Durante muito tempo a regra era de cooperação entre familiares, vizinhos, colegas e amigos. Era uma época em que a competição era menos atuante. Não existiam tantos produtos para comprar, tanto para conquistar. Imagino que durante milênios somente colaborando os homens conseguiram sobreviver. Veja as empresas que são constituídas principalmente por famílias. Em empresas é necessário colaboração para que todos tenham benefícios. Também era assim nas famílias antigas, onde o homem precisava da mulher e a mulher precisava do homem e ambos tinham interesse no progresso dos filhos. Percebemos que já nas escolas começa a competição, principalmente nas de alto nível. Depois continua na Universidade, onde seus colegas serão seus concorrentes após a formatura. Acontece o mesmo na empresa, onde todos irão competir para conseguir galgar os postos de gerência e alta direção. Muitos ainda competem com vizinhos para adquirir as últimas novidades ou com familiares e "amigos". A competição pode cansar e fazer muito mal para a mente da pessoa, levando-a a ter depressão, ansiedade e outros distúrbios. Criamos uma sociedade doente essa é a verdade, cada vez mais competitiva e infeliz. Pessoas defendendo-se em primeiro lugar. Todos sabendo tudo. Ninguém ouvindo conselhos. Com isso a pobreza emocional e espiritual somente aumenta . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
As mulheres irão competir entre si pelo melhor homem possível. Uma vez conquistado esse homem ela irá buscar sua cooperação para engravidar e criar seus filhos. Exatamente como acontece com os animais. Com os homens pode ser semelhante: eles vão competir entre si para obter a melhor posição social de forma a conquistar a melhor fêmea possível. Uma vez formada a família vão querer a colaboração dessa mulher para manter o arranjo familiar.
Eu me lembro daquela frase: sozinho você pode ir mais rápido. Acompanhado você vai mais longe !!!
Na política temos a competição entre os candidatos dos diversos partidos e uma vez empossados temos a cooperação entre as pessoas do mesmo partido.
Dentro da família existe a inveja (raiva+humilhação). A inveja é inimiga da cooperação. A inveja existe porque existem diferenças entre as pessoas que compõe a família. Dadas as mesmas condições a todos os filhos as diferenças seriam individuais e portanto deveriam ser aceitas. Na prática não é isso que ocorre e a discórdia está estabelecida.
Na política temos o legislativo fiscalizando o executivo e o judiciário para dirimir as querelas entre os poderes. Eles competem em si mesmo depois de eleitos e são inimigos, querendo derrubar uns aos outros.
Não ter a ajuda da família te coloca em uma posição de desvantagem pela competição. Ou então tem a família do seu lado te dá uma vantagem competitiva significativa. Eu pude verificar isso muitas vezes por experiência própria. Bons amigos em posições importantes também te dá uma grande vantagem competitiva. Quanto mais as pessoas gostarem de você melhor. Elas irão te ajudar e isso pode fazer toda diferença entre o sucesso e o fracasso.
O irmão mais velho pode ser o mais egoísta e por conta disso vai fazer sofrer seus irmãos menores. Ele pode se aproveitar de ser maior fisicamente, de contar com o apoio e incentivo dos pais, ter se desenvolvido mais por conta de ter sido filho único por um período de tempo. Na competição entre irmãos pode levar a melhor e pode obrigar seus irmãos a colaborarem . . .
Postar um comentário