Houve uma época que o Brasil oferecia muitas oportunidades aos empreendedores. Conheci muitos que enriqueceram abrindo negócios, inclusive na família. Também houve uma época em que você entrava em uma grande empresa e fazia carreira, subindo degrau em degrau e nunca era mandado embora porque essas empresas não viviam crises. Os funcionários publicos eram relativamente poucos e não ganhavam salários absurdamente altos como hoje em dia. Tudo isso mudou. Meu amigo empreendedor e empresário tem de se desdobrar para conseguir manter seu padrão de vida. Amigos que trabalham em grandes empresas tem de ser competentes e ágeis para trocar de emprego quando essas empresas são vendidas ou vão a falência. Funcionários públicos vivem em castas, onde alguns ganham muito e os outros vivem processando o estado e pedindo equiparação de salários. Muitos diplomas de nível superior não servem para praticamente nada, já que o emprego já está indicado para alguém influente naquela empresa. Milhões prestam concursos públicos, na esperança de conseguir uma vida melhor e milhões vivem a margem, simplesmente sobrevivendo.
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
O amigo dos livros
Descobri que eu sou amigo dos livros. Estou sempre lendo um, em geral de assuntos interessantes diversos e não de literatura ou auto ajuda. Ou seja, sou mais uma exceção aqui no Brasil, onde as pessoas compram livros por obrigação e não por prazer. O livro mais vendido é sempre a bíblia e quem pratica a religião precisa ser alfabetizado, o que é fundamental para ler. Depois quem mais lê são as pessoas em busca de auto ajuda. Existe também um mercado enorme de livros didáticos, que são obrigatórios e livros universitários. Fora isso uma tiragem de 1.000 exemplares já faz do livro um "best seller" aqui no Brasil . . .
Até tu Freud ???
Li hoje uma matéria dizendo que Freud preferia a companhia dos seus animais a de pessoas. Diz ele que as pessoas não possuem um intelecto suficientemente desenvolvido para viver o que a civilização exige. Sendo assim essas pessoas não conseguem se adaptar e ficam doentes e insuportáveis. Já os animais são muito mais simples e fáceis de lidar, podendo ser selvagens e crueis mas não malvados. A maldade segundo Freud é a vingança daqueles que não se adaptaram contra a civilização.
Empresas de Seguro Saúde precificam e trazem para o valor presente seus riscos futuros
É por isso que quando você completa 59 anos ganha de presente um aumento real de 100% no seus plano de saúde !!! As empresas precisam sobreviver e como elas não sabem quando voce vai ficar gravemente enfermo e irá demandar serviços médicos intensos e caros ela se garante, dentro da lei, praticando esse "pequeno" aumento de 100%. As regras do jogo são essas e não adianta se queixar ao bispo. O negócio é planejar como pagar essa despesa ou então como refugiar-se no serviço público e correr o risco de morrer antes do tempo . . .
O Brasil já quebrou 7 vezes desde 1900 - É o campeão em falências nacionais . . .
Isso significa calote da dívida, seja ela interna ou externa. Em geral se quebra com a dívida externa primeiro. Deixar de pagar a dívida interna é mais complexo mas já aconteceu várias vezes. Quando um país quebra seu povo sofre muito, pode advir a pobreza e a fome, além de revoltas de todo tipo. A última vez que o Brasil quebrou e eu presenciei foi em 1990 com o Plano Collor. Naquele momento eu não tinha reservas financeiras porque estava começando minha vida profissional mas familiares foram pegos na arrapuca. Essa quebra está sendo discutida na justiça até hoje. Atualmente países como Venezuela e Argentina estão quebrados e suas populações estão sofrendo. Nosso governo é de esquerda e não muito confiável o que é mal sinal. Mesmo um amigo que tem nacionalidade argentina, americana e israelita não tem boas opções no momento. Eu até gostaria de ter alguns ativos nos Estados Unidos porque os Estados Unidos sempre se recuperaram de seus crises e voltaram melhor do que antes. Uma coisa é apostar na Bolsa de Valores Brasileira, onde estão listadas empresas brasileiras e outra é apostar em Wall Street, onde estão empresas americanas . . .
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Acordos extra-judiciais
Hoje conversando com um amigo comentei sobre acordos "extra-judiciais" de separação de bens. Caso estivéssemos nos Estados Unidos eu até acreditaria que um juiz aceitasse esse tipo de acordo como "bom e verdadeiro" mas estamos no Brasil. No Brasil a lei vale muito mais que a individualidade de qualquer pessoa e o coletivo domina as decisões. É assim que a "maioria" vence por aqui. A lei brasileira estabelece todo um rito, bastante detalhado por sinal, para estabelecer a separação de bens entre um casal. Só isso já bastaria para um juiz impugnar o "acordo particular" do meu amigo. Caso a mulher peça algo como uma indenização pelos anos vividos ou então o reconhecimento da união estável eu aposto que ela ganharia e meu amigo descobriria isso da pior maneira possível: pela experiência. No entanto é sempre a velha história: as pessoas acreditam naquilo que elas querem e na prática as garantias são poucas . . .
Para cada objetivo um meio e uma mensagem
Imagine que conforme você escrever uma mensagem você atingirá um determinado público. Pensando nisso eu me lembro da minha mensagem no Par Perfeito: simples, despretenciosa, sincera e transparente. O objetivo era o de relacionamento sério. O retorno não era grande e ficava a desejar em vários aspectos. Era um pouco decepcionante mas muito instrutivo. Descobri por exemplo que mulheres mais novas não abriam mão de ter filhos. Também fiquei sabendo que 60% das mulheres da classe A não namorariam uma pessoa obesa. Neste ano faz 6 anos da minha última investida, provavelmente a última se depender de mim. Em 6 anos aprendi mais sobre as mulheres é claro e, matutando, caso mudasse minha orientação, faria um anúncio mais "pragmático": Sou milhionário, pragmático e honesto. Procuro mulher jovem, bonita e disponível para curtir o lado bom da vida. Prometo cartão de crédito sem limite em caso de gravidez. Kkk ! Imagino que esse tipo de anuncio atrairia milhares de respostas e não as minguadas 10 ou 15 que eu recebia !!! E como da quantidade se extrai a qualidade tenho certeza que passaria momentos de diversão e lazer inesquecíveis, mesmo porque todos querem viver intensamente e despreocupadamente uma aventura.
A frequência mais baixa de um relacionamento
Podemos ter relacionamentos de diferentes frequencias, da mesma forma que existem diferentes estilos musicais. No estudo dos estilos amorosos isso fica claro. Agora, em uma visão mais animal da coisa, podemos dizer que o homem fica com a mulher porque gosta de algo nela que ele precisa muito e a mulher fica com o homem para ter filhos e conseguir o máximo que puder para eles. Através dessa visão, os filhos seriam um estorvo para grande parte dos homens, que agiriam exatamente como os outros mamiferos, que em 95% dos casos abandonam a fêmea no momento em que elas tem filhotes. Toda a evolução da sexualidade feminina que não tem cio e está disponível para o coito permanentemente teria essa finalidade. Pais que apostam nos filhos podem ser uma evolução no sentido que preferem a qualidade ao invés da quantidade, deixando mais descendentes por esse motivo. Aquele que investe na quantidade seria o estilo "Ludus" que existe até hoje. Aquele que investe na qualidade pode ser estorge por exemplo. Eros, pragma, ágape e mania seriam variáveis intermediárias que podem fazer parte coadjuvante tanto em um quanto no outro estilo.
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
Casamento X União Estável
A questão que se coloca é sobre os bens particulares. Os bens adquiridos na vigência da união ou do casamento são partilhados meio a meio, porque se assume que houve colaboração de alguma forma de ambos para que o acúmulo de capital acontecesse. Já os bens particulares tem tratamento distinto e aqui fica claro quem se quer favorecer: ou os filhos ou a companheira atual. E aqui que os interesses de mulheres e homens em geral são antagônicos já que as mulheres acham que seus filhos são lindos e maravilhosos e merecem ficar com o máximo da herança e os homens podem pensar diferente, já que existem filhos que são manipulados por ex-esposas e se voltam contra eles. Talvez seja por isso que a mulher com filhos fique sempre sozinha, tentando obter o máximo de dinheiro que consiga de seu novo companheiro mas sem morar com ele ou comprar um imóvel em conjunto. Ela pode agir como a amante, que quer bens em seu nome, presentes caros e eventualmente um emprego bem remunerado. Já o homem pode encontrar uma nova mulher que seja também um novo amor e pode procurar proteger essa pessoa, concedendo-lhe bens suficientes para uma velhice tranquila. É assim que esse homem irá se casar efetivamente com sua nova mulher, concedendo-lhe o direito de ser herdeira dos seus bens particulares, o que no caso de ter apenas um filho (a) significará conceder-lhe a metade desses bens. Imagine alguém que não tem bem particular nenhum ou tem muito pouco: casou-se e separou-se tão rápido que não acumulou nada. Unindo-se novamente em união estável constitui um patrimônio sólido, com muitos imóveis. Nesse caso a união estável terá pequeno efeito quando comparada a um casamento com comunhão parcial de bens. Agora imagine o contrário: um homem ganha muitos bens, separa-se e fica com alguns deles em seu nome. Não consegue mais sucesso por ter ficado doente, etc. Recebe mais alguns bens de herança. E então resolve se unir já em idade mais avançada, não tendo perspectiva nenhuma de comprar mais nenhum imóvel com sua renda nem com a da sua mulher. Aqui ter uma união estável ou um casamento poderá fazer toda diferença no futuro dessa mulher em caso de morte do marido. Com certeza é a diferença entre uma velhice tranquila e a eventual pobreza . . .
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Mulheres e finanças
Uma mulher que pesquisa o assunto tascou na veia: mulheres em geral não entendem nada de investimentos e finanças !!! É claro que existirão exceções como as mulheres que se formaram em algum curso superior de finanças, tal como administração (na FGV), contabilidade (na FEA) ou economia . . . Sabemos que as mulheres que trabalham em finanças são uma minoria e muitas são fálicas, típicas executivas cruéis . . .
Quem são os casais com grande diferença de idade
Observo casais onde o homem é muito mais velho que a mulher. O contrário em geral nunca acontece, só na novela onde serviçais são lindos e maravilhosos. Não raro essa mulher é de uma classe social inferior ao homem. Isso não impede a mulher de ser jovem e bonita mas como nem tudo é perfeito sua origem não a favorece. Acontece algo semelhante quando a mulher é bonita, jovem, branca mas garota de programa, por exemplo. Para ser garota de programa, mesmo sem precisar financeiramente, um caráter duvidoso ela tem de ter. Então é isso: homem velho e poderoso com mulher jovem e bonita, de origem social/étnica desfavorecida ou então mundana. Ou seja, em ambas as situações a mulher pode avaliar o que tinha a ganhar quando comparada com suas "deficiências" . . .
A fórmula coletiva de sucesso americana
Uma ´séria e interessantíssima pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que minorias estão dominando a entrada nas melhores universidades de lá, o que significa sucesso futuro em todas as possíveis áreas. Qual a fórmula do sucesso ? A instalação de um sentimento de superioridade racial ou étnico (judeus são o povo escolhido por Deus, Mormons são moralmente superiores aos demais, etc), um reforço da baixa auto-estima das crianças, lhes impingindo culpa caso não se saiam bem nos estudos, dizendo por exemplo que envergonhariam a família, ou seja, um complexo de inferioridade e finalmente um grande controle do impulso, ou seja, abrir mão de prazeres no presente para usufruir no futuro de benesses. Observe como essa lavagem cerebral faz as crianças enlouquecerem e irem bem nos estudos !!!. O complexo de inferioridade eu também tive, o complexo de superioridade não tive mas eu era do grupo heterossexual branco masculino, o que me colocava "na elite" aqui no Brasil. Finalmente, o controle do impulso também consegui, pois fiz de tudo para me formar antes de buscar emprego mesmo tendo dificuldades. Eu sei esperar mas não espero para sempre: quando a oportunidade aparece eu a agarro e para isso vou me preparando desde sempre.
Onde existe dinheiro existe tentação . . .
Onde existe erotismo também !!! Bancos são lugares em que a tentação pode se manifestar. Os coletores de prestações em atraso que recebiam dinheiro vivo estão sob tentação constante. Parentes ricos e sozinhos como meu tio que sofrem de alzheimer são uma tentação para primos gananciosos. Já dizia a música: dinheiro na mão é tentação, é tentação !!!
domingo, 26 de janeiro de 2014
A diferença entre ter uma religião e ser espiritualizado
Ter uma religião significa acreditar na experiencia espiritual de alguém. Ser espiritualizado é ter vivido a experiência espiritual. Faz toda diferença !!! Um é teoria e o outro é a prática.
O fim da feira: quem são os cães que chegam ao depósito da prefeitura para adoção
Sabe aquele sonho de encontrar um poodle branco mini ou toy para ser adotado de graça no Centro de Zoonose da Prefeitura ??? Esqueça !!! Os rejeitados que chegam por lá são na maior parte das vezes problemáticos em algum aspecto. Imagino que na lista de adoção de crianças aconteça o mesmo . . . o rebotalho da sociedade. Certas coisas precisam ser pagas . . . não adianta sonhar !!!
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
O equilíbrio trabalho X diversão
Existem pessoas que possuem grande capacidade de trabalho e realização. São aqueles que se destacam e que não irão se tornar uns bocós de mola. Não é todo mundo que tem capricórnio na cúspide da casa 6. Grande capacidade de estudar e virar madrugadas, de trabalhar muitas horas com precisão e eficácia, etc. E existem pesssoas que gostam de dormir, de deixar o barco correr, que são como o Hardy de Lippy o leão. Realmente existem pessoas moles e fracas de desempenho. Problemas ocorrerão se num casamento um for mais diligente e o outro mais folgado. Acontece que o folgado procura justamente o mais competente, para encostar o corpo. É muito comum e muitas vezes somente é descoberto após os nubentes irem morar juntos. Alguém que trabalha duro pode sentir-se explorado e cansar-se desse arranjo. O problema é quanto tempo o diligente demora para perceber que o folgado não vai mudar. É aquela famosa decisão: até quando insistir em algo que não está dando certo e quando desistir. Os empregadores querem pessoas com alto potencial de trabalho. Eles não gostam daqueles que encostam o corpo e não são dedicados, eficientes e eficazes. Existem muitas mulheres que não querem trabalhar duro e a sociedade as protege pois lhes atribui outras funções, como a maternidade. O nível de energia que cada um tem lhe é próprio, assim como a inteligencia e até a força física. As diferenças individuais e culturais não podem ser desprezadas . . .
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
Chamou de burra , feia ou gorda acabou . . .
E acabou porque você atingiu frontalmente a vaidade da pessoa. Ninguém quer ser burra, nem feia e muito menos gorda. Todas querem ser exatamente o oposto: inteligentes, bonitas e magras. E o mercado, sempre atento, tudo produz para que esses objetivos sejam (teoricamente) atingidos !!!. Na verdade todas gostariam se ser bonitas, ricas, inteligentes e jovens. Acho que posso acrescentar mais um adjetivo na lista: chamou de velha também "acabou" . . .
Todo cuidado pode ser pouco ao mostrarmos o erro de alguém
Já escrevi aqui que quando mostramos o erro ao sábio ele nos agradece e quando mostramos ao ignorante ele nos odeia e fica com raiva. O sábio vê uma oportunidade de aumentar sua sabedoria já o ignorante vê a comprovação da sua ignorância. Hoje mesmo presenciei uma altercação e pude ver que o suposto ignorante não aceitou completamente os argumentos e ficou com raiva de ser contestado. Isso me lembrou um dia em que pedi um simples churrasquinho com queijo na padaria mas que fosse "aparado", isto é, que o chapeiro tivesse o cuidado de cortar a gordura característica do contra file após a fritura da carne. Pois o lanche veio errado, sem aparar. Reclamei e o estúpido do chapeiro simplesmente jogou meu lanche fora e se pôs a fazer um novo lanche. Não preciso dizer que nunca mais pedi um churrasquinho com queijo nessa padaria . . .
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Quem vende um imóvel em São Paulo
O poder econômico financeiro define o acesso a muitos bens e serviços. É assim com todas as pessoas por que a economia nos ensina que os recursos são escassos. Vamos analisar quem vende imóveis em São Paulo. O mercado começa em geral em centenas de milhares de reais. Tanto quem compra como quem vende tem de ter a capacidade de acumular esse montante de dinheiro e isso limita aqueles que vão conseguir a determinados trabalhos e profissões, exceto os que receberam os imóveis por herança. Comprei dois imóveis de engenheiros e um terceiro, que me deu dor de cabeça, de um PM da reserva. Observe que existe uma lógica no que aconteceu comigo. Meu pai comprou muitos imóveis, em uma época em pessoas de profissões muito mais humildes conseguiam ter imóveis e é claro que eram imóveis mais simples e baratos. A regra é no entanto universal . . .
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
O alvo
O alvo pode mudar ao longo da vida porque as ambições também podem mudar assim como as aspirações. Assim o alvo em termos de carro muda ao longo do tempo de acordo com a música. Em termos eróticos amorosos o alvo também muda com o tempo porque razões óbvias. Moradia idem assim como viagens e carreira. Existem circunstâncias em que o alvo torna-se inatingível e nesse caso é necessário readequar as expectativas, "baixar a bola" como se diz na gíria. Como já comentei sou minimalista mas exigente com as minha escolhas. O alvo pode ser imediato ou estar a alguns anos de ser atingido. É preciso ter objetivos de curto, médio e longo prazos e ir atrás deles . . .
Você pode ser o alvo de alguém
Assim como ladrões escolhem um alvo que lhes dê o maior retorno com o menor trabalho, psicopatas fazem exatamente o mesmo. É por isso que existem tantos golpes, novos e velhos. Existe um ambiente para que isso ocorra, existem motivos, faz inclusive parte da evolução em alguns casos: os mais adaptados sobrevivem e não necessariamente os mais inteligentes ou fortes. Em um ambiente de ovelhas fracas talvez os lobos se multipliquem devido a facilidade de se alimentarem. O pior é ver que esses psicopatas não raro se dão muito bem na vida material terrena e isso já foi enfatizado pelo professor Clóvis de Barros, que leciona ética na USP. Aqueles que tem o que os outros querem podem ser muitas vezes assediados de todas as formas, a maior parte delas ilícitas e imorais. Para quem é justo e razoável ver o mal vencer é muito triste, mesmo sabendo que essa vitória é temporária e que a vitória final será a dos bons e não a dos maus.
Como dissimulados dão golpes
Os dissimulados tem traços psicopatas e sempre dão seus golpes contra alguém que tem dinheiro, exposição social, status social elevado, etc Essas pessoas utilizam-se de tecnicas para ganhar a confiança das suas vítimas elegíveis e seu objetivo é conseguir uma sociedade comercial, ganhar exposição com a fama e sucesso do alvo ou então dar o golpe da barriga e garantir uma pensão gorda no caso de algumas mulheres. Todos esses golpes são traiçoeiros e muito bem estudados por seus perpetradores. A lista é extensa e inclui golpes com a utilização da justiça da familia e do trabalho e da polícia. Caso você seja um alvo potencial todo cuidado é pouco porque com o número enorme de golpistas que existem aqui no Brasil você será mais cedo ou mais tarde abordado por alguma dessas pessoas . . .
Guidance na medida certa
Você precisa guiar a educação do seu filho na media certa. Nem deixar de orientar e nem impor sua ideologia. Crianças aprendem pela imitação mas também tem características inatas. Os pais que são sábios estão atentos aquilo que seus filhos manifestam e os vão conduzindo e induzindo muitas vezes. O objetivo é não é ser o que de melhor existe mas o que de melhor podemos ser. Para isso é necessário auto conhecimento e alguém que te mostre as opções que o mundo proporciona, ou seja, é necessário um olhar interior reflexivo e alguém com grande abertura e conhecimento prático.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Crianças que brincam sozinhas
Crianças que brincam sozinhas podem quando aprenderem a ler ter a capacidade de se tornarem grandes leitores. Sei disso por experiência própria. Já crianças que não param quietas, que estão sempre se movimentando e interagindo com os outros, dificilmente terão a paciência e a concentração necessárias para fixar-se em um livro. E quem não tem grande capacidade de concentração, leitura e absorção, nunca passará em um vestibular concorrido ou em algum concurso público idem. Só por isso um diploma da USP em um curso concorrido já é significativo. Um belo currículo acadêmico também. São coisas que somente a turma do livro consegue, livros que vão fundo nas coisas e que não podem ser inteiramente substituídos por prática. e imitação.
O nascimento de Vênus
No quadro o Nascimento de Vênus a mulher representada é loira e branca, muito branca. No quadro que representa Adão e Eva também temos uma Eva loira e branca. As loiras e brancas estão no imaginário ocidental como as mulheres que valem a pena serem retratadas nuas, pelo menos. Será que faz parte do nosso inconsciente coletivo ? Uma vez li um artigo sobre as vantagens das loiras jovens: elas passavam uma ideia de pureza e juventude que as morenas não passam e isso tem a ver com caracteristicas genéticas sobre a quantidade de pelos e não apenas a sua cor. Quanto menos peluda mais feminina é a mulher, pelo menos no imaginário . . .
A importância de cada quesito a ser avaliado para determinar a ideologia de alguém
Quando procurei alguém nos 30 milhões de perfis existentes na internet tive de avaliar alguns quesitos que estavam disponíveis no site. Todos esses quesitos eram objetivos, como peso e altura, idade, religião, cor da pele, estado civil, situação em relação a filhos e tipo de relacionamento buscado. Feitas essas escolhas tomava-se a ultima decisão que era sobre a amplitude geografica da busca, fator muito importante para um relacionamento sério e muito menos relevante para relacionamentos casuais. Dessa lista básica saiam listas com 100 ou 200 candidatas apenas, mostrando claramente que se eu fosse mais exigente não sobraria ninguém para casar com as exigências. Alguém rico e poderoso poderia expandir sua busca a outros países, desde que não houvesse a barreira da lingua. Detalhes importantes seriam descobertos a posteriori, caso alguma das candidatas alvo iniciasse um dialogo, como por exemplo preferências alimentares e cuidados com exercicios físicos, bem como renda e origem ética. Com esse espectro de quesitos a teoria está completa restando apenas ver como a prática se apresenta.
A importância dos Livros
O livro, dependendo do seu assunto, pode ser muito mais profundo que um simples artigo de jornal, revista ou filme, pela sua própria natureza. Pessoas que leem livros de peso, com substância são poucas, pela própria deficiência intelectual de grande parte da população. A venda de livros de nível universitário, adequados aqueles teoricamente com maior nível intelectual, pode mostrar um indicador da inteligência dessa pessoa.Livros desse nível, que estejam em uma estante na casa de alguém, são um indício dos interesses e da envergadura intelectual do seu proprietário. Imagine alguém que tem uma biblioteca em casa e que não seja apenas para impressionar aos outros. A pessoa que montou essa biblioteca é provavelmente um erudito e alguém eclético. É por isso que o mínimo que eu exigia quando pesquisava companhia na internet era "nível superior" mesmo sabendo que existem cursos superiores e cursos superiores . . .
Um negócio de sucesso tem de ser amado ou necessário
Para ser um negócio amado você precisa estar nas listas dos "melhores" de alguma coisa: o melhor restaurante, o melhor bar para paquerar, a melhor escola, o melhor bairro, o melhor carro, etc. Já para ser necessário basta você não ter muitos concorrentes. Todos precisam ir no dentista, no médico, no supermercado, comprar gasolina, pagar despesas com o carro, pagar as despesas com moradia. Basicamente podemos analisar essa frase do ponto de vista das despesas que uma pessoa tem: despesas obrigatórias dão origem a negócios necessários. Despesas elegíveis (no meu caso despesas pessoais) dão origem ao negócio amado, aquele que você elege como digno de receber o seu rico dinheirinho . . .
domingo, 19 de janeiro de 2014
Adolescência sonhada
Hoje assisti ao filme "Confissões de Adolescente" do Daniel Filho. A comparação com minha adolescência foi fatal. O filme mostra a adolescência que eu gostaria de ter tido e que desconfio um amigo teve. No entanto minha adolescência foi muito pior e minha fuga dessa realidade era justamente o cinema. No cinema eu vivia aquilo que não tinha na vida real e sonhava. Sonhava com mulheres que não existiam, com uma vida de prazeres e diversão. Sei hoje que o cinema mostra sempre a exceção e não a realidade da maioria. Assim sendo Confissões que assisti hoje mostra uma juventude rica, que mora bem, que é linda, que tem uma vida boa cheia de aventuras amorosas. Um sonho de adolescência, possível nos dias de hoje. Quem tem uma vida boa dessas nunca vai querer casar-se, ter filhos, assumir grandes responsabilidades. Meu amigo, que na minha opinião teve um boa vida dessas, foi o último dos meus contemporâneos a se casar, aos 32 anos, exatamente no mesmo ano em que eu já estava me divorciando. Esse mesmo amigo foi ter sua primeira filha aos 38 ou 39 anos. Neste ano ele fará 50 anos e enquanto outros amigos já são avôs ele deverá esperar mais uns 20 anos para ter esse gostinho. Essa é a consequência de se ter uma adolescência de rei: fica-se viciado na vida boa . . .
Uma medida impressionante da crise americana
Vi as figuras de vendas do Corvete nos Estados Unidos e fiquei impressionado com o efeito da crise de 2008: as vendas caíram de 36.000 unidades anuais para apenas cerca de 12.000 !!! Isso nos Estados Unidos que são o pais mais rico do mundo (pelo menos entre as grandes nações) !!! A crise foi realmente terrível para eles . . . Imagine como manter uma fábrica com um terço da produção !!!
sábado, 18 de janeiro de 2014
Empresas dos Estados Unidos dão "uma banana" para o Brasil e realizam somente 2% das fusões e aquisições
Segundo li na internet durante os últimos 6 anos foi essa a participação percentual das empresas dos Estados Unidos nas fusões e aquisições brasileiras. Os Estados Unidos são o pais mais rico do mundo, o mais inovador, aquele que tem as melhores universidades e o Brasil com certeza é um lugar hostil para os capitalistas americanos ou então todas as empresas americanas que possam ter algum interesse estratégico no Brasil já estão aqui. O Brasil tem muitos obstáculos a começar pela língua, passando pela insegurança jurídica, pelo governo do PT, pelos impostos e regulamentações excessivas. Enquanto o Brasil não exporta quase nada para os Estados Unidos nos importamos muito deles, em particular peças e produtos tecnologicamente avançados, insumos para todo tipo de indústria e por aí vai. O Brasil vai continuar mandando apenas turistas e compradores de produtos de consumo por um bom tempo ainda . . .
A ética é a vitória da convivência saudável sobre a atitude egoica
A ética e a política surgiram quando a civilização permitiu esse avanço. O homem tem 6 milhões de anos sobre a terra mas a civilização tem apenas 10 mil anos. Tudo começou com a agricultura, evoluiu para o comercio e chegou a indústria. Agora estamos na evolução dos serviços. E as cidades foram fundadas, cresceram e a população aumentou e muito. Doenças foram debeladas, a expectativa de vida das pessoas aumentou, a complexidade idem. As pessoas passaram a conviver em espaços cada vez menores e a dividir espaços comuns. Surgiu a necessidade de organização social para que todos pudessem viver melhor com a abdicação de alguns comportamentos individuais. Surgiram os condomínios, os seguros, a assistência médica universal, a escola pública e o estado cresceu e muito.
Se eu posso ser um bocó de mola e sobreviver porque procurar ser interessante
Essa é a conclusão que cheguei explorando algumas pessoas próximas. É uma variável da clássica: as pessoas fazem o que lhes dá o maior retorno com o menor esforço. Existe uma teoria que diz que a cultura foi inventada pelos homens como fator de diferenciação sexual, ou seja, um homem culto seria um homem diferente dos outros e portanto atraente para certo tipo de fêmea que valoriza essas qualidades. De qualquer forma é sempre decepcionante descobrir que alguém próximo um bocó de mola. É desalentador porque tomamos consciencia de que muitas das conversas que tivemos com essa pessoa simplesmente foram inócuas. A vida da maior parte das pessoas é muito desinteressante. Nada acontece e quando acontece é sempre a mesma coisa (o Gol é o carro mais vendido a 27 anos no Brasil, por exemplo). Em geral decisões importantes, cultura, guidance, são coisas de uma pequena elite intelectual. Isso inclui todas as áreas da vida: emoções, evolução espiritual, material e física. É muito difícil encontrar pessoas interessantes, inclusive para relacionamento amoroso que dir-se-a para sociedade comercial ou qualquer outro tipo de comunhão.
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
Sol em escorpião na casa 3 - Indo fundo nas coisas
Pois é !!! Ir fundo nas coisas mais variadas não é o que a maior parte das pessoas fazem. Como diz um amigo "temos um mar de conhecimento com um palmo de profundidade". Eu nunca fui assim. Toda vez que me interesso por algo vou fundo. Faço isso comprando e lendo livros sobre o assunto, por exemplo. Muitos especialistas escrevem livros sobre os mais diversos assuntos que existem. Com isso o conhecimento está disponível para quem tiver tempo e principalmente vontade de se aprofundar. Acontece que o brasileiro dedica 6 minutos por dia a leitura e certamente em geral não é a leitura de algo mais profundo ou técnico. É exatamente por isso que quando vemos algo bem feito ou mais sofisticado temos alguém da profissão por trás. É o caso da casa de um arquiteto ou engenheiro civil: espera-se que ela seja funcional, bonita, tecnicamente bem construída. É o caso de testamentos, inventários, questões legais, etc de um advogado: espera-se que ele tenha feito papeis perfeitos e legítimos, afinal, ele conhece ou deveria conhecer a lei, o poder judiciário, etc. É o caso da alimentação, condições de vida, prevenção de doenças, profilaxia e demais cuidados com a saúde na casa de um médico ou dentista. Eles estudaram (porque foram obrigados muitas vezes) esses assuntos e por isso dão muito valor a eles. Eu poderia continuar escrevendo tantas situações quanto são aquelas possíveis pelas profissões que existem: um bancário tomaria cuidado com suas aplicações financeiras, um economista com previsões econômicas, um agente de turismo com suas viagens de férias, um jornalista com o que ele lê e passa para seus filhos, um farmaceutico com a qualidade dos remédios que toma, etc etc etc. Nenhum deles é écletico por natureza. Nenhum é especialista em tudo e muito menos sabe se possicionar quando estiver lidando com "especialistas" das demais áreas. Para ser uma pessoa eclética é preciso primeiro estudar a teoria e depois passar para a prática. Uma pessoa de certo nível economico social terá de encontrar de uma forma ou de outra especialistas de todas ou quase todas as profissões, através dos produtos e serviços que consome ou consumirá. E para fazer a escolha certa é preciso conhecimento posto em prática, ou seja, sabedoria . . .
As casas populares do governo
O governo estadual, municipal e federal tem programas de moradia para pessoas de baixa renda. Essas casas são contratadas para terem um custo o mais baixo possível em geral. São construidas nos lugares mais longe do centro da cidade, onde existem terrenos baratos em abundância. São vendidas a preços e juros subsidiádos. Durante anos tornam-se lugares perigosos, moradia de ladrões e outros marginais. Aí acontece o processo de melhoria que todo bairro vivencia ao longo do tempo: as casas são reformadas, as ruas são asfaltadas, o lugar passa a não ser "tão longe assim" e verifica-se uma valorização dos imóveis. É um processo diferente de um simples loteamento barato, onde cada um constroe sua casa como pode e tudo fica muito feio. Em loteamentos construidos pelo governo existe alguma regularidade nas construções mesmo que todas sejam muito simples e pobres. Nos meus 50 nos acompanhei o desenvolvimento de alguns bairros aqui em São Paulo e observei a olhos vistos esse processo acontecer. Vi bairros ricos serem contruídos do zero e vi bairros populares não evoluírem. Também vi bairros urbanizados com vias arborizadas e praças tornarem-se bairros valorizados, mesmo que tenham nascido como bairros de classe média. Ou seja, presenciei a passagem do tempo para pobres, medianos e ricos. Em São Paulo existe um fator que não existe em outras cidades: o metrô. Ele determina para onde milhões serão investidos na construção civil. É o maior fator dinamizador que pode existir.
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Psicogenese das doenças mentais
Em medicina um mal médico apenas cuida dos sintomas mas não vai até a raiz do problema. Trata-se apenas de um paliativo. Uma vez ouvi de um médico que abanconou a medicina e virou surfista que a mesma pessoa voltava com a mesma doença várias vezes ao consultório, simplesmente porque o real problema era de saneamento básico. Com as doenças mentais a coisa complica mais ainda, porque se muitos que tem a doença negam a sua existência e nem se tratam imagine então fazer a profilaxia das doenças mentais. O quão distante está da pessoa comum fazer isso !!! Imagine falar para alguém mudar seus hábitos mentais se a pessoa não muda nem seus hábitos físicos, como beber em demasia, fumar ou comer demais !!! Falar para alguém mudar seus relacionamentos doentios, suas neuroses complementares . . .
A condenação
Pessoas que condenam muitas vezes sentem simplesmente inveja da coragem de quem faz o que elas gostariam de fazer. É assim com "costumes", "crenças" e "tradições". Pessoas que condenam a vida boa que alguém conseguiu por receber e administrar bem uma herança ou então que desqualificam um herdeiro que é contratado para trabalhar no negócio do pai. Outro exemplo é a mulher jovem e bonita que aproveita essa vantagem competitiva e consegue conquistar um marido rico e generoso que não a obriga a trabalhar como outras que existem por aí. Essas condenações são rancorosas e mostram o quanto é pequena a pessoa que as perpetra. Infelizmente são muitas essas pessoas . . .
O Buscapé e o Diretor de vendas
Lendo a história do Buscapé houve um momento em que eles foram ameaçados por um diretor comercial de uma grande empresa varejista pois estavam utilizando as informações de preços de vendas dessa empresa. Um dia os donos do Buscapé tiraram a empresa citada do site. Imediatamente as vendas da tal empresa cairam !!! E foi assim que a empresa se tornou "amiga" do buscape e passou até a remunerar o site. É mais ou menos o que acontece com um bom administrador de qualquer coisa de terceiros que não entendem patavina do assunto . . .
Julgue como gostaria de ser julgado
Ame como gostaria de ser amado e perdoe como gostaria de ser perdoado. Tão simples e tão raro !!! A maior parte das pessoas que conheço tem dois pesos e duas medidas: querem ser muito mais amadas do que amam, querem muito mais serem perdoadas do que perdoam e julgam os outros com muito mais rigor do que gostam de serem julgadas. E ouvi de uma pessoa dessas que acha isso "normal". Pode ser uma normose mas não é o normal. Sofro por perceber que pessoas próximas são assim em particular mulheres.
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Agradeça porque ele ou ela te ajudou a cumprir seu Carma
Ouvi essa ontem e a observação foi feita lembrando que Jesus Cristo disse exatamente isso para Judas. Essa ideia pressupõe que se você é traído é porque traiu em outra vida, se sua familia te prejudicou é porque você os prejudicou em outra vida, etc. Segundo essa crença ou você está pagando Carma ou está gerando. Na prática você está pagando quando o sofrimento é inevitável por qualquer razão e está criando quando faz coisas erradas moral ou eticamente. Ouço muito: carregará seu Carma . . .
Para muitos realmente não sobra tempo
O tempo depende do seu interesse. Conheço uma pessoa que diz que não tem tempo para ler um jornal ou se informar mas tem tempo para dormir de dia. A verdade é que quem quer arruma tempo para fazer o que acha importante ou lhe dá prazer. Muitos gostam dos prazeres da mesa e do sexo. Alguns gostam e tem a oportunidade de mandar, serem autoridades, etc e finalmente alguns são curiosos e vão atrás da sua curiosidade. É engraçado chegar a conclusão que alguns amigos realmente não tem muitos interesses já que estão muito ocupados ou acomodados para isso. Eu diria que todos nós somos seres imperfeitos tendo nossos experiências aqui na terra para evoluirmos.
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
A dinâmica da família segundo pesquisa britânica
A mãe valoriza e enche a bola dos filhos e o marido prefere a mulher aos filhos. É essa a lógica que as pesquisas mostraram. Aparentemente os 6 milhões de anos nos quais os humanos tiveram de sobreviver levaram a seleção natural desse comportamento: mulher dedicada aos filhos (senão a espécie não teria sobrevivido), além do aspecto levar o bebe na barriga, hormonios, etc e homem defendendo sua esposa e fazendo de tudo para mantê-la com ele. Animais agem assim até hoje: quando a leoa perde o companheiro, o novo macho que se apresenta mata os filhotes do seu antecessor, para que a fêmea entre novamente no cio e possa lhe dar descendentes. Conheço pelo menos um caso em que o filho simplesmente fez o pai debandar e buscar uma nova mulher, tamanha foi a dedicação da ex mulher a cria. A lei repete essa lógica e sempre dá a mulher a guarda dos filhos salvo raríssimas exceções. Hoje em dia o homem pode mudar culturalmente o que a natureza animal selecionou por milhões de anos. Será que conseguirá ? Será que existirão mulheres suficientemente avançadas para desafiar dogmas milenares ? Acho que estamos querendo muito . . .
Casais sem filhos são mais felizes com o relacionamento que casais com filhos
Casais sem filhos são mais atenciosos um com o outro, tem mais tempo para se dedicar um ao outro e estão mais satisfeitos com o relacionamento do que casais com filhos. Tenho experiência em ambas situações e não me surpreende o resultado dessa pesquisa. Em um primeiro casamento com idade na faixa de 30 anos ter filhos parece ser uma boa aposta, dependendo da situação individual é claro. Em um segundo casamento, na faixa dos 50 anos, com uma mulher na faixa de 45, filhos estão naturalmente descartados. É uma idade de curtir a vida e não de arrumar mais trabalho, despesas e preocupações com filhos.
Mães sentem-se as pessoas mais felizes
Foi isso que a pesquisa britanica mostrou. Ou seja, maternidade pode ser uma escolha basicamente egoista da mãe, que quer ser o centro das atenções, ser reconhecida socialmente, imaginar que tem o próximo rei na barriga, etc. Mulheres podem ser insignificantes mas seus filhos podem projetá-las como heroínas que os geraram e educaram. É como disse a Andressa: toda mulher quer casar e ter filhos e aquela que disser que não está mentindo . . .
domingo, 12 de janeiro de 2014
A raridade e a exceção são interessantes
Veja o caso do OURO: como metal nobre não se combina com os outros. É raro na natureza e sua extração exige a movimentação de toneladas de minérios sem valor. Assim também são as pessoas que estão a frente do seu tempo, os visionários por exemplo. O mesmo acontece com espíritos evoluídos. Alguém rico pode ter pouco merecimento conforme essa riqueza foi adquirida. Alguém belo em geral nasceu assim. Foi privilegiado nesta vida e segundo a lei da reencarnação deve ter merecimento de outras vidas. Alguém famoso pode ter talento ou ser parente do diretor da Globo. Com o poder pode acontecer o mesmo. Finalmente temos a inteligência. Aqui de novo teremos uma confluência de fatores agindo para a obtenção do resultado final. Não podemos esquecer que a burrice, a feiura e a pobreza são as regras e seus opostos as exceções . . .
sábado, 11 de janeiro de 2014
Os famosos da USP
A USP em geral aparece nos jornais quando algum expertise é entrevistado para explicar alguma descoberta resultante de suas pesquisas ou então para opinar sobre algum assunto ou problema que afeta grande número de pessoas. Nesse momento aparece apenas o nome do especialista. Para ser famoso e aparecer na televisão, que é o auge da fama aqui no Brasil, é preciso ser ator. E atores são formados na EAD - Escola de Artes Dramáticas, que é a nível de segundo grau. Outro pré-requisito é ser bonito ou bonita. Assim alguns formandos chegaram ao estrelato. Houveram algumas exceções mas em geral esses artistas desistiram dos cursos em que entraram antes de os concluir ou, se formados, nunca exerceram a profissão. A vocação da USP é formar funcionários públicos, já que seus alunos são em geral os mais capazes em suas áreas de formação e portanto aptos a serem aprovados em concursos públicos. Para ser famoso é preciso estar nos meios de comunicação de massa e alguns formandos da ECA - Escola de Comunicações e Artes conseguiram, em particular jornalistas e publicitários.
O sistema prisional brasileiro
O sistema prisional brasileiro é especialista em prender gatos pequenos, que não tem bons advogados e nem como pagar fiança e responder em liberdade. Assim o sistema prende muitos indivíduos e por ser deficiente presos condenados a penas mais leves podem acabar em presídios e penitenciárias por anos a fio sem contar os presos "provisórios". Uma vez presos são esquecidos nas prisões, ao invés de contarem com os benefícios que a lei fornece, como livramento condicional e progressão de pena. Assim o sistema "passa o rodo" na entrada e fornece um "funil" na saída. Estas afirmações não são minhas mas de uma ex-diretora do sistema prisional fluminense. É sempre assim: quem não tem quem o defenda é "massacrado" pelo nosso judiciário, que comete todo tipo de injustiça e descalabro.
A cultura brasileira
A cultura brasileira é aquela em que existe a maior distância entre a autoridade e os subordinados como já disse aqui. Isso significa que o Brasil é altamente hierarquizado. Não sei porque mas provavelmente muitos aqui no Brasil gostam de ser "pau mandado" e com certeza ficariam perdidos se tivessem outro tipo de chefe, mais democrático, por exemplo. Ser "pau mandado" é muito conveniente quando as coisas dão errado porque simplesmente tais indivíduos se eximem de qualquer responsabilidade pelo resultado ruim. Talvez existam trabalhos onde seja necessário ser autocrático por conta da natureza do trabalho em si. No entanto existem também trabalhos onde é necessário delegar poder e também responsabilidade para os subordinados. Consultar a opinião dos subordinados é um comportamento democrático e pouco usado aqui no Brasil. Como tenho Urano na casa um sofri horrores com essa característica da cultura brasileira. Sempre achei que deveria ter nascido na Holanda ou nos países nórdicos e essa é mais uma prova. Também sou tão individualista como os americanos e acho que cada um precisa desenvolver suas habilidades próprias para se virar, nas várias modalidades que a vida exige. Por isso sou auto didata inclusive e gosto tanto da internet. Nesse caso deveria ter nascido nos Estados Unidos. Realmente sou muito diferente do brasileiro médio . . .
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Maior crime contra idosos é o estelionato
Conheço bem essa história. Tivemos um caso na família tão comum que é . É praticado pelos telefonemas de presidiários, nas saidas de bancos, no dinheiro que os velhos guardam em casa, ou seja, se o velho tiver dinheiro guardado pode ser vítima. E os velhos continuarão a serem vítima elternas por que é da velhice ficar mais lento, menos esperto e mais vulnerável a todo tipo de golpe.
Apenas responder as solicitações externas
É assim que caminha a maior parte da humanidade. A mulher que não tem grande poder mental age como um bicho ao engravidar e cuidar de seu filho. Não faz planejamento de nenhum tipo muito menos o familiar. Vai vivendo assim, de necessidade a necessidade, invejando os que tem vida melhor e atribuindo a sua vida a má sorte, etc. O lado bicho das pessoas é muito grande aqui no Brasil. Você descobre o animal no outro quando ele bate no seu carro, quando te dão um golpe da barriga, quando você fala algo que incomoda o sujeito e ele quer bater em você porque é o meio que ele conhece de lidar com contrariedades. A pressão social aqui no Brasil é muito primitiva ainda, com fundamento na base da pirâmide de necessidades de Maslow. E não existe previsão nenhuma de que vá mudar nem no longo prazo.
A publicidade só mostra o benefício e não o custo
Essa é a verdade . . . todo publicidade somente mostra as vantagens e benefícios de adquirir determinado bem ou serviço. O custo dessa aquisição nunca é ressaltado ou destacado. O cinema sempre fez isso e a televisão também, criando uma realidade artificial. Cabe a pessoa equilibrada e adulta ponderar, refletir e questionar as publicidades que recebe. Para isso é preciso ir fundo na análise do custo-benefício, que é algo para o qual engenheiros são treinados.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Ranking do estado civil segundo as mulheres
Em primeiro lugar a casada com marido fiel.
Em segundo lugar a amante com amante fiel.
Em terceiro lugar a solteira sozinha.
Em último lugar a casada com marido infiel.
Em segundo lugar a amante com amante fiel.
Em terceiro lugar a solteira sozinha.
Em último lugar a casada com marido infiel.
quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
Semelhante atrai semelhante
Isso é particularmente verdadeiro para aparência física por exemplo. Mas também para inteligência. Já para dinheiro mulheres pobres mas bonitas e não muito burras podem conseguir um marido rico, não é tão incomum assim. Seria um trade off: sua beleza pelo meu dinheiro e poder !!! É uma troca relativamente comum . . .
Meu amigo eclético
Amigo é alguém com quem as horas passam e você nem percebe. Sua companhia nos faz bem e aparentemente não existe fim para conversas e todos assuntos podem ser explorados. Gosto de pessoas que tem histórias interessantes para contar, pessoas que tem assunto e que por isso são também interessantes. Pois bem, conforme a vida que a pessoa leva ela pode ser obrigada a ser eclética. Não se trata de uma opção consciente, onde a curiosidade da pessoa a guia em busca de nossas informações, novos planejamentos, novas estratégias. Descobri que isso aconteceu com um amigo muito próximo e apesar do caminho diferente que ele trilhou o resultado foi bom e nossa amizade é muito boa.
terça-feira, 7 de janeiro de 2014
A função da terapia
A função da terapia não é te fazer feliz. É te dar condições de ter paciência com o sofrimento para suportá-lo. Para o terapeuta a vida é feita de momentos felizes e tristes. Pensamento do Jung.
Retrospectiva FACEBOOK 2013
Um amigo postou sua retrospectiva do Google 2013 hoje. TODOS os 20 "momentos" mais marcantes do ano dele foram representados com cenas da família: filha do primeiro casamento, mãe, filhos do segundo casamento, esposa atual, etc. Nada de amigos, pensamentos, opiniões filosóficas, humor. Ai fui consultar minha retrospectiva 2013: NENHUM dos 20 "momentos" mais marcantes do ano tem uma foto da família !!! Realmente eu sou reservado com minha família por vários motivos. Meus momentos são pensamentos de terceiros, sacadas bem humoradas, encontros com amigos. É claro que existe uma explicação para isso e eu sei que o diferente sou eu . . .
Como explorar a ignorância do povo
O povo é pobre e adora ver rico se dando mal. O povo é feio e adora ver defeitos em quem é bonito. O povo é burro e não gosta de quem é inteligente, adorando quando o inteligente se dá mal. O povo é velho e adora por reparos nos jovens. O Lula é esperto e explora essas fraquezas do povo para se eleger;Conseguiu grande sucesso porque o voto do povo vale o mesmo que o voto do rico, do bonito, do inteligente e do jovem. Por isso quando novos impostos são propostos para taxar os ricos o povo aplaude.
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
O tempo dedicado as "tarefas do lar"
Para casais que trabalham fora o tempo semanal dedicado as "tarefas do lar" está em 10 hora para homens e 22 horas para mulheres. Levando em consideração que a jornada de trabalho externo pode ser de 40 horas semanais mais no mínimo 14 horas de deslocamento, percebemos que manter o lar doce lar é trabalhoso. Casais com filhos de classe média alta e acima em geral tem algum empregado doméstico mensalista justamente porque o trabalho é muito. Os jovens deveriam pensar nisto quando resolverem casar e morar junto.É fundamental chegar a um acordo com relação as "tarefas do lar" senão o divórcio é certo !!!
Minimalismo
Ser minimalista é minimizar tudo o que for possível, a começar pelos gastos. É usar camiseta lisa da Hering. É trocar de carro apenas quando for conveniente e não porque saiu o modelo novo. É morar em um apartamento de 1 dormitório bem localizado com 51 m2 em São Paulo. É ter apenas um filho ou nenhum conforme as posses. É ter apenas um carro. É saber o preço de tudo o que se compra no mercado e fazer substituições quando os preços sobem demais. É pagar tudo a vista de preferência com desconto. É não pagar taxas por serviços bancários ou uso de cartões de crédito. É fazer pesquisas pela internet comprando sempre qualidade pelo melhor preço desde que seja em sites confiáveis. É viajar fora das temporadas para pagar a metade do preço por passagem aérea e estadia. É comprar tênis em ponta de estoque. É usar agenda de papel ao invés de tablet. É ter um celular básico mas pós pago. É valorizar amizades antigas e confraternizações familiares. É fazer seguro das coisas essenciais. É pagar previdência social. É ter um carro premium não muito caro com todos os itens de segurança. É comer fora mas em lugares com preços honestos e qualidade. Ser minimalista não quer dizer ser miserável . . .
Cultura é algo barato ou caro
Em uma cidade grande como São Paulo existem muitos eventos culturais patrocinados pelo governo, de forma que a pessoa de poucos recursos mas muita vontade não faltarão oportunidades de nutrir a alma. Para os abastados sempre existirão as casas de shows sofisticadas e demais espetáculos pagos. Estudantes e idosos sempre pagarão meia entrada nesses locais. Livros estão ao alcance de todos nas bibliotecas municipais e mesmo na Estante Virtual mas é verdade que ninguém ficou mais rico por ler muito. Freud disse que conhecimento é poder. Eu diria que é poder latente: precisa de uma situação real para ser exercido.
Deixar filhos crescerem como "mato" a merce de todas ideologias de massa
É assim que os pobres criam seus filhos. Não tem preocupação em esclarecê-los a luz da ciência, da psicologia, da psicanálise, enfim, do que de melhor existe. Pelo contrário, os criam com seus preconceitos e com as ideias dos seus pais que vieram por sua vez dos seu avós, etc. É por isso que ao nos tornarmos jovens encontramos tantas pessoas estúpidas quando vamos procurar parceria. É inevitável . . .
Contribuições a sociedade
Existem pessoas que tem filhos que contribuem para uma sociedade melhor. São pessoas honestas, decentes, inteligentes, independentes, etc. E existem pessos que com seus filhos ajudam a arrombar com a sociedade: são aqueles que criam ladrões, estelionatários, maus caracteres, prostitutas, maconheiros, traficantes, maus patrões, aidéticos, incapazes de todo tipo e por todas razões evitáveis como acidentes de moto. Essa gente vai dar despesa nos hospitais públicos, nas cadeias, na polícia, nas escolas públicas, na previdência social e serão carregados pelos outros que servem a sociedade. Existe uma escória, um lixo social e ele não é pequeno, em particular aqui no Brasil. Esse lixo engloba os corruptos de todo tipo, os parasitas, os ignorantes. Existem famílas que nos dão grandes médicos, advogados, engenheiros, etc e família que nos dão ladrões, estelionatários, receptadores, prostitutas da pior espécie, corruptos, tarados, drogados, maus comerciantes, etc
domingo, 5 de janeiro de 2014
Contratar profissionais dos quais pouco se conhece sobre sua performance ou cabedal de conhecimentos pode ser muito perigoso
É exatamente por isso que buscamos referências com pessoas que tem o mesmo nível de exigência que nós e é também por isso que diplomas, títulos, prêmios existem. Em todas as ações é necessário minimizar o risco. Precisamos minimizar o risco na saúde, nos relacionamentos, no manejo do dinheiro. Trata-se de uma questão de sobrevivência e o nosso mundo é estruturado assim. Mesmo em parentes muitas vezes não podemos confiar. Amigos podem nos dar dicas mais preciosas que parentes pois parentes quando você nasce já estão aí e você não os escolhe, já amigos são escolhidos por afinidade, nível de inteligência, integridade moral, etc. Alguém pode ter nascido em uma família com "cabeça de pobre" e por esforço próprio e convivência com outros grupos sociais ascender a "cabeça de rico". Em geral isso somente é possível com alguém inteligente que teve a mínima condição dado por sua família: mudança de bairro, estudo em colégio particular da elite, estudo em universidade de destaque, etc. Seus amigos determinam muito mais do seu destino do que você imagina . . .
De onde menos se espera é que não vem nada mesmo
A única exceção a essa regra foi o nascimento de Jesus que aconteceu no fim do mundo, em um lugar atrasado e de onde ninguém esperava nada. No mais essa regra em geral vale: em um bairro pobre, com terrenos vendidos a preços módicos, não espere ver lindas construções erguidas com o rigor de engenheiros civis e arquitetos, executadas por mão de obra especializada. Não espere que um carro velho esteja impecável, nem que uma mulher criada na favela seja muito educada e culta. Não espere de quem não concluiu nem um curso superior o mínimo de perspicácia em termos de conhecimento acadêmico. Dá mesma forma temos os assuntos relacionados a crenças religiosas ou a pessoas viciadas de qualquer tipo. Não espere de famílias pobres grandes incentivos ao estudo de seus filhos pois se acontecer será alguma exceção. Não espere de mulheres que se comportam como vacas que sejam excelentes mães nem de pessoas despreparadas que se saiam bem em situações extremas e limites.
A exploração sistemática e a decepção
Vivo procurando pessoas interessantes e inteligentes para conversar, trocar ideias, ou seja, fluir pensamentos. Quando tenho oportunidade converso com alguém que não conheço muito bem e, justamente por não conhecer muito bem minha primeira impressão é sempre neutra ou até otimista: será que encontrei um futuro amigo, alguém que possa me ajudar de alguma maneira e/ou que eu possa ajudar dando uma dica ou esclarecimento ? Aí o processo começa: conversas e mais conversas. Existem pessoas que nas conversas falam despautérios tão grandes que logo concluo que são obtusas, equivocadas, etc etc etc. No entanto existe um tipo que não fala besteiras. Até se mantém aparentemente atento ao que estou falando. Ai eu me iludo e penso que ele está absorvendo algum conhecimento de mim, que aprova minhas ideias, etc etc etc. Doce ilusão !!! As vezes surge uma situação onde a máscara cai !!! É justamente quando um terceiro, que deveria ser informado pelo meu ouvinte atento me diz ao ser inquerido por mim que não entendeu nada do que eu falei !!! Ou pior, o ouvinte atento inventa coisas que eu não falei !!! É a história da brincadeira do telefone sem fio da escola. Problemas de comunicação são os mais recorrentes na vida das pessoas e eles ocorrem exatamente por dificuldades cognitivas, imaginação fértil, falta de conhecimento da língua, diferenças educacionais ou culturais, etc. No final fica a decepção de pensar estar sendo ouvido . . .
Muitos ainda vivem de forma primitiva em São Paulo
Conversando sobre os hábitos de pessoas próximas pude obaservar que muitos vivem em São Paulo como se vivessem nos confins da Amazônia: não aproveitam nada do que a cidade oferece de sofisticado e cultural e são uns "bocos de mola" como se falava na gíria da minha infância e adolescência. Estou me lembrando do menino da Zona Leste que mesmo morando em São Paulo nunca tinha ido até a Avenida Paulista. Pois é os "bocos de mola" são muitos e estão muito mais perto do que podemos imaginar . . .
sábado, 4 de janeiro de 2014
Casas de aluguel no interior
No interior a renda das pessoas é em geral mais baixa. No entanto as pessoas precisam morar em algum lugar. Como construir casas também não é tão caro assim, porque os terrenos são baratos, existem "empresários" que constroem muitas casas simples e tentam alugá-las por valores módicos. O raciocínio é o seguinte: cada casa me custa R$ 50.000,00. Caso eu alugue por R$ 300,00 recebo R$ 3.600,00 por ano o que dá uma rentabilidade de 7,2 % ao ano que é mais que a poupança que dá 6% e ainda conto com a valorização do imóvel, que não é garantida porque pode existir depreciação. Tenho um Tio que tem umas 10 casas no interior, algumas melhores e outras piores e o aluguel de todas lhe permite pagar a casa de repouso. Trata-se de uma estratégia que pode ter sentido em cidades menores mas em São Paulo não funcionaria devido as condições locais do mercado. Quando a casa fica desalugada ela deprecia rapidamente em São Paulo sem contar o risco de invasões. Além disso valores maiores que deveriam ser cobrados em São Paulo são inerentemente mais arriscados.
Passei um dia em casa . . .
Ontem tive de ficar "preso" em casa por conta do porteiro que faltou. Tinha de esperar a entrega de bens comprados pela internet e também tomar conta do prédio por ser sub-síndico. Na internet nada acontecia. Não me vinha nenhuma ideia para escrever no blog. Os amigos estavam ocupados. Aí bateu o famoso tédio, que é uma depressão leve. Fiquei imaginando aqueles que estão presos em casa por um motivo de doença, por serem inválidos ou simplesmente por não terem dinheiro ou onde ir. Já li que a principal função da cultura é combater o tédio. E cultura somente existe em grandes cidades. Também pude perceber porque tantos homens preferem trabalhar mesmo que menos depois de se aposentarem: não aguentam ficar em casa, devem se entediar enquanto ficam "morgando" como se dizia na minha juventude. Pude perceber como faz falta vir almoçar com minha mãe, me deslocar de casa, trocar palavras e ideias. Imagino porque tantas mulheres que não trabalham querem ser mães: para se distrairem !!! Mulheres em geral se entretem com o serviço doméstico e também se ocupam. Já os homens não tem amigos ou eles não estão disponíveis, as vezes não gostam de ler ou outros prazeres intelectuais. Uma prova disso é a expansão da televisão paga. Quem conseguiu formar uma família bem sucedida em termos afetivos pode pelo menos contar com a companhia dela e quiçá com sua ajuda. Quem mora sozinho morre antes e em geral mal . . .
sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
Campinas - 30% no primeiro mundo e 70% no quarto
Essa foi uma matéria que li recentemente. Ela dizia que Campinas era o modelo máximo que podíamos esperar no Brasil. Em Campinas 30% da população vive no primeiro mundo, tem empregos bem remunerados, bons índices de IDH, etc. Já os 70% restantes vivem em favelas ou sub-habitações, vivem de bicos ou sub-empregos, tem péssimo IDH, etc etc etc Os 30% do primeiro mundo são servidos pelos 70% do quarto. É a mão de obra das construções, as empregadas domésticas, as balconistas do comércio trabalhando para aqueles que são privilegiados. Os que em melhor situação são aqueles que trabalham como empregados qualificados nas indústrias. Na elite os funcionários públicos graduados, os donos das grandes empresas, os profissionais de nível superior dessas mesmas empresas, os professores universitários e os profissionais liberais. Essa é a nossa sociedade possível segundo a matéria . . .
Velhos e filhos que trabalham
Velhos querem sossego e um final de vida tranquilo. Não gostam de mudar sua rotina. Já os filhos podem ainda estar trabalhando e nas férias e feriados querem e precisam viajar, descansar e recompor as energias. Está instalado o conflito: o velho não quer ir com os filhos e os filhos não querem ficar com os velhos. Resultado: o velho fica sozinho nas festas. As reclamações são sempre as mesmas: abandono, pouco caso, ingratidão. Todos nós precisamos a aprender a nos entreter sozinhos. As pessoas cada vez mais estão sem tempo para dedicar-se aos outros e estão preocupadas em primeiro lugar com si mesmas. A prova disso é que muitos ficam jogando ou mandando mensagens pelo celular ao invés de conversar. E os problemas se avolumam . . .
A construção civil
A construção civil tem interface entre alguns muito estudados (engenheiros) e outros sem instrução ou com praticamente nenhuma instrução (peões). Entre eles temos os capatazes ou empreiteiros. Trata-se um trabalho pesado onde a força física dos peões é o que é comprado. Quem trata com o "cliente" é o responsável técnico ou o dono da construtora mas quem põe a mão na massa são os empregados menos qualificados. Observe que o salário de um empregado desses aumentaria muito se ele pudesse negociar diretamente com o cliente. Muitos pedreiros vêem que a maior parte do lucro vai para o empreiteiro ou construtor e quando aprendem o serviço e se acham gabaritados passam para a carreira solo. Só que existe um problema: construções maiores precisam de um responsável junto a prefeitura e tem outras exigências legais. E nas grandes cidades só se constroem prédios. Para autônomos o que mais tem são pinturas, trocas de revestimentos e acabamentos, hidráulica e elétrica. Ninguém constrói uma casa aqui em São Paulo, com fundações, paredes e telhados. Trata-se de mais um negócio onde a exploração é a tônica e onde os contatos tanto do lado dos clientes quanto do lado dos empregados é a razão de ser do sucesso.
Uma vez . . . ou outra
Uma vez fui chamado a interceder e acompanhar a compra de um imóvel no qual eu não estava diretamente envolvido. Essa mesma pessoa foi por mim orientada e tenho certeza que é grata até hoje. Outra vez também tive de intervir para que uma pessoa não comprometesse seu futuro daqui 10, 20 ou 30 anos. São momentos realmente importantes e dezenas ou centenas de milhares de reais estão envolvidos. Em ambos os casos tratavam-se das mulheres que estavam comigo. Familiares sempre souberam tudo sobre o que fazer com seus negócios e nunca pediram ajuda. O máximo que pediram foi uma opinião que não foi aceita. Amigos também pediram opinião ou deixaram margem para que ela fosse dada. Um aceitou e outro não. No entanto também não fui chamado para a reunião de fechamento ou para ler o contrato e outras minúcias. De novo a postura "eu sei o que estou fazendo" ou "não é o primeiro imóvel que eu compro" foi a tônica. Além é claro de confiar-se no advogado velho da casa, etc. Em termos de decisões financeiras essas foram as minhas maiores participações em negócios alheios. Em termos de orientação educacional não fui ouvido da primeira vez e na segunda devo ter sido considerado apenas porque o alvo não conseguiu bolsa de 70%. Não faz mal. Somos seres imperfeitos e erramos muitas e muitas vezes na vida. Sorte que temos algumas milhares de reencarnações para aprender o certo !!!
Os encontros que o Facebook permitiu
Nesse aspecto além de ser Geminiano por excelência (fofocas e informações do dia a dia) também é Escorpiano, no sentido de permitir que emoções passadas sejam revividas. Para alguns é a oportunidade de re-encontrar aquele amor do ginásio ou colegial e ver se a "chama" pode ser reavivada. Para outros é a chance de encontrar amigos que não eram vistos há 20, 30 ou 40 anos !!! Nunca na história da humanidade houve semelhante instrumento. Tanto é que o Facebook já foi acusado de ser a causa de muitas separações de casais. No meu caso além de meus amigos do ginásio que eu não via desde 1978 (há uns 36 anos pelo menos) também tive a grata surpresa de encontrar com um velho amigo da Universidade "sumido" desde pelo menos 1984, ou seja, há 30 anos. Dá turma do ginásio ficou uma relação comercial com o "homem do seguro" o Julio. Já a amizade com o velho amigo da Universidade foi mais profícua: temos nos encontrado pessoalmente e tem sido muito bom. Infelizmente o amigo não está tão bem em muitos aspectos mas isso não o impede de ser amigo.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
Irmãos são as únicas pessoas com quem você pode brigar e ter esperanças de fazer as pazes
Brigue com um amigo e ele mesmo que tenha sido seu amigo por 20, 30 ou 40 anos provavelmente deixará de sê-lo. Brigue com um primo, um tio ou tia ou outro parente distante e acontecerá a mesma coisa: você os verá apenas em uma eventual partilha de herança e na venda de algum imóvel. Brigue com seu chefe e ele te mandará embora no primeiro momento que lhe for conveniente. Brigue com a sua esposa e se ela for geniosa ou rancorosa sua vida virará um inferno. Talvez o irmão ou irmã seja realmente a única pessoa com quem você pode brigar e se reconciliar verdadeiramente. A briga entre irmãos é coisa tão feia que tem até nome próprio: cizânia. Não concordar com os pais é coisa mais normal do mundo. Afinal eles são de outra geração, provavelmente com outras limitações econômicas-financeiras, etc etc etc. Já os irmãos tem a mesma carga genética: 50% do pai e 50% da mãe e 25% de cada um dos avós e o mais importante: são contemporâneos. Ou seja, enfrentaram mais ou menos as mesmas condições culturais, econômicas, educacionais, etc. Hoje em dia muitos serão filhos únicos. Para serem pessoas completas seus pais precisarão ser muito perspicazes e presentes, coisa que não está acontecendo na maior parte dos lares, o que poderá nos condenar mais ainda ao egoísmo e demais problemas derivados . . .
Mulheres raivosas
Estou cansado de encontrar mulheres raivosas que se arvoram direitos ofendidos. Outro dia tinha uma aqui no condomínio. Queria mil direitos. Aí, na reunião ordinária lhe foi informado que suas pretensões não eram suportadas pela lei E eu intercedi, resolvendo seu problema de forma pacífica e satisfatória. Resultado: a mulher aparentemente ficou grata e me trata super bem. Agora a pouco orientei uma outra que se acha muito esperta mas que não tem experiência em resolver conflitos de outra forma que não seja o confronto. Fiz minha parte: a orientei e recebi sarcasmo em troca. Agora posso fazer como Pôncio Pilatos mas com a consciência tranquila já que qualquer coisa que ela faça terá sido avisada. Sempre faço assim. Nunca sou omisso em questões importantes e não sou um simples palpiteiro. É preciso conhecer a natureza humana, realmente se interessar pela solução do conflito e apelar ao bom senso. Da última raivosa ainda tive de ouvir que não era comigo o problema por isso que eu estava dizendo que não era sério. É como disse o Dr Mauro Moore Madureira: todos nós temos dentro de nós um lado animal. O lado raivoso das pessoas para mim é o mais próximo do "animal" que eu conheço.
Em São Paulo co-existem umas 5 ou 6 éticas diferentes
Outro dia ouvi essa frase e é a mais pura verdade. Vamos identificar algumas: a ética dos macumbeiros de plantão, fazer uma macumbinha para conseguir o que se quer não faz mal. A ética Cristã do amor ágape: amai-vos uns aos outros como eu vos amei ou então não faça ao próximo o que não queres que te façam. A ética "Gerson" : preciso levar vantagem em tudo. A ética do sonegador de impostos e direitos trabalhistas (mau patrão): pagar para o governo é ser roubado. A ética do caloteiro estrangeiro: compra e vive a crédito aqui no Brasil e não paga. Viaja para o país onde tem dupla nacionalidade e faz a mesma coisa por lá. Repete o procedimento a cada cinco anos para o nome sair do cadastro da Serasa. A ética do funcionário público (Marajá): quanto menos eu fizer melhor já que nada me acontece e o sistema é esse mesmo. Conheci e conheço pessoas que pensam e agem assim. Não é invenção minha não !!!
Como as pessoas se apropriaram dos cargos na Jamaica
Mais uma do livro Outliers. Na Jamaica o colonizador inglês queria apenas conseguir o máximo de dinheiro possível. Não tinha interesse em formar uma nova civilização como nos Estados Unidos porque considera o local inóspito, etc. Dai os postos de influência cultural foram sendo ocupados pelos mestiços, que tinham um pé no mundo do colonizador branco e um pé na Jamaica. Formaram uma elite cultural inicialmente e não econômica e depois, com o passar do tempo, se houvesse riqueza também teriam acesso, porque o colonizador morria e deixava a herança na terra. Vejamos o caso da elite no Brasil: sempre se apropriaram das riquezas do pais e tinham esposas brancas e concubinas negras, pelo menos depois que Portugal se mudou para o Rio. Tinhamos um padrão duplo. Aí houve a tentativa de branqueamento com a vinda dos imigrantes mas tentaram escravizá-los e eles conseguiram escapar desse destino. Essa é a origem da classe média aqui em São Paulo e a classe média é composta basicamente de funcionários públicos, pequenos comerciantes e empresários, profissionais liberais e empregados graduados das grandes empresas privadas, nacionais e multinacionais. São Paulo é um mercado maior que a Argentina inteira. O nivel de vida no interior de São Paulo é o dos países mais pobres da europa ocidental, como Portugal, Espanha, Grécia. São Paulo é a maior cidade do hemisfério sul e a maior do Brasil. Tudo isso é muito significativo e foi basicamente construído pelos imigrantes que para cá vieram.
Fazer do trabalho algo significativo
Esse é o modelo oriental, fundamentado na plantação de arroz: São independentes e quanto mais trabalham mais ganham. No modelo assalariado tanto faz quanto você trabalha: seu salário será o mesmo. O máximo que você poderá ganhar com isso é ser o último a ser demitido. Tenho na família pessoas adeptas dos modelo oriental. Essa gente acha que está certa e que esse é o caminho, mesmo porque para elas deu certo. O modelo dos caçadores coletores do ocidente é fundamentalmente diferente do modelo oriental. O mundo das grandes corporações nada tem a ver com o modelo da plantação de arroz. São culturas diferentes e cultura pode fazer toda diferença . . .
Cabeça de Pobre
Cabeça de Pobre é uma merda. O pobre inteligente consegue, em uma cidade grande como São Paulo, fugir do seu destino de "cabeça de pobre". A criança pobre já sai em grande desvantagem na vida pela ignorância de seus pais, dos preconceitos que irá receber, dos problemas de estímulo e de alimentação. Isso pode ser observado muito tempo depois quando se fez uma pesquisa chamada "A Cabeça do Brasileiro" que mostrou claramente o atraso das pequenas cidades perdidas no interior do Brasil. Assim como acontece com o Brasil acontece com o mundo: existem muito mais lugares pobres e atrasados do que ricos, prósperos e progressistas. Uma pessoa educada, instruída e rica do Brasil tem muito mais semelhanças com uma pessoa em iguais condições nos Estados Unidos do que com seu vizinho de apartamento. Essa é a realidade . . .
Quem pensa mal le mal e escreve mal
Essa é a verdade nua e crua. No Brasil temos somente 30% das pessoas completamente alfabetizadas. Os demais são analfabetos funcionais ou analfabetos plenos. É assim que essa gente não entende nada dos contratos que assinam, não sabem nada dos trâmites judiciais ou do que acontece no executivo e no legislativo. É por isso que grandes empresas contratam pessoas com nível superior e se necessitarem pessoas formadas nas melhores universidades do Brasil: trata-se de uma garantia de não contratar analfabetos funcionais. Para esses ignorantes a autoridade é muito importante e precisa ser antes de tudo respeitada. São fáceis de serem enganados e vivem a margem da proteção da lei. As vezes algumas dessas pessoas conseguem sucesso, em geral nos negócios ou na política. Nas grandes corporações serão no máximo os faxineiros terceirizados . . .
O pior casamento possível
O pior casamento possível é o mais comum: nele existem componentes competitivos e invejosos de montão. É o oposto da sociedade ideal, onde os sócios são complementares em suas funções e habilidades. Meu primeiro casamento foi assim, com uma pessoa invejosa e competitiva. Pelo menos serviu de lição porque pela vida afora cansei de encontrar pessoas invejosas e competitivas. É o que mais tem aqui no Brasil por conta das nossas diferenças sociais . . .
Os sete grupos medidos pela FIPE para calcular a inflação
Sete grupos de análise são utilizados pela Fipe (listados em ordem decrescente de peso nos cálculos): habitação (32,79%), alimentação (22,73%), transportes (16,03%), despesas pessoais (12,30%, com itens como fumo, bebidas, recreação e artigos de higiene e beleza), saúde (7,08%), vestuário (5,29%) e educação (3,78%).
Os sete grupos da FIPE para medir a inflação
Sete grupos de análise são utilizados pela Fipe (listados em ordem decrescente de peso nos cálculos): habitação (32,79%), alimentação (22,73%), transportes (16,03%), despesas pessoais (12,30%, com itens como fumo, bebidas, recreação e artigos de higiene e beleza), saúde (7,08%), vestuário (5,29%) e educação (3,78%).
A industria da roupa
A industria da roupa e as roupas de marca tem uma função parecida com a do carro mas com um custo muito menor e sem a necessidade de comprar um carro novo e bonito por exemplo. Trata-se de uma função de satisfazer a vaidade pessoal. A maior parte das pessoas não pode mudar a moradia que tem por cauda do custo. Também não pode mudar o que come pelo mesmo motivo. No entanto, essas pessoas podem comprar uma roupa bonita e se sentirem bem por algum tempo, o tempo em que a roupa durar. O número de pessoas nessas condições e com esses desejos é muito grande. Consequentemente a industria da roupa "chegada" e vistosa é um sucesso e sempre será. A maior parte das pessoas não tem um corpo em forma muito menos é bonita. No entanto a roupa pode ser muito bonita e causar uma boa impressão que pode abrir portas. Mulheres adoram roupas e adoram se produzir para eventos. Não é a toa que a indústria de roupas finas é basicamente feminina . . .
O Brasil é o pais com maior distancia cultural entre autoridades e simples mortais
Descobri lendo o excelente livro mais uma condição cultural nojenta do meu país: aqui a "autoridade" é sagrada e intocável: não pode ser questionada muito menos desafiada. Se a autoridade estiver fazendo "merda" e o subordinado perceber, ele deixa a "merda" acontecer ao invés de alertar a "autoridade". É assim que prédios caem aqui no Brasil, fábricas colocam soda caustica no todinho, médicos esquecem "objetos estranhos" na barriga do meu primo, etc etc etc. É por isso que o Brasil é o país dos advogados e dos publicitários. É por isso que muitos se aproveitam dos nossos vaidosos juízes, policiais, promotores e demais "autoridades poderosas" de todos os níveis e poderes. Nossa , que merda !!!
quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
Uma sociedade onde os ricos não ostentam sua riqueza e onde os fracassados são consolados
Não é só a riqueza que "ofende" mas muito mais a inteligência, a beleza e a juventude. Essas são qualidades aristocráticas por excelência. Nada do que for democrático será exclusivo ou singular. O cristianismo foi eminentemente democrático. Afinal a palavra Católico quer dizer exatamente "universal" , ou seja, ao alcance de todos. Sabemos que a vida não é exatamente democrática e isso está em sintonia com a lei do Carma que poucos compreendem. As grandes diferenças geram violência de todo tipo e quem for dono de alguma desses valores aristocráticos tende a se isolar conforme já escrevi aqui. A elas podemos juntar a fama e o poder.
O papel tradicional das mulheres - selecionado por milhões de anos
O papel tradicional das mulheres foi o da reprodução e cuidados com a família. Isso não aconteceu por acado mas por conta da biologia. Devemos lembrar que a humanidade tem muito pouco tempo de civilização e que para os genes 50 anos não significam nada. Hoje as mulheres estão culturalmente alterando o que a natureza demorou milhões de anos para selecionar. As crianças ainda nascem aos milhões aqui no Brasil mas no Japão já se vendem mais fraldas geriátricas que infantis. Algo que muito me intrigou foi o formato da curva de gauss da inteligencia das mulheres e dos homens. Será que é possível mudar isso culturalmente ??? Com certeza não. Nem tudo é ideológico. Muitas coisas são impostas culturalmente e outras não. Enquanto as mulheres pobres tinham de cuidar de irmãos menores e da casa não se podia esperar que elas entrassem na Universidade. Isso está mudando apesar de certas áreas ainda serem dominadas por homens talvez por razões puramente genéticas. Ninguém tem a ganhar com a "Guerra dos Sexos". Certos bens serão sempre escassos e serão valorizados conforme a época. Isso é imutável . . .
Assinar:
Postagens (Atom)