terça-feira, 5 de junho de 2012

Carros usados e restrições

Li uma notícia que dizia que 75% dos carros usados tem algum tipo de problema ou restrição. A maior parte dos carros é financiada aqui no Brasil. Muitos são batidos. Outros tem multas pendentes. Na hora de vender o carro é  a mesma história: o potencial comprador tem medo de negociar diretamente com o vendedor particular. Ele não tem conhecimento suficiente sobre veículos usados e teme ser enganado. Muitos ao comprar um veículo usado usam o expertise de um mecânico amigo para ajudar a fazer uma avaliação. Quem compra veículos novos ao vendê-los para comprar novamente um novo pode enfrentar dificuldades. Ao longo da vida comprei e vendi muitos carros e com isso adquiri experiência. É complicado casar a melhor venda com a melhor compra. No lado da compra nem sempre o modelo com os opcionais que você quer está disponível te esperando na concessionária. Na hora de vender você pode não ter como conservar seu veículo usado ao mesmo tempo que ele continua a te gerar despesas. O ideal seria primeiro vender o veículo que você possui, de preferência para um particular e depois ir na concessionário fechar a compra do veículo novo. 

2 comentários:

Van der Camps disse...

Casas e apartamentos usados e restrições. Carros são vendidos aos milhões, o que justifica a existência de controles tão eficientes. Já casas e apartamentos são vendidos aos milhares como muitos processos onde o próprio imóvel é a garantia, independente de quem seja o dono. Sempre existe o risco de que alguma execução, principalmente fiscal ou trabalhista, no caso de empresários, comprometa um negócio com imóvel.

Van der Camps disse...

Somente comprei imóveis usados e por inexperiência cometi erros. Quem não tem experiência e tem um bom advogado atuante na área imobiliária não deve hesitar em gastar 1% do valor do imóvel para ele checar todas as eventuais pendencias jurídicas quando for pagar a vista. Como a grande maioria das pessoas compra imóveis a prazo, elas não precisam se preocupar, porque o banco faz todas essas verificações antes de pagar ao vendedor. Vale o mesmo para os carros comprados financiados.