O Cadastro de Empresas da Catho pode ser usado como referência do mercado de empresas brasileiro. Nesse cadastro vemos que 1% das empresas tem capital americano aqui no Brasil e é o que mais tem representatividade. Depois temos o capital alemão e o japonês. Interessante notar que existe uma ou duas empresas Norueguesas, por exemplo. Outras nacionalidades praticamente nem são representadas ou então tem simples escritórios de vendas, não produzem nada aqui nem geram empregos. É um retrato da nossa posição no mundo e do nosso estágio de desenvolvimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Perceba a dificuldade de conseguir um bom emprego e de mantê-lo na iniciativa privada. Realmente um jovem deveria ter o máximo cuidado em escolher sua profissão. Trabalhar em empresa privada é trabalhar em grupo, como em um esporte coletivo. É muito diferente do esporte individual. Que esporte você praticava na infância e juventude ?
Esse é o "mercado". Para lutar contra o mercado somente a tradição (herdar o emprego do pai) ou a força (passar em um concurso público concorrido).
A tradição pode acabar um dia, em geral por revoluções tecnológicas. A força existirá ad eternum. Já o mercado vem e vai em ondas aqui no Brasil, ao sabor dos modismos de todo tipo e das novidades dos novos lançamentos.
Postar um comentário