quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Apenas 1,75% dos médicos são psiquiatras no Brasil

São cerca de 7.000 profissionais para um universo de 400.000 médicos. São formados uns 7.000 médicos por ano no Brasil. Mais da metade são mulheres. Com engenheiros temos muitos que entram na faculdade e poucos que se formam. No entanto, o estoque de engenheiros chega a um milhão, já que é muito mais barato formar engenheiros. Eu teria sido um excelente psiquiatra. Muito me gusta.

3 comentários:

Van der Camps disse...

A proporção é de 1 médico psiquiatra para cada 30.000 pessoas. Agora, só de esquizofrênicos, que são 1% teremos 300 doentes por médico. Alguém aí acredita que é possível tratar adequadamente de todos eles ??? A chance de você ficar doente é grande e a chance de ficar doente é maior ainda. Demora para diagnosticar e a situação se agrava com crises repetidas. Essa é a realidade infelizmente.

Van der Camps disse...

Retificando: é grande a possibilidade de ficar doente e de PERMANECER doente.

Van der Camps disse...

Imagine que dentro desses 7.000 profissionais existirão ainda mais especializações, de forma que teremos profissionais que somente tratam esquizofrenia por exemplo. Aqui entram os grupos de trabalho criados no Instituto de Psiquiatria da USP, o lugar mais avançado em termos de pesquisa nessa área aqui no Brasil.