Nas famílias existem os bonzinhos e os malvados. Ou os generosos e os egoístas. As situações para a manifestação desses comportamentos ocorrem quando existe alguém necessitando de ajuda. Foi assim nas famílias dos meus pais. É assim na minha família e provavelmente sempre será assim, pois todas famílias tem problemas, seus altos e baixos. Os bonzinhos se sacrificam ou muitas vezes sofrem, para ajudar os mais necessitados. Foi assim na família da minha mãe, que ficou órfã de pai e teve ajuda dos irmãos mais velhos. foi assim na família do meu pai, que ajudou financeiramente seus pais. Conheço o caso de um amigo, cujos pais cuidaram dos seus avós até que eles falecessem. Outra situação foi um conhecido que ajudou a irmã e as sobrinhas quando elas ficaram desamparadas, com o assassinato do cunhado. Algumas dessas pessoas que foram generosas seguiram sua vida adiante e foram bem sucedidas. Outras foram prejudicadas e não conseguiram tanto sucesso, de forma que seria justo que recebessem alguma compensação daqueles aos quais eles ajudaram. É a mesma questão dos pais com relação aos seus filhos: existem filhos que tem de ser empurrados: precisam de muito incentivo dos pais, apenas para chegarem a média. Existem filhos que não precisam de pouco ou nenhum investimento dos pais e que se saem muito bem. E existem filhos que com a medida certa de incentivo e investimento vão muito mais longe do que seria razoável esperar. Matematicamente seria assim: filho "negativo": sai de -2. Filho "normal": sai de zero. Filho excepcionalmente talentoso: sai de 2. Filho com alto potencial: sai de zero, mas com investimento de 2 chega a 7 ou 8. O filho excepcionalmente talentoso é aquile que possui um dom ou como os ingleses dizem "gift". Gift quer dizer presente. Quem possui um dom teria recebido um presente de Deus. O filho com alto potencial também tem algum dom só que esse dom precisa ser descoberto, por não ser tão visível e explicito como no caso do excepcionalmente talentoso. Esse filho ganha muito com seu esforço pessoal. Seus incrementos são grandes. Para ter um gênio você precisa tanto do dom quanto do esforço. Exemplos existem em todas as artes: basta ver a biografia dos gênios da humanidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ser altruísta faz os outros não gostarem de você. Ser feliz também. Você sendo feliz, altruísta e alegre rebaixa aqueles que são infelizes, egoístas e tristes porque você é um tapa na cara deles, mostrando que alguém é melhor que eles . . .
Vale o mesmo para riqueza, beleza, juventude e inteligencia. Todas essas qualidades despertam a inveja e portanto pode não adiantar você ser um cara legal: você sofrerá as consequências sociais ahuahauahua !
Postar um comentário