domingo, 25 de janeiro de 2015

Nenhum dos meus amigos

Tinha o patrimônio que eu tinha aos 29 anos. Também não tinham a minha experiência e exposição. E isso aconteceu apesar de um ser um simples assalariado de empresa privada. Somente um teve apto na praia mas quem comprou foi a empresa familiar. Pelo menos um amigo teve a sorte de usufruir de opções fornecidas por parentes, o que na prática é até melhor do que ter a propriedade e ter que arcar com os custos. Outro resolve seu problema viajando todas as vezes que pode, inclusive para o exterior. O único que não tem atividade remunerada sou eu e por ter muito tempo me entretenho com cultura e com a busca das grandes respostas que procuro. Ninguém comprou imóvel em Miami nem me convidou para passar férias lá . . .

8 comentários:

Van der Camps disse...

Nenhum deles comprou uma Mercedes Bens, nem um carro de valor elevado, nem ganharam da empresa. Nenhum teve três filhos. Nenhum saiu no jornal. Nenhum chegou a diretor. Nenhum mudou-se para a região europeia da cidade. Nenhum foi transferido para o exterior nem mesmo para o interior do Brasil. Nenhum ficou famoso. Nem teve mais de dois casamentos.

Van der Camps disse...

E nenhum deles detém poder público. É claro que todos tem algum poder decorrente de sua profissão mas nenhum é uma autoridade civil, militar ou eclesiástica. Ou seja, não possuem poder temporal. Também não são artistas, nem publicaram livros para doarem seu conhecimento aos outros. Não exercem atividade docente nem fizeram estudos de pós graduação strictu senso.

Van der Camps disse...

Conclusão são acima de tudo inteligentes. Riqueza, fama, poder, honrarias, estudos profundos, tudo isso não faz parte da história deles. Aposto que nem grandes paixões ou momentos dramáticos.

Van der Camps disse...

E nenhum inventou algo revolucionário ou realmente inovador. Finalmente nenhum é um grande líder espiritual ou Guru. E é claro ninguém casou-se com uma grande e eminente figura em qualquer sentido. Ou seja, todas as casas sociais, de 7 a 12 são discretas, exceto pela Fraternidade.

Van der Camps disse...

Nenhum tem destaque no esporte, tendo sido campeão em alguma modalidade. A principal qualidade deles é serem meus amigos e ponto final.

Van der Camps disse...

Talvez por nenhum deles terem grande destaque e porque 70% do que seremos depende da nossa família (em geral é claro, estatísticas não são intuitivas) não devemos esperar grande coisas dos filhos e filhas desses amigos. No máximo o que os pais conseguiram e no mínimo muito menos.

Van der Camps disse...

No limite superior profissões tradicionais na USP e no limite inferior geração nem nem.

Van der Camps disse...

O único jeito de se destacar é ser impelido para isso por algum stelium poderoso no mapa ou outra conjuntura no caso da pessoa fazê-lo por conta própria ou então seu "sugado" por alguma condição social poderosa, como nascer em uma família de advogados famosos ou coisa parecida. Mantidas as condições normais de temperatura e pressão (CNTP) vai dar o óbvio.