quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A tia e eu

Tenho uma tia com características geminianas: a tia sabe de tudo que acontece no bairro, na igreja, na família, nos processos de herança das viúvas, na vida dos bandidos que vão presos, etc etc etc. A tia não inventa nem é fantasiosa: ela repassa informações que lhe foram confidenciadas pelas próprias pessoas. E como a tia deve fazer isso desde que nasceu, há 78 anos atrás, a tia tem muitas e muitas histórias para contar. Não tem assunto do cotidiano que a tia não conheça, ou seja, tudo aquilo que é comum acontecer na vida de uma pessoa ela conhece: doenças normais (não raras), nascimentos, namoros, casamentos, separações e divórcios, emprego, estudo, aposentadoria e pensão, herança, compra de bens de raiz, prisões. A Tia é uma mandala completa !!!

2 comentários:

Van der Camps disse...

A Tia tem boa memória e conhece os podres da família, coisas que foram escondidas durante décadas. Além disso a Tia é um pouco detetive: ou seja, ela ouve histórias e descobre mentiras, além de fazer inferências e chegar a conclusões muitas vezes corretas, mesmo contra a vontade de quem as protagonizou. Nesse processo as vezes a Tia inventa coisas que não aconteceram, por conta de distorções cognitivas a que todos estamos mais ou menos sujeitos. É a TIA !!!

Van der Camps disse...

Agora a Tia não sabe acessar a internet nem tem por hábito fazer compras que não sejam essenciais. Portanto não existe uma renovação nos bens da Tia. Não se compram imóveis, nem móveis nem automóveis. Não se pesquisa o mercado, nada é renovado. Não se viaja. Não se troca de fornecedores. Não quebra-se a rotina. Não se dão festas. Não são consultados rankings de qualquer espécie. Não se frequentam restaurantes nem se come fora de casa. Não existe prevenção de doenças efetivas com a ingestão de remédios de controle.