segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Como ficar rico no Brasil

Como assalariado é muito difícil, mesmo trabalhando em grandes empresas  multinacionais e ganhando bem. Como profissional liberal é possível, desde que ganhe muito pela sua hora de trabalho e trabalhe muito. Para atingir esse nível terá de se destacar no meio dos demais profissionais liberais por algo insubstituível, como a equipe de um neurocirurgião renomado que opera no Sírio Libanês. Como comerciante é possível, como no caso dos donos de construtoras nesses últimos anos em que a oferta de crédito permitiu que o valor dos imóveis dobrassem de preço. Outras possibilidades são ser dono de redes de concessionárias de veículos ou dono de redes regionais de supermercados. Ou dono de cartórios. Alguns cargos públicos também permitem enriquecer lícita ou ilicitamente. Vencedores do show business e jogadores de futebol também. Como podemos observar, ser milionário no Brasil não é muito fácil ou diferente de outros lugares no mundo. A diferença é que em países como os Estados Unidos uma grande parte das pessoas tem uma vida de classe média rica ao contrário do Brasil, onde existem legiões de pobres e um governo que abocanha 40% do PIB. 

3 comentários:

Van der Camps disse...

Houve uma época que eu, desavisado que era, pensei que poderia ser rico trabalhando como assalariado aqui no Brasil. O NK que sabia melhor do que eu o futuro de engenheiros assalariados aqui no Brasil me disse que isso era impossível. E eu não quis acreditar naquela época. Hoje eu sei que ele estava certíssimo.

Van der Camps disse...

Uma prima casada com um engenheiro civil chegou a ter vida de rica nos bons anos. A empresa do marido foi a falência, como costuma acontecer aqui no Brasil de vez em quando e ela morreu de câncer. A engenharia civil é provavelmente a única que permite alguém progredir aqui no Brasil, desde que o engenheiro seja um empreendedor nato.

Van der Camps disse...

Observe que parte dos ricos é feita pela lei e pelas funções de estado, parte pelo povo que gosta de futebol e do show business e parte por esforço próprio como no caso dos profissionais liberais e empresários. Mesmo empresários e profissionais liberais dependem parcialmente do governo suprir necessidades ou não da sociedade.