Uma grande empresa tem estratégias que mudam ao longo do tempo. É por isso que anualmente fazem-se planos: departamentos são extintos e outros criados. Promoções são previstas. Metas são revisadas. Orçamentos são determinados. Conforme a época são escolhidos entre os vários candidatos quem será promovido a cargos de gestão. Em uma multinacional podem ser escolhidos expatriados por exemplo. A decisão é sempre do ou dos superiores. Trata-se de um processo dinâmico. Pessoas são substituídas conforme seu desempenho ou seus desafetos. Nas empresas em que trabalhei vi muitas vezes empregados que se lançaram em novos departamentos serem demitidos, após seus departamentos não terem obtido os resultados previstos. Sua única segurança é ser seu próprio patrão, sendo empresário ou profissional bem sucedido . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Empresas que não estão aumentando suas vendas simplesmente não promovem ninguém ou promovem uns poucos apaniguados. Não se importam muito se seus empregados arrumam coisa melhor para fazer e pedem demissão,afinal querem reduzir despesas e um bom meio de fazer isso é simplesmente não repondo pessoal que sai. Além disso quem pede demissão sai barato para a empresa, que economiza 40% de multa no FGTS. Quem tem condições de arrumar um emprego melhor também tem incentivo para sair, porque na hora da negociação estar empregado é um trunfo.
Nesse processo de eliminação de postos de trabalho muitos dos demitidos são substituídos por "colegas" de outros departamentos que são "aproveitados". Os que ficam imaginam quando será a vez deles serem demitidos . . .
Certas profissões somente existem em grandes empresas e ao escolher uma dessas profissões você estará, mesmo que não saiba, entrando nesse universo das grandes empresas, quer sejam nacionais ou multinacionais.
Postar um comentário