segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A hierarquia das marcas e dos produtos pelo mundo

Os mercados mais exigentes tem os melhores produtos mas nem sempre os melhores serviços. Temos marcas com reputações constituídas há décadas. O comércio exterior brasileiro mostra claramente isso: no caso de manufaturados as transações são entre companhias multinacionais. As multinacionais controlam o que será produzido em cada mercado ou país e o que será importado. Mesmo o que é produzido localmente pode conter muitos componentes importados, ou seja, ser apenas montado no país. O Brasil é escolhido para ter plantas exportadoras para a América Latina, por exemplo. Mesmo  os Estados Unidos tem fábricas na China para manufaturar produtos para o seu mercado local. Para o consumidor pouco interessa se o produto é importado ou não. Interessa que funcione por um preço que ele pode pagar. Já para  a criação de empregos de alto nível é fundamental negócios sofisticados, onde a inteligência seja usada ao máximo. Caso você consiga ganhar muito dinheiro não importa onde você viva: você terá a sua disposição o que de melhor o mundo pode oferecer em termos de produtos. Já serviços médicos por exemplo ou educacionais podem simplesmente não estar disponíveis.

Nenhum comentário: