Os casos de sem noções estão em toda parte inclusive na minha família, nos meus amigos, no trabalho. Quando alguém é sem noção as vezes não prejudica apenas a si mesmo como muito comumente prejudica também a terceiros. É assim quando não são regularizadas as propriedades e os relacionamentos em caso de herança, quando erros são cometidos na criação de filhos ou quando o chefe é burro e toma decisões erradas que prejudicam os empregados. Sem noções perdem sempre, no curto ou no longo prazo. E quanto mais dinheiro estiver envolvido em geral maior a perda. Um bom jeito de perder dinheiro aqui no Brasil é não ter noção de como funciona a moral, com sua enfase na autoridade, justiça e proteção. Outro jeito é não fazer prevenção em termos de saúde. Tudo que é consertado no início custa menos e é mais fácil. Só que quem não tem noção não percebe isso e sempre se complica, tornando algumas situações até impossíveis de serem resolvidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Cansei de ver gente sem noção, em particular quando se trata de conflitos. E também nos condomínios. Os sem noção querem levar vantagem sempre. Querem que os problemas não aconteçam por mágica e quando acontecem querem que sejam resolvidos por mágica também. Em geral quando se faz as coisas direito os resultados aparecem. Gerenciamento de riscos é fundamental.
Tenho um amigo "sem noção" que mesmo formado em engenharia e casado com enfermeira não sabe os preços dos serviços de saúde e sua qualidade. Outro amigo mesmo sabendo que a mãe é a dona de metade da empresa familiar não lhe paga um bom convênio médico, preferindo pagar médicos particulares quando necessário. Finalmente em finanças mesmo um primo que trabalhou a vida inteira no banco é um sem noção de finanças. Familiares da saúde são uns sem noção sobre problemas mentais porque não trabalham nessa área.
Casa de ferreiro espeto de pau. Essa frase resume os "sem noção".
Postar um comentário