domingo, 14 de setembro de 2014

Não basta ouvir e entender intelectualmente para mudar um comportamento rotineiro

É por isso que as besteiras se repetem. Já falei aqui sobre abertura psicológica que poucos tem aqui no Brasil. Vejo exemplos diários de como falo para as pessoas, mostro, desenho e elas continuam a cometer os mesmos erros. Isso quando não repetem frases como papagaios sem a menor reflexão. E a dificuldade de ver nuances , de observar os detalhes que fazem a diferença ??? Mudar o padrão vibratório de alguém então acho ser quase impossível. É o que o Gikovate fala de dissociar e sua dificuldade. O comércio e tudo o que o homem criou vive disso: a pessoa sempre vai comprar no mesmo lugar. Sempre compra as mesmas marcas. Busca parceiros como seu pai buscou. Abraça a mesma profissão do pai. Mora no mesmo bairro. Compra a mesma marca de carro. Frequenta os mesmos lugares e passeios. É o poder da "tradição". Tentar algo novo, arriscar, é para poucos. E isso vai da alimentação, passando pelas compras de mercado, pelos médicos consultados, pelas finanças, pela casa na praia, pelos passeios de domingo, pelas refeições fora de casa, pela religião professada, pelo emprego buscado e pelas aspirações desejadas.  

3 comentários:

Van der Camps disse...

Se o conhecimento bastasse para mudar comportamentos todos os problemas do mundo estariam resolvidos, pode o conhecimento está ao alcance de todos na internet. É o caso do post anterior: uma ínfima parcela dos religiosos professam o que a sua religião prega. Vale o mesmo para recomendações médicas, para recomendações financeiras, para recomendações sobre relacionamentos, etc etc etc

Van der Camps disse...

É por isso que meus conselhos são ignorados e depois eu vejo a pessoa tomar no IPTU. E tomar no IPTU é ser menos feliz do que poderia ter sido, é viver menos do que poderia ter vivido, é ter menos sucesso do que poderia ter tido, é ser menos interessante do que poderia ter sido, é ser menos tudo.

Van der Camps disse...

Agora uma pesquisa mostrou que 90% daquilo que a pessoa acredita é falso e que 80% daquilo que ela considera verdadeiro ela herdou de até quatro gerações atrás. É por isso que a pessoa não muda após ouvir e entender intelectualmente.