segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Aproveitar as oportunidades do mercado

Está aí uma coisa que sei fazer bem (será a minha Vênus em Libra na casa II ?). Menos na hora de vender e muito mais na hora de comprar. Para ser perfeito você precisa das duas pontas: vender na alta e comprar na baixa. Segundo o Kanitz quem faz isso com sucesso são fundos de Privaty Equity e eles são o futuro para quem quiser ganhar dinheiro com investimentos. Oportunidades não aparecem todos os dias. Além disso a oportunidade tem de ser interessante. Não adianta comprar em uma liquidação uma roupa que você não irá usar. Oportunidades surgem nas assimetrias do mercado: muitas pessoas querendo vender e poucas querendo comprar ou então poucas querendo vender e muitas querendo vender. Observe que essa assimetrias nunca são eternas mas podem ser conjunturais (e vão ser corrigidas rapidamente) ou são estruturais (e irão demorar décadas para serem corrigidas). Deficiências estruturais na educação ou na saúde podem simplesmente não serem passíveis de serem corrigidas, infligindo praticamente a escravidão as pessoas afetadas por essas deficiências. 

3 comentários:

Van der Camps disse...

Quanto mais você conhecer um mercado e o acompanhar melhor preparado você estará para aproveitar as assimetrias. Temos duas situações: ficar esperando a oportunidade aparecer, o que pode demorar, ou então ir ao mercado e fazer o melhor possível. A diferença é que existe um tempo para tudo e nem sempre pode-se esperar eternamente. É necessário ponderar . . .

Van der Camps disse...

Comprar bons produtos por bons preços. Já serviços em geral são mais planos, já que por trás deles em geral temos apenas o salário do profissional. Nos produtos as variáveis intervenientes são muitas e em geral pouco controláveis, o que gera um percentual maior de assimetrias e oportunidades.

Van der Camps disse...

Para morar o clima é fundamental. A infra estrutura também. Os recursos de lazer e medicina também. Distancias não podem ser ignoradas.