Terminei de ler o livro !!! Como tomar decisões melhores é ensinado no livro. Quais partes do cérebro utilizar. Como o assunto foi estudado ao longo do tempo, desde os filósofos gregos. As armadilhas do cérebro e como elas são usadas por estrategistas de marketing e vendedores em geral. Como é fácil tomar decisões erradas !!! Canso de ver pessoas próximas tomando decisões erradas. As pessoas tomam essas decisões e depois percebem que elas não eram as mais adequadas. Então, em um processo de aprendizagem com a correção dos erros, vão tomando novas decisões (ou não !!!) mais adequadas. O instinto é importante, a emoção também e o córtex pré frontal. A certeza pode te cegar. A autoridade também. Muitas variáveis fazem a pessoa ficar indecisa e tomar decisões erradas muitas vezes. Existem decisões de pequeno impacto que deveriam ser tomadas com pequeno gasto do cérebro e existem decisões complexas, que exigem mais elaboração, como comprar um sofá, um apartamento ou um carro. Pensar dá trabalho e é por isso que muitos terceirizam esse trabalho !!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Minhas decisões foram aperfeiçoadas ao longo do tempo porque eu penso em como penso. Essa é a base da psicologia cognitivo comportamental. Observo as pessoas tendo dificuldades em escolher comida em buffet por quilo, em fazer compras no supermercado, em escolher o que comprar pela internet.
As decisões morais tem a ver com a constituição do cérebro e seu desenvolvimento. Esta é uma área que me interessa particularmente.
Todos os conhecimentos aprendidos no livro podem ser observados nas decisões de suas excelências quando tem poder discricionário. É terrível !!!
Sob o ponto de vista da razão toda decisão tem fatores positivos e negativos. Quanto mais fatores positivos houver mais fácil é tomar a decisão nesse sentido. A decisão mais difícil é quando houverem fatores positivos e negativos em equilíbrio, ou seja, quando der empate. Acontece que avaliar aspectos positivos ou negativos depende da percepção da criatura e isso depende da sua inteligência, experiência, vivência, sabedoria, instinto, etc etc etc
Postar um comentário