Para você ser amigo de alguém você precisa querer colaborar com essa pessoa, querer o seu bem. A cooperação é portanto condição sine qua non para acontecer uma amizade. Como a interação entre os seres humanos está dividida em cooperação e competição podemos concluir que onde existe competição não existe cooperação e portanto não existe possibilidade de amizade. Pude comprovar essa verdade ao longo da minha vida. Os amigos de infância não competiam comigo diretamente e ao contrário, eram necessários para formar número nas brincadeiras e nas saídas. Já na escola as amizades estiveram concentradas no primeiro grau, onde a competição era menos explicita. No segundo grau e na universidade a competição minou quase que completamente a possibilidade de fazer amizades duradouras e fortes. No trabalho isso ficou ainda mais patente, porque meu amigos eram as secretárias e os empregados do departamento pessoal. Os colegas de trabalho eram apenas tolerados e mantidos com o mínimo de cordialidade necessária a vida em sociedade. Apenas com meus estagiários eu consegui fazer amizade porque eu os ajudei em um momento em que eles estavam por baixo. Esse é o resumo da amizade, que nos tempos atuais está cada vez ficando mais fora de moda, como bem tem notado o Gikovate.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Na Universidade, todos os seus colegas serão seus concorrentes assim que se formarem. Como podem ser amigos ? Em certos colégios particulares da elite acontece o mesmo. Na empresa seus colegas querem evitar serem eles os demitidos em uma crise ou serem eles os escolhidos para a promoção ao lugar do chefe. Como podem ser seus amigos ? Minha vida comprova estas conclusões óbvias. Amigos serão sempre poucos pela própria natureza da vida.
Meu único amigo remanescente do colegial é uma pessoa espiritualizada, portanto educada para ver o outro e se possível ajudá-lo. Da universidade houve um amigo que se perdeu no tempo e um outro que renasceu das cinzas, 30 anos depois, graças ao FACEBOOK.
Postar um comentário