segunda-feira, 8 de julho de 2013

Até hoje a Bolsa de Valores não provou ser melhor que a renda fixa no Brasil

Uma matéria interessante da Folha de São Paulo de hoje mostrou com dados estatísticos que quem aplicou em renda fixa se saiu muito melhor aqui no Brasil nos últimos 20 anos. Para o futuro não sabemos o que vai acontecer mas para a bolsa decolar é preciso que os juros baixem e que as empresas decolem. Não é possível comparar o Brasil com os Estados Unidos porque nos Estados Unidos os juros são eternamente baixos, por conta de todo o mundo querer fazer poupança em dólares e a força está nas empresas, que tem uma padrão histórico de oferecerem dividendos de forma consistente. Trabalhei em empresas americanas e a política de distribuição de dividendos e portanto de obtenção de resultados era um fato. Para obter esses resultados o controle sobre tudo através da contabilidade era uma realidade. O controle interno e a existência de auditoria era uma consequência dessa tradição americana. Será que o Brasil se tornará um Estados Unidos ? Será que verei esse dia chegar ? O Brasil sendo competitivo em ciência e tecnologia ? Sendo justo e transparente ? Educado e instruído ?

4 comentários:

Van der Camps disse...

Para ser competitivo e obter melhores resultados essas empresas pagavam os melhores salários e exigiam que seus empregados fossem os melhor preparados. Para isso iam buscá-los nas melhores universidades, no caso brasileiro, na USP.

Van der Camps disse...

Minha experiência continua válida até hoje. Mantenho-me atualizado mas nada mudou, em particular porque os bancos são sempre os mesmos e suas aplicações também. Na Kodak havia profissionais apenas para sondar o mercado e suas novidades, atentos a qualquer oportunidade que pudesse aumentar a produtividade e o resultado da empresa.

Van der Camps disse...

O Brasil é muito hostil para a atividade empreendedora. Nada indica que o governo se tornará mais produtivo e menos predador. O imposto no Brasil é altíssimo ao contrário dos Estados Unidos os serviços prestados pelo estado são péssimos. Enquanto essa situação continuar podemos esquecer mudanças nos investimentos.

Van der Camps disse...

Já tentei por duas vezes entrar na renda variável e nas duas vezes desisti por não ter o perfil nem a paciência necessária para enfrentar as oscilações aqui da bolsa de valores brasileira.