Esse movimento já acontece nos Estados Unidos e como tudo que acontece lá chega aqui . . .
domingo, 15 de maio de 2011
Vontade, medo, controle, sensibilidade e raiva
Essas são as emoções basicas avaliadas no teste do temperamento. No meu resultado deu vontade alta, medo baixo, controle medio,sensibilidade media e raiva baixa. O temperamento resultante foi hipertimico. Traduzindo: sou mais otimista que o recomendavel e por causa desse comportamento tenho decepções e acabo sofrendo. Por outro lado dificilmente deixo de aproveitar uma oportunidade. Esse temperamento não me ajuda em atividades repetitivas e tediosas. Pessoas com controle alto são mais indicadas para essas atividades. Pessoas com medo alto em geral não se arriscam e, se por um lado evitam problemas, por outro lado podem perder oportunidades. A raiva aparece como uma das emoções mais complicadas. Ela tem a mesma origem da vontade mas é sentida como uma agressão. É dificil de ser suportada pelas demais pessoas.
sábado, 14 de maio de 2011
Mulher sabe criar filho homem ?
Conheço alguns casos de filhos homens que foram criados em casas em que viviam somente mulheres. Esses meninos se tornaram homossexuais. Esse fato comprova minha teoria de que mulheres não sabem criar filhos homens. Somente uma mulher excepcional, para saber como os homens pensam e se sentem para ensiná-los a serem homens. Talvez uma medica psiquiatra solitaria e seu filho conseguisse essa façanha, se bem que depois do caso Suzane passei a duvidar até da competência das mães psiquiatras. Mulheres raramente ficam sozinhas, principalmente quando são jovens, daí serem poucos os casos de filhos homens criados em ambientes somente femininos . . .
Parceiros Sexuais
Uma prostituta poderá ter em uma semana mais parceiros sexuais que uma mulher solteira em toda a sua vida. A unica coisa que limita o numero de parceiros sexuais de uma mulher é o seu nivel de exigencia. A ordem das coisas é as mulheres serem muito mais seletivas que a maioria dos homens. Dai os indices de traição serem tradicionalmente maiores entre os homens, realidade que está mudando rapidamente. Os indices de negativa de paternidade tambem nunca foram tão altos. Estamos em uma fase de grandes mudanças . . .
Mulheres mães
Sempre achei que o lado animal do ser humano era muito forte nas mulheres por razões biologicas. Contra o meu argumento vem o dado estatistico de que a maioria dos presos são homens. As meninas se tornam mulheres na menarca. Não precisam de uma iniciação cultural como os homens. Elas tambem sentem o filho na barriga durante a getação. O homem precisa se acostumar com a ideia de ser pai, ela não é automática. A mulher tem de amamentar o filho e isso a faz perceber que ele é dependente dela. O homem não passa passa por esse processo. Devido a todas essas caracteristicas fisicas, portanto paupaveis, as mulheres, na média, tem o chamado instinto maternal. E por causa desse instinto, a sociedade se moldou a muitas das exigências das mulheres. Quando você pergunta a uma mulher que é mãe sobre filhos, a resposta dela é sempre influenciada por esse determinismo biologico. Muitas delas são desequilibradas, que acham que seus filhos nunca crescerão e que tem de ser protegidos eternamente. Provavelmente a natureza fez as mulheres assim porque caso contrario a especie humana teria desaparecido. Os tempos mudaram mas muitas mães continuam na pré-historia ou antes disso . . .
Os queridinhos
Em todas relações humanas temos os protegidos e queridinhos. É assim no trabalho, na familia e na sociedade. Quando você é o queridinho você é beneficiado e pode achar que tudo está certo. O problema é com quem é preterido. Esse em geral se revolta e não aceita a situação. As emoções estão na parte mais primitiva do cérebro e as reações emocionais são portanto mais primitivas. É por isso que elas são muitas vezes irracionais e nos parecem burras. A verdade é que a pessoa tem suas limitações e não consegue fugir delas. Infelizmente para quem vive aqui na terra . . .
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Velhos insuportaveis
Tenho observado que a velhice e a decrepitude atinge as pessoas em situações diferentes. Existem velhos marrentos, que mesmo perdendo sua capacidade analítica, insistem em continuar tomando decisões. A consequência é que esses velhos perdem o trem da história e cometem erros, perdendo seu dinheiro e sua saude. Com o agravamento da situação economica, muitos filhos gostariam de herdar o máximo possível e a atitude desses velhos obsoletos faz com que esse dinheiro migre para a mão de pessoas "espertas". Outros velhos se especializam em fazer acusações e procurar culpados pelos erros do passado. Esses ficam repetindo o dia inteiro e todos os dias suas histórias tristes, xingando seus desafetos. Os velhos mais suportáveis são aqueles que estão vegetando: esses não aborecem muito. Tem de ser conduzidos como bebes. Prefiro os jovens. Com eles pelo menos temos a esperança de que aprendam algo. Com os velhos essa esperança é bem menor.
Muitos homens sem filhos fizeram o bem para a sociedade
É sintomático. Quando um homem não tem filhos e ganha muito dinheiro, existe a possibilidade de ele doar esse dinheiro para a sociedade, através de uma fundação. Temos alguns casos aqui no Brasil, como a Fundação Salvador Arena. Esse homem, um politécnico por sinal, ganhou muitos milhões, fundou uma empresa exemplar, a Tecnomecanica e deixou um legado: fundou uma escola reconhecida como referência, onde o ingresso é por sorteio e deixou a empresa para os seus funcionários. Assim também ocorre com pessoas que instituem patrimonios para conceder bolsas de estudo a alunos carentes por exemplo e o mesmo acontece com hospitais, como por exemplo a Fundação Antonio Prudente, do hospital do cancer. Interessante que esses exemplos são de alunos da Universidade Publica, em particular da Universidade de São Paulo. Grandes homens, que reconheceram o que receberam, multiplicaram e doaram de volta a sociedade !
Os filhos sempre levam dinheiro dos pais
O que muda é de qual pai, até quando e quanto. Existem pais que dizem que a obrigação deles é dar uma profissão para o filho e a partir daí ele que se vire. Existe pai que quer melhorar as condições do seu filho homem conseguir uma boa parceira, ou seja, está investindo em seus netos. Esses pais muitas vezes dão mais dinheiro aos seus filhos do que o mínimo necessário. Com isso, caso seus filhos tenham juízo, poderão ter acesso a uma mulher de melhor qualidade para casar. Existem filhos que levam dinheiro dos pais até morrer: são sustentados pela mesada do pai mesmo depois de casados. Aqui temos na verdade um adiantamento da herança. As filhas entram no artigo anterior: são sustentadas na casa do pai enquanto solteiras até morrer. Podemos imaginar um filho como um investimento: alguns levam menos dinheiro e dão maior retorno. Outros levam muito dinheiro e não dão retorno nenhum.
Assinar:
Postagens (Atom)