A satisfação acontece quando uma necessidade é satisfeita. Ou seja, um estado negativo é neutralizado. A alegria é quando temos um desejo satisfeito, ou seja, o acontecimento nos leva para um patamar superior mas por um período de tempo. É o caso de trocar de celular por exemplo ou de carro ou de casa. Você já tem algo e consegue algo melhor. Já a felicidade acontece quando você realiza um sonho, ou seja, você consegue algo que parecia muito distante e impossível de se conseguir. Neste caso seu novo patamar é permanente. Existe uma modificação qualitativa em geral. Na área profissional por exemplo podemos ter felicidade ao atingir determinado cargo e na área afetiva também ao conquistarmos amor sincero e de qualidade. Também na área educacional e no desenvolvimento pessoal a felicidade pode ser alcançada. Dizem que a fórmula da felicidade é dinheiro + saúde + amor e não estão de todo errados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Achei o artigo original. Ele é de 2009 !!! Nele satisfação é físico, prazer (alegria) é intelectual e felicidade é espiritual. Então muitos conseguem satisfação, alguns prazer e poucos felicidade.
O prazer é intelectual e nada mais intelectual do que aumentar o conhecimento. Ler sobre novos assuntos interessantes também dá prazer. Sentir que se está avançando dá prazer intelectual. O carro pode ser racional, uma simples condução ou pode ser um prazer de dirigir e curtir, porque satisfaz um desejo. O prazer de decorar a casa para mulheres. O prazer da moda e do corpo sarado. O prazer de viajar. O prazer de comer bem. Hedonismo é a busca do prazer pelo prazer.
Postar um comentário