quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O efeito broxante

Já havia sentido antes mas não tive consciência plena dele. Agora aconteceu de forma intensa: o efeito broxante !!! Ele acontece quando as suas expectativas são muito discrepantes das expectativas do outro, mais ou menos como em uma tentativa de paquera, onde você acha que esta a altura das pretensões da sua candidata e ela no momento da abordagem te humilha e esnoba, dando um fora grosseiro. Outra situação é na procura de um emprego quando seu último emprego era o melhor do mundo: pagava bem, o local de trabalho era perto da sua casa e ótimo, você já dominava o serviço e então a sua nova empresa vai te pagar menos, fica longe, você vai ter de se adaptar, etc. Empregadores querem que seus empregados achem que eles são a sétima maravilha do mundo. Nesse momento o efeito broxante atua de novo. Recentemente aconteceu de novo na compra de uns móveis: achei que minha oferta era maravilhosa e justa e o outro lado deu me uma banana, achando que podia conseguir mais dinheiro no mercado. Depois de não conseguir o que achava que conseguiria, o efeito broxante me atingiu em cheio: sentimento do tipo: não quis antes porque achava que estava com a bola toda e agora vem atrás ? A reação é dar uma banana para esse vendedor. Podemos ver claramente duas situações distintas: você quer muito algo porque necessita por algum motivo. Nessa situação você pode até se humilhar e aceitar condições imorais impostas pelo outro. Outra situação é quando você vai simplesmente melhorar uma condição, sem ter necessidade mortal efetiva de comprar o que está sendo vendido. Isso acontece quando existem outras aplicações interessantes para o seu dinheiro. Nessa situação em geral não se aceita humilhações. A economia e o mercado, além dos trunfos que alguém tenha na mão podem definir quem está com a bola toda.  

3 comentários:

Van der Camps disse...

A causa de avaliações tão díspares é a falta de consciência de alguns. Narcisismo exacerbado no caso das cantadas e paqueras, falta de conhecimento do mercado no caso das ofertas de emprego e na compra e venda de qualquer bem material. Trata-se de uma questão antes de valores do que de preço. E o novo concorre com o velho, o tempo todo. Tivemos um exemplo com a compra do livro na Amazon.

Van der Camps disse...

O feito brochante se manifestou mais uma vez neste final de semana quando cogitei trocar de carro. É . . . ainda bem que não preciso !!!

Van der Camps disse...

Troquei de carro em Setembro. Dessa vez aconteceu o contrário: tudo foi feito para cativar e agradar. Bem diferente da experiência de junho de 2015.