sexta-feira, 9 de agosto de 2013

6 minutos por dia em média

Esse é o tempo que as pessoas dedicam em média a leitura aqui no Brasil. Por ai podemos imaginar como não existem autodidatas ou pessoas que se auto aperfeiçoam por aqui. É por isso também que quase todo gestor ou dono de empresa duvida da capacidade dos seus empregados de aprender alguma coisa por conta própria. Ninguém gosta de arriscar em um país com tão baixo nível de instrução. Toda nossa sociedade é composta de exemplos onde a regra e sempre culpar o "inexperiente" e também de crenças nos salvadores da pátria. Esse dado reflete até nas aplicações financeiras (no caso na poupança) ou nas estruturas dos governos estaduais, municipais e federal. Pessoas instruídas, que vivem com desenvoltura, que evoluem com seus esforços próprios são a exceção. Aqui vigora a consulta e o pagamento a "especialistas" que no ideário do contratante são mais sábios e capacitados. É assim que intermediários ganham dinheiro dos menos instruídos e trouxas, que pagam por serviços que eles mesmos poderiam fazer, caso fossem mais capacitados. Para assuntos financeiros confiam no Gerente do Banco, para assuntos legais confiam no seu advogado, para assuntos médicos acreditam piamente em tudo o que o médico lhes diz, para assuntos com relacionamentos acreditam em crenças e ideias que lhes foram inculcadas sabe-se lá por quem. Não fazem análises profundas para validar as pessoas com as quais estão se aconselhando. E acima de tudo acham que sabem tudo, mesmo sem nunca ter lido ou vivenciado sobre a questão em pauta.

2 comentários:

Van der Camps disse...

Por falta de inteligência a maioria se submete passivamente as decisões e vontades dos mais "iluminados". Sinais exteriores de riqueza fazem essas pessoas de juízo fraco acharem que são mais espertos e inteligentes e portanto devem ser ouvidos e seguidos.

Van der Camps disse...

Quem tem uma biblioteca em casa aqui no Brasil ? Quem compra livros por prazer e por sede de conhecimento ? Quem é auto didata e possui multi interesses ???