segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O ato de subsumir

Descobri o nome bonito para a burrice de muitas pessoas !!! Subsunção !!! Foi Kant que inventou: é a característica de juntar em classes tudo aquilo que existe. Veja a definição do dicionário: subsumir 
sub.su.mir 
(sub+lat sumerevtd Filos Segundo a doutrina de Kant, considerar um indivíduo como compreendido numa espécie, um fato como sendo a aplicação de uma lei, uma ideia como dependente de uma ideia geral etc.

Ou seja. você não consegue por incapacidade mental ver cada um como indivíduo e único e precisa classificar o sujeito por questões práticas. Todas pessoas fazem isso para tomar decisões já que seus cérebros tem uma capacidade finita de análise e síntese. É a velha questão de lidar com muitas variáveis: o pessoa não consegue e acaba escolhendo uma delas para priorizar, sendo essa escolhas muitas vezes errada, já que em geral visa aquilo que é mais comum. Assim sendo, aqueles que forem exceções serão sempre discriminados. Os muito inteligentes, aqueles que são libertários, os que não se submetem aos modismos,os que estão a frente do seu tempo. Pessoas exigentes, que querem soluções específicas para seus problemas e não serem enfiadas no saco comum é que irão sofrer. Sempre.

5 comentários:

Van der Camps disse...

Juízes fazem isso o tempo todo e erram. Maus médicos também fazem e erram. É o famoso "alta costura" que o Gikovate fala para o bom terapeuta e não o Pret a Port que muitos praticam. É assim também nas escolas públicas e mesmo particulares. É assim na universidade exceto nas defesas de doutorado que tem de ser inéditas. É assim nos empregos em geral que existem aqui no Brasil. É assim nos casamentos e também na educação que a média dá aos seus filhos. São muito poucos aqueles que são originais e criativos.

Van der Camps disse...

A individualidade está na face, no conjunto do corpo da pessoa, na sua educação autodidata, nos caminhos que escolheu para sua vida. Ser diferente, deixar de ser massa para ser indivíduo é uma forma de desenvolver-se e tornar-se um self que se realizou como nos descreveu Jung.

Van der Camps disse...

Fui vítima disso pela minha falta de conhecimento do mundo e de suas limitações. Foi assim que fiz engenharia sem grande vocação enquanto aqueles como eu desistiram. Os que ficaram eram os "conscientes" daquilo que estavam fazendo. Foi assim que ninguém da Poli apareceu na Kodak. Foi assim que somente eu não era engenheiro de produção na seleção do Itaú. Foi assim também na escolha do Banco GM e muitas e muitas vezes na minha vida. Como diz o meu mapa: minha roda da fortuna está em ser original e único.

Van der Camps disse...

E foi assim que fiquei doente, porque sabia o julgamento dos demais, seus preconceitos e modus operandi A vida toda sendo perseguido e condenado.

Van der Camps disse...

Vale o mesmo para relacionamentos afetivos e familiares. Os amigos são os únicos onde existe fluência e mesmo entre eles tivemos algumas baixas ao longo dos anos. Eu me lembro do sofrimento de ficar sozinho e quanto isso me faz mal.