Vivemos uma época do "cada um por si e Deus por todos" nas famílias. O dever de solidariedade está em baixa. Velhos são abandonados a sua própria sorte, mulheres não pensam em sua família mas no que é melhor para elas individualmente, o interesse do indivíduo é sempre posto em primeiro lugar. Sacrifício é uma palavra fora de moda. Todos querem o "venha a nós o vosso reino". Nunca ouvi e vi tantas demonstrações de individualismo, que o Gikovate não chama de egoísmo. Egoísmo para o Gikovate é o parasitismo. Eu tenho uma posição bem crítica com relação a essas pessoas extremamente individualistas porque acredito que a cooperação é muito mais sinérgica. Sozinho você pode ir mais rápido mas não necessariamente mais longe. Com relação ao parasitismo dos egoístas é claro que ser um indivíduo é algo melhor mas não é o ideal. A união faz a força e isso é muito claro mesmo em uma simples família. O processo de individuação é desejável mas a cooperação entre indivíduos também o é. A cooperação implica em trocas e trocando informações, dicas, etc você vai mais longe, fica mais inteligente, sente-se mais valorizado. Até a lei obriga os parentes próximos a serem solidários, porque sabe que ninguém fica rico e poderoso sozinho. A regra é esse rico e poderoso ter se beneficiado no passado da boa vontade e dos esforços dos seus parentes. Ninguém consegue vencer desde que nasce. Alguém criou condições para que o indivíduo superasse duas fraquezas intrinsecas e conseguisse sucesso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Dizem que as relações humanas somente podem se dar em termos de competição ou cooperação. Hoje em dia a cooperação está perdendo espaço e a competição está ganhando. Isso é visível até mesmo na educação das crianças. Esse é o modelo da sociedade americana acho eu. Será o melhor , o que faz as pessoas mais felizes ?
Quanto mais bem informado for uma pessoa mais competitivo ele se torna em todos os aspectos. Ser inteligente e bem informado significa que você se torna apto a fazer as melhores escolhas e isso pode fazer toda diferença na sua vida presente e futura.
Postar um comentário