Um intelectual vê o trabalho de um operário e o compreende facilmente, embora talvez não seja capaz de o realizar com a mesma qualidade e produtividade. Um operário, em geral, vê o trabalho de um intelectual e não consegue entendê-lo nem valorizá-lo. Para ele, que usa as mãos apenas e secundariamente ser cérebro, o intelectual não faz nada. Um operário não sabe nem ler nem escrever muitas vezes. Por isso todos os livros do mundo não significam nada para ele, da mesma forma que o conhecimento acumulado em outras áreas que não as suas. O que o operário não sabe é que o intelectual está por trás de quase tudo que ele usa no seu dia a dia. Ele não sabe e não sabendo não valoriza. Acontece o mesmo com tudo na vida conforme já escrevi outras vezes: a resultante é a incompreensão, a inveja (mistura de humilhação com raiva) e a agressão gratuita.
sábado, 31 de dezembro de 2011
Macumbas e outras magias negras
Os negros africanos vieram como escravos para o Brasil. Eles já conviviam com a escravidão na África, o que muitos não sabem aqui no Brasil. Na condição de escravos, portanto desprovidos de qualquer bem material ou de dignidade, eles desenvolveram a macumba e outros rituais de magia negra, com a finalidade de atingir aqueles que eles invejavam e por isso eram considerados inimigos a serem destruidos. Toda religião tem um aspecto prático e não é de se surpreender que sejam grupos oprimidos aqueles que tenham desenvolvido mais tecnicas desse tipo.
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Um ambiente enriquecedor favorece muito
Uma crianças que nasça em um ambiente propicio aos estudos, onde o jornal chegue todos os dias, onde livrarias sejam frequentadas, onde livros sejam comprados e enaltecidos, onde o saber tenha um lugar de destaque, com certeza terá muito maior probabilidade de seguir uma carreira de nivel superior de prestigio. Pais formados nas melhores universidades em cursos de elite com certeza servirão de inspiração para esses filhos. É claro que o ambiente favorece mas não determina, uma vez que muitos outros fatores estarão em jogo e a prova disso é a tal da "regressão a média". Acontece que conhecer o "caminho das pedras" evita perda de tempo e de energia, questão fundamental quando precisamos vencer fortes competidores como nos dias de hoje. Meu mergulho nos livros não exatamente planejado pelos meus pais. Foi de certa forma proporcionado por fatores aleatórios, como a compra de uma enciclopedia para ajudar um tio ou entrar em um colegio tradicional de elite por conta das dificuldades que minha irmã enfrentou. Meu amigo Alvaro conhece todos os caminhos para fazer do seu filho um oficial da marinha do Brasil. Só falta seu filho querer e se dedicar (e ser capaz). Eu conheço todos os caminhos para tudo. Só falta alguém para ensiná-los . . .
Ambientes e sociedades enlouquecedoras
Hoje descobri que existe uma disciplica chamada Psiquiatria Social. Essa disciplina me pareceu parente das ciencias sociais, como a antropologia e a sociologia (quem sabe até da política). Provavelmente ela explica, através do estudo do cérebro, as reações das pessoas e o seu comportamento. Já tinha ouvido falar em Psicologia Social (até comprei um livro). Existe lógica em achar que o meio influencia a mente das pessoas. Isso seria fruto da educação e da cultura. A sociologia mostra como pensam determinadas classes sociais e como isso influencia seus membros. Uma classe social pode ser definida pela sua renda ou mais precisamente pela profissão exercida. Existe uma correlação entre profissão e renda, o que mostra coerencia entre os dois criterios. Existe uma lógica entre inteligencia e ganhos financeiros, inteligencia aqui entendida como as de Gardner. Os salários em uma sociedade são estipulados pelo valor que aquela sociedade dá ao trabalho realizado, levando em conta tambem a sua complexidade e a quantidade de pessoas habilitadas a executar tal trabalho. Os casos mais interessantes seriam os que fogem das imposições sociais: pobres que são criados com os ricos, crianças inteligentes resgatadas de um futuro miserável por uma bolsa de estudo, talentos descobertos por olheiros no futebol, na moda, etc, ricos que se envolvem com criminosos, meninas bem nascidas que vão para a prostituição, crianças inteligentes que se perdem e não atingem seu potencial. Com certezas existem caminhos que levam a loucura: alguns são endogenos. Outros são criados pelo ambiente social, pelas crenças religiosas e pela convivencia com pessoas doentes. E alguns são a combinação de ambos . . .
Poupadores X Rentistas
Existe um viés ideologico muito grande com relação as pessoas que poupam dinheiro. Para a direita são poupadores, pessoas indispensáveis a manutenção do nosso sistema capitalista, que permite as pessoas tomarem crédito e usufruirem de bens que elas não poderiam. Para os esquerdistas, os defendores dos "trabalhadores", eles são rentistas: pessoas que se apropriam de parte do trabalho dos outros, através da cobrança de juros. Uma análise mais profunda mostra que tudo pode ser explicado pela lei da oferta e da procura: existem muitos tomadores de crédito e poucos poupadores. Logo, esses poucos poupadores tem de ser incentivados a poupar, para que o sistema funcione. E o termometro dessa relação são os juros pagos aos poupadores. Simples assim, sem a necessidade de ideologias que nada mais fazem do que privilegiar minorias que querem tomar o poder para sí.
Caráter é tudo
A frase foi lida por mim no obtuário de um engenheiro da Poli no jornal de hoje. Ela condensa muita sabedoria. Poderia ser dita em termos filosóficos: quando a premissa é falsa pode-se provar qualquer hipótese. Infelizmente descobrimos o mau caráter das pessoas quando já fizemos negócio com elas ou nos envolvemos. Isso sempre acontecerá porque somente quem não faz nada não se arrisca a cair em uma armadilha. É como no mundo animal onde alguns seres se disfarçam no meio ambiente, de forma a permitir suas vítimas se aproximarem até que eles possam dar o "bote" fatal. Quando descubro que uma pessoa é mau carater imediatamente me afasto dela e a desprezo. Uma pessoa assim não é confiável e deve ser evitada como um bicho peçonhento. A partir desso momento nenhum contato espontâneo é mantido e todas as lides passarão a serem decididas por via judicial. A falta de caráter pode prejudicar um negócio mas ele é mais mortal no casamento, que é de longe o investimento de maior risco que existe nos tempos atuais. Um golpe da barriga pode te custar facilmente R$ 800.000,00 . Perder esse dinheiro em um negócio é para muito poucas pessoas e para grandes empresas apenas.
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
As armadilhas do endividamento em moeda estrangeira
Aconteceu com o Brasil na década de 70: os juros externos eram baratos e o Brasil pegou bilhões de dólares emprestados para fazer o "milagre brasileiro". Isso era necessário porque nossa poupança interna era baixa e portanto nossa capacidade de investimento tambem era baixa. A ideia era pegar o dinheiro e criar condições para um desenvolvimento sustentável, da mesma forma que alguém pega um empréstimo para um negócio e com o lucro do négocio consegue pagar o empréstimo e ainda ter lucro, gerando desenvolvimento, emprego, impostos e bem estar social. A história mostrou que isso não aconteceu e por conta do aumento dos juros na década de 80 (eles eram flutuantes) o Brasil quebrou duas vezes externamente e uma vez internamente. Ninguém controla o cambio em países periféricos como o Brasil. Não somos uma Alemanha ou uma Inglaterra, onde a paridade do câmbio fica a mesma por décadas. Esse fato agrega mais um fator complicador ao tomarmos emprestimos no estrangeiro. Essas armadilhas da moeda estão acontecendo com a Europa, onde temos os primos ricos e os primos pobres, atualmente amarrados por uma moeda comum. A soberania de um pais está relacionada a ter uma moeda própria, bem como uma política fiscal e monetária. Um país que adota uma moeda comum abre mão desses instrumentos. Como conseguir união de interesses entre nações tão diferentes ? Um Ingles pensa diferente de um alemão que pensa diferente de um Francês que pensa diferente de um Italiano. As produtividades dos empregados desses países tambem são diferentes.O passado desses países, seus recursos, tudo é diferente. A grosso modo as famílias são assim: cada uma com suas idiossincrasias, suas virtudes e seus podres . . .
A biologia e a cultura
A biologia é praticamente imutável e quando muda, muda muito lentamente, através de mutações. A cultura, ao contrário, é como a moda: pode mudar de tempos em tempos. Isso acontece, porque ela é uma criação da mente humana. A mente humana é pródiga em imaginar um homem ideal, muito diferente do homem real, com suas imperfeições. E aí, a cultura tenta enfiar na cabeça do homem o que ele deveria ser. A educação tenta civilizá-lo. O mesmo faz a religião, com ressalvas, porque existem religiões beligerantes e agressivas contra aqueles que não professam suas idéias. A religião não é despresível, porque até hoje existem países atrasados que são teocracias. O Gikovate mostra com fatos cientificos a fragilidade dos homens frente as mulheres, em função das mudanças culturais que aconteceram e que eliminaram a vantagem da força física dos homens. Culturalmente as mulheres conseguiram muitas vantagens em relação aos homens. Isso reflete-se até no judiciario brasileiro e é muito evidente nas relações entre os sexos, quando o homem tem de fazer concessões para conseguir o que quer das mulheres. Também é evidente no jogo que as mulheres adotam hoje em dia: entregar-se por amor a seu companheiro ou então "rifar" seus favores sexuais a quem lhes trouxer maiores ganhos. A escolha será decidida pela natureza da mulher: mais generosa irá amar e doar-se ao marido. Sendo mais egoista, tornar-se-á amante de quem lhe trouxer maiores vantagens financeiras, sociais, etc. A mim interessa a mulher mais generosa. A mulher egoista deixo para os outros. No caso deles, seria mais barato e provavelmente gratificante pagar uma prostituta de luxo. Só não fazem isso porque em geral roubam de terceiros para financiar os préstimos sexuais que recebem, como no caso de promover a amante no serviço, no caso de empresas multinacionais de capital aberto.
E foram felizes para sempre
Muitos filmes que assisti na infância e juventude terminavam assim. Quanta ilusão era consumida pelas pobres crianças da minha época ! O cinema já foi considerado o terapeuta dos pobres e acho que comigo foi assim. Minha realidade chata de adolescente, sendo hostilizado e sofrendo bulying, era amenizada pelas viagens que eu fazia nos cinemas da época. Os problemas não resolvidos somente foram adiados e explodiram nos relacionamentos amorosos. Com direito a depressão, afogamento de mágoas no alcool e criação de idealizações a respeito dos seres humanos que não correspondiam a realidade. A verdade é que existiam pessoas más e perversas já naquela época e que, como predadores, se aproveitavam dos incautos. Existiam aproveitadores tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Só que existia a cultura e o cinema era parte dessa cultura . . .
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
A singularidade ou o genérico
Você é singular ou genérico ? A maioria é genérico. Ser singular dá trabalho e custa caro. Eu sou singular a maior parte do tempo. Ninguém é 100 % singular porque vivemos em sociedade e participamos de muitos grupos. No meu caso esses grupos são pequenos, nada como ser da torcida do Corinthians por exemplo. Mesmo no trabalho eu era singular: meus departamentos tinham poucas pessoas, mas eram estratégicos e bem remunerados. Ser diferente te trás outro tipo de problema: você precisa achar uma pessoa diferente tambem para fazer par. Ser diferente atrai olhares de inveja tambem, em particular quando você é superior. Ser genérico é um bom remédio para passar despercebido e evitar ataques de assaltantes por exemplo. Como ambas possibilidades existem, é sinal de que ambas estão adaptadas ao nosso mundo.
Os pequenos trogloditas
Nascem todos os anos milhões de pequenos trogloditas aqui no Brasil. São os bebes, que segundo Freud eram um ID puro. A função da educação é civilizatoria, isto é, tornar o convivio nas cidades (civil quer dizer cidade) suportável. As cidades surgiram a uns 10.000 anos apenas. Viver nas cidades, em espaços relativamente pequenos, requer o mínimo de educação. Dessa necessidade surgiu a lei e a ordem, os direitos e deveres. Quando as pessoas viviam no campo, no meio do mato, provavelmente os homens eram mais selvagens. A luta pela sobrevivencia criava suas próprias regras. Uma delas era que qualquer estranho e por estranho entendia-se quem não pertencia a mesma família, tribo ou clã, era um inimigo. O encontro com o inimigo significava a imedita luta de morte com ele, pois ele era uma ameaça. Nas cidades temos ainda os condomínios, onde podemos observar a existencia até hoje de "incivilizados" entre nós. Viver nas cidades, em particular nas grandes cidades é, em teoria "anti-natural" e coisa recente na história da humanidade. Acontece que existem muitas vantagens em viver na cidade e por isso elas continuam a crescer no mundo todo.
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
A competição aberta
Muitas pessoas não querem a competição aberta porque sabem que estão em desvantagem ou então não querem ter trabalho. A competição aberta é defendida pelos liberais. Sabemos que ela não é perfeita. Muitas vezes preferimos fornecedores exclusivos, recomendados e com serviços comprovados. Isso em geral acontece quando os riscos são grandes e precisamos de pessoas confiáveis. Um caso interessante é com relação a clientes que reclamam: conforme uma análise prévia, muitos fornecedores preferem que esses clientes se mudem para a concorrência. É assim onde as forças forem desiguais, com predomínio do fornecedor. Acontece com muitos colégios, bancos, governos, companhia fornecedoras de serviços públicos e telefonia. Já não é verdade com vendedores de carros ou imóveis, por exemplo. E na conquista amorosa que é individual e personalista, informações privilegiadas podem ser decisivas. Sempre haverá alguém querendo intermediar uma transação importante e cobrando por isso, mesmo em tempos de internet . . .
Nada como ser um empreendedor com informação privilegiada
Quem quer ficar rico com pouco esforço e risco precisa somente de uma informação privilegiada. É o caso de uns conhecidos, que, sabendo que uma grande empresa de telefonia celular viria para o Brasil, tornaram-se representantes deles aqui no Brasil. Também é o caso de alguém que tem contatos no governo e que fica sabendo de grandes investimentos em infra-estrutura, como a passagem de uma ferrovia, estrada ou coisa do tipo antes dos outros: essa pessoa pode comprar terras que se valorizarão centenas de vezes. Acontecia o mesmo com a maxidesvalorização da moeda: pessoas no governo que sabiam quando ia acontecer, compravam todos os dolares do mercado e ficavam milionárias. Quem não tem esse tipo de informação, fica ao sabor do seu talento de empreendedor, o que significa conseguir vizualizar oportunidades antes dos outros, o que é bem mais dificil. O empreendedor "acredita no seu taco", é um otimista por excelência. Ele tem de conhecer seu mercado, composto pelos seus clientes, fornecedores e concorrentes. Ele tem de entender do negócio e ter alguma vantagem competitiva, caso contrário não sobreviverá no mercado. É por isso que não basta ter uma boa ideia. O ideal é ter ou os clientes na mão ou os fornecedores, conforme a natureza do negócio que estamos visando. Ter os clientes na mão é tipico de um prestador de serviços. Ter os fornecedores na mão é típico de quem tem um bom relacionamento e que pode ser apresentado como competente no ramo. Existem pessoas que primeiro tem os clientes e com base nisso negociam com os fornecedores. Os fornecedores em geral podem ser grandes fabricantes em série ou então grandes empresas de tecnologia. Margens de lucro dependem de cada ramo de negócio, na fabricação e no comercio e até mesmo na prestação de serviços. A maioria não quer a competição aberta porque ela é muito arriscada. Todos preferem muito lucro com pouco risco. Esse foi o caso do restaurante Zepa. Provavelmente foi o caso de quando a Cardenas foi fundada tambem. Foi a tentativa da empresa de box blindex e tambem de outros negócios. Quem abre um negócio tenta a sorte de alguma forma. Só que alguns dão um jeito de dar uma ajudinha a sorte . . .
Minha opinião sobre a bolsa
Os grandes especuladores tem informações privilegiadas muitas vezes. No entanto, com a entrada de fundos estrangeiros, o resultado da bolsa pode ser imprevisivel e muito manipulado. Isso acontece porque esses grupos tem muito dinheiro e colocam uma pequena parte no Brasil, como diversificação. Só que uma pequena parte para eles é muito dinheiro para nós. Ninguém sabe como os players vão agir, simplesmente porque ninguem controla o mundo das finanças. Os movimentos não tem muita lógica e as pessoas espalham boatos para fazer as ações subirem ou descerem conforme seus interesses. Além disso existem 83 corretoras que vivem da bolsa e um número enorme de outras pessoas que estão ligadas a essa atividade. Essas pessoas vivem usando a mídia para darem o seu palpite, geram informação, dão chutes, incentivam pessoas a entrarem na bolsa. Fazem isso por uma questão de sobrevivencia. A verdade é que a bolsa é um grande cassino, com alguns fatores intervenientes não controláveis. No longo prazo, medido em no mínimo 5 anos, pode dar um retorno maior que a renda fixa, isso porque existe um zum zum zum de que a renda fixa vai diminuir seu retorno, como nos paises desenvolvidos. Quando isso acontecer então todos terão de entrar na bolsa ou em outro investimento de risco. Nesse dia, as coisas poderão mudar e então podemos imaginar nossa vida financeira aqui no Brasil como ela é nos Estados Unidos, por exemplo.
Ter amigos pode te fazer tão feliz quanto alguém que ganha 10 vezes mais que você
Esse é o resultado de uma pesquisa recente. E o que é mais fácil ? Fazer e manter bons amigos ou ganhar 10 vezes mais ? Eu soube manter meus amigos de infância: são 40 anos ! E é muito gratificante tê-los como amigos. Crescemos juntos. Moravamos próximos. Cursamos engenharia. Enfrentamos a crise economica-financeira dos anos 80 e 90 no Brasil. Eu os considero muito mesmo e vejo as pesquisas me darem razão. As pesquisas e o Flavio Gikovate. Ninguém pode acabar com a amizade verdadeira mas podem tentar.
Vicios dos vícios
Livro do Gikovate escrito em 1982 e totalmente atual. Essa é uma caracteristica do Gikovate: por estar em contato direto com as pessoas na clinica e ser muito inteligente, ele detecta tendencias décadas antes delas se estabelecerem em toda a sociedade. Neste livro intrigante, ele mostra como a vaidade está por trás da maioria das ações humanas. As pessoas estão sedentas de vaidade e isso lhes é ensinado desde a primeira infância. Posteriormente reforçada pela mídia. Aceita culturalmente pelas mulheres. E o resultado é o inferno em que vivemos hoje em dia, com poucos atingindo o nirvana e uma legião de invejosos de todo tipo. O Gikovate é um sábio e ele mesmo no livro tinha a esperança de que o mundo tomasse consciencia desse processo destrutivo e o revertesse. No livro ele cita a evolução das gerações, onde o pai passaria conhecimentos importantes para seu filho, de forma que ele não caisse nas armadilhas em que o pai caiu. Ele tambem cita o fato de que a escrita permitiu a transmissão do conhecimento acumulado pela humanidade em milenios para as novas gerações, de forma que eles não tivessem de partir do zero. O mais surpreendente é como o Gikovate já escrevia com discernimento naquela época: é como os meus escritos: posso lê-los decadas depois que continuam atuais. Isso acontece porque vão na essencia e não ficam na superficie dos fatos. O Gikovate em certa parte do livro cita sua experiencia pessoal e mostra que ele mesmo caiu em vários erros e que isso o qualifica a fazer relatos fundamentados na experiencia pessoal: sincero e comovente. Só tenho a agradecer a ele por nos ter legado tanto conhecimento, inclusive nos disponibilizando gratuitamente pela internet.
Um carro, a vaidade e a cura
Li o livro o Vício dos Vícios do Gikovate e através dessa leitura muita coisa ficou clara para mim: A busca por poder e fama, com finalidades sexuais de encontrar uma princesa, bonita, rica, inteligente e jovem, não era ilusoria: era real e condicionada pela cultura, que faz esse tipo de mulher buscar justamente os poderosos, bem sucedidos e famosos. É a tal da luta por amor e glória de que fala a música. Poder e fama geram ao invés de admiração, inveja na maioria das pessoas. Inveja é uma mistura de humilhação e raiva. É uma das forças mais poderosas da baixa humanidade. A doença era inevitável. A perda do status leva a uma depressão profunda. A cura sobreveio com a compra de um carro caro, que fez a minha vaidade atingir novamente um ápice, que levou a reativação dos circuitos do prazer. Sim, a vaidade. A vaidade possível de ser comprada com dinheiro. A companhia de uma mulher bonita tambem poderia ser comprada mas ela não ativaria os circuitos do prazer da mesma forma, porque quem compra os serviços sexuais de uma prostituta sabe que está por baixo, que não é atraente aos olhos de uma mulher bonita o suficiente para despertar nela o desejo sexual.
sábado, 24 de dezembro de 2011
Ser escritor é uma das profissões mais felizes do mundo
Saiu em uma pesquisa da internet no site da Revista Exame. Escritores podem não receber um centavo pelo que fazem (como eu, por exemplo) mas podem ser muito felizes. As profissões com mais pessoas felizes são justamente as que fazem algo pelo próximo (que deve ficar muito agradecido e propicio a derramar agradecimento ao profissional) ou então são intrinsicamente prazerosas, aquelas ligadas a prazeres intelectuais ou artisticos. Assim temos religiosos, professores, escritores, pintores, escultores, fisiterapeutas, bombeiros (estes ficam a maior parte do tempo sem fazer nada). Uma profissão que está na lista e me chamou a atenção é a de vendedor de investimentos (a pesquisa é americana). Aqui no Brasil acho que essa profissão não é das que fazem o profissional ser dos mais felizes. Bem, eu sou escritor por excelencia. Tambem sou motorista. Tambem sou leitor. Sou amigo, enfermeiro, conselheiro, consultor financeiro, consultor em saude. Nenhuma dessas atividades me estressa e muitas me dão muito prazer, como escrever neste blog.
Mulher não dá ponto sem nó
A evolução parece ter formado o cérebro das mulheres de tal forma que elas não dão ponto sem nó. Em geral, tudo que uma mulher faz é de caso pensado. O máximo que acontece é o que ela planejou não dar certo. Então elas tentam um novo plano. E fazem isso até cansarem ou desistirem. Cheguei a essa conclusão apos acompanhar a vida de algumas mulheres amigas por um longo período de tempo. Uma mulher somente vai para a cama com um homem se achar que vale a pena o trabalho. Somente faz caridade se achar que vai ganhar um lugarzinho no céu. Somente tem filhos com um homem que possa ajudá-la na criação de todas as formas, em particular financeiramente. Somente estuda se achar que isso pode melhorar sua situação no mercado matrimonial ou então se for obrigada por ser de origem pobre. Mulheres tem uma noção muito prática da vida e são em geral tomazinas: só acreditam vendo. É da natureza das mulheres serem assim. Quando investem na beleza é para melhorar suas chances no mercado e ser bem recebida em todas as situações sociais. Existem mulheres que inclusive fazem planejamento de longo prazo e quando as coisas não acontecem como previsto não exitam em tomar providências contra quem quer que seja. As mulheres aproveitam a vantagem de terem sempre alguém lhes dando suporte: seja o pai, o marido, o filho ou o irmão. Por isso não se preocupam muito com as consequencias daquilo que fazem. Sempre tem uma carta na manga.
Mulheres e livros
Mulheres gostam de ler livros ? Em caso positivo, que livros elas leem ? Livros de culinaria ? Romances agua com açucar ? Não conheço muitas mulheres interessadas em ler e aprender coisas novas. A maioria das mulheres que eu conheço acham que sabem tudo e que não precisam de nenhuma informação a mais. Quando precisam de alguma ajuda, buscam a opinião de alguém em quem confiam cegamente, seja sua mãe, uma vizinha, uma médica pediatra. Pessoas não leem nem o jornal, o que seria o básico. É muito mais fácil perguntar aos outros e caso algo dê errado por a culpa nessa pessoa. Existem muito livros e sobre todos os assuntos. Basta ter interesse em querer saber mais. A maioria não quer saber de nada além daquilo que são obrigadas a saber, por imposição da realidade, como trocar uma fralda ou fazer uma mamadeira.
Procure um profissional . . .
Procure um médico e ele vai te dar uma receita. Procure um advogado e ele vai querer entrar com um processo. Procure um hospital psiquiatrico e você será internado. Procure alguém e você ouvirá uma sugestão mesmo que absurda. Procure um arquiteto ou engenheiro civil e ele te dará um projeto pronto. Procure um pedreiro e ele poderá te falar um monte de mentiras e besteiras. Vivemos em um mundo podre aqui no Brasil, essa é a realidade. A maioria das pessoas aqui mente para de defender (porque não prestam) ou para levar vantagem (novamente porque não prestam). Quem mente nunca presta, essa é a verdade. Todos procuram uma desculpa para se eximirem da sua culpa. Quem bate no seu carro sempre coloca a culpa em você. Eles nunca assumem a culpa pelos próprios erros. O mesmo acontece nos acidentes do trabalho: a culpa é sempre do patrão.
Envolvimento em problemas legais
Acho que existem duas vertentes: primeiro os adolescentes e jovens, que não entendem o espirito das leis e o porque elas existem. Eles as desrespeitam e são autuados, em geral criminalmente. Dirigem carros sem carta, participam de agressões, praticam furtos ou roubos, fazem receptação de produtos, etc. Conforme ficamos mais velhos, a probabilidade de nos envolver em problemas novamente aumenta: são processos contra inquilinos, acidentes de carro, separações e divorcios, regulação de alimentos, etc. Quanto mais se vive mais estamos expostos a todo tipo de sinistro e a frequentar o forum, nas mais variadas varas, quer sejam criminais, civis, de familia, da infancia e juventude, da fazenda, do trabalho, previdenciario. Variando muitas vezes a jurisdição apenas, seja ela estadual ou federal. Acho que somente da justiça militar estamos livres, a não ser que o carro da PM bata em você e você acabe ferido ou eles. Todos buscando seus pseudo direitos e processando aqueles que não os respeitam. Advogados adoram processos porque ganham muito dinheiro com isso. Procure um advogado e ele fará tudo para você entrar com um processo, prometendo que você irá ganhar mundos e fundos. Enquanto isso ele vai te sugando, alimentando falsas expectativas. Processe o condominio, processe o seu patrão, processe o vizinho, processe seu fornecedor, processe seu pai, processe seu irmão, processe a sua sombra. Até a sua sombre te abandona no escuro . . .
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Entre duas mulheres ou entre dois homens
A mãe para muitos homens é uma rival para sua esposa. E para algumas mulheres seu pai é um rival para seu marido. Mulheres competindo entre si, rivalizando. Disputam recursos financeiros do homem muitas vezes e esse é o principal motivo das brigas. Com as mulheres e seus pais isso em geral não acontece: os pais querem mais é se livrar das filhas, passando-as para outro sustentar. Normalmente a disputa maior é entre as mulheres, porque em geral elas ganham menos que os homens ou então não ganham nada. Muitas vivem na pobreza e acham que o filho deveria sustentá-las. Marido sustentar a mulher é a regra na nossa sociedade. Mulher trabalha por hobby em geral quando está casada. Somente quando estao solteiras ou tem de ajudar no orçamento por conta de uma separação que não foi muito vantajosa e que as mulheres se preocupam em manter seus empregos. Quando estão solteiras é para melhorar suas chances no mercado matrimonial. Quando estão mal separadas é por necessidade. A maioria somente se mexe quando existe alguma necessidade, interna ou externa. Pude observar esse comportamento nas amigas da minha irmã por exemplo e em quase todas as mulheres que conheci. Poucas mulheres tem ideais nobres, grandes ambições em prol da humanidade, etc. A maioria age muito no presente, atuando aonde podem por a mão, manipulando os homens quando necessario ou interessante for. Mesmo aquelas que ajudaram a fundar hospitais e obras de caridade, faziam com os recursos ganhos pelo pais e maridos. Madre Teresa era uma freira, portanto dedicou sua vida aos outros e é uma exceção.
O mercado de compra e venda de veículos
Uma pesquisa mostrou que as pessoas preferem comprar carros zero quilometro. Não conseguindo, preferem comprar em concessionárias e de conhecidos. Somente uma minoria procura carros na internet, muito provavelmente aqueles que não se enquadram nas categorias anteriores. Por isso milhares de pessoas podem ver seu anuncio na internet, sem que você receba um unico telefonema: eles tem medo de comprar pela internet. Preferem comprar uma porcaria na concessionaria ou de alguém conhecido porque sentem-se "protegidos". Esse é o principal fator na compra de um carro: informação de conhecidos que possuem o carro. Conforme o carro comprado você pode esperar dificuldades para revendê-lo.
Seus amigos podem lhe abandonar
Realmente seus amigos podem lhe abandonar, principalmente os que moram longe ou foram conhecidos por conta de relações forçadas, como no emprego. É muito bom ter amigos fieis. Amigos nos ouvem. Expressam suas opiniões sem falso pudores. Tem os mesmos valores que nós e muitas vezes nivel sócio-economico cultural semelhante. Tudo isso facilita a comunicação e o aprendizado que são tão importantes para nossa sanidade mental.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Para muitas mulheres a separação é vantajosa
Para muitas mulheres a separação é vantajosa e elas, por falta de carater, não exitam em pedí-la. Muitos homens, casados com essas mulheres de carater duvidoso, procuram agradá-las, para que elas não se separem deles. Isso parece ser uma consequencia da enorme dependencia que certos homens nutrem por suas mulheres. Analisando podemos ver homens que se dedicam demais a mulheres que aparentemente não merecem tanto e o oposto, mulheres que se dedicam a homens que tambem não as merecem. Relações igualitárias, onde ambos se dedicam um ao outro não me parece ser a regra geral. Cada um tem suas prioridades, seus interesses e suas neuroses. Essas caracteristicas fazem que cada casal seja único, porque a combinação de ambos tambem é única. Qual o limite para um casal ? Sabemos que o casal é como um organismo vivo: quanto maiores as agressões maior a possibilidade dele adoecer. E essas agressões podem ser internas ou externas. É muito fácil ser feliz em um casal onde as expectativas não são tão elevadas. Vale o mesmo para o indivíduo: caso suas expectativas não forem muito elevadas será mais fácil satisfazê-las e por conseguinte ser feliz.
Jovens errantes
Jovens que não sabem escolher profissão saberão escolher amores ? Que futuro tem um jovem que não consegue sucesso financeiro ? Conseguirá estabelecer-se por conta própria ? Caso ele seja mantido pelo seu pai, como se sentirá ? Como fica sua auto-estima, seus pensamentos ? Quem ele atrairá como potencial parceira ? Provavelmente escolherá um caminho de alienação, como a bebida ou as drogas, porque não estará satisfeito com sua realidade e com seu lugar no mundo. Que futuro pode esperar ? Caso herde dinheiro e propriedades provavelmente as perderá por pura incompetência na arte de administrá-los. O que fazer com essa gente ? Tem um em cada casa, fruto de pais separados, vivendo de pensões a perder de vista, sem senso nenhum de responsabilidade. Ninguém aguenta filhos dos outros, por isso as mulheres separadas que querem formar novas familias tem grandes obstáculos a serem superados. Mulheres solteiras ou divorciadas mais velhas tem muitas vezes de casar-se com homens de segunda mão, que tem filhos de relacionamentos anteriores. Não raro esses filhos "assombram" seus pais. Que espécie de sociedade estamos criando com esses jovens ?
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Familia é um investimento de alto risco
Essa é a maior verdade e que ninguém diz ! Um assunto tão importante e com tantas implicações é tratado com negligência pela maioria das pessoas. Fala-se em investimentos de risco, etc. sempre com foco em dinheiro. E constituir uma familia ? Na minha opinião é o maior investimento de risco que possa existir, porque não apenas pode comprometer dinheiro acumulado como o dinheiro que será ganho no futuro, tão qual um financiamento de longo prazo. Só que quando você faz uma divida você antecipa um consumo futuro, ou seja, você desfruta hoje algo que somente seria possível no longo prazo. É assim quando você compra um imóvel. Com a familia é o oposto: um filho compromete suas finanças por 25 anos no mínimo e você tem apenas benefícios subjetivos com isso: o prazer de influenciar alguém e formar um bom cidadão, por exemplo. O casamento é um contrato, uma sociedade. Caso você tenha um péssimo sócio, você afunda com ele. Por isso, por si só, o casamento tem no mínimo o risco de um empreendimento qualquer. Estou convencido de que não existe investimento de mais alto risco que a família, por todas implicações que podem advir da sua constituição.
Gastar vela boa com defunto ruim - gastos a fundo perdido
Não gosto de gastar vela boa com defunto ruim - gastar a fundo perdido. Aprendi a ser assim quando fui trabalhar em empresas multinacionais americanas. Na prática, gastei mais de metade do dinheiro que ganhei a fundo perdido. Não perdi na bolsa de valores ou na quebra de bancos. Nem perdi em empreendimentos ou investimentos de risco. Perdi para ex-mulher e filha. Um dolar perdido é sempre um dolar perdido, não importa se em uma aplicação de risco, em um mau negócio ou em pessoas que não fazem bom uso do dinheiro. Para a ex-mulher a perda é função de uma escolha errada, que custa muito caro, em função da existencia de filho. Com um filho, a perda é função de pagar sem ter controle sobre o uso do dinheiro, já que o pagamento de pensão é compulsório. E dinheiro mal usado é disperdício. Poderia ser usado para finalidades mais nobres, como manter um novo amor ou na manutenção de uma nova e feliz familia.
A única "felicidade" realmente democrática
O Gikovate diz que você pode ter felicidades (ou prazeres) que são realmente democráticos: o gosto pela educação, informação e cultura. O prazer de ser decente e honesto (bom caráter). E a felicidade sentimental (teoricamente, fazendo as devidas concessões, todos nós podemos achar uma parceira sentimental). Analisando as três, podemos ver que o prazer intelectual, embora esteja a disposição de todos, é usufruido por uma minoria, já que ler é chato, segundo o próprio LULA declarou. O prazer de ser decente é honesto também é restrito as criaturas que desenvolveram um senso moral elevado, que, de longe, não são a maioria aqui no Brasil. E, finalmente, a felicidade sentimental plena é para poucos tambem, pois a maioria vive na base da Piramide de Necessidades de Maslow, onde o sexo é algo mais para o animal, uma função de sobrevivencia, desprovida do sentimento, que o torna um encontro com intimidade sexual, que é algo muito mais prazeroso e elevado. Refletindo a respeito da minha experiencia de vida, o nascimento de um filho(a) foi um momento muito feliz, pois senti a força da vida e o poder que move a humanidade a centenas de milhares de anos e para alguém espiritualista como eu, um momento de encontro com o divino. Imagino que aqueles que estão no nivel mais baixo de evolução tambem apreciem o nascimento de filhos, mas de outra maneira, talvez instintiva. Os aspectos do nascimento em si mostram o lado animal da nossa espécie, similar a todos os animais e a vida: crescei e multiplicai-vos. Os animais nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Darwin dizia que a unica preocupação era passar os genes para a geração posterior. Provavelmente esse instinto, selecionado por centenas de milhares de anos, está fortemente instalado na mente de cada um de nós e por isso tantos nascem no mundo e ao que tudo indica continuarão a nascer . . .
A felicidade de cada um
Fiz uma análise dos meus melhores momentos felizes e cheguei a conclusão de que eles estão muito longe da realidade da maioria das pessoas. Isso me faz lembrar de uma vez, quando a compra de um carro novo não estava me fazendo feliz e uma colega, me disse que ela ficava feliz quando comprava um sapato. Este evento mostra como as expectativas podem ser diferentes !!! Meus eventos felizes foram conquistas pessoais, por mérito. Entre eles estão a compra de imóveis, carros novos, moto, superação de vestibulares concorridos, promoções no emprego, conquistas amorosas e um evento que quase qualquer um pode ter acesso, sem grande esforço pessoal: o nascimento de uma filha. Refletindo sobre minha realidade e comparando-a com pessoas próximas, vejo que elas não podem ser realmente felizes (sei que a felicidade é para menos de 5% das pessoas). São losers de todo tipo e tamanho e potenciais invejosos.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Supremo Tribunal Federal
O STF é um tribunal eminentemente político. As questões que chegam até o Supremo podem mudar o entendimento das leis e daí advem sua função política. Elas mostram claramente o que esses ministros querem que a nação siga. Por serem decisões políticas, nem sempre são justas, muito pelo contrário, muitas vezes mostram como nossa justiça pode ser parcial, mesmo porque ministros são humanos, com suas neuroses e demais possíveis transtornos mentais. Suas decisões são tambem políticas, porque os ministros são escolhidos politicamente também. E quem os escolhe com certeza procura saber de suas tendências em relação a assuntos tambem políticos. Esperar uma decisão favorável do Supremo Tribunal Federal pode ser portanto uma espécie de loteria e não algo líquido e certo.
Teoria do Retorno a média
A teoria do retorno a média mostra que tudo que é muito diferente da média tende, com o tempo, convergir para a média. É assim com os gestores financeiros. É assim com a inteligencia dos filhos. É assim com os advogados em ações que dependem da cabeça dos juizes e promotores. A explicação é que nesses processos estão envolvidas muitas variáveis não controláveis e que uma compensa a outra, de forma que no final tem-se sucesso apenas na média. É totalmente diferente quando algo depende apenas da ação do indivíduo. Nesse caso podemos dizer que o indivíduo tem "o poder". Em geral o retorno a média acontece em processos complexos, em que o ser humano tem papel primordial. Ser melhor do que a média é o objetivo dos melhores. Conseguir sucesso nessa empreitada é mais complicado.
domingo, 18 de dezembro de 2011
Ranking
Podemos verificar onde estamos através dos rankings. Os economicos são os mais obvios e fáceis de medir. Os sociais são mais sutis, como por exemplo, o índice de 1 médico para cada 1000 habitantes. Com relação a obras de arte ou produtos de luxo obviamente não sou referencia. No entanto, em termos de individualismo sou muito distinto da média. Sou ponto fora da curva e sempre fui. Alguns produtos comprados dão pistas disso além da minha vida pessoal, com suas experiencias únicas. Minha capacidade de antecipar problemas é grande, minhas dúvidas me levam a buscar soluções inteligentes e estou sempre conectado a tudo e a todos.
Educar é mais importante que curar
Em outras palavras: educação é mais importante que a saúde. Tudo porque com educação se evita grande parte das doenças. Essa é a moderna medicina: ser preventiva. Um depoimento de um médico do interior de Santa Catarina diz tudo: o mesmo sujeito voltava a cada 6 meses com a mesma doença. É por isso que temos a medicina da familia, os medicos comunitários, etc. A medicina acha que com hábitos saudavéis de vida muito trabalho será poupado e acha que as pessoas não fazem o que é saudável porque não sabem que é bom para a saúde. Casar com uma médica, além do elevado capital social envolvido nessa relação, tambem teria um benefício adicional: ela com certeza seria uma mãe exemplar com relação a educação de seus filhos, porque teria consciencia da importancia disso.
Comprar produtos
Comprar produtos é algo que faço com base em depoimentos de amigos, em pesquisas na intenet e em comentários de jornal, livros e revistas, que tem de ter creditibilidade. O produto mais caro que compro é carro. Já comprei carros caros, que custavam duas ou tres vezes o preço de um popular. E carro leva a muitas outras despesas. É um pacote, de duração variável mas que pode ser longa. Os outros produtos em geral tem garantia e são de marcas consolidadas. Não sou consumista, pelo contrário, já fui taxado de mão-de-vaca. Compro o que quero e não o que me impõem. Quando compro gosto de qualidade e preço e em geral consigo achar o que quero aqui em SP. A maioria das compras tem sido na casa da minha mãe e tem sido satisfatória.
Gostaria de saber se alguém pede para ver o currículo dos professores quando contrata uma escola
Na verdade, a maioria apenas pede para ver as instalações físicas da escola. O mais importante que é o professor, em geral, pode ser até ótimo, mas não é valorizado na hora da escolha. Acho que essa é mais uma mostra do nosso atraso: você está comprando uma prestação de serviços. Prestação de serviço é feita por pessoas. Nada mais natural que avaliar essas pessoas. É o caso da escolha de médicos e advogados por excelencia. Acho que não é a toa que médicos e advogados procuram ensinam seus filhos nos misteres da profissão: eles sabem a diferença que faz uma pessoa bem preparada, pois são prestadores de serviços por excelência. No Brasil a maioria tem o médico do SUS por referência e advogado da defensoria pública . . . como podem avaliar o que é um bom profissional ?
Quanto mais animal menos civilizado
Essa é a realidade do mundo. Vale para países, para cidades, para bairros e até para empresas e familias. Uma pessoa que não foi educada com sucesso muito provavelmente agirá como um animal no seu relacionamento com os demais. Freud dizia que quando nascemos somos um ID puro. Em bairros periféricos é de se esperar pessoas mais incultas e menos informadas. Vale o mesmo para lugares remotos e paises periféricos. Quando um animal desses percebe a fragilidade do outro ele se aproveita, ao invés de prontificar-se a ajudar e instruir. Segundo neurocientistas, essas decisões são tomadas no cérebro desses indivíduos. Portanto não existe o que fazer e eles sempre terão o mesmo comportamento, caso as mesmas situações se apresentem. É por isso que criminosos em geral sempre repetem seu modus operandi até serem presos. Pela mesma razão as prisões estão cheias de pessoas desse tipo, ou seja, aquelas que não aprenderam a viver em sociedade. Percebemos claramente esses tipos quando temos de lidar com eles. Eu procuro me cercar de pessoas o mais civilizadas possível. Não gosto de animais, nem dos de quatro patas, muito menos dos de duas . . .
O preço de ser inteligente
Segundo o descobridor do DNA o preço de ser inteligente é ser esquizofrenico ou autista. Na minha familia tivemos incidência desses dois problemas de forma mais ou menos grave. Aqui temos um potencial problema, já que pessoas inteligentes em geral tambem procuram parceiros inteligentes, até por uma questão de diálogo: é muito difícil conviver com pessoas limitadas quando se é inteligente. Naturalmente o inteligente procura amigos inteligentes tambem. Por outro lado, caso algum familiar seja acometido de esquizofrenia ou autismo, muito provavelmente esse indivíduo não conseguirá sucesso reprodutivo e teremos uma "seleção natural" expurgando esses genes. Acontece que a inteligência faz bem para a humanidade e por isso os genes não são totalmente instintos e a humanidade se torna completamente estúpida. Alguns muito inteligentes sobrevivem e passam esses genes para descendentes que tambem se adaptam bem e os passam adiante.
Sexo é diferente de intimidade sexual
A diferença é a qualidade com quem se faz. Sexo com estranhos pode acontecer sem nenhum vínculo, em uma relação comercial. Intimidade sexual se consegue com quem se tem algo mais, seja qual o nome se dê: carinho, afeto, amor. Em geral acontece em relacionamentos de longo prazo, onde outras esferas estão envolvidas. Todos podem ter sexo mas nem todos podem ter intimidade sexual . . .
A luta por direitos das minorias
Podemos ter muitas minorias: ser a única mulher diretora. Ser o único Juventino entre os amigos. Ser o único primo a estudar na USP. Ser o único engenheiro da família. As minorias são sempre diferentes. E existe uma tradição de hostilizar os diferentes. A primeira juiza não tinha banheiro feminino do Forum. Aconteceu o mesmo com as primeiras engenheiras da POLI. Deve ser o mesmo com os primeiros negros a ficarem ricos, etc, etc, etc. O interessante é que em uma cidade do tamanho de São Paulo você sempre poderá reunir minorias que se tornam significativas. É muito dificil impor algo a alguém. Mudar preconceitos nem se fala. A pessoa que sabe ser vítima de preconceito deve logo avisar seu interlocutor que não se enquadra no estereotipo. Eu estou enquadrado em muitas minorias e sempre estive. Sei bem como é ser hostilizado por ser quem se é . . .
sábado, 17 de dezembro de 2011
Sexo de qualidade
Pouco se fala sobre sexo de qualidade. Por sexo de qualidade deveriamos considerar a relação onde ambos os parceiros atingem o orgasmo. Para que isso aconteça, condições fisicas, emocionais e psicologicas adequadas precisam estar presentes e atuantes. A verdade é que grande numero de mulheres não atingem o orgasmo e em menor numero homens. Nos homens a falta de ereção é evidentemente um impeditivo para o orgasmo mas não é o único. Todos percebem um casal que é feliz sexualmente: fica estampado na cara ! Casais sexualmente felizes que se amam é o melhor que podemos esperar. Até quando podemos ter sexo de qualidade ? Com a idade o prazer vai mudando e acho que o interesse vai ficando prejudicado. Além disso temos as doenças degenerativas. Com isso provavelmente vai chegar o dia que o sexo de qualidade vai acabar, mesmo porque o Viagra garante a ereção mas não o orgasmo. No sexo temo um "casamento" como na fertilidade: é o conjunto que conta. Um parceiro mais ativo pode compensar a deficiencia do outro, tal como na concepção (um parceiro mais fertil pode garantir a concepção que em outra condição não ocorreria). Assim são com todas as doenças: elas são multi-fatoriais, com fatores comprovadamente agravantes mas não definitivos.
O homem que quiser na sua esposa uma amante dedicada . . .
Deve providenciar que ela não se fatigue emocional, fisica ou intelectualmente. Uma mulher extenuada pelos trabalhos de casa ou por ter de atender a filhos pequenos não será uma mulher fogosa. Vale o mesmo para uma executiva estressada. Por isso os amantes devem fazer escolhas: um apartamento maior, um carro importado ou sexo de melhor qualidade e em maior quantidade ? Nenhum filho, um ou dois ? Aparentemente o dinheiro resolveria o problema: uma empregada eficiente e uma baba dedicada. Provavelmente é por isso que os homens ricos proporcionam mais orgasmos a suas mulheres: elas com menos atribuições podem ser mais dedicadas ao proprio prazer e ao do marido. Já ouvi dizer que quanto mais dinheiro uma mulher gasta do seu marido menos sexualmente satisfeita está com ele . . .
Amplitude emocional
A vida de muitas pessoas não tem grandes emoções: nem tristezas nem alegrias. Vivem em tons cinza: Nem cores quentes e alegres nem tons negros. Já escrevi sobre isso antes. Devem ser a maioria da população, já que a vida da maioria não tem grandes surpresas. Como já disse antes, poucos são os que ascendem muitos degraus na escala socio-economica. Esses poucos estão sujeitos a terem maiores amplitudes emocionais, mais situações limites, principalmente se forem homens. Mulheres tentem a ter momentos de glória se forem muito bonitas, podendo mudar de classe social através de um casamento financeiramente vantajoso. Essas mulheres tambem podem ter maior amplitude emocional que a média. E maior amplitude emocional pode ser uma predisposição para problemas de humor, como depressão ou ansiedade. Existem pessoas que são frias como o gelo, onde nada as abala ou comove. Dentre essas pessoas destacam-se os orientais em geral. Para quem é emotivo o estoicismo deles é muito desconfortável. Grandes revoluções e grandes mudanças: parece que a natureza não gosta delas e cobra um preço alto pelas mesmas !
Posição social relativa
Pais que sairam de uma posição social muito inferior podem sentir-se muito satisfeitos com o nível socio-economico que conseguiram. Seus filhos, caso recebam um investimento consciente por parte desses pais, podem ter acesso a um nivel socio-economico muito melhor que o de sua familia de origem. Esse contato pode despertar a ambição nesses filhos de serem melhores que seus pais, de conseguirem mais sucesso economico-social-financeiro-cultural. Aqui existe um possível conflito que até novelas de hoje em dia expõem: filho de empregada domestica cursando faculdade de medicina. O pior que pode acontecer são os pais podendo não quererem mais melhorar, o que aliais é muito comum, dada as limitações neuróticas que eles em geral trazem da infancia. Os filhos precisam cada vez mais do apoio de seus pais e a maioria deles está correspondendo a esse novo papel. Um filho que não tenha o apoio de seus pais estará em clara desvantagem no mercado de trabalho de hoje em dia e provavelmente não conseguirá atingir todo o seu potencial produtivo. A concorrência não é igual para todos, Nunca foi, como o livro Pull mostra.
É muito fácil tomar decisões quando se tem poder
É muito fácil tomar decisões sobre a vida das pessoas quando se tem poder. É muito fácil um pai cagar regras na cabeça do seu filho e impor condições e outras sanções. Vale o mesmo para o chefe, o juiz, o governador e qualquer "poderoso" que exista. Existem clientes que se acham "poderosos" e no direito de fazer exigências esdruxulas. Existem mulheres que fazem o mesmo no casamento e por ai vai. A definição de poder é a de poder obrigar alguém a fazer o que se deseja, mesmo contra a vontade dessa pessoa. Assim o poder mais obvio é o físico: alguem grande o suficiente pode imobilizar alguém mais desprovido de forma física. Existem poderes mais sutis, que são aqueles que imputam penas as mais diversas a suas vítimas. Por exemplo: um pai que não gosta de um filho pode dizer para ele cuidar da vida dele e expulsá-lo de casa. Na verdade isso não acontece mais, porque o filho, caso menor de idade, irá para um abrigo mantido pelo estado. Muitas crianças vivem na rua porque a rua é melhor que suas casas, onde normamente apanham dos pais. É fácil ser poderoso na posição de pai ou mãe. Uma criança não sabe como defender-se e confia em seus pais. Nós sabemos que existem muitos pais que não prestam, porque para ser pai ou mãe não existe concurso vestibular.
Empresa Familiar
Incrivel como existem empresas familiares de sucesso no mundo. Aliais, a maioria das empresas é familiar. Acho que isso é uma prova de que a familia é uma forte doutrinadora dos seus membros e que eles devem estar unidos por ideias comuns, idiossincrasias e todo o resto. Além disso, o convivio desde cedo com o negócio da familia pode ser um forte indutor de vocações para trabalhar junto. Outra razão pode ser a de que poucos passam segredos da profissão para estranhos, porque pretendem preservar o seu proprio emprego. As razões podem ser muitas mas a realidade é que familias ainda dominam o mundo e não fraternidades.
Amantes do chefe
Houve uma época que as secretárias podiam ser amantes dos chefes. Com a evolução da tecnologia, somente sobraram secretárias de presidentes e diretores, homens que tem muito a perder envolvendo-se com a secretária. Secretarias tem de ter boa aparência. Existe no entanto outra área onde os casos são possíveis: a área comercial. Nessa área tambem, se possível, a boa aparência das mulheres é desejada. Muitas vendedoras tem por natureza uma posição "comercial" do que fazem: se acostumam a negociar. Minha teoria é que sejam atraidas para essa profissão mulheres dispostas a trocar sexo por cargos, premios, etc, dá mesma forma que homossexuais eram atraidos para a Igreja, por questões práticas ligadas ao celibato: não precisariam justificar o fato de serem solteiros perante a sociedade. É a mesma lógica dos homessexuais no futebol e nas forças armadas: sentiriam-se bem no meio de homens fortes e musculosos.
A turma do fundão e as drogas
Quem é mais tendente a usar drogas ? O Nerd que estuda muito, tira boas notas, tem fome de conhecimento ou o vagabundo que fica no fundo da sala, fazendo bagunça e não estudando ? Parece claro que a turma do fundão é muito mais propícia a usar drogas. Afinal já são contestadores da autoridade e do sistema e transgredir usando drogas parede o caminho natural. É como sempre digo: a corda sempre estoura do lado mais fraco. Quase todos usuarios de drogas começam na adolescencia e vão num crescendo. E tanto faz a droga: pode ser cigarro, bebida ou maconha. Uma leva a outra e existem razões comportamentais e físicas para isso: droga causa dependencia fisica e psicologica. Os homens, em particular, muitas vezes recorrem a bebida para "afogar as mágoas": muito provavelmente não conhecem outro meio de lidar com suas questões internas. Terapia foi uma opção das mulheres até a década de 80. Só que terapia funciona apenas para quem quer mudar. O caminho da bebida parece ser mais fácil e comodo.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Com os carros a lógica é a mesma do comércio
E essa lógica diz que existem pessoas que querem ser os primeiros a comprar um modelo novo e desfilar causando inveja nos demais. São motivados pelo mais baixos sentimentos de inferioridade e carência de atenção. Depois desses, vem aqueles que querem imitar alguém, que admiram: esses tambem comprar por razões que na minha opinião são infelizes e mostram de novo uma personalidade fraca. Finalmente temos os compradores racionais, que pensam por conta própria e compram aquilo que querem, mesmo que suas preferências sejam ou pouco estranhas (cada um tem uma necessidade e um gosto). Essa lógica vale tambem para tecnologia da informação, o que torna esse mercado um dos que mais crescem no mundo. Eu compro em geral carros com dois ou mais anos de lançamento, quando os problemas de fabricação já devem ter sido resolvidos . . .
Carros, imoveis, carreira e relacionamentos
A compra de carros novos sempre foi num crescente, o que aumentou o prazer ao comprá-los. Gosto muito de carro e por vários motivos. Gostei de moto tambem em certo momento da minha vida. A liberdade que permitem é o motivo por trás desse gosto. Acompanho o mercado e meus carros sempre foram diferentes, quando possível. Os imoveis estiveram ligados tambem a liberdade e ao lazer (o da praia). Uma pessoa independente precisa do seu espaço próprio e o imóvel tras isso. O carro (ou moto) te dá a mobidade, o direito de ir e vir. A expressão individual é marcante nas duas aquisições e talvez por isso tragam tanto prazer. Promoções na carreira estão diretamente ligadas a todas as outras conquistas, amorosas e economicas. Por isso são tão importantes. No item relacionamento o nascimento de um filho, mesmo em condições não ideias, foi um evento muito feliz. E o encontro do amor na pessoa da parceira tambem foi um momento ímpar. Essas são as explicações para os momentos de felicidade maior ao longo da vida. Estamos preparando novos momentos, em companhia da pessoa amada. Eu acho que vivo para esses momentos . . .
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Cliente bom é cliente que não reclama
Ouvi essa do meu jornaleiro aqui na esquina da casa da minha mãe. Resumiu bem, não ? Levando para o emprego: empregado bom é aquele que não reclama. E para familia: filho bom é aquele que não reclama, que é docil, que é obediente e submisso. Chegamos ao ponto: ninguém quer ser criticado (ouvir reclamações em geral é ser criticado). E porque alguém critica ? Por que está insatisfeito e é exigente. Ser exigente é o requisito para ser ambicioso e para mover-se no mundo em direção aos seus objetivos. Mover-se em direção aos seus objetivos pode entrar em conflito com o que os outros querem. E quando existem conflitos existem tensões, que podem chegar ao limite da agressão física, de processos judiciais, de demissões no trabalho, de assedio moral, de vinganças de todo tipo. A origem dos conflitos são as diferenças e muitas vezes a inveja que advem disso.
!964 - 1989
Neste periodo de 25 anos tivemos uma infância solitária e uma adolescencia conturbada, marcada pelo bullying na escola. O primeiro amigo surgiu em 1972, portanto aos 8 anos mais ou menos. O periodo foi marcado até 1978 (fim do primeiro grau) por momentos felizes no cinema do bairro, rodizio de pizza e tranquilidade na escola. De 1979 a 1981 vivemos sob pressão no Bandeirantes, com muito bullying e a pressão de passar no vestibular. A faculdade continuou nos pertubando até 1987. No meio do caminho uma paixão em 1984, uma grande depressão em seguida e o infeliz encontro com a ex em 1985. Uma decisão complicada na carreira em 1986, um noivado desfeito em 1987 até o casamento em 1989. Fazendo uma retrospectiva, não posso dizer que foi um periodo extremamente feliz, ainda mais que teve a aposentadoria do meu pai em 1984 e da minha mãe em 1987. Problemas de saúde (depressão), relacionamento no período todo (escola, familia e namorada) e pouco dinheiro, para fazer frente a tudo que desejava (casa, carro, viagem, etc). É como eu me lembro: uma crise atrás da outra, sem nunca ter sossego e tranquilidade para levar uma vida como eu gostaria . . .
2012
Estamos no final de mais um ano triste. Foram muitos desde 1964, principalmente após os 25 anos, completados em 1989. Foram tristes por um motivo ou outro, por causas internas ou externas. Ficamos 20 anos em crise aqui no Brasil, desde 1982 até 2002. A consequencia ? Problemas para arrumar emprego e para se manter nele, com todo tipo de filho da puta por perto. Casamento com a pessoa errada tambem trouxe muita infelicidade. E depois a doença, que assombrou minha vida por mais 9 anos. No fim desse ciclo, que foi até 2007 (18 anos de problemas graves) tivemos um refresco nos anos de 2007, 2008 e 2009. Em 2010 tivemos uma grande decepção com familiares e o mesmo aconteceu em 2011. Perdas financeiras então, nem faço a conta, porque foram muitas. Resumindo: nos ultimos 22 anos apenas 3 foram particularmente felizes. Problemas de relacionamento, doenças e perdas financeiras foram a regra e não a exceção. Aconteceram algumas conquistas mas foram poucas, muito poucas.
Meticuloso e obcecado
Para ser meticuloso e obcecado você precisa em geral ser neurótico. Provavelmente obcessivo. Certas profissões exigem esse comportamento, devido a sua própria natureza. Um cirurgião, por exemplo, pode se beneficiar de ser meticuloso e obcecado. Já um psiquiatra deve ser intuitivo e generalista, porque a natureza das doenças que ele trata são totalmente diferente, muitas vezes subjetiva, dependente da história de cada individuo e suas idiossincracias.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
A arte de fazer amigos e descartá-los no momento certo
Esta é a técnica dos dissimulados. Fingem-se de amigos, apenas até conseguir o que querem e dar o "golpe". Considero está tecnica uma das mais vis traições que podem acontecer. Ela é usada muito no reino animal, onde o animal se disfarça com o meio ambiente, sendo que sua vítima não o percebe, até que seja tarde demais para escapar do bote mortífero. Essas mudanças de comportamento mostram o quão sem carater uma pessoa pode ser. E ela é comum com a idade: velhos podem muitas vezes perder qualquer medo de trair seus semelhantes, parentes e amigos. Amigos para sempre ? Algumas vezes será possível. Para minimizar o risco, cabe ter vários amigos em rede, de forma que a traição de um não abale completamente a sua crença na amizade. É mais ou menos como ter vários fornecedores: a falência de um deles não fará a produção para completamente.
Teoria das Revoluções
Li muitos anos atrás um livro que explicava a dinâmica de uma revolução política. Era simples: 5% das pessoas de um país detem o poder. Outros 5% são politizados e querem o poder para eles. Então a brincadeira consiste em convencer os outros 90%, que a principio não estão nem aí para a política, de que os 5% que querem tomar o poder serão os melhores governantes do mundo. E para conseguir seu objetivo, esses 5% que querem o poder não se cansam de prometer o que sabem que nunca poderão cumprir, no caso de eleições democráticas. No caso da luta armada, esses 5% gostariam de ter uma revolução como a francesa, onde o povo marcharia com eles, pegando em armas e enfrentando o governo instituido. Onde os terroristas tentavam conseguir adeptos a sua causa ? Entre os lavradores e entre os operários. Aqueles que eles chamavam de classe trabalhadora. Eles pregavam a "luta de classes" e prometiam a esses infelizes manipulados terra e quem sabe a propriedade das fábricas. É uma espécie de "me engana que eu gosto": pondo um cidadão contro o outro, incitando a cobiça pelo que o outro tem, fazendo os incapazes de vencer pelo sistema existente sonharem que a culpa é do sistema e não deles. Por essa caracteristicas eu acho que esse é o caminho do mal, do colocar irmão contra irmão, do vencer pela força das armas e não pela força dos argumentos. Eu sou a favor da democracia, com todos os seus defeitos. A democracia pressupõe um pacto, um acordo e a democracia pressupõe a transparência. Gostaria de ver democracia no judiciário brasileiro um dia . . .
Mercado Matrimonial
Podemos imaginar vários mercados: monopolio, oligopolio, plutocarcia. Qual modelo seria o do mercado matrimonial ? Sabemos que existem 7 bilhões de pessoas no mundo. Quantas delas desejariamos esposar potencialmente ? E quantas delas desejariam nos esposar ? Percebemso que a questão não é tão trivial como era antigamente, quando as pessoas não tinham um raio de ação muito extenso e a mobilidade social era muito mais dificil e rígida. A maioria se casa até os 40 anos para os homens e 35 para as mulheres, dependendo da classe social e do emprego exercido (classe social). Para pessoas mais velhas que isso, em geral restam apenas as opções de segunda mão (divorciados(as) e viuvos(as)). A questão é que a dinâmica parece ser como a da temporada de fruta da época: na entressafra a coisa fica mais complicada, por que não é "natural". Muitos após um divorcio constituem novas familias. Alguns acertam após o primeiro erro e outros insistem em continuar errando. Quando temos um divórcio é claro que houve incompatibiliade de visões de mundo e quase sempre traição, se não no sentido sexual, pelo menos no sentido de sociedade. Pessoas muito medrosas ou exigentes poderão ficar sozinhas caso percam a "temporada" dos bons partidos. Muitas vezes precisamos aprender com nossos relacionamentos até descobrirmos o que realmente queremos. Muitas vezes queremos algo ilusório e que não é o melhor para nós. Somente quem se conhece muito bem e conhece muito bem o mercado pode fazer uma escolha com menor risco e com a promessa de máximo retorno.
Medicos valorizam qualidade de vida
Justamente por cuidarem da vida dos outros, os medicos costumam tambem cuidar bem da deles. Por isso, em geral trabalham perto de onde moram. Muitas vezes trabalham em um hospital e teem o consultorio próximo, para evitar deslocamentos e perda de tempo no transito. Procuram ter seus consultorios em bons bairros e em geral moram nesses mesmos bairros. No interior, em Botucatu, tinha até o "bairro" dos médicos, que era um bairro com as melhores casas, já que médicos ganhavam muito dinheiro, afinal, a vida não tem preço para muitos e deixar o dinheiro para os outros não é a prioridade da maioria das pessoas. Os melhores, que atendem no convenio, tem em geral consultorios em bairros intermediarios. Nem nos mais caros mas tambem não na periferia. São, em geral, medicos em ascensão, que estudaram e que um dia provavelmente deixarão de atender ao convênio, exceto aqueles que dependem da utilização de hospitais ou de remédios muito caros. Esses estão praticamente "amarrados" aos convenios. Quem mais poderia entender de qualidade de vida do que um médico ? Somente aqueles que se interessam por esse assunto como objetivo de vida.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Por que será que em 30 milhões somente 6 mil casamentos
O site de relacionamentos par perfeito é o maior do Brasil. Tem 30 milhões de pessoas cadastradas e consegue casar 6 mil pessoas (por ano ?). A explicação pode estar no tipo de homem que procura o site majoritavelmente: devem ser do tipo G. Ou seja, não estão interessados na formação de familia e em compromissos de longo prazo, o que caracteriza o homem do tipo P. E as mulheres que estão no site, quem seriam ? Teoricamente existem mais mulheres do tipo P. Só que eu acho que a densidade varia com a idade: mulheres jovens seriam basicamente do tipo G. Com o passar dos anos e a proximidade do fim da possibilidade da maternidade elas se tornariam tipo P, loucas para casar e ter filhos. Na verdade sabemos que as mulheres querem tudo e que ficam insatisfeitas com suas escolhas e consequencias. O Kanitz tem uma teoria sobre namoro: case-se com o terceiro namorado. Não espere demais porque os bons partidos podem acabar e então dica a frase: é casado, gay ou tem problema.
Por que o americano é 8 vezes mais produtivo que o brasileiro
Será que ele trabalha 8 vezes mais que o brasileiro ? Não. Ele tem máquinas, equipamentos e tecnologia muito mais avançada, que permite que ele produza 8 vezes mais. Ou seja, eles são mais inteligentes na hora de produzir. Esse é o segredo: fazer com mais inteligencia, ser mais competente. Quando o investimento em equipamentos ou em treinamento é muito alto, o salario do empregado passa a ser um detalhe e pode ser mais elevado. Um dos maiores empregadores sempre foi a construção civil. Seus salários tradicionalmente sempre foram baixos e a rotatividade elevada. Agora li que o custo da mão de obra é de 45% do total gasto para construir cada metro quadrado. A construção civil é algo ainda muito artesanal aqui no Brasil, embora existam algumas construções pré-fabricadas. Construir tem muito de coordenar pessoas e processos para atingir um fim. Nos Estados Unidos as casas são de madeira e são "descartáveis", contruidas rapidamente. Tambem são espalhadas pelo territorio, de modo que a especulação do terreno diminua. Com a industria automobilistica a coisa é diferente: usam robos e produzem cada vez mais com menos homens, porque os processo são automatizados. Os salarios da industria automobilistica são bem maiores (na média) que na construção civil.
A semelhança entre o milagre brasileiro e a China de hoje
O milagre brasileiro foi conseguido com dinheiro emprestado dos Estados Unidos e tinha por objetivo evitar que o Brasil virasse uma nova Cuba. Enquanto o Brasil crescia economicamente, nada mais tinha importancia: ditadura, falta de liberdade, problemas ambientais, direitos humanos. Acontece o mesmo com a China de hoje: salários miseráveis, ditadura, etc não importam para o chinês que está adquirindo bens e vendo sua riqueza aumentar. Na China não existe previdencia estatal e nem SUS. As pessoas estão largadas a sua propria sorte . . .
A dificuldade de ser versátil sendo G e P conforme a situação
Outro dia escrevi sobre ser competitivo em alguma situações, como em um vestibular e ser cooperativo em outras, como no trabalho em equipe para realizar tarefas complexas. A maioria das pessoas não consegue ser assim: são sempre do mesmo jeito, ou competitivas ou cooperativas. Levando essa questão do trabalho para a vida sentimental existem pessoas que são competitivas na hora da conquista amorosa, quando estão disputando com outros concorrentes e depois, de formado o casal, sabem ser cooperativos, de forma a trabalhar em equipe na familia, com a finalidade de serem mais bem sucedidos. Esse comportamento, levado ao limite, seria como a esquizofrenia (mente dividida), pois exigiria dois modos de pensar muito distintos.
Pais neuróticos: filhos neuróticos e psicóticos
Conheço uma família que teve esse destino. Um bisavô tambem era esquizofrenico. Histórico de problemas mentais/emocionais perpassando gerações. Os neuróticos são em maior número. O que levou um dos filhos a ser neurótico e o outro psicótico ? A reação a interação com os pais: um adaptou-se de forma torta: tornou-se altamente neurótico. Outro se revoltou e procurou uma alternativa, que não se realizou, levando a um beco sem saída e ao surto psicótico. Viver com pessoas doentes mentais é o inferno na terra, podem acreditar . . .
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Escolha 480 livros e os dê de presente para seu filho
A sugestão é do Kanitz !!! Ele fez a conta de dois livros por mês até seu filho compretar 25 anos (e teoricamente sair de casa). Entre livros novos e usados ele estimou um custo de R$ 8.000,oo, distribuidos em 25 anos. Algo totalmente viável. Já imaginou seu filho podendo escolher o que ler dentro daquilo que você gostaria que ele experimentasse ? Nessa vida não poderei mais fazer isso mas fica a dica. Sempre achei que uma casa deveria ter uma biblioteca e o Kanitz provavelmente acha o mesmo . . .
Escolha 480 livros e os dê de presente para seu filho
A sugestão é do Kanitz !!! Ele fez a conta de dois livros por mês até seu filho compretar 25 anos (e teoricamente sair de casa). Entre livros novos e usados ele estimou um custo de R$ 8.000,oo, distribuidos em 25 anos. Algo totalmente viável. Já imaginou seu filho podendo escolher o que ler dentro daquilo que você gostaria que ele experimentasse ? Nessa vida não poderei mais fazer isso mas fica a dica. Sempre achei que uma casa deveria ter uma biblioteca e o Kanitz provavelmente acha o mesmo . . .
Quanto mais rico mais infeliz
Quem disse foi o Kanitz e foi fundamentado na experiencia dele. Acho que isso tem a ver com o que a pessoa tem de fazer para ficar rica. Com excessão dos grandes artistas, que teoricamente fazem o que gostam para ganhar muito dinheiro, a maior parte dos ricos consegue sua riqueza através de maracutaias com o governo (o que equivale a roubar o povo) ou então roubando os pobres de uma maneira ou outra. E eles tem consciencia de que conseguiram o dinheiro de uma forma não ética. Existe uma teoria que diz que nossa mente e nosso cérebro foi programado (por Deus ?) para ser justo e honesto. Por essa teoria, quando não somos éticos e decentes, nosso cérebro entra em conflito com sua programação e a pessoa não tem mais paz. Os bens materiais serveriam de lenimento para o peso na consciência . . .
A definição genética da Fraternidade
Segundo o Kanitz, existe uma formúla para determinar o quanto alguém será "irmão" do outro. Ele diz que aqueles que tem o maior numero de genes compartilhados terão essa caracteristica. Assim, irmãos filhos do mesmo pai e da mesma mãe compartilham 100 % dos genes e a fraternidade deveria ser máxima entre eles. Já li um livro que contesta essa lógica mas para a maioria das familias, essa lógica vale, porque eles são piores ainda com os outros do que com seus irmãos. Trata-se portanto de um nivelamento "por baixo". O Kanitz continua, dizendo que avós são mais "irmãos" dos netos do que dos primos e por ai vai. Eu tenho amigos que são tal qual um irmão e as vezes até melhores em alguns aspectos. A definição do kanitz existe para provar que a humindade existe devido a invenção da familia: é a familia que cria condições para a evolução moral da humanidade. A familia surgiu quando a agricultura foi inventada e com ela surgiu a propriedade privada e a herança. Eu acredito em algo mais, em filantropia e no amor Cristão.
Carreria = poder = + sexo
Todos sabemos que a uma carreira de sucesso leva ao poder e o poder leva a mais sexo. Acontece que a carreira pode ser mais ou menos extressante, dependendo de onde ela é realizada e que em época. A carreira de um executivo de empresa multinacional pode ser muito mais extressante que a carreira de um médico ou dentista. A carreira de um empresário pode ser mais extressante que a carreira de um funcionário público. Podemos imaginar que o extresse causa a maioria das doenças e que machos ambiciosos demais, em ambientes hostis, morrerão cedo e provavelmente não verão seus netos crescerem. Minha estratégia era ser competitivo não para ter acesso a muitas mulheres, mas, para ter acesso a melhor mulher possível. Minha abordagem era qualitativa, portanto, e, eu, um homem do tipo "P", de paizão, com nuances de homem tipo "G", de garanhão, durante o processo de seleção e recrutamento. Acontece que tambem existem mulheres do tipo P e G, e, o comportamento tipo G do homem tende a atrair os dois tipos. Eu nunca namorei uma mulher do tipo G, porque sei que o melhor é um relacionamento P x P, satisfatorio na maior parte dos aspectos possíveis.
domingo, 11 de dezembro de 2011
Neuroses Graves
O neurótico grave somente vão buscar ajuda se estiverem sendo prejudicados externamente. Exemplo: medo de voar de avião para um executivo. Por uma necessidade de trabalho (externa) ele poderá procurar ajuda. Quando a neurose não afetar diretamente o trabalho do doente, somente a familia sofrerá as consequencias. Acontece que o casamento já foi descrito como a neurose complementar, o que significa que o conjuge tambem neurótico vai até reforçar a neurose do outro. E os filhos, criados nesse ambiente mental doente, tambem deverão absorver as neuroses dos pais, já que a doença mental é a mais contagiosa que existe. Coisas feitas em "segredo" são ótimas para as neuroses, porque assim, em geral, ninguém fica sabendo e o neurótico pode continuar seu triste caminho de sofrimento sem ser questionado ou contestado. É o caso do dinheiro, que fica escondido no banco, protegido pelo sigilo bancário e o sexo, que fica escondido entre quatro paredes. Doenças mentais como essas neuroses tambem ficam escondidas. Só quem é muito atento e próximo as percebe. Um neurótico fica enfurecido quando questionado ou contestado sobre as suas verdades universais. E como as neuroses são criadas na infancia acho dificil evitá-las. A cura somente poderia advir da vontade do neurótico de mudar, o que convenhamos, não é comum, podendo ter até consequencias no relacionamento, como separação e divórcio.
sábado, 10 de dezembro de 2011
Pobreza não costuma vir sozinha
Em geral a pobreza costuma vir com baixo nível educacional, feiura (até pela alimentação deficiente) a as vezes mau caratismo. A única coisa que é igual, pelo menos biologicamente, é a juventude. Pobre tambem pode ser jovem. Só que essa juventude tem hábitos culturais da periferia, a maior parte das vezes condenáveis. Ser pobre, portanto, é o principal indicar de todo tipo de problema, seja de saúde, comportamento ou educacional. Todos sabemos que as prisões estão repletas de pobres com baixo nível de instrução. E que os pobres não estão nas melhores universidades, sejam elas públicas ou particulares. Ou seja, os pobres estão majoritariamente no que de pior existe em uma sociedade (prisão) e minoritariamente no que de melhor existe (universidade). Existe uma interface dos pobres com a sociedade que é a educação pública de nível fundamental e médio e o atendimento médico do SUS. Nessas áreas existem ilhas de excelência que não podem ser utilizadas para avaliar o todo.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Os avanços da humanidade
Os avanços da humanidade não são obra de uma única pessoa. Toda a evolução atualmente é feita por vários cientistas, que descobrem pedacinhos do quebra cabeça. Ai vem alguém e junta os pedacinhos, de forma a conseguir algo novo. Isto na área de ciencia e tecnologia. Na área das relações humanas podemos ter avanços ou retrocessos, ao contrário das áreas cientificas. Na medicina e na engenharia sempre temos progressos (mais em algumas áreas do que em outras). Nas humanidades isso nem sempre acontece. Podemos medir o desenvolvimento de um pais em relação aos outros e hoje em dia isso é feito consistentemente. Aqui estamos no ambito do ter. E no ambito do ser ? Tudo o que temos de material outra pessoa pode ter mas o que somos somente nós podemos ser. Nossa história pode ser mais ou menos vulgar mas ela é certamente única. Minha produção intelectual na forma deste blog é única, meus relatorios de auditoria idem. As situações enfrentadas, os personagens, as decisões. A sociedade evolui muito lentamente. E nos não podemos viver como Filandeses no Brasil, pois não seriamos aceitos nem compreendidos. Criar um filho diferente tem um preço e ele não é barato. Ele vai ter de achar alguem tambem diferente para formar uma familia. Vai ter de achar uma profissão diferente, que lhe permita sobreviver decentemente e vai sofrer muito por não ser compreendido e nem acreditado.
Conhecimento sobre a vida
Acho que 99% das pessoas conhecem a vida apenas pelo o que elas vivenciaram. Vão vivendo um dia após o outro, dentro de suas limitações. Aquilo que veem é para elas o mundo.Em geral não vão muito longe de casa, compram sempre as mesmas coisas, conversam sempre os mesmos assuntos. Para ir mais longe é preciso primeiro querer. A pessoa precisa querer conhecer mais. Para conhecer mais é preciso ser inteligente para perceber como as coisas se encaixam. Segundo o Max, 80% conhecem apenas o seu "quadrado". Para conhecer é preciso estudar, fazer faculdade e viajar, nem que seja pela internet. Poucas pessoas sabem buscar conteudo confiável na internet. Poucas conhecem o metodo cientifico. A maioria está presa a neuroses e fobias de todo tipo. São escravas de seus medos, de sua condição social, do seu local de nascença, da sua familia de origem, enfim, da sua condição sócio-economica-cultural. Poucos conseguem se libertar impunemente: todos que são diferentes pagam o preço por isso !!!
Nosso mercado editorial de livros
Podemos olhar no jornal o ranking dos livros mais vendidos. Tambem podemos fazer o mesmo no site da Estante Virtual. E o que descobrimos ? Descobrimos que auto-ajuda tem um ranking próprio e que os de não ficção são em geral leituras leves. Na Estante Virtual, se não me engano, temos livros didaticos e literatura que é pedida no vestibular. Os livros mais densos e complexos são comprados e lidos por universitários, a maioria das vezes porque são obrigatórios. Não é de se espantar com esses resultados, pois quase ninguem lê nem o jornal, que é muito mais barato e em teoria mais leve. Outro grande filão de livros são os religiosos, em particular os evangelicos. Sim. As pessoas leem muito livro evangelico. Não devia me espantar com isso, já que o primeiro livro editado foi justamente uma biblia. Logo, nosso mercado de livros é dominado não por prazer em ler ou matar a curiosidade com relação aos segredos da alma e do universo mas, por leituras obrigatórias, tanto por conta da Igreja (religião é o ópio do povo, segundo Karl Max) ou por conta da escola. O Lula resumiu bem: ler é chato !!!
Os valores no casamento
O valor que cada um dá a sua contribuição em um casamento é fator chave para o sucesso do mesmo. Qual o valor daquilo que o homem ou a mulher faz para o casamento ? Trata-se de um trabalho de equipe ou é o "independente futebol clube" ? Um quer poupar outro quer consumir. Um quer consumir o dinheiro em viagens, festas, roupas, etc. Outro quer consumir o dinheiro na compra de um carro. Um quer investir na carreira. Outro não está nem aí para a carreira, quer mais é pedir demissão por qualquer motivo. Um quer ter filhos e investir tempo e dinheiro nisso. Outro que o dinheiro para seu gozo pessoal. Um pesquisador americano descobriu que as mulheres de lá, apesar das conquistas praticamente em todas as áreas, não estão mais felizes. A conclusão dele: antigamente elas não tinham de pensar e de decidir o que queriam e dessa forma eram mais felizes. Decidir é um processo estressante e que gera muita insegurança em muitas pessoas menos preparadas. Aqui no Brasil temos o governo sempre decidindo a coisa pelos seus imbecis cidadães. Isso porque o povo é inculto e incapaz de decidir por si só. Por isso precisa sempre de um tutor, um pai que lhe diga o que fazer. O mais incrível é que um casamento é a mais simples das sociedades, pois é feita entre duas pessoas apenas, com direitos e deveres teoricamente simples. Ainda me lembro de um livro chamado " A arte de se separar", que tinha sido escrito por um padre se não me engano. Interessante essa questão da escolha: muitas opções deixam as mentes menos preparadas confusas. Isso acontece porque são muitas variaveis a serem conciliadas. A maioria somente consegue apreender um aspecto ou outro da escolha e ai, tempos depois, descobre que não deveria ter feito a escolha inicial. Só que nesse momento o estrago já está feito e o prejuizo é certo.
Interesse verdadeiro pelas pessoas - o terapeuta
O bom terapeuta profissional interessa-se pelo seu cliente. Apesar de muitos duvidarem da psicoterapia como meio válido de tratar as pessoas, a verdade é que a cura pela palavra existe, não para todos os casos é verdade. O terapeuta tem uma clientela de classe média para cima, devido aos preços que ele cobra. É de supor-se que os problemas apresentados a ele podem ser repetitivos. Vez ou outra aparecerá um caso ou outro desafiador. Não é um trabalho fácil nem é bem entendido pela maioria das pessoas. Dizem que quem procura um terapeuta em geral quer resolver algum conflito. Resolvo a maioria dos meus conflitos simplesmente desprezando o autor do conflito. O mesmo acontece no trabalho: o chefe elimina o empregado que causa conflito: é mais fácil e não custa muito caro a maioria das vezes. Só não dá para eliminar o conflito dessa forma com filhos menores dependentes ou com pais tambem dependentes. Somente os extremos, onde existem fragilidades de todo tipo, não são passíveis de serem eliminados. Pode acontecer de você querer tambem preservar um relacionamento amoroso, por razões diversas. E ai tambem pode ser indicada a psicoterapia como último recurso. O terapeuta poderá adentrar no universo de várias mentes e isso é fascinante: saber o que passa na cabeça de tantos neuróticos e psicoticos que existem por ai.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
80% das pessoas obtem um emprego e permanecem nele
O dado acima é do Max. Essa é lógica: a pessoa escolhe alguma profissão, começa trabalhar nela, faz especialização nessa área e fica por isso mesmo. Isso aconteceu com meu pai, minha mãe, minha irmã e todos os meus amigos. O unico que teve de aprender os vários aspectos do negócio foi justamente um que é o dono do negócio. Mesmo ele teve sempre o mesmo emprego: empresário. Eu fui o único que teve de mudar de ramo várias vezes e me reinventar. Isso não é comum porque a especialização de funções parece estar nos fundamentos da espécie homo sapiens e a maioria das pessoas somente é capaz de fazer uma coisa bem feita. Essas pessoas inclusive duvidam das pessoas que sabem fazer mais de uma coisa, por que medem o mundo por elas mesmas. Acontece que uma das caracteristicas da genialidade é justamente ser versado em diferentes profissões. Trabalhei em assistência técnica, em tecnologia da informação, em auditoria de empresa privada e em auditoria de banco. Em uma análise rigorosa são 4 profissões diferentes. Em todas essas profissões precisei me esforçar e aprender muito. Com certeza uma exceção, um ponto fora da curva, como falam os engenheiros. A quase totalidade das pessoas troca apenas de emprego mas não de profissão. O próprio mercado de trabalho repreoduz essa lógica. Somente vão buscar adaptações quando não existem profissionais prontos, em geral para novas profissões que estão surgindo. Hoje em dia existem tantos cursos superiores que praticamente não existem profissões que não estejam contempladas. Assim, será cada vcez mais improvável que alguém migre de profissão nas empresas privadas. O próprio Max fala que esses casos em geral acontecem dentro da mesma empresa, quando o empregado se qualifica para mudar de área e faz um networking para conseguir seu objetivo. Por mais bem intencionado que você esteja, dificilmente você será contratado como Gerente de Recursos Humanos se você é engenheiro de formação . . .
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Conflitos não resolvidos = indicação de terapia
Conflitos podem ser internos ou externos. Os conflitos podem ser resolvidos através da religião, do chopp com os amigos, com a namorada, com a familia. Qualquer processo que resolva o conflito é uma terapia. Quando não consegue resolver os conflitos por conta propria, a pessoa tem uma indicação para fazer terapia. E onde surgem os conflitos ? Na convivencia com os outros em geral. O inferno são os outros, como bem sabia Sartre. A resolução dos conflitos externos está a cargo da sociedade, através da polícia, do executivo e do judiciario. Já os conflitos internos não se resolvem em geral sozinhos. A pessoa precisa querer resolver esses conflitos para melhorar. Caso ela não queira realmente mudar, nada pode ser feito. Dizem que o terapeuta não está lá para emitir julgamentos morais. Ele é como o professor de ginastica: indica os exercicios mas quem tem de fazer é o aluno !!! Algumas pessoas tentam resolver conflitos através da agressão física ou até através do homicidio doloso. Outros procuram danificar bens do desafeto, criar intrigas para prejudicá-lo na vida afetiva e por ai vai. Por isso todo cuidado é pouco com os loucos de todo tipo !!!
Insonia: primeiro sinal de problemas psiquiatricos
Nossa mente precisa de uma boa noite de sono para se recuperar. A insônia pode ser o indício de problemas psíquicos mais sérios, como depressão ou psicose/esquizofrenia. A insônia tambem está relacionada com estados ansiosos de todo tipo. Quando é ocasional pode ser tolerada e entendida como algo normal. Quem nunca perdeu uma noite de sono ? Pessoas que vivem como os animais não tem problemas de insônia: comem e dormem, não se preocupam com o futuro ou com os outros. Começo gente assim . . .
Somente o que é evidente é percebido pela maioria
Esta é a triste realidade: a maioria das pessoas são trogloditas que somente percebem aquilo que é evidente. Essas pessoas tem muita dificuldade em fazer planejamento e projeções. O futuro lhes parece distante. Na época da inflação então, essa noção que já pequena, ficou mais prejudicada ainda. As pessoas julgam pelas aparências porque elas são evidentes. Os estelionatários se valem disso, pois usam as aparências para enganar os trouxas. Aqueles que querem impressionar os outros tambem se valem disso. As pessoas precisam ver o extrato do banco para acreditarem que seu dinheiro ainda está por lá. As fraudes, que nunca são evidentes a princípio, passam despercebidas. Poucos vão fundo nas questões e fazem perguntas por exemplo. As perguntas podem revelar aspectos que não são evidentes. Só que para fazer perguntas é necessário saber o mínimo sobre o assunto em questão. E o que é evidente ? A roupa, o carro, a cor da pele e a acompanhante. O que não é evidente ? A profissão, o lugar de moradia, a formação escolar, o saldo bancário, o imposto de renda, a familia de origem, a religião. Podemos perceber que o que é evidente é muito pouco para definir uma personalidade ou permitir um julgamento mais preciso.
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Ninguem lê o jornal completamente (somente o revisor)
O jornal aqui no Brasil (provavelmente no mundo) tem de ter noticias que interessem a maioria das pessoas cultas. Os de grande circulação não podem ser muito profundos nem superficiais, porque senão não interessarão a um numero significativo de pessoas. Esses tem 4 cadernos: poder (politica/editoriais/debates), cotidiano (tudo que pode afetar o dia a dia dos habitantes da metropole), mercado (investimentos e finanças em geral) e ilustrada (artes e espetáculos). Existem jornais de todo tipo, principalmente de sindicatos, empresas, entidades representativas de categorias profissionais liberais. Esses jornais, tratam de assuntos de interesse desses profissionais. É muito barato imprimir um jornal ou qualquer tipo de propaganda em papel. É por isso que tantas empresas e instituições tentam influenciar o comportamento das pessoas através deles . . . é jogar no atacado para colher no varejo. Todo meio de comunicação social tem esse objetivo: atingir o maior numero de pessoas para obter algum beneficio, seja para a empresa ou para o indivíduo.
Paixão, amor e amizade
Materia de hoje na Folha Equilibrio aborda a paixão, o amor e a amizade e os classifica em intensidade decrescente de erotismo e sexo. Assim, a paixão seria o sexo dominando a relação, loucuras e mais loucuras eroticas. O amor seria algo mais calmo, com algum sexo mas tambem com as rotinas impregnando a relação. A amizade seria a ausencia de sexo: somente o prazer de ficar junto, a compreensão recíproca a sensação de bem estar completa, que temos quando estamos com nossos amigos. Gostei da definição da folha: simples e elegante. Apenas um porém: pode existir uma paixão platônica, onde a presença do ser desejado baste para fazer o coração bater mais forte . . .
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
A neurose mora ao lado . . .
Estou chegando a conclusão que todas decisões irracionais são devidas a neuroses. E os neuroticos são muitos ! É assim com os avarentos sem necessidade ou com os pródigos. É assim com os escravos emocionais de todo tipo: pelos filhos, pelos pais, pelos avós, pelo cachorro. Na vida temos basicamente duas variaveis: dinheiro e pessoas. E como essas pessoas lidam com o dinheiro é que nos mostra suas neuras. Sabendo disso as empresas não exigem muita sanidade mental de seus empregados. Pelo contrário: existem profissões e funções que são melhor desenvolvidas por grandes neuróticos. Aparentemente apenas os psicoticos não são bem aceitos no mercado de trabalho já que portadores de vários transtornos de personalidade encontram seus lugares com facilidade.
domingo, 4 de dezembro de 2011
Pessoas não acreditam no que os outros dizem mas no que elas querem
A maioria das pessoas não acredita no que os outros dizem. Em geral somente acreditam no que elas querem acreditar ou naquilo que experimentaram pessoalmente. As pessoas não confiam umas nas outras. Procuram proteger-se acreditando em autoridades, em especialistas, em religiões e naquilo que lhes é familiar. Quando vem alguém e lhes fala algo que duvidam não cedem facilmente. E assim vivem em um mundo de fantasia, que não corresponde a realidade. Um mundo onde os pais são pessoas legais e acima de qualquer possibilidade de erro. Onde o pais é o melhor do mundo. Onde os inimigos estão sempre errados e nós certos. Onde falsos profetas conseguem extorquir o dinheiro dos incautos. Onde acham que por serem iluminados estão a salvo das mazelas e das desgraças do mundo. Onde estatistica é algo que não existe e onde os outros são burros ou estão mal informados. Já ví tantos exemplos, entre familiares, amigos e colegas. Tantos visionários que se perdem no meio do caminho . . .
Aumentando o que eu faço e dimuindo o que o outro faz
Essa é a regra geral. No emprego e na familia. Em qualquer relacionamento em que houver dependencia de alguem. Para quem faz parece muito custoso qualquer esforço em prol do outro. Já para quem recebe algo sempre parece pouco. Como ser justo ? Temos que ter uma escala de valores não subjetiva para chegar a esse objetivo. Acontece que existe uma sensibilidade de cada individuo que precisa ser levada em conta. Certas pessoas conseguem se livrar das suas atribuições com rapidez e eficiencia. Outras são incapazes de fazer qualquer coisa com sucesso. São os empiastros. A maioria das pessoas são muito indulgentes consigo mesmas e ao mesmo tempo muito criticas com os outros, sendo as primeiras a quererem arrancar os outros dos seus desafetos.
Dois pesos e duas medidas
Existe uma musica do Ary Toledo que brinca com os nomes e as situações. É como os outros veem algo e como a pessoa vê, por exemplo. Por exemplo: nos temos religião. Os outros são fanáticos seguidores de uma seita. Nós temos auto-estima. Os outros são narcisistas. Nós somos trabalhadores esforçados. Os outros são parasitas da sociedade que recebem o bolsa familia. Pois isso acontece mesmo nas familias: o outro errou porque estava doente. Nós erramos porque somos burros. O outro é bem sucedido por seu esforço próprio (e não por ter sido favorecido pela sorte). Nós somos fracassados por conta de nossas escolhas erradas (e não pelas variaveis externas não controlaveis).
sábado, 3 de dezembro de 2011
Mulheres normais
Nenhum de nós casou com uma mulher normal. Ainda me lembro do Diretor da Faculdade de Psiquiatria dizendo que encontrar uma pessoa normal em termos psiquiatricos era dificil, tanto que existia uma busca pública por voluntários para servirem de padrão de comparação nos estudos da Faculdade. E tem a frase do Caetano: De perto ninguem é normal. Fazendo uma retrospectiva, vejo que nenhuma das mulheres com quem casamos eram normais. Todas eram problemáticas. Algumas fizeram terapia. Uma ou outra melhorou. Será que nós tambem eramos loucos ? Dizem que o casal é a neurose complementar. Acho que isso somente vale para o casal que fica junto. Para o casal que se separa existe uma hipotese: o mais normal se cansou de conviver com o louco e procurou outra pessoa. A loucura é a doença mais contagiosa que existe. Não sei se sempre foi assim mas nas grandes cidades é muito prevalente.
Houve uma época em que os papeis masculinos e femininos eram determinados por fatores muitas vezes indesejados
Houve uma época em que a maldição ditada pelo genisis da biblia era verdadeira: o homem terá de ganhar o sustento com o suor do seu rosto e a mulher terá de parir com dor. E o homem tornou-se o provedor da familia e a mulher a rainha do lar. Não haviam metodos confiaveis para evitar filhos e o aparecimento deles determinavam a vida das pessoas: o homem precisava trazer o pão de cada dia para casa e a mulher precisava cuidar dos filhos durante o dia. E isso vinha desde a pré-historia, com o homem sendo o caçador e a mulher aquela que recolhia raizes e frutos. Com a possibilidade da pilula tudo mudou: só tem filho quem quer. Mulheres começaram a ganhar dinheiro e a adiarem o casamento. Com isso "invadiram" a praia dos homens. Já os homens não conseguiram invadir a praia das mulheres tão bem, já que as mulheres muitas vezes não abrem mão do seu papel de mães. Tradicionalmente, o homem cuidava do dinheiro, aplicações, compras significativas. E a mulher cuidava de todo resto: educação dos filhos, refeições, cultura, religião, higiene, saúde, vida social, compras para o lar, compras de roupas. Poucos homens se interessam por esses assuntos. A maioria dos homens não se preocupam com nada até casarem. Quando casam se preocupam em ganhar mais dinheiro do que suas esposas conseguem gastar. Só que não existe garantia que uma mulher será tão competente em todos esses assuntos . . .
A velhice ou seria o inferno ?
A velhice faz aos poucas coisas boas numa pessoa desaparecerem e faz as coisas ruins aumentarem. Ou seja, é o infermo como alguns já disseram. Uma pessoa legal pode mudar na velhice e se tornar um casmurro, por exemplo. Alguém saudável e alegre pode, caso sofra doenças atrozes, se tornar uma pessoa amarga. Neuroses que sempre existiram podem se tornar mais presentes, tornando-se crônicas e piorando. Velho tem deficiencia visual, auditiva, motora e mental. Além disso a velhice costuma vir acompanhada da pobreza. Então temos a combinação perfeita: velho (feio), doente (muitas vezes demente) e pobre. Exatamente o oposto do que desejamos para nos casar na juventude: bonita, rica, inteligente e jovem (obviamente saudável).
O mito do poder ariano
As vezes muitos anos se passam sem que notemos algumas nuanças na diretriz de nossos conhecidos. Isso acontece porque as pessoas podem ter comportamentos diferentes conforme avaliem seu interlocutor como superior ou inferior a elas mesmas. O mito do poder ariano surgiu porque entre nós existem os "arianos" e novos eventos permitiram notar comportamentos um tanto arrogantes por parte deles. Temos então pessoas com complexo de inferioridade, que lutam ferozmente, muitas vezes de forma imoral, para conseguir em geral dinheiro, porque com o dinheiro acreditam que obterão o reconhecimento dos outros. Acontece que quem souber da verdade sobre elas podem desmascará-las e então elas irão sofrer. E existem os que se acham superiores e que fazem disso uma força para lutar. Tambem existem os que acham que são mais espertos que os outros: trata-se tambem de uma suposta superioridade. Aqui temos o mito do poder ariano: eles se achavam superiores a outras raças, simplesmente por serem arianos. Hoje sabemos que mesmo nas democracias existem barreiras e elas somente serão superadas pelos mais preparados. Na nossa sociedade temos pessoas muito capacitadas intelectualmente exercendo funções sociais inferiores. Até a conclusão do curso superior podemos controlar as variáveis. O que acontece depois depende muitas vezes de fatores incontroláveis . . .
99% das surpresas são negativas
Deve ser por isso que as pessoas não gostam de supresas. É o juiz que sequestra seus bens sem aviso previo, é seu advogado que lhe avisa que o juiz não aceitou nenhuma das suas alegações, é o mecanico que te avisa que o defeito no carro é grave e irá custar caro, é o médico que te dá más noticias com relação a sua saúde, é seu filho ou filha que te avisa que você vai ser avô sem eles terem condições de criar o neto, é seu inquilino que não paga o aluguel, é o patrão que te informa que você foi demitido. Vivemos em um mundo de incertezas atualmente. Costumo dizer que mesmo quando fazemos tudo direito ainda assim as coisas as vezes não dão certo, imagine então quando fazemos coisas sabidamente erradas. Tudo isso acontece pode podemos apenas controlar nossas ações. Nada podemos fazer com relação aos outros, caso eles não cumpram com suas obrigações, a não ser desprezá-los, denunciá-los ou executá-los em alguma garantia. Ainda me lembro de uma crônica onde o poeta Gular de Andrade dizia que todas as notificações que ele recebia do governo (surpresas) eram problemas e cobranças. Imagino que seja assim no mundo inteiro. A probabilidade de uma surpresa inesperada deve ser 1%: uma promoção inesperada, uma herança idem, a felicidade de ganhar um grande prêmio na loteria, um filho em condições desfavoráveis que supera as dificuldades e se torna alguém respeitável e admirado sob vários aspectos, um imóvel que subitamente é valorizado por uma obra pública importante, uma namorada linda que está com você por amor. Acho que essas seriam as grandes surpresas positivas da vida ou podemos chamar de sorte ?
Toda mãe é uma advogada de defesa dos seus filhos, formada na São Francisco
Ouvi essa frase ontem e sou obrigado a concordar com ela no meu caso. É mais uma corruptela daquela regra: ninguem gosta de ouvir a verdade e "me engana que eu gosto". Aqui temos o auto-engano para evitar o sofrimento. É o que fazem as mães que vão visitar os filhos na prisão: nenhuma delas acredita que o filho seja realmente mal. Sempre vão achar que ele foi vítima das circunstancias, que ele é inocente, que elas não viram o filho comentendo o crime, que para elas ele sempre foi um bom filho e por ai vai. Portanto, falar para uma mãe que o filho dela não presta pode ser contraproducente e a unica coisa que você irá conseguir será o odio dessa mãe. Como regra geral a regra vale tambem para irmãos e em alguns casos inclusive para familiares mais distantes.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Fraternidade é para poucos
Já escrevi aqui várias vezes sobre o crescimento do egoismo e do narcisismo na nossa sociedade atual. A ideia de fraternidade é por conta disso cada vez mais um sonho. Poucos querem compartilhar ou se doar. A maioria quer levar vantagem e para isso ficam atentos as pessoas mais frageis, como idosos e crianças/adolescentes/jovens, que, teoricamente são possíveis vítimas mais fáceis (os velhos por estarem muitos deles decrépitos e os mais jovens pela sua inexperiencia). Jovens idealistas ou ingenuos são alguns das maiores vítimas, pois tendem a confiar em pessoas que não são confiaveis. Tenho visto ataques a essas categorias de pessoas aumentarem. Os poucos que pregam a fraternidade tem de estar atentos para evitar os aproveitadores da boa vontade alheia. Eu sempre procurei ajudar os jovens e proteger os velhos desamparados, começando pela minha familia e não me arrependo. Infelizmente não tenho recursos para ajudar mais pessoas mas eu o faria de coração.
Igualdade é para poucos
Enquanto a liberdade é para poucos por razões internas, a igualdade é para poucos por razões externas: as pessoas são diferentes entre si, com habilidades diferentes, com situações de nascimento diferentes (família e país/cidade), portanto com oportunidades diferentes. Com isso, temos que a evolução social se dá a passos de tartaruga, com as pessoas subindo os andares sociais pela escada e lentamente. A ideia de igualdade é uma utopia portanto. Mesmo na França existem as diferenças sociais e elas estão inclusive nas escolas e nas oportunidade. Acho que a humanidade gosta do "me engana que eu gosto" com relação a igualdade: foram excluidas as distinções odiosas através das leis mas na prática ninguém pode fazer milagres: as seleções existem e as barreiras são estabelecidas já ao nascer. A pessoa nasce em um contexto socio-cultural e é quase impossível que ela mude isso, pois é condicionada desde cedo a seguir determinados padrões de comportamento, a ter determinada ideia de mundo, que lhe é imposta por seus pais, vizinhos e parentes. Poucos conseguem se destacar desse ambiente e esses podem subir os andares das classes sociais de elevador. Serão sempre a exceção e não a regra.
Assinar:
Postagens (Atom)