quarta-feira, 31 de julho de 2013

Aquele que não dá conta nem de uma situação corriqueira

E que não irá dar conta de uma situação emergencial ou excepcional. É preciso dar conta do feijão com arroz para poder arriscar pratos mais sofisticados. É preciso dar conta das pequenas coisas para poder lidar com as grandes. É assim também com o estudo: gradativamente vão se aprofundando as matérias e os conteúdos. É assim também que as empresas procedem para promover seus empregados. Teoricamente é assim com todas as artes e profissões: fala-se muito nos produtos da maturidade. Exceções estão com os gênios, que em geral mostram a sua genialidade cedo . . .

Passar o tempo e o consumismo

Tenho um padrão de consumo das coisas cotidianas que considero muito bom. Em algumas situações comemorativas posso aumentar esse padrão esporadicamente mas sempre retorno ao meu default. Não sou consumista mas sou exigente com o que compro. Assim sendo passam-se meses até eu encontrar o que quero pelo preço que estou disposto a pagar. Com esse comportamento em geral faço bons negócios quando o mercado começa a desaquecer, já que os comerciantes precisam de caixa e eu pago a vista. Gosto muito dos meus fornecedores e em geral eles não me decepcionam porque são escolhidos a dedo e não na pressão de situações adversas. Assim sofro reveses como todo mundo. A diferença é que esses reveses são superados com mais facilidade. 

terça-feira, 30 de julho de 2013

Executivos, governantes e políticos mentem

Pois é . . . a afirmação saiu em um site, se não me engano, da revista exame. A realidade é que executivos mentem. E quem mente tem uma de duas ou as duas seguintes razões: levar vantagem ou então se defender. Quem pode desmascarar um executivo mentiroso ? Justamente o auditor, que tem acesso a todas as informações da empresa. Já vi executivos tentando enganar seus empregados para motivá-los mesmo sem ter dinheiro para promovê-los. Vi executivos mentirem com relação aos seus índices de desempenho para impressionar seus superiores. Executivos mentiam nas propagandas da empresa. Governantes também mentem. Políticos também. Triste é quando seus pais mentem também. Vizinhos mentirem também é triste. Advogados mentem. Engenheiros e bons médicos nunca mentem. Engenheiros tem compromisso com a realidade, com a matemática e com os números. Médicos tem compromisso com a vida e a sua manutenção, substancias muito valiosas para mentir. É claro que existem mentirosos entre eles mas serão exceções desviantes. Infelizmente os patifes quase nunca são pobres . . .

Como passar em medicina

Estude no melhor colégio. Nasça inteligente. Seja esforçado. Não tenha amigos ou namorada para te desviar das horas de estudo. Não tenha nenhum outro objetivo na vida a não ser passar no vestibular de medicina. Não tenha outros interesses como motos, carros, cinema, tetro ou atividades culturais.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

As pessoas estão fugindo dos problemas e buscando o prazer

As pessoas sempre fizeram isso, mesmo porque é da própria evolução biológica: todo animal foge dos problemas e busca o prazer. Acontece que existiram época em que muitos problemas simplesmente não podiam ser evitados. Não havia escapatória e todos tinham de enfrentá-los. Era assim com os filhos, casamentos por necessidade no caso das mulheres, já que seus pais queriam se livrar delas, aceitação de qualquer emprego por necessidade de sobreviver. Hoje todos esses "problemas" estão resolvidos. Ninguém é mais obrigado a nada: nem casar, nem ter filhos, nem trabalhar porque tem o bolsa família que garante o mínimo. Do lado do prazer temos o consumismo, já que a maior parte das pessoas tem baixa auto estima, a qual somente é parcialmente aplacada com a compra dos produtos anunciados pelos seus "ídolos". Junte-se a isso os gastos com a aparência e a academia, os regimes de fome e tudo o que gira em torno do "parecer". Poucos, muito poucos, estão interessados em assuntos transcendentais ou mais profundos. Ninguém quer saber do futuro nem se preparar para ele. O prazer que se busca é também efêmero como o proporcionado pelas drogas de todo tipo e o sexo descompromissado. Constroem casas na areia e não na rocha.

domingo, 28 de julho de 2013

O executor X o planejador

Aquele que concentra-se basicamente na execução a maior parte do tempo, quer seja por incompetência em pensar o futuro, seja por necessidade, vive as vezes sem uma direção; Aquele que apenas planeja e nunca executa não sai do lugar. Resumindo: a vontade é cega e a inteligência paralítica. É preciso executar mas também planejar. De nada adianta passar a vida executando para descobrir lá na frente que chegou-se aonde não se queria. Da mesma forma de nada adianta fazer milhões de planos e nunca os colocar em prática. Eu sempre fiz muitos planos e no momento adequado parti para a implementação. É necessário aguardar o momento adequado porque existem forças maiores que a nossa vontade ou inteligência. Na batalha da vida cansei de vir derrotados pelo caminho e pessoas que continuam lutando, talvez por falta de opção melhor.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

A administração de uma grande empresa

Uma grande empresa tem estratégias que mudam ao longo do tempo. É por isso que anualmente fazem-se planos: departamentos são extintos e outros criados. Promoções são previstas. Metas são revisadas. Orçamentos são determinados. Conforme a época são escolhidos entre os vários candidatos quem será promovido a cargos de gestão. Em uma multinacional podem ser escolhidos expatriados por exemplo. A decisão é sempre do ou dos superiores. Trata-se de um processo dinâmico. Pessoas são substituídas conforme seu desempenho ou seus desafetos. Nas empresas em que trabalhei vi muitas vezes empregados que se lançaram em novos departamentos serem demitidos, após seus departamentos não terem obtido os resultados previstos. Sua única segurança é ser seu próprio patrão, sendo empresário ou profissional bem sucedido . . .

A hierarquia em uma religião

Toda religião tem sua estrutura e suas verdades. Quem quiser mudar os fundamentos de uma religião estando dentro dela será expulso. Por isso a opção de quem não concorda com a religião da qual faz parte é fundar uma nova religião. Sempre foi e sempre será assim. Por isso é ridículo pessoas esperarem grandes mudanças na religião católica. Ser católico é como aceitar um contrato de adesão, onde todas as cláusulas já estão escritas e definidas e não se aceitam discussões. Interessante que esse é o mesmo modelo do governo e das suas "leis".

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Liberal politicamente e conservador em termos economicos

Esse é o resumo do que penso. Politicamente quanto menos o governo se meter na vida das pessoas melhor, ou seja, quanto menos o estado tutelar os indivíduos melhor: cada um que se informe, aperfeiçoe-se, cresça e assuma sua responsabilidade sobre si mesmo e sobre o seu destino. Na área econômica sou defensor perpétuo da propriedade privada, que é o suporte da família, do capitalismo, da livre iniciativa e da liberdade de expressão. Competição em primeiro lugar e depois cooperação, ou seja, primeiro iniciativa e esforço próprio, depois composição com os outros e não eterno parasitismo como querem os comunistas. O governo deve ser como o americano: intervir pontualmente quando necessário. As leis deveriam ser como as americanas. Ninguém deveria ser infantilizado como se faz na educação aqui no Brasil. Todos deveriam ser autodidatas e não meros repetidores como papagaios daquilo que os professores falam. Que todos sejam livres e guiados pela ciência e não crendices e tabus de todo tipo e que não sejam manipulados por espertalhões de plantão . . .  

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Como ter um infarto ou um surto aos 35 anos

Tenha uma vida estressada desde a adolescência (estudando no Bandeirantes, por exemplo). Entre na Poli e descubra o método de formar engenheiros dele. Trabalhe em uma grande empresa em tempos de economia difícil. Tenha chefes desgastantes e cobradores. Para finalizar tenha relacionamentos afetivos/sexuais estressantes e desgastantes. Com essa receita o resultado final é previsível: hipertensão e diabetes para alguns, levando ao infarto ou então um surto psicótico para outros, a escolher conforme a psicodinâmica do freguês.

São muito poucos os diletantes

Diz que o Gikovate que poucos são aqueles que vivem o ócio de forma boa. A maioria cai no tédio que é um tipo de depressão. A maioria precisa saber o para que fazem alguma coisa ou deixam de fazer. Não sabem aproveitar o momento por aproveitar simplesmente. Não é o meu caso. Minha curiosidade não tem limite e a internet me ajuda muito. Estou entretido o tempo todo, com planejamento, acumulando informações estratégicas, conversando com amigos, comendo em boa companhia, fazendo terapia, estudando, lendo, sorvendo conhecimentos em boas fontes, aprimorando-me. 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Transtorno de personalidade anti social

O Gikovate discorreu sobre o transtorno de personalidade anti social dizendo que existem vários sub tipos, como o narcisista, o histriônico, o borderline e o anti social completo. Apreciei a descrição porque convivi com uma pessoa com esse transtorno. A entrevista foi esclarecedora pois mostrou que esse tipo de pessoa não tem autocrítica e portanto coloca a culpa de seu comportamento nos outros. Como agravante em geral nunca irá buscar ajuda psico terapêutica e caso procure será um desafio para o terapeuta, que terá muita dificuldade com esse tipo de pessoa.  O Gikovate falou inclusive de sorte para o terapeuta conseguir sucesso com esses indivíduos. Trata-se portanto de pessoas que são ameaças aos outros seres humanos e que não tem boa perspectiva de melhora. Pobres daqueles que tem parentes com esse distúrbio ou tem de trabalhar com esse tipo de gente porque amigo ninguém em sã consciência será e caso chegue a casar com certeza se separará.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Objetivos diferentes

Quando o objetivo da mulher é ficar sem fazer nada e gastar o dinheiro do marido e o objetivo do marido é juntar dinheiro para constituir um patrimônio comum podemos observar um grande problema. Quando além de objetivos comuns não existentes a mulher ainda for mau caráter, quase borderline, então o divórcio será inevitável e uma questão de tempo. Ainda hoje no Gikovate uma mulher mostrou-se ambiciosa e disse que seu marido não compartilha da mesma visão que ela. Ou seja, ele quer ficar na dele, viver tranquilamente e ela quer trocar de carro, consumir, etc. Na resposta o Gikovate disse achar incompatíveis os objetivos de ambos. Observe que o casal não deve ter conversado antes do casamento sobre como lidariam com o dinheiro. Estamos falando de valores que extrapolam as finanças. 

Primeiro você precisa decidir se quer casar. Depois precisa decidir com quem.

Simples assim ! O método foi aplicado por Charles Darwin no século XIX. Tá certo que não estamos mais no século XIX mas o problema é o mesmo. Você quer casar ? O que você sabe sobre casamento ? O que você viu na sua casa com seus pais ? Isso é muito pouco. Ou então o que você viu no cinema, em filmes feitos nos Estados Unidos, um país e uma cultura muito diferente do Brasil ? Culturas diferentes inviabilizam a maior parte dos casamentos por levarem as pessoas a terem hábitos e costumes muito diferentes, o que afasta a possibilidade do casal se entender. Decidiu casar. Já aprendeu tudo sobre o que as mulheres pensam do casamento e do que praticam. Já avaliou o mercado matrimonial e sabe quais são as suas probabilidades de sucesso. Então passe a ação !!! A ação pertence ao homem. Cabe a ele contatar as potencias candidatas e ver se agrada o suficiente. Eu me lembro de vagas que eram abertas no emprego e nunca eram preenchidas. Talvez o que você queira não exista ou você não esteja a altura. Então o negócio é baixar as expectativas ou então simplesmente desistir. Tudo isto que escrevo é a teoria. Resta ver a prática !!!

Pessoas compram casa na praia.

Muitas pessoas da classe C estão se unindo e comprando casas e apartamentos na praia: fazem uma vaquinha e conseguem comprar algo inimaginável alguns anos atrás. A ideologia dessa gente é ascender socialmente através do consumo, porque através de profissões de elite ou de cultura não tem como. Com o decréscimo da renda e da ideologia da classe média tradicional (você ainda é desse tempo será uma afirmação recorrente no diálogo entre componentes da nova e da antiga classe média) seus valores deverão desaparecer. O disco de 1987 do Ultraje a Rigor (Nós vamos invadir a sua praia) será cada vez mais verdadeiro. As classes dominantes não gostam de ver seus espaços invadidos por pessoas "diferenciadas". As pessoas gostam de se cercar dos seus semelhantes e exclusividade tem seu preço e as vezes até mais que isso. Como disse o  terapeuta: os casais estão cada vez mais fúteis e estéreis em termos de sentimentos e valores verdadeiros. Esse é um sintoma dos novos tempos, onde levar vantagem em tudo é cada vez mais a regra a ser seguida e onde a responsabilidade é cada vez menos aplicada. 

Pessoas compram carros. No Brasil inteiro.

Carros são comprados no Brasil inteiro. O mercado é variado entre as marcas, entre novos e usados. Carros desvalorizam e quase todo mundo tem acesso a pelo menos um usado. Carros velhos, com multas ou batidos são cada vez mais abandonados nas ruas das grandes cidades. O preço do carro baixou relativamente com relação aos salários e muito mais pessoas, graças ao crédito, compraram carros. 

Pessoas constroem casas. No interior.

Todas pessoas que conheço que construíram casas moram no interior do estado de São Paulo. Todos aqueles que eu conheço que moram em São Paulo capital compraram casas ou apartamentos prontos, novos ou usados. Quando usados muitos reformaram os imóveis. Uma única exceção foi um prédio comercial que foi construído em SP capital, sem muita pressa e a toque de caixa. Já carros foram e são comprados com muita maior frequência, tanto no interior quanto em São Paulo. Minto ! Lembrei de mais um caso de construção em SP, de um primo. Na última pesquisa feita ele tinha problemas para regularizar o imóvel junto ao cartório de registro de imóveis. Esse é o problema em SP: existem muitas restrições para construir e muitas exigências, de forma que quase ninguém consegue fazer a construção de acordo com a lei, dando margem a corrupção e todo tipo de irregularidade, que irá causar problemas na hora de revender o imóvel. Com carros o problema são as multas caso não sejam tomadas precauções na hora da venda. 

Tudo vira uma commoditie

Como imitar é muito mais barato que criar e muito mais fácil de aprender, tudo que é inventado e mais cedo ou mais tarde copiado, através de procedimentos como engenharia reversa. Para se proteger as empresas tem as patentes e toda legislação referente. Só que o conhecimento é uma commoditie também: os professores publicam suas teses e livros. Além disso patentes caducam. Sistemas operacionais são criados ou copiados. Arquiteturas abertas são disponibilizadas. Volumes crescentes fazem os custos caírem. Os números são sempre de centenas de milhares de unidades ou milhões. Singulares apenas as criações artísticas e mesmo essas são reproduzidas a exaustão. Imagens eram difíceis de serem conseguidas. Hoje temos o google imagens. Informações eram acumuladas lentamente. Hoje temos o google também. Só toma decisões no escuro quem quiser. Comparações de todo tipo estão disponíveis.

Os 130 colunistas do Jornal Folha de São Paulo

Existe uma página na internet que lista todos os colunistas da Folha de São Paulo, incluindo neles os que já não escrevem mais e os que estão escrevendo atualmente. Observe como existe uma dinâmica: entram e saem colunistas, entram e saem assuntos que esses colunistas estão teoricamente habilitados a discorrer. Existem colunistas que podem escrever sobre qualquer assunto, atual, passado ou futuro. Além da Folha de São Paulo muitos deles escrevem ou escreveram para diversas revistas. Escrever e tornar público é um risco, pois milhares ou centenas de milhares de pessoas poderão ter acesso ao que foi escrito e, caso sintam-se ofendidas poderão processar o colunista e o jornal, tornando-se uma fonte de problemas. O custo beneficio precisa ser avaliado, pois não tenho ideia de quanto os jornais pagam para os seus colunistas. A história é a mãe das ciências sociais e a história é escrita nos jornais e revistas. É interessante notar que em 200 milhões de pessoas miseráveis 130 escreveram para o maior jornal do pais com alguma regularidade. O universo dos livros é muito mais amplo e diversificado: na estante virtual existem livros sobre praticamente qualquer assunto, valendo o mesmo para a Livraria Cultura. Os assuntos mais obscuros e polêmicos já foram tratados por alguém. O que existe é uma oscilação que muda conforme a época e que os alemães chamam de espírito do tempo. Tudo é tudo e nada é nada, já dizia o Tim Maia. Tudo é novidade para quem é jovem e ainda está assimilando a cultura. Conforme se fica mais velho, a constante absorção e aprofundamento através do estudo auto didata pode-se refletir e sedimentar conhecimentos, melhorando-se a performance em qualquer situação, errando-se menos. Hoje com a internet a voz foi concedida a todo e qualquer individuo. Em compensação são poucos os que leem o que você publica. Houve uma democratização dos emitentes de informações. É a era da transparência. 

O desenvolvimento e a maturidade dos filhos

O desenvolvimento dos filhos não é igual, exceto fisicamente. Intelectualmente, emocionalmente e espiritualmente eles podem ser muito diferentes. As vezes nem mesmo fisicamente o desenvolvimento é igual. Cada filho deveria ser avaliado e estimulado individualmente. A demonstração de interesse do filho depende e muito dos pais o terem ouvido desde que ele nasceu, ou seja, o resultado depende e muito da qualidade dos pais que o filho teve, em todos os momentos da sua vida, inclusive porque a nossa personalidade e comportamentos são extremamente moldados pela nossa infância e adolescência. É assim que teremos filhos a frente da sua geração e que sofreram as consequências como um cão.

Aceita a tua família e os seus parentes

Uhauhauuahuaauhh ! Aceita a ignorância e as perdas financeiras evitáveis. Aceita o sofrimento mental/emocional sem reclamar. Aceita os julgamentos infundados e superficiais. Aceita a estupidez e insensatez dos outros.

Artistas tem muitas formas

No jornal de hoje li a afirmação acima. A diversidade é a marca da arte. Portanto, quando você compra algo você pode observar o lado artístico da compra. É o caso de comprar algo pelo seu design, além da sua função prática ou de comprar algo apenas para seu deleite e prazer, como por exemplo artesanato. A arte faz parte da cultura de um povo e está na música, na comida e no sexo. Alguns artistas caem no gosto popular e tem seu momento de fama e sucesso. Poucos conseguem sucesso durante décadas e são chamados de reis e rainhas. Muitos ficam obscuros para o resto de suas vidas e após a morte inclusive.

Ladrão você prende e vem logo outro atrás

A afirmação acima é de um delegado de polícia. É a mesma coisa com soldados do tráfico. Os verdadeiros tubarões em geral escapam ou são pegos muito mais raramente. É o caso do grande receptador e do grande traficante. Perceba então que trata-se de um processo: você prende os ladrões e mais ladrões aparecem para roubar. Outro dia li o Kanitz dizer que existem dois tipos de pessoas: as que acreditam em metas (os fins justificam os meios) e as que acreditam em aprimorar o processo, de forma a se obter os resultados que se deseja. Eu acredito nas duas coisas: agir no processo e também fixar metas exequíveis. Acontece que modificar processos podem demorar décadas ou séculos e as vezes não podemos esperar tanto . . .

Decisões politicas que podem fazer seu emprego "sumir"

Lendo um artigo do Kanitz tive a confirmação do que eu já sabia na prática: decisões no âmbito do governo federal acabaram com a indústria eletro-eletrônica brasileira bem como a indústria nacional de auto-peças; E quando não existe empresa nem investimento não existe emprego para engenheiro formado naquela especialidade. Esse é o risco de fazer um curso "avançado": a sociedade não estar preparada para te empregar. A solução para aqueles que realmente nasceram para serem engenheiros foi a de abandonar o Brasil e ir gerar lucro para patrões americanos, por exemplo. Outra notícia publicada no jornal hoje mostra que 33% dos alunos de escolas particulares de engenharia se formam no prazo previsto. Nas Universidades públicas o percentual é de 56%. O Lula estava certo quando decidiu que o Brasil precisava de empresas de porte mundial para imporem seus preços. Sem empresas de porte mundial as empresas daqui viraram subsidiárias das empresas mundiais que outros países criaram e incentivaram. Triste esse meu Brasil . . .

domingo, 21 de julho de 2013

Socialismo X Capitalismo

No socialismo absoluto tudo é dividido e pago por todos. No capitalismo absoluto nada é dividido e cada um paga pelo que usa ou consome. Como não existe socialismo absoluto nem capitalismo absoluto, em alguns momentos a conta de despesas pessoais são divididas com o povo, através da intervenção do governo e as vezes alguém que não usa paga para os outros. É o caso de quem paga pesados impostos e tem de colocar o filho na cara escola particular, tem de morar em prédio e pagar condomínio por questões de falta de segurança, tem de pagar planos de saúde caríssimos, tem de ter transporte individual. O que acontece é que existem pessoas que sonegam tudo o que podem e ainda tentam usufruir de algum benefício público indevidamente. Quando você critica esse tipo de pessoa ela não te dá ouvido e acha que você é burro de não fazer o mesmo e que você faria o mesmo se tivesse a oportunidade. A própria família é uma célula que se comporta de forma socialista e capitalista e é o principal amortecedor social que existe.

As limitações de quem tem pouca abertura

Quem tem pouca abertura perde oportunidades e muitas vezes faz coisas aquém do ideal. Para quem tem tem grande abertura essas pessoas parecem burras. E mesmo quando você fala para essas pessoas com baixa abertura que existem alternativas muito melhores elas muitas vezes não te dão crédito, porque elas sabem tudo o que precisam saber ou por razões neuróticas diversas. A abertura parece ser uma característica de alguns signos e de algumas criaturas e não de outras. Tive muitos exemplos na família, onde por exemplo, aplicava-se em imóveis, porque essa era a regra que se havia aprendido em tempos idos. Também em família vi um tio não fazer um planejamento sucessório adequado, devido as limitações em buscar ativamente algum futuro tutor, o que acabou sendo necessário e realizado não de forma ideal. Vi também herdeiros acabarem com os negócios que herdaram de seus pais. Alguns acham que abertura é andar na última moda e consumir produtos "de luxo". Abertura é talhar de forma individual o que se necessita com o melhor custo benefício, na visão do engenheiro. É ter personalidade, agir ativamente em busca do que interessa, sempre acumulando mais e mais conhecimento que no momento adequado se tornará efetivo na prática, ou seja, se tornará sabedoria. 

A arte é indissociável da beleza

Artigo de hoje na Folha de São Paulo cita a frase do título acima. Chamamos de beleza estética a beleza das obras de arte em geral. Todas as artes tem a sua beleza: as artes plásticas, como a escultura. As artes literárias, em poesia ou em prosa. As artes cênicas, com o teatro. As artes visuais, como o cinema. As artes musicais. Existe arte no mobiliário. No design industrial, seja em um carro ou em utensilio doméstico. Existe arte na arquitetura. Acredito que existe elegância e beleza até em demonstrações matemáticas. Engenho e arte são expressões lindas do intelecto humano. E precisamos de arte porque somente a vida não nos basta !!!

Empreendedor minimiza riscos - Os Mitos

Existem muitos mitos sobre empreendedorismo. Um deles é sobre o empreendedor poderoso, que enfrenta riscos destemidamente. Outro mito é o empreendedor que tem uma ideia brilhante e com ela fica rico. Mais uma: empreendedor trabalha pouco e está sempre de férias. Na realidade o empreendedor trabalha muito, tem dificuldades de tirar férias, em geral pega uma ideia que já existe e a aprimora e demora para ficar rico isso se ficar. Vemos que existe muito romantismo na imagem criada pelo cinema do empreendedor. Essa imagem até me cativou na adolescência quando vi tios ficarem ricos com empreendedorismo. Hoje não me deixo enganar mais . . . 

A grande influência da escolha de parentes para abrir empresas

A maior parte das empresas do mundo são familiares. Nos Estados Unidos muitas empresas são incorporadas, isto é, tem como donos os detentores das ações que são pulverizadas. As maiores empresas do mundo em geral tem ações em bolsa. Mesmo empresas familiares podem ter ações em bolsa, desde que os familiares não abram mão do controle acionário. Imagino que a maioria das empresas sejam familiares por uma questão de reputação e portanto de confiança: os fundadores imaginam que seus familiares irão trabalhar duro pelo grupo familiar, dando o seu melhor e nunca traindo os ideais do grupo. Imaginam que conhecem o caráter e a ética dos familiares pela convivência. Os estranhos podem sempre ser uma ameaça, eventuais traidores da causa comum que é de dar o maior lucro possível para a família. As famílias que são donas de grandes empresas tem suas regras e suas idiossincracias. O fundador sempre irá receber mais que seus filhos, pois os mesmos estão "aprendendo". Essa lógica funciona quando apenas a experiência conta como fundamento do conhecimento e da razão. A experiência está associada a passagem do tempo, ao acúmulo de batalhas vencidas ou perdidas. Outra hipótese para sociedades seriam amigos, pois os amigos também conhecem o caráter uns dos outros, devido as experiências vividas em comum. Para a sociedade conjugal existe o namoro, onde situações são vividas, de forma a observar-se o comportamento e a atitude do outro, de forma a poder-se avaliar sua reputação. Essas são as três mais comuns sociedades empresariais: parentes, amigos e cônjuge. Entre totais estranhos o que existe é a compra e venda e não a associação. Lugares de associação mínima são as escolas e as empresas onde se trabalha como assalariado ou funcionário público, sendo que as relações mais delicadas são as entre assalariados, já que funcionários públicos não podem ser demitidos.

sábado, 20 de julho de 2013

De onde vem a riqueza das empresas da internet - Google e Facebook

A riqueza vem das informações coletadas, no caso do Google e das informações espontaneamente fornecidas, no caso do Facebook. Da manipulação dessas informações, no caso das buscas efetuadas no Google e das informações postadas pelo usuário, no caso do Facebook, essas empresas vendem anúncios para as demais empresas, de forma a aumentar as vendas delas e a viabilizar o negócio como um todo, já que das vendas vem o percentual que pagará o Google e o Facebook. Em resumo: bilhões de pessoas passam informações gratuitamente para as empresas da internet e elas usam essa informação para sobreviver. Dessa forma, a internet cria relativamente poucos empregos e concentra muito dinheiro nas mãos de poucos empresários. Basta você fazer uma busca para começar a receber todo tipo de oferta na sua página do Facebook ou na tela de pesquisa do Google. É assim que o dinheiro está passando para as mãos de poucos atualmente.

O quanto se pode errar

O quanto se pode errar depende da magnitude do erro. Existem grandes erros devido a sua qualidade e pequenos erros, que podem ser frequentes. Digamos que uma frequência razoável de erros seja 5%, ou seja, uma vez a cada vinte eventos. Agora atentemos para a intensidade do erro. Podemos fazer pequenos erros, que tenham um pequeno custo envolvido, quer esse custo seja emocional ou financeiro, várias vezes. Já grandes erros podem ser até irreversíveis ou fatais. Esses grandes erros em geral são fruto de julgamentos errados, que acontecem por inúmeras razões. Em geral acontecem quando grandes quantias de dinheiro estão em risco ou então importantes relacionamentos, as vezes de décadas, são colocados em pauta. Observe que grandes erros podem custar seu emprego, seu casamento, sua família, sua liberdade, sua sobrevivência, sua saúde e suas amizades. A maioria das pessoas não gosta de responsabilidades muito menos de pensar muito aqui no Brasil. E assim vemos os índices de adicção crescerem, divórcios idem, miséria moral, traições de todo tipo, perfídia e por ai vamos. E com isso vamos ficando cada vez mais pobres, doentes e isolados.

O valor intangível de uma empresa é composto basicamente pela sua reputação.

Interessante matéria da CBN abordou o assunto reputação. É pela reputação que pagamos bem um médico ou um dentista. Observe que a reputação é construída ao longo do tempo por uma somatória de imagens. Pela reputação as pessoas indicam fornecedores e pela reputação que é publicada por um jornal, por exemplo, muitas das escolhas são feitas. Quando alguém publica algo no jornal pressupõe-se que seja verdade, porque a exposição permitirá, que matérias falsas sejam contestadas. Aqui entram os argumentos que são de ordem informativa (racional) ou então baseadas em ideias subjetivas (emocionais). A reputação da Honda que não colocaria seu nome em um produto ruim ou então a reputação da Apple, que a permite cobrar bem mais caro por seus produtos. Segundo um amigo meu os produtos da Apple valem o que custam porque não quebram. Resta-nos saber se a reputação não está sendo muito valorizada, como no caso do terapeuta que cobra R$ 1.000,00 por sessão de terapia. Ou então no caso de altos executivos, que são contratados a preço de ouro por conta dos seus resultados conseguidos anteriormente. Eu chamava esse plus a mais pago pela confiança depositada no profissional. Agora percebo que essa confiança advém da reputação que esse profissional conseguiu. São suas referências. Anos de bons serviços prestados. A confiança em alguém começa no curso superior que essa pessoa prestou, na educação que teve, nas respostas que ela dá. No caso de produtos interessa que eles não quebrem ou que tenham pós vendas excelente. No caso de serviços é necessário que quem contrata esteja satisfeito com o que recebe pelo que paga.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O coletivo na cabeça do sujeito

O coletivo estrutura a cabeça dos sujeitos com menos inteligência. Através do seu papel bem definido no coletivo ele não tem de pensar. Ser livre pensador dá trabalho e é para poucas pessoas. É muito mais fácil obedecer e depois dizer que cumpriu ordens . . . é assim em um casal onde a mulher sempre chama seu marido quando questionada sobre algum assunto que não domina. Ou então com o segurança da boate que não está ali para pensar condicionalmente. Decidir sobre as leis e suas exceções é reservado na sociedade para pessoas mais esclarecidas e essas pessoas são muito poucos e nem sempre estão nessas posições consideradas "chave". É por isso que profissionais liberais são considerados mais inteligentes que simples empregados. Vale o mesmo para empresários, que são mais ousados que as demais categorias. Houve uma época que tínhamos hierarquia para tudo. Hoje casais não se entendem nem na educação dos filhos. Antes você não podia falar. Hoje em dia você pode falar o que quiser que ninguém liga. 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Quando a empresa quebra

Quem determina se uma empresa quebra é o seu fluxo de caixa, mais precisamente sua conta corrente no banco. Quando uma empresa não paga um título pode ser protestada e inclusive o credor pode pedir a falência imediata da empresa devedora. Não interessa o que diz o balanço nem as margens de lucro ou o planejamento estratégico: não tem dinheiro em caixa quebrou e faliu. As credores restará a execução das garantias se as tiverem. Quando compramos a vista o risco é nosso até a entrega do bem que compramos. Não existe compra a vista de serviço apenas adiantamentos. Quando compramos a prazo o risco é do intermediário financeiro da transação. Uma empresa somente paga seu fornecedor após receber a mercadoria. Essa empresa tem crédito que é o tempo até quitar a fatura.

terça-feira, 16 de julho de 2013

As perdas da velhice

Velhos além de terem muitas manias sofrem com perdas e perdas levam muitas pessoas a depressão, cuja uma das manifestações é a irritabilidade. Cada perda física, seja de audição, visão ou mobilidade mostra ao velho suas limitações crescentes. Como a maioria dos velhos não tem grandes atividades intelectuais ou sociais tendem a ficar remoendo seus problemas e limitações e descarregam suas frustrações na pessoa mais próxima. É preciso muita paciência com velhos e tenho certeza que nem todas as criaturas do mundo estão aptos a conviverem com eles . . .

O ódio derivado da inveja dos médicos

Vivemos na época da transparência e de ataques de todo tipo e todas as pessoas e grupos. No momento o ataques é contra os médicos. Já foi contra os ricos. Quem inveja é aquele que não tem. É o pobre que inveja o rico e não o rico que inveja o pobre. É o burro que inveja o inteligente e não o inteligente que inveja o burro. É o feio que inveja o belo e não o contrário. É o velho que inveja o jovem e não o contrario. É é o ignorante que inveja o médico, que em geral pode ser rico, inteligente, jovem e até belo. A história está repleta de casos assim: a massa é incitada contra um grupo social e o político que iniciou o processo arrecada votos. O recalque está por trás desse comportamento e o recalque é muito comum porque poucos são os ricos, os inteligentes, os belos e os ricos . . .

O melhor dos homens e a pior das mulheres

O homem que tem problemas sexuais costuma ser pertencente aquele 1/3 dos mais sensíveis, mais generosos e mais humanos. Já as mulheres que tem problemas sexuais como frieza e frigidez pertencem aos 2/3 das mais egoístas e narcisistas, ou seja, pertencem ao grupo das piores mulheres que existem. Quem afirma isso é Flavio Gikovate em uma entrevista a revista Playboy em 1978. As mulheres mais narcisistas são aquelas que querem ser desejadas e sentem grande prazer sexual na vaidade de se exibirem e muitas vezes não correspondem a desempenhos tão bons na cama. Os homens são visuais e as mulheres sabem disso e a propaganda também. Mulheres que despertem a atenção dos homens e que também sejam carinhosas e sexualmente cativantes são raras e parece que sempre foram . . .

2% são artistas ou intelectuais

Segundo o Gikovate as mulheres sonham com homens charmosos, que executam trabalhos nobres, como artistas ou intelectuais. Acontece que esses são apenas 2% dos homens. Quando as mulheres vão trabalhar elas pensam que o trabalho é composto dessas funções nobres. Não sabem que a maioria dos homens são operários ou caixas de banco ou outras profissões sem graça ou glamour algum. Já dizia meu pai que se trabalhar fosse bom eles não nos pagariam. Ai temos o artista que trabalha por amor a arte, sem ganhar nada ou o intelectual, que normalmente é um professor, mais habituado a ser um teórico que um prático do dia a dia. A entrevista foi concedida em 1978, ou seja, há 35 anos atrás e continua atual, meu Deus.

domingo, 14 de julho de 2013

Segundo o psiquiatra Mauro Moore Madureira

O psiquiatra diz que as pessoas se formam pela sua natureza (caráter inato) e aprendizagem na infância e adolescência. Uma vez aprendidos padrões de comportamento eles se mantém pelo resto da vida, sendo que quando esses padrões são prejudiciais a terapia é uma das tentativas. Daí aquela frase que a repetição dos erros é uma indicação de terapia. O comportamento pode ser nos planos profissional, afetivo, pessoal, financeiro, legal, familiar, etc.

Em 70 anos 38 mil alunos passaram pelo Bandeirantes

Quantos ainda estarão vivos ? Alguns se tornaram famosos. Alguns tiveram sucesso outros nem tanto. Um colégio muito tradicional. O número não é muito grande porque nos primeiros anos deviam ser poucos alunos, além disso os métodos do colégio continuam os mesmos ao longo das décadas, com atualizações e melhorias. Já imaginou um arquivo com o histórico de todos eles ?

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Facilities, personal expenses and miscelaneous

Estas despesas em geral seguem a inflação e são passíveis de substituição em caso de aumentos excessivos. A percepção do que é caro ou barato é feita no momento da compra dos itens, momento em que é decidido o que é supérfluo ou essencial ou básico. O nível é elevado porque são poucas pessoas envolvidas nos gastos.

Investimentos

Durante décadas acumulei informações e experiência com investimentos de todo tipo. É um dos meus assuntos preferidos. Essa informação foi usada em muitos momentos, tanto para proteger ativos financeiros na época da grande inflação quando para comprar ativos em momentos de necessidade, sempre a vista. Compramos de tudo pelo menos alguma vez na vida: das coisas mais baratas as mais caras. Frequentamos lugares luxuosos nem que fosse apenas uma vez na vida para conhecer. Já comemos em bons lugares e aproveitamos descontos. Trata-se de administrar a vida econômica financeira pessoal, adaptando-se aos tempos das vacas gordas e das vacas magras, algo necessário e fundamental. 

Seguros

Acumulei décadas de experiência com seguros. O dinheiro do prêmio do seguro em geral volta em algum momento. Alguns seguros são obrigatórios aqui no Brasil e nem podemos sonhar em não possuí-los. 

Automóveis

Sobre automóveis acumulei décadas de conhecimento e muitas experiências. É um dos assuntos que mais gosto e que representa o maior percentual de despesas correntes. Aqui o conhecimento e a experiência permitem variar ao longo do tempo dentro de limites razoáveis e compatíveis com a condição econômica financeira. 

Educação e instrução de filhos

Durante décadas também acumulei informações sobre como educar e instruir um filho. Infelizmente por mais útil que essas informações pudessem ser um fator não pode ser contornado: a ignorância da mãe. Pude por em prática esses conhecimentos por apenas três anos. Mais uma vez meus conhecimentos foram sub-utilizados, assim como nas viagens para o exterior.

Viagens ao exterior

Durante décadas acumulei informações sobre viagens ao exterior porque sempre tive fascinação por descobrir novos lugares. No meio do caminho fui atropelado por problemas pessoais. De quebra surgiram revistas maravilhosas sobre viagens e depois com a internet todas as imagens foram reveladas. Com essas mudanças meu ímpeto por viajar ao exterior foi arrefecendo. Hoje somente irei com boa companhia e folga financeira. Aqui temos um acumulo de informações que ainda não foi experimentado.

Imóveis

Durante décadas acumulei informações sobre imóveis, desde a construção, passando pelo mercado, pela documentação, pela manutenção, etc. Afinal todos querem um imóvel e o mercado de imóveis e aluguéis é uma realidade. Um dia você irá comprar um imóvel (na melhor das hipóteses) e é bom estar preparado para esse momento. Imóveis são provavelmente o bem e o maior valor que alguém irá manusear durante sua vida. Comprei três imóveis, herdei outros e não pretendo comprar mais nenhum. De qualquer forma o conhecimento acumulado nunca será perdido e poderá ser utilizado na eventual venda de algum. Pelo menos essa informação foi utilizada.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Empresas sofisticadas

O que faz uma empresa ser sofisticada ? O produto que ele produz ou seus concorrentes que a obrigam a inovar constantemente. As empresas mais sofisticadas são as que importam mais peças e componentes e que resolvem problemas mais difíceis na vida das pessoas. Problemas mais difíceis são resolvidos por engenheiros e outros profissionais de nível superior, em particular os formados nas melhores universidades de um país. Muitas vezes a inovação é apenas um modismo e não se estabelece no mercado por muito tempo. Outras vezes é algo tão definitivo que ganha até o prêmio nobel. Observe que por trás da sofisticação está muitas vezes a inteligência e outras vezes o gênio. Resolver problemas de forma mais produtiva e eficaz é o objetivo das pessoas inteligentes. O nome disso é otimização. Sendo assim sempre serão poucas as empresas mais sofisticadas e com uso intensivo de inteligência mesmo porque a inteligência é artigo escasso e muitas vezes caro. 

Casa Museu

Existem algumas "casas museus" pelo Brasil afora. São locais onde artistas viveram e que foram compradas pelo estado dos seus herdeiros ou transformadas em fundações, no caso de famílias muito ricas. Ir a esses lugares é viajar no tempo. Algumas delas foram construídas por arquitetos especialmente para as necessidades de seus donos e isso torna as construções particularmente interessantes. Em termos de artes temos escritores e pintores. Os escultores tem suas obras em praças e lugares públicos em geral. São as artes perenes já que as artes cênicas não podem ser guardadas em um museu nem as artes musicais, embora possam ser eternizadas em gravações. Com relação as construções temos o patrimônio histórico que se encarrega de tombá-las. Eu me lembro de muitas frases e palavras que ouvi dos outros na minha vida. Também me lembro de outros momentos marcantes e dramáticos. As vezes idealizo a vida desses artistas. Talvez eu mesmo gostasse de ser um artista pois prezo a liberdade e os artistas são teoricamente as pessoas mais livres que existem.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como morrer cedo

Para morrer cedo basta ter uma vida desregrada, cometer todos excessos desde a juventude, sofrer todo tipo de agressão emocional, física, psicológica. Os efeitos são acumulativos e o resultado será doenças de todo tipo e limitações, culminando com a morte prematura ou a incapacidade precoce. 

Como investir errado

Uma grande forma de investir errado é perguntando a pessoa errada. A Mara Luquet brinca com essa hipótese usando a figura do "cunhado": emprestar dinheiro para o cunhado, fazer sociedade com o cunhado, comprar ações que o cunhado vende, etc. Uma vez houve uma polêmica entre meus amigos: um dele estava fascinado por certo personagem que indicava investimentos em ações. Eu questionei esse "saber mágico" e minha posição foi colocada em dúvida frente ao "gênio das finanças". Hoje que a bolsa está em baixa gostaria de saber onde está o tal gênio . . .

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Uma formação técnica

A Universidade de São Paulo, que é a melhor do Brasil, em seus cursos de elite, vai te dar uma formação técnica de primeira qualidade. Consequentemente você será preparado para passar em concursos públicos honestos e tornar-se funcionário público ou então, caso sua graduação assim o permita , ocupar empregos na iniciativa privada nas maiores e melhores empresas brasileiras ou estrangeiras. Atualmente em alguns cursos você poderá exercitar sua veia empreendedora também. A verdade é que grande saber é exigido apenas em alguns nichos de mercado aqui no Brasil. São muitas as variáveis e a economia e o investimento tem influencia direta na criação de novos e bons empregos na iniciativa privada e também influenciam as possibilidades de sucesso do empreendedor. Somente o emprego público será sempre uma possibilidade não desprezível para certas carreiras, em particular a jurídica e a fiscal.

Até hoje a Bolsa de Valores não provou ser melhor que a renda fixa no Brasil

Uma matéria interessante da Folha de São Paulo de hoje mostrou com dados estatísticos que quem aplicou em renda fixa se saiu muito melhor aqui no Brasil nos últimos 20 anos. Para o futuro não sabemos o que vai acontecer mas para a bolsa decolar é preciso que os juros baixem e que as empresas decolem. Não é possível comparar o Brasil com os Estados Unidos porque nos Estados Unidos os juros são eternamente baixos, por conta de todo o mundo querer fazer poupança em dólares e a força está nas empresas, que tem uma padrão histórico de oferecerem dividendos de forma consistente. Trabalhei em empresas americanas e a política de distribuição de dividendos e portanto de obtenção de resultados era um fato. Para obter esses resultados o controle sobre tudo através da contabilidade era uma realidade. O controle interno e a existência de auditoria era uma consequência dessa tradição americana. Será que o Brasil se tornará um Estados Unidos ? Será que verei esse dia chegar ? O Brasil sendo competitivo em ciência e tecnologia ? Sendo justo e transparente ? Educado e instruído ?

domingo, 7 de julho de 2013

Para a autoestima do homem o sucesso profissional financeiro é muito importante

Uhauahuhuaha ! Você é um Zé Ninguém ? Então a sociedade vai te dar o lugar de pária, pelo menos para um homem !!!. Ainda me lembro de uma vez que ouvi a frase " Ele está realizado . . . " referindo-se a um homem que tinha dinheiro, carros , propriedades, mulher e filhos, etc etc etc. Para nossa sociedade se você for homem somente será "realizado" se tiver dinheiro e esse dinheiro tem de vir necessariamente do fruto do seu trabalho. Outra vez ouvi a frase de uma mulher sobre a avaliação que ela fazia do namorado "a profissão dele e o bom dinheiro que ele ganhava com ela era o aspecto mais relevante para ela no relacionamento". Outra mulher divorciou-se do marido por justamente ganhar mais dinheiro que ele e ter mais sucesso, tendo se cansado de ouvi-lo se lamuriar. Então os homens entram em lutas ferozes para conseguir mais dinheiro, status e com isso ter acesso as melhores mulheres. A luta feroz começa no vestibular ou no mundo dos negócios, passa por se destacar nos esportes e continua pelos universos considerados masculinos. Enquanto isso as mulheres se empenham em se embelezarem para poder fisgar um bom partido. E assim todos ficam infelizes e passam por esta vida completamente neuróticos . . . 

sábado, 6 de julho de 2013

A ciência e a técnica X a política

São muito poucos aqueles que tem saber científico aqui no Brasil. São menos ainda dentre os que detém educação superior. Historicamente o ensino superior no Brasil começou com faculdades de direito, para formar burocratas para administrar o estado. Engenheiros, ciências exatas, atividades que se mostram práticas, são muitas vezes desconsideradas aqui no Brasil. Na política, durante a ditadura militar, economistas e engenheiros foram valorizados. Era o tempo do Brasil grande, das grandes obras, da integração nacional. Na era da democratização temos que o debate torna-se conturbado, já que a inteligencia do brasileiro médio é bem limitada e ele em geral não enxerga um palmo a frente do seu próprio nariz e das suas necessidades de curto prazo. Dessa forma, planejamento de longo prazo foi substituído pela solução da crise da hora. E tudo fica nivelado por baixo, no que eu chamo de política da república de estudantes. Esse é o Brasil de hoje, infelizmente. Cada um metendo a boca e fazendo passeata defendendo somente o seu interesse particular. Para se avançar e realmente ir mais longe é necessário que cada um faça a sua parte e de forma bem feita. Do jeito que está termos somente ilhas de excelência,  pequenos grupos organizados que se destacam e que vendem serviços entre si e nunca um grande país como os Estados Unidos. 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Compra e venda

Quando se compra algo algumas pessoas pensam que estão com todo poder da negociação, principalmente se não tiverem uma real necessidade daquilo que estão comprando. É o caso de upgrades, onde se melhora uma condição que pode não ser de todo ruim. É o caso de comprar supérfluos de todo tipo ou produtos que tem grande concorrência e alternativas de substituição. Quando se vende tem-se a mesma situação: existem pessoas que simplesmente não precisam realmente vender o que estão tentando vender. Ficam esperando ad eternum por um trouxa, quero dizer comprador, que pague aquilo que eles querem ou que acham que vale o que estão vendendo. Observe que o preço pode ser o determinante para a transação se concretizar, assim como o desejo ou a necessidade. Existem produtos para todas as pessoas e em todas as áreas. Existem serviços para todas as pessoas e de todos os preços. Existem os líderes de mercado em tudo e existem nichos que podem querer ou não se tornar líderes. Comprar e vender é a situação mais simples que temos na vida diária e ela é feita milhões de vezes todos os dias no Brasil e bilhões de vezes no mundo. Existem experiências únicas de convivência com amigos, entes queridos e vivências que não podem ser quantificadas em moeda corrente mas não são todos que sabem disso.

Onde existirem grandes números . . .

Onde existirem grandes números teremos uma convergência pois somente exceções serão possíveis. Aqui temos o mercado, a tradição e a força. Tudo tem uma razão de ser mais ou menos lógica nesses casos. A lógica pode ser ensinada e aprendida. As grandes ideias são imediatamente copiadas pelos concorrentes. Alianças podem ser feitas e desfeitas. Alguns tem vantagens competitivas que não podem ser ignoradas: é a estrela. Outros tem sorte e alguns tem capacidade.

Jogadores de futebol aposentados e artistas idem sempre podem tentar ser políticos

Assim é no Brasil. Quem tem exposição na mídia pode se candidatar a ser político. Qualquer exposição. Temos jogadores de futebol, apresentadores de televisão, artistas de todo tipo como cantores, palhaços e atrizes. Protagonistas de crimes de grande impacto na mídia, como o pai de Luana e a mãe do japonesinho. Empresários não tem tido tanta sorte. O povo parece não gostar de votar em patrão. Profissionais liberais tem seus conselhos para desenvolver sua carreira política entre seus pares e nas grandes corporações não é pouca coisa não. A principal função dessas associações é garantir o mercado de trabalho para seus membros. Escritores tem a Academia Brasileira de Letras e seus congeneres estaduais e municipais para serem "eleitos". Observe que ser eleito é algo muitas vezes não racional. Podem existir uma série de fatores intervenientes. Um mode de favorecer alguém é fazer a regra do jogo ser favorável a essa pessoa. Quem é eleito é sempre alguém com influência passada em sindicatos, por parentesco com políticos, apadrinhada por um político carismático ou então com grande exposição na mídia. Quem não seguir essa receita nunca conseguirá se eleger, por mais bem preparado e bem intencionado estiver. Trata-se de um jogo de cartas marcadas. Aliais, quase tudo no mundo é um jogo de cartas cada vez mais marcadas. Trata-se de uma tendência da humanidade nos dias de hoje.

Os esportes coletivos e os esportes individuais e as profissões

Os esportes e as profissões possuem analogias: existem esportes coletivos e individuais e existem profissões coletivas e individuais. Um jovem deveria se conhecer profundamente antes de escolher uma profissão, principalmente de nível superior. Quem gosta de esportes coletivos, de participar de uma equipe deveria escolher uma profissão semelhante. Quem não gosta de trabalhar em grupo, que não gosta de conversar ou se interessar pelos outros, esse deveria trabalhar sozinho, concentrado. Como as pessoas são diferentes também são diferentes as ocupações existentes. Existe uma pressão muito grande sobre todos os indivíduos hoje em dia por ganhar muito dinheiro e parte dessa competição tem razões de seleção sexual. Vivemos em um mundo cada vez mais hostil. Liderar é para poucos e os postos de liderança também são poucos. 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O Cadastro de Empresas da Catho

O Cadastro de Empresas da Catho pode ser usado como referência do mercado de empresas brasileiro. Nesse cadastro vemos que 1% das empresas tem capital americano aqui no Brasil e é o que mais tem representatividade. Depois temos o capital alemão e o japonês. Interessante notar que existe uma ou duas empresas Norueguesas, por exemplo. Outras nacionalidades praticamente nem são representadas ou então tem simples escritórios de vendas, não produzem nada aqui nem geram empregos. É um retrato da nossa posição no mundo e do nosso estágio de desenvolvimento.