Um supermercado pode tem mais de 20.000 itens nas suas prateleiras aqui em São Paulo. Concorrem em quase todos os seguimentos do varejo mas em um nível mais básico ou popular. É claro que a roupa que você compra no Wal Mart é diferente daquela que você compra em uma boutique de luxo e o preço idem. Em 20.000 itens as composições são praticamente infinitas, pelo menos para a magnitude da percepção humana. Já os agregados, ou seja, o que é comprado em uma unidade de tempo é mensurável e é essa medida que é utilizada para colocar pedidos no fornecedor e não deixar a prateleira ficar vazia. Saber o que um indivíduo compra no supermercado permite ter uma visão precisa do que ele valoriza, do dinheiro que dispões para se alimentar, do seu conhecimento sobre alimentação e nutrição. Ontem presenciei um provável comerciante da periferia fazendo compras para o seu negócio. Os produtos que ele comprava eram os mais baratos, com embalagens econômicas, com baixo nível nutricional. Fiquei impressionado com o que aquele sujeito comprou e como são mal alimentados os seus clientes. No meu carrinho não havia nenhum produto que também estivesse no carrinho dele. O carrinho dele era um carrinho de pobre para miserável e o meu de rico bem nascido mimado. Ambos se cruzando no mesmo mercado, no mesmo bairro. Realidades e mundo completamente diferentes. Da mesma forma imagino que existam pessoas muito mais ricas do que eu, que frequentam o St Marche. Agora me lembrei do fator "que Shopping".
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2 comentários:
O mundo de quem nunca teve um carro ou moto também é bem diferente do meu. Da mesma forma, o mundo de quem não acessa a cultura nacional e mundial é diferente do meu. Ninguém leu os livros que eu li provavelmente e ninguém teve as experiências que eu tive. Portanto ninguém tem as minhas lembranças também. Nem este blog com todos os seus artigos . . .
Abriu um St Marche relativamente perto aqui de casa. Li que a margem de lucro deles é de 5%, não muito diferente de um Pão de Açucar que diz ganhar 3%.
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