sábado, 13 de setembro de 2014

Supermercado e seus clientes

Um supermercado pode tem mais de 20.000 itens nas suas prateleiras aqui em São Paulo. Concorrem em quase todos os seguimentos do varejo mas em um nível mais básico ou popular. É claro que a roupa que você compra no Wal Mart é diferente daquela que você compra em uma boutique de luxo e o preço idem. Em 20.000 itens as composições são praticamente infinitas, pelo menos para a magnitude da percepção humana. Já os agregados, ou seja, o que é comprado em uma unidade de tempo é mensurável e é essa medida que é utilizada para colocar pedidos no fornecedor e não deixar a prateleira ficar vazia. Saber o que um indivíduo compra no supermercado permite ter uma visão precisa do que ele valoriza, do dinheiro que dispões para se alimentar, do seu conhecimento sobre alimentação e nutrição. Ontem presenciei um provável comerciante da periferia fazendo compras para o seu negócio. Os produtos que ele comprava eram os mais baratos, com embalagens econômicas, com baixo nível nutricional. Fiquei impressionado com o que aquele sujeito comprou e como são mal alimentados os seus clientes. No meu carrinho não havia nenhum produto que também estivesse no carrinho dele. O carrinho dele era um carrinho de pobre para miserável e o meu de rico bem nascido mimado. Ambos se cruzando no mesmo mercado, no mesmo bairro. Realidades e mundo completamente diferentes. Da mesma forma imagino que existam pessoas muito mais ricas do que eu, que frequentam o St Marche. Agora me lembrei do fator "que Shopping". 

2 comentários:

Van der Camps disse...

O mundo de quem nunca teve um carro ou moto também é bem diferente do meu. Da mesma forma, o mundo de quem não acessa a cultura nacional e mundial é diferente do meu. Ninguém leu os livros que eu li provavelmente e ninguém teve as experiências que eu tive. Portanto ninguém tem as minhas lembranças também. Nem este blog com todos os seus artigos . . .

Van der Camps disse...

Abriu um St Marche relativamente perto aqui de casa. Li que a margem de lucro deles é de 5%, não muito diferente de um Pão de Açucar que diz ganhar 3%.