domingo, 31 de maio de 2015

Os covardes e os ousados

A diferença vem da infância: alguns aprendem a serem empáticos, a arriscarem-se e a assumirem seus erros e seus acertos, dando-se o direito a experimentar (correr riscos). Esses sempre refletem sobre os porquês de seus acertos ou erros e com isso crescem emocionalmente e em todas as demais áreas. Outros tentam e por algum motivo quebram a cara. Aparentemente a dor de ter quebrado a cara é tão grande que se acovardam e nunca mais tentam nada novo ou desafiador. E assim vivem de migalhas, tornam-se críticos, invejosos e insuportáveis. Como disse o Papa: o egoísmo não traz alegria. Os realmente inteligentes se preparam antes de se arriscar para minimizar ao máximo a possibilidade de erro e quando alguma imperfeição acontece sabem se perdoar e avançar. Podemos dizer que os covardes são muito mais numerosos que os audaciosos. 

A submissão execrável a autoridade

Um experimento americano da década de 60 mostrou como "seres humanos" podem ser estúpidos ao obedecerem ordens de uma suposta "autoridade". No caso era um experimento científico simulado onde pessoas eram instadas a darem choques em alguém. Teoricamente os choques acima de determinado valor poderiam matar a cobaia. E não é que 65% dos assistentes obedeceram cegamente as ordens do cientista autoridade e deram choques mortais na infeliz cobaia ??? Por sorte a cobaia era um ator contratado e que não levava choque nenhum. Pois é mais de um experimento desses teve de  ser interrompido nos Estados Unidos, 

O Golpe dos Fornecedores no Longo Prazo

Existem serviços que com o tempo e os reajustes praticados ficam muito mais caros que os valores de mercado. Isso acontece por exemplo com os "combos" de telecomunicação que juntam TV a cabo, telefone fixo, telefone celular e internet. Em teoria contratar todos esses serviços com uma mesma operadora permitiria um ganho de escala e portanto um preço menor. Acontece que é vantagem trocar esses serviços quando são fracionados de tempos em tempos, por conta da pressão dos concorrentes que faz o preço ser reduzido. Hoje fiz uma descoberta importante: outro serviço que segue essa mesma lógica são os planos de saúde. Planos de saúde procuram "fisgar" clientes com um preço inicial mais baixo para depois fazerem aumentos significativos acima da inflação. O problema é que com planos de saúde a troca de fornecedor para pessoas físicas não é tão facilitada assim. Mesmo clientes corporativos estão reclamando dos custos com planos de saúde. Imagine nós simples mortais pessoas físicas.  

sábado, 30 de maio de 2015

Inexperiência ou Burrice

Descobri essa hoje: São Tomés (e provavelmente quem tem Mercúrio antes do Sol no Mapa Astral) quando se deparam com algo que não é bem feito atribuem a falha a "inexperiência" do agente. Já tinha ouvido uma vez mas não atinei na hora. Então novatos seriam sujeitos a todo tipo de erro por definição. Esse pensamento pode ser verdade para 98% das pessoas, que somente aprendem como Skiner definiu. Acontece que existe 2% de pessoas que tem QI igual ou acima de 130 que veem essas falhas como BURRICE pura e simples. Acontece que ninguém que é burro reconhece seu status e é muito mais comodo racionalizar que trata-se de simples inexperiência, algo que será superado, etc etc etc. Para o seu ego é muito duro assumir que se é burro. É muito humilhante e dolorido. Por isso acho que ainda irei ouvir mais vezes essa baboseira de que trata-se de inexperiência . . . 

A sabedoria

A sabedoria consiste a grosso modo manter as coisas boas do passado e substituir aquelas que melhoraram com o tempo. Abandonar falsas crenças, apurar como preconiza o signo de Virgem tudo o que for possível. Compreender o porque das coisas é fundamental. Saber viver é para poucos. A liberdade também. Por que com a sabedoria seria diferente ??? Precisamos desviar dos postes que a estrada nos coloca na frente. Decisões são os momentos da verdade, onde as máscaras caem. Atitudes refletem o caráter da pessoa. Saber discernir o que é fundamental daquilo que é superficial é fundamental. 

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Primeiro compre sua casa e pague seus estudos

Depois passe a economizar sistematicamente visando sua aposentadoria. Essa é a dica do especialista.No Brasil a casa é comprada financiada e os estudos também, através do FIES do governo. Não existe perspectiva de que a aposentadoria do governo garante sua vida no futuro. É necessário portanto agir racionalmente tornando-se um especialista em investimentos para garantir uma velhice feliz.  

Dica do especialista em ações

O especialista em ações recomenda que você compre ações da empresa líder de mercado ou daquela que tem grande potencial de crescimento. Bonito na teoria mas a Petrobrás está aí para provar que nem sempre funciona. Ações no longo prazo ainda não provaram ser a melhor escolha aqui no Brasil. Dizem que os juros da renda fixa tendem a diminuir gradativamente aqui no Brasil. É claro que isso é previsível pelo que aconteceu nos países desenvolvidos como os Estados Unidos. Por enquanto a bolsa brasileira está mais para oportunistas com informação privilegiada do que para pacatos investidores visando a aposentadoria. Obs.: A dica deste especialista é de 2010. 

Quando se está de olho no novo o velho perde a graça

Eu costumo dizer que quando chega o momento de enjoar do velho começa a busca de uma solução nova. No entanto, a ação pode acontecer por ação do NOVO: algo novo surge e aquilo que possuímos fica repentinamente desinteressante. Pode acontecer com qualquer coisa material e as vezes acontece com pessoas e interesses. É claro que os valores em dinheiro envolvidos podem limitar o acesso ao novo. No meu caso enjoei de alguns carros. Em geral somente quando as coisas quebram é que eu as substituo e nesse momento decido pelo melhor custo benefício. Nessas trocas sempre evoluo: nunca troco 6 por meia dúzia. 

Pena que a beleza em geral venha com defeitos

Pesquisas mostram que as mulheres bonitas em geral vem com defeitos como imaturidade, crueldade, maldade, egoismo e outros falhas de caráter. A pergunta é: valerá a pena aguentar alguém assim ? Talvez para namorar sirvam. Para casar pode ser melhor procurar alguém na média mas mais bem estruturada e acabada, afinal, no casamento o convívio é intenso e os defeitos costumam incomodar muito. 

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Eu era contratual em um pais contextual

Ser contratual significava acreditar nas palavras do padre "na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza", significava acreditar nos direitos e deveres do casamento civil, na vitória do bem sobre o mal, etc etc etc E o Brasil e os brasileiros, em particular minha ex eram contextuais: ou seja, tudo o que está escrito "depende". Depende basicamente de ser vantagem para o personagem. Assim ele arroga-se direitos mas esquece-se dos seus deveres, quer sociedade na saúde e na riqueza mas na doença e na pobreza não é bem assim. Nos negócios e nas compras percebemos o caráter de com quem estamos lidando se aparecer algum problema e não é difícil os problemas aparecerem aqui no Brasil. Hoje sei que existem várias éticas aqui no Brasil e em São Paulo e tomo muito cuidado com quem faço negócios. 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

O PIB em 2015 pode ser o pior em 25 anos

Pois é . . . 25 anos atrás estávamos em 1990. com inflação de 85% ao mês e tivemos o Plano Collor. Eu era recém casado, tinha gasto todo o meu dinheiro na reforma da casa em que fui morar e estava trabalhando. Eu tinha 25 anos em Maio de 1990. Hoje tenho 50. É claro que muitas coisas mudaram nesses anos todos. Existe toda uma geração que não sabe o que é inflação alta e recessão. O que acontece nessas situações é a transferência de renda e de patrimônio entre pessoas, empresas e gerações de forma forçada. O contexto muda completamente. Irmão desconhece irmão e quem pode mais chora menos. 

Sites piratas

Nas minhas buscas pela internet recentes me deparei com 2 sites picaretas: um deles queria os dados do cartão de crédito para fazer um download de um livro. O outro queria inflacionar o preço do frete e eu desconfiei e investiguei mais a fundo através do Google Street View. Ambos os sites eram muito bem escritos e cheios de auto referência a sua segurança, idoneidade e honestidade. O que aparenta ser um padrão é as auto referências serem um indício justamente do contrário: sites picaretas usam desse artifício para enganar os incautos. O maior valor será sempre a certificação por terceiros, o que os sites sérios permitem e até incentivam. 

terça-feira, 26 de maio de 2015

A rivalidade entre irmãos pode ser desencadeada

Por um deles ser muito inteligente (gifted), ou seja, tenha QI de pelo menos 130 (faixa de 2% das pessoas). Pois é . . . deve ser muito mais comum em filhos homens. A disputa entre irmãos e irmãs tem ainda o componente ordem de nascimento e gênero. Pois é . . . aquele que não é tão inteligente pode querer se destacar por alguma outra característica, como por exemplo trabalho duro, disciplina, etc. O mercado normalmente remunera a quantidade e a qualidade ou talento. É claro que existe muito mais vagas para a quantidade que para a qualidade porque o mundo é assim. 

Investimento financeiro e o mundo real

Investimento financeiro é basicamente negociar com o banco. Quanto melhor negociador você for menos dinheiro o banco vai ganhar com você. O interessante é que precisamos também interagir como mundo real, o mundo da matéria, dos produtos e dos serviços. Esse mundo também obedece a lei da oferta e da procura, bem como a busca de lucro. Nesse mundo real onde tudo é muito mais palpável existem os "zoiudos" invejosos que veem o que você possui, onde mora, o que come, que médico frequenta. No mundo real as grandes compras são de imóveis e automóveis, que geram muitas despesas por anos. Por isso são mercados exaustivamente estudados. Onde você vive e qual carro você usa são sinais evidentes de status, mesmo que sejam financiados. Seus relacionamentos dependem da sua renda. Sua saúde depende da sua renda e é claro: o que você consome e possui também depende. O momento de sair do mundo dos investimentos e comprar bens reais pode ser crítico e depende da estratégia que a inteligencia do indivíduo permitir. Alguns fazem bons negócios outros não. São muitas as variáveis e poucos as que as dominam.  

Segundo o médico infectologista David Uip

Médico não gosta de falar com a imprensa. Será então que não existem médicos geminianos comunicativos ??? Todos tem de ter uma carranca típica dos capricornianos ??? Realmente quem é comunicativo em geral busca empregos na área de comunicação, não é mesmo ??? Existem médicos no entanto que adoram falar para os outros da sua especialidade. Podemos ver esses personagens no programa Bem Estar da Globo ou até mesmo no Encontro com Fátima Bernardes. Talvez sejam exceções. Provavelmente o corporativismo leva a maioria dos médicos a não revelarem seus segredos aos ouvidos dos ímpios e infiéis. O conhecimento que não é compartilhado é perdido e desperdiçado, isso em qualquer área. 

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Quem são os idosos mais sujeitos a quedas

Adivinhem ??? Aqueles que tomam mais de 4 remédios diários (a maioria dos ricos) e aqueles que tomam ansiolíticos ou outros remédios para dormir. Bingo !!! Se não morre das doenças crônicas morre de algum acidente com queda em casa ou na rua. 

Mesmo em países ricos e desenvolvidos as doenças mentais são sub diagnosticadas

Essa é a realidade. Se nesses países o diagnóstico é de 50% dos doentes aqui no Brasil deve ser de 20%. Nesse contexto é claro que somente os casos muito graves, que trazem consequências para a família ou o trabalho, serão encaminhados. Nós aqui no Brasil temos 7.000 médicos psiquiatras apenas para uns 50 milhões de doentes. Diz o Gikovate que o diagnóstico de depressão aumentou muito junto com deficit de atenção na adolescência. Eu acredito em modismos nessa área da medicina que devem ser cíclicos.  

Aquilo que todo mundo quer torna-se raro e aumenta de preço

E aquilo que ninguém quer abunda e baixa de preço !!! Vale para todos os mercados do mundo !!! Todo mundo quer carro novo de determinada marca atualmente: o preço sobe e fica difícil encontrar para pronta entrega. Todo mundo quer filho bonito: as mulheres bonitas disponíveis são raras e de preço caro !!! KKK !!! Houve uma época que existia a expressão "carne de vaca" para definir algo comum. Eu brinco  o tempo todo com essas verdades: tal pessoa não é de se jogar fora, etc e tal. Muito dificilmente encontraremos moscas brancas nos mercados porque os comerciantes conhecem seu gado. Lembro do apelido "Galaxie": bebe muito e ninguém quer !!! Ou então "tudo de bom". Ou então BBB: bom, bonito e barato. Médico formado pela USP especialista em psiquiatria é raro. Logo, o médico que não é bobo cobra R$ 500,00 a consulta. Advogado competente e inteligente: figurinha rara no mercado, logo, cobra uma fortuna. E assim vamos: convenio de saúde bom, comida boa, habitação próxima a tudo, carro com certo luxo, aquilo que todo mundo quer. 

domingo, 24 de maio de 2015

O deficit da previdência

O governo vai fazer ajustes eternos na previdência porque trata-se de uma pedra no sapato. Tudo o que acontece com os demais países do mundo será mais cedo ou mais tarde imitado aqui no Brasil. Países espertos dão profissão a todas as suas crianças, de forma que elas sejam produtivas e gerem renda, renda suficiente para inclusive se manterem na velhice. Esses países são basicamente cristãos protestantes. Já houve casos em que o governo simplesmente de um dia para o outro cortou as aposentadorias e as pensões pela metade. É claro que o melhor é não precisar depender da providência. Para isso ser possível cada um deveria ter de 2 a 3 milhões de reais guardados no momento da aposentadoria, coisa que muito poucos conseguiram em uma vida inteira de trabalho. Já disseram que em 2051 todos se aposentarão com 1 salário mínimo. Então é isso: a necessidade de tomar decisões acertadas está aumentando dramaticamente porque não vai ter como corrigir erros no futuro.  

sábado, 23 de maio de 2015

Mulher Maravilha

Quando me casei da primeira vez eu imaginava que existiam "mulheres maravilhas", que além de exímias profissionais também soubessem e desejassem ser mães e esposas maravilhosas. Casei com uma mulher que não era nem uma coisa nem outra. Isso foi na década de 80 mais precisamente em 1989. Um amigo próximo casou com uma mulher sem segundo grau e ele imaginou que ela fosse um mãe e esposa feliz, sem papel profissional. Pois bem, essa mulher conheceu outro homem e abandonou meu amigo. Aí meu amigo pensou exatamente o contrário: vou me casar com uma profissional bem sucedida. E procurou essa mulher, Casou-se, a mulher perdeu o status de profissional bem sucedida, engravidou e não ficou feliz. Outro caso é de um outro amigo, que fez o caminho inverso: primeiro casou com a profissional bem sucedida que não deu certo, Por sorte não tiveram filhos, Agora casou-se de novo, importando a mulher do interior de minas, no esquema mãe e dona de casa. Pois é . . . mulher maravilha está para nascer aqui no Brasil pelo menos. 

Família já foi considerado um porto seguro

Antigamente a família era considerada um seguro de saúde, de vida e pau para toda obra nas dificuldades da vida. Isso pode ser a regra para muitas família mas não era na minha e nem na do meu pai. Talvez fosse na da minha mãe. O que vemos hoje é cada um por si e Deus para todos. Com isso a individualidade e o egoísmo estão vingando nas família e a intervenção judicial será cada vez mais comum. Dizem que o dilema entre dar porções iguais a cada um ou dar porções diferentes conforme cada um é diferente vem desde os gregos. Trata-se de reprimir alguns e torná-los infelizes na prática mas isso é uma outra história. 

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Escolher profissão no Brasil depende do contexto

Se tudo no Brasil depende do contexto é de se esperar que a escolha da profissão também dependa. Em outros países tudo é diferente porque a sociedade é diferente. O Brasil tem teve crescimento baixo durante décadas entre 1980 e 2004 pelo menos. Isso significa que muitas profissões não tradicionais e não estritamente necessárias simplesmente desapareceram. O mercado de trabalho para os jovens depende basicamente do crescimento do PIB. Nesse contexto não planejar estrategicamente que profissão seguir pode ser uma temeridade para quem quer ter sucesso na vida. É preciso ter uma consciência crítica muito apurada para saber no que podemos ser melhores que os outros, onde estão nossas vantagens competitivas que não poderão ser ignoradas pelo mercado. O risco de fazer-se a escolha errada é a doença mental, a depressão e no limite até a psicose. Um custo muito alto que deve ser evitado. 

Oxigênio

Todo dia respiramos. Todo dia nos relacionamos com alguém. Todo dia cuidamos da nossa saúde. Todo dia fazemos transações comerciais. Todo dia gastamos dinheiro (e as vezes ganhamos também !!! ). São eventos de todo o dia. Comprar um carro é um evento que acontece em períodos maiores, de anos. Comprar um imóvel então pode acontecer poucas vezes na vida. Casamentos também ocorrem poucas vezes na vida. Ter filhos também. E tudo tem seu padrão . . . 

79% dos brasileiros compram a prazo

E os outros 21% que compram a vista é porque estão com o nome sujo e não tem crédito. Crédito é uma realidade aqui no Brasil. Compras de R$ 200,00 na farmácia já são ofertadas em parcelas. Valores acima de R$ 500,00 no conserto do carro ou na compra de eletrônicos são ofertados sem desconta a vista em até 10 vezes. Eletrodomésticos, móveis e demais produtos vendidos na internet dão descontos a vista: o mínimo é de 5% mas pode ser de 10 ou 20%. Imóveis usados podem ser comprados a vista com desconto de até 15% nos tempos atuais. Já conseguir desconto em automóveis é muito mais difícil e depende de você gostar de carros "encalhados" que em geral não são interessantes sob vários outros aspectos. 

O padrão irmã mais velha

Pesquisas detectaram um viés que mostra que irmãs mais velhas são mais bem sucedidas que os demais irmãos. É claro que precisamos definir o que entende-se por mais bem sucedidas. Observando várias famílias podemos ver que as irmãs mais velhas aceitam as regras que a sociedade lhes impõe e talvez por isso tenham maior sucesso no aspecto mundano do termo. Abre-se mão da liberdade em troca de aceitação, recompensas materiais, etc. Tudo tem seu preço . . . 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

O empregado brasileiro quer em primeiro lugar dinheiro

Esse é o principal para a maior parte dos empregados. Previsível, afinal a média dos salários é baixa. Muitos se vendem por R$ 500,00 de aumento e depois descobrem que saiu caro. A grande maioria troca de emprego para o mesmo cargo.  Somente alguns são considerados para promoções ao trocar de emprego. Já empresário e profissionais liberais tem um padrão muito mais óbvio porque seu desempenho depende muito mais deles mesmos. Vale o mesmo para funcionários públicos onde o padrão é lei e portanto praticamente imutável. 

Mudar de padrão exige coragem e experimentação

E experimentar significa correr perigo. Mudar o padrão sócio econômico exige atitude. Mudar de nível de consciência também. Mudar de padrão significa investir em algo novo. É arriscar-se. É aventurar-se. É ser filho de Urano. Conhecer todos os padrões que existem pode ser conseguido através da inteligência. Não é preciso experimentar a todos. O ser humano tem uma grande capacidade de adaptação principalmente a padrões superiores. 

O padrão que se repete

Depois de 4 inquilinos descobri o padrão do imóvel. Acontece o seguinte: o imóvel não presta e tem umidade. Quando o inquilino vai ver o imóvel ele está pintado e ele não sente o que é viver ali. Não adianta por no contrato porque na hora de alugar ele só vê o preço. Então ele muda. Depois descobre que o lugar é insalubre. E então acontece o seguinte: se a renda para pagar era do casal ou da família eles brigam, não pagam mais o aluguel nem as contas de água e de luz e após o processo, um belo dia, abandonam a casa ao Deus dará, cheia de moveis imprestáveis e lixo. Quando o aluguel é pago apenas por uma pessoa, essa pessoa se muda e ainda assim costuma deixar lixo na casa. Ou seja. existe um padrão e ele não vai mudar. É preciso escolher a dedo a pessoa que se sujeitará a viver em um lugar desses. Nem ex favelado aguentou . . . 

O lado monstro

A promotoria tem de mostrar o "lado monstro" do autor. Já os advogados de defesa tem de mostrar o lado "humano" do autor. Não se trata de fazer justiça mas apenas de convencer os jurados, que são teoricamente "leigos" no assunto leis mas que são influenciados pela mídia. Pois é . . . Freud frequenta os tribunais. A grande maioria dos juris não atrai ninguém. Apenas casos que geram comoção social tem lugar na mídia. Existem programas diários que mostram o lado "monstro" porque o povo gosta disso. Pessoas ricas tem dinheiro e contratam bons advogados. E bons advogados fazem toda a diferença. O que é monstruoso também depende da cultua e do grau de evolução de um povo. E muitos inocentes já foram queimados na fogueira . . .

A doença degenerativa mortal

Quase sempre as doenças graves que levam a morte são precedidas por outras comorbidades. Você tem pressão alta não controlada ??? É candidato a ter um AVC. Você fuma e bebe ? É sério candidato a vários tipos de câncer. Você não faz exercícios ??? É candidato a problemas cardíacos e esses problemas podem te levar a arritmias e a morte. Você tem apneia ??? É candidato a ter uma parada cardio respiratória e morrer dormindo. Toma remédios controlados ??? O Alzheimer te rodeia. Acho muito engraçado quando alguém morre "de repente". Na verdade o que pode ter acontecido foi a existência dessas comorbidades não detectadas. 

No Brasil quase tudo é contextual

Ou seja, as regras são cumpridas enquanto convém. É assim com a religião, com os filhos, com os clientes, com os fornecedores, com o casamento. É por isso que coexistem 5 ou 6 éticas diferentes aqui em São Paulo. É por isso que contratos com inquilinos podem ser apenas um pedaço de papel, valendo o mesmo para planos de saúde, seguros em geral e por aí vai. É por isso que o Brasil é um pais de conflitos e processos judiciais. É assim que ouvi de um Gerente de Banco que quando o banco estava me agradando era porque eles precisavam aumentar o número de clientes. Não é a toa que as pessoas tem duas caras por aqui. Triste.

O crime e suas origens

Segundo o Contardo o crime existe principalmente pelo desejo. Quase ninguém tem necessidade de cometer crimes. E também existem os que acham que não pertencem a sociedade, ou seja, os excluídos por serem muito pobres e os muito ricos. Esses acham que estão acima das regras sociais e por isso não as seguem. Sabemos que é assim mesmo. Somente os tolos acham que é diferente. 

quarta-feira, 20 de maio de 2015

O poderoso instinto sexual

Será o Clamor do Sexo ??? Na verdade os humanos nasceram para comer, dormir e copular. Depois foi que inventaram a agricultura e a sociedade e suas regras. Pessoas não são avisadas de que sexo tem como efeito no cérebro o mesmo que cocaína. Todos sabem que cocaína é uma droga viciante e assim também é o sexo mal conduzido. Muitos problemas são causados pelo nosso poderoso instinto sexual e muitos são os escravos de erros cometidos quando sob influência do efeitos sexuais no cérebro. Muitos não desenvolvem o córtex cerebral que da origem a razão mas todos tem o cérebro reptiliano de alguma forma crescido. 

A arte de se comparar com quem é inferior

Conheço muitas pessoas que adoram se comparar com quem é menos que elas. Sentem-se dessa forma superiores e sua vaidade vai a mil. Triste mas é assim que a maioria é. Outro grande defeito que percebo nas pessoas é aumentarem seus méritos enquanto denigrem os méritos alheios. Isso é fruto da inveja que grassa aqui no Brasil. Avaliações isentas são a exceção da exceção da exceção. E isso continua com os produtos e serviços que a pessoa compra, com seu trabalho, com seus filhos ou seja, com tudo que interage com a pessoa. Reconhecer-se inferior para a maior parte das pessoas é insuportável. 

terça-feira, 19 de maio de 2015

A publicidade e a indicação

Pessoas conforme sua profissão tem um histórico em algum banco de dados coletivo. É assim com médicos que são professores também: estão no Lattes. Existem publicações especificas que coletam informações e que listam os melhores médicos do Brasil e os melhores advogados. Temos bancos de dados dos conselhos profissionais. Escolher profissionais por esse critério é típico da era de Aquário, que é impessoal e transparente. Já a indicação é o meio antigo de contratar serviços e comprar produtos. É claro que quanto menos importante uma profissão menos regulamentada ela é e mais a indicação vai ter bom resultado. Quem indica muitas vezes não tem condições de fazer uma avaliação isenta do profissional que está indicando. Já vi indicações "corporativas" ou "familiares". Também já vi pessoas que são incapazes elas mesmas de avaliar um bom profissional porque ignoram o que é um bom profissional. Nesse caso é comum se ater a grifes o que nem sempre resolve. A melhor indicação é a científica, fundamentada na teoria e na prática. Para médicos por exemplo exige-se experiente, excelente formação com mestrado e doutorado e docência. Não é para qualquer um . . .

Tesouro Direto Indexado ao IPCA

Pois é !!! Todos comentaristas dizem que o Tesouro Direto indexado ao IPCA é ótimo para a aposentadoria e que tem títulos vencendo em 5, 10, 15, 20 ou 30 anos. É claro que o IPCA é um índice que foi concebido com certos pesos e não reflete necessariamente a inflação pessoal de alguém. Além disso num horizonte de tantos anos ninguém sabe o que vai acontecer com os três mercados financeiros: renda fixa, dólar e ações. Também não se sabe o que acontecerá com os imóveis. Apenas por curiosidade, os imóveis dobraram de preço nos últimos 10 anos. Eu comprei meu imóvel em 1997. Corrigindo o valor que eu paguei pelo IPCA em compraria meio imóvel hoje, sem contar que eu morei no apartamento esses anos todos. É . . . a dança do longo prazo é bem mais complexa do que uma aplicação no Tesouro Direto. 

Direitos e os primitivos

Os primitivos não reconhecem direitos impostos por força da lei. Primitivos acham que apenas quem trabalha tem direito a viver. Não reconhecem o dever de solidariedade familiar, por exemplo. Não reconhecem os direitos das crianças. Não reconhecem os direitos que a civilização criou. Estão ainda na lei de Talião: dente por dente olho por olho. Estão na primeira era, a era do Pai. Não chegaram nem na segunda era, que é a era do Filho que dirá a terceira era do Espírito Santo. Tenho vários exemplos próximos dessas pessoas. Triste. 

Industria Automobilística

Nesses 50 anos que vivi eu vi muitos bancos irem a falência, vi construtoras falirem, comércios fecharem aos montes. Vi redes de supermercados e farmácias serem compradas por concorrentes maiores. Ou seja, em todas as áreas, exceto nas montadoras de automóveis vi negócios desaparecerem aqui no Brasil. Fora é claro do governo e dos seus funcionários públicos. Carro é um bom negócio há mais de um século. É claro que essa industria diminui ou aumenta conforme as leis do mercado mas a verdade é que o brasileiro gosta muito de carro. Ele ama carro. E também precisa do carro na maior parte das vezes. O governo sabe disso e a arrecadação em todas a cadeia que cerca o carro é fabulosa. Comprar um carro novo é um momento de grande felicidade quando você compra o que deseja e precisa. Dá mesma forma os investimentos para fabricar carros são bilionários e essas industrias somente investem com horizontes de no mínimo 20 anos. Vinte anos no Brasil é uma eternidade e eles são suficientes machos para bancarem esse risco. 

Escola: local de proteção e acolhimento

Acho que nunca foi. Alunos não são santos. Muitos são ruins mesmo, de má índole. Professores fazem vista grossa junto com diretores. E agora temos casos que estão chegando ao judiciário. É a falência total dessa instituição. Ouço e conheço relatos de que alunos com dificuldades são enfiados em um saco comum e nada é feito em seu benefício mesmo em caras escolas particulares. Você que é aluno somente será "salvo" se seus pais forem intelectuais ricos e muito mas muito superiores a média. 

A comunicação com o superior hierárquico

Diz o Max que todas as vezes que um subalterno fez alguma observação diretamente com o chefe do seu chefe a coisa acabou mal. E disse que isso acontece porque quando o subalterno faz isso ele está dizendo duas coisas: que seu chefe imediato tem falhas como chefe e que o chefe dele tem falhas como gestor por não ter percebido as falhas do chefe imediato. Pois bem, a auditoria faz exatamente isso: audita o gerente, supervisor, coordenador e entrega o relatório para o diretor. Não é a toa que os auditores são odiados pela maior parte dos empregados. Somente os diretores costumam apreciar o trabalho dos auditores porque sabem que não tem condições de verem os detalhes das operações.  

segunda-feira, 18 de maio de 2015

O bom cliente

O bom cliente é aquele que é fiel, ou seja, compra sempre na sua loja. O bom cliente compra grandes volumes ou compra produtos com grande margem de lucro. O bom cliente segundo meu jornaleiro é aquele que não reclama. Pois é . . . bons clientes o são para apenas alguns produtos e serviços. Alguns clientes são tolerados apenas por cortesia ou porque o comerciante acredita no potencial desse cliente. Todos controlam na ponta do lápis quem são seus bons clientes e se forem espertos farão de tudo para não perdê-los para a concorrência. 

O perfil do engenheiro da Poli

Digitei esse busca no Google e cai em uma página do FaceBook de um ex-politécnico que estudou de 2002 até 2006 na Poli. A história dele é parecida com a minha com a exceção dele ter mudado sua carreira para a área de Audiovisual. O interessante é que a Escola que ele encontrou em 2002 era exatamente a mesma que eu encontrei em 1982. Estou apostando que a Escola de hoje 2015 deve continuar a ser a mesma de sempre . . . 

O golpe da liminar

Pois é !!! Mais um !!! Escritórios de advocacia conseguem liminar na área tributária e com isso ganham dinheiro dos clientes. Depois no julgamento do mérito a liminar é cassada e o escritório lava as mãos igual Pôncio Pilatos. Como o Brasil é cheio de armadilhas e espertalhões . . . 

Segundo Historiadora da USP Brasil tem avanços e retrocessos

A especialista lançou um livro que conta a história do Brasil desde 1.500. O Brasil é um pais que teve avanços em relação ao resto do mundo em alguns períodos e que teve retrocessos em outros. Os avanços vem na forma de leis e os retrocessos também. Na educação acho que nunca houveram grandes avanços. Na cultura alguns destaques individuais que repercutiram no exterior. Na saúde alguns avanços e muitas doenças que já deveriam estar extintas ainda estão por ai. Eu conheço muito bem o Brasil e suas mazelas. Para quem tem dinheiro e mora em São Paulo o acesso a melhor educação do pais está disponível, o melhor atendimento médico, os melhores supermercados e farmácias, o melhor de tudo que o Brasil e o mundo produzem. Já o resto do país e a perspectiva de quem é pobre não é das melhores . . .

A imagem do médico atual

O médico que está na Universidade hoje é mulher, branca, fez dois anos de cursinho, tem ambos os pais com nível superior, pertence a famílias com renda de mais de 10 salários mínimos e mora com a família. Esse é exatamente o perfil da minha filha. Mulheres são mais exigentes com os lugares onde trabalham, trabalham menos horas e se aposentam mais cedo. Formados na Universidade Pública são aprovados em 66% dos casos. Formados em Universidade Particular são aprovados em 33% dos casos. É essa a fotografia. Não existem muitos heróis nessa história não.  

Direitos sociais

Hoje o Pondé escreveu na Folha de São Paulo sobre os direitos que as pessoas se arvoram. Sabemos que os direitos são construções sociais. Antigamente executar deveres te dava direitos. Com o tempo, direitos foram criados sem os correspondentes deveres. É assim com o golpe da barriga por exemplo. Sabemos que as mulheres decidem se continuam com a gravidez ou não conforme o potencial do pai de pagar pensão e ajudar a sustentar o filho e ela por tabela. Sabendo disso alguns homens querem ter o direito social de exigir o aborto da companheira que deu o golpe da barriga. Mais: os homens querem exigir que as mulheres também sejam provedoras. Nada de artistas plásticas, professoras de educação infantil e outras atividades femininas mal remuneradas. Interessante a matéria. Na teoria existem até argumentos a favor dessas posições. Difícil ver isso implementado, no entanto. 

Você pode ser primitivo o quanto você quiser na sua casa e sozinho

Não é a toa que 40% dos velhos vivem em isolamento social. Nem é a toa que cada vez mais pessoas se isolam em suas casas. Na sua casa você pode ser primitivo em suas compras que ninguém irá te criticar. Na sua casa você pode ser primitivo nos seus relacionamentos que quem não quiser terá que se virar para cair fora e muitas vezes as condições não permitem. Na sua casa finalmente você pode ser primitivo no trato com sua saúde que ninguém vai te recriminar. Você pode morrer sozinho e apodrecer até que alguém vá se dar conta. Cada primitivo em sua casa e são 4 milhões de casas e apartamentos só em São Paulo. Você pode também comprar um cachorro que deve ter o mesmo grau de evolução de você. Ou então um gato. 

domingo, 17 de maio de 2015

O desbravador intrépido

Pois é . . . esse sou eu. No emprego, na escola, na vida, nas compras, nos relacionamentos. Enquanto a humanidade tem medo e por isso é neurótica, alguns poucos tem coragem e graças a isso são livres. É claro que quem experimenta está exposto ao perigo. É claro que nem sempre acerta mas aprendendo com a correção dos erros torna-se uma pessoa muito mais forte. Foi assim com a compra dos imóveis, com a compra dos carros, com a compra da moto, com os desafios da profissão. O primeiro a comprar apto na praia, o primeiro e único a ter carro esporte na família, o único a trabalhar em multinacionais americanas, o primeiro a cursar engenharia. A lista é enorme. Muito diferente da média das pessoas que faz tudo o que alguém já fez antes: compra o mesmo carro que o pai comprava, mora no mesmo bairro que os pais moravam, segue a mesma profissão dos pais. É claro que esse tem de ser a regra geral: ela é menos arriscada e gasta menos energia.  

O jeito primitivo de se relacionar

O jeito primitivo de se relacionar merece um capítulo a parte. Assim como as compras e a saúde, existem estágios de desenvolvimento emocional. E cada um consegue um tipo de relacionamento conforme seu grau de desenvolvimento. Existem barreiras culturais, físicas e intelectuais neste jogo além do dinheiro é claro. Quem escreve e fala sobre este tema com muita desenvoltura é o Flávio Gikovate. Alguns estão na idade média e outros na terceira era. Pena que para encontrar a pessoa certa seja necessário muita coragem que é a base da liberdade. De novo é para poucos, muito poucos. 

O jeito primitivo de cuidar da saúde

O jeito primitivo de cuidar da saúde é somente ir no médico quando sentir alguma sintoma mais grave. Ou então ficar tomando chás e infusões do tempo da minha avó. Existem muitas doenças silenciosas e traiçoeiras que quando se manifestam já é tarde demais. Além disso existem hábitos saudáveis que fazem todo a diferença. Tudo isso faz parte de uma cultura, de conhecimentos que poucos que tem acesso porque é preciso uma atitude pró-ativa para incorporar esses conhecimentos e pô-los em prática efetivamente. Podemos dizer que os primitivos em cuidar da saúde são a maioria da população, que fuma, bebe, usa drogas, come e dorme mal e por ai vai. 

O jeito primitivo de comprar

O jeito primitivo de comprar consiste em ir na loja do comerciante, colocar a mão na mercadoria que se quer comprar e sentir o produto.  É assim que a maioria das pessoas compra. E compram de tudo inclusive carros e imóveis. O sujeito quer trocar de carro, que é o que 90% fazem. Ele passa em uma loja com estoque grande, em geral um concessionária da marca do carro que ele quer comprar. Vai lá e escolhe entre o que existe aquilo que ele acha que lhe serve. Conversa com o vendedor e negocia. Ele pode até olhar o seu anúncio na internet mas apenas para "ter uma ideia" de preço, etc etc etc sem nenhuma intenção de telefonar ou levantar a bunda da cadeira e ir ver o carro pessoalmente. É assim que pessoas do interior compram carros pela internet: simplesmente porque nas cidades pequenas em que eles moram não tem aquele modelo específico !!! Os três últimos carros que vendi foram para pessoas do interior e hoje vejo que não foi coincidência  mas um padrão. Já os imóveis foram vendidos para os inquilinos ou pessoas que moravam no mesmo prédio, ou seja, quem já conhecia e usufruía de algum modo do que o imóvel podia oferecer. Grandes desbravadores de imóveis, que vão comprar em qualquer lugar que lhe seja conveniente ou desperte interesse como eu fiz são raríssimos.  

Imobiliária

Hoje saiu uma reportagem sobre a venda de imóveis sem a intervenção de imobiliária. O Diretor do Creci como não poderia deixar de ser defendeu a profissão do Corretor de Imóveis dizendo que é muito perigoso negociar diretamente com o vendedor. Outro personagem disse que era preciso a ajuda de um advogado competente e especializado para realizar a compra com segurança. O percentual que a imobiliária cobra é de 6 a 8% do valor da venda. O advogado cobra de 1 a 5%. E no final foi dito que se algo der errado é preciso processar o vendedor e não a imobiliária. Todos os imóveis que eu vendi foram vendidos sem a intermediação de imobiliária ou advogados. Nem contrato particular de compra e venda fiz. O pagamento foi feito direto na escritura definitiva em cartório. Em uma venda, a imobiliária e seus advogados sempre ficarão do lado do vendedor pois é ele que lhes paga a comissão. Trata-se muitas vezes de uma negociação desigual como minha mãe descobriu quando meu pai morreu em 2004. 

Triste descobrir

Que pessoas próximas são um zero a esquerda em relacionamentos, saúde e dinheiro, mesmo que tenham muitos colegas, convênio médico bom e ganhem muito dinheiro. A quantidade é muito mais praticada do que a qualidade. O São Tomé é muito mais comum que o homem de fé. A superficialidade e hipocrisia é muito mais comum que a profundidade e o bom caráter. Quando falamos em relacionamento falamos em amor e lealdade principalmente. Quando falamos em saúde não falamos apenas da óbvia saúde física mas da saúde mental tão agredida aqui no Brasil, Quando falamos em dinheiro não falamos apenas em termos financeiros mas em tudo que se relaciona a dinheiro, como profissão, bens, investimentos, compras de qualquer bem ou serviço. 

Não adianta ganhar dinheiro como um gênio e investir com um jumento

Muito comum no Brasil do quarto mundo intelectual existem pessoas que ganham muito dinheiro. As vezes nem sabem porque ganham tanto. Quando esse dinheiro é ganho honestamente você pode investi-lo de acordo com a lei e com a sua capacidade financeira. O que acontece é que muitos são gênios para ganhar dinheiro mas jumentos na hora de aplicar. O que acontece é que a riqueza é parcialmente perdida. Não basta fazer é preciso saber fazer bem feito. É isso que muitos não entendem. 

sábado, 16 de maio de 2015

Mulheres vão 8 vezes mais no médico que os homens

Descobri porque no agendamento telefônico do CDB as opções destinadas aos exames dos homens estão na condição de "outros" exames. O passatempo de muitas mulheres é ir no médico e tomar remédios. São tantos médicos e exames que mal acaba um já está sendo pedido outro. Acompanhar uma mulher em seus exames e consultas com médicos vai nos dando cultura sobre tudo o que existe para prevenção de doenças. O homem em geral só vai ao médico quando a coisa tá preta e ai o médico não pode fazer milagres. Médicos são homens de ciências e conhecem estatísticas. 

Plano de Aposentadoria

É assim que as mulheres devem chamar informalmente o golpe da barriga. Mulher só dá golpe da barriga em quem vale a pena. Homem pobre não é elegível para o golpe. Uma vez grávida a mulher já garantiu a pensão que a lei determina e a futura ajuda do filho ou filha na velhice. Conheço uma vizinha que já fez isso três vezes com sucesso e está na quarta gravidez. Ela é a prova viva de que o plano de aposentadoria dá certo. Moralmente condenável ? Com certeza mas não ilegal. 

Diz o Gikovate que aos 60 anos

Poucos estão com a vida ganha e despreocupados com qualquer aspecto. Na verdade meu pai atingiu esse estágio aos 47 anos e minha mãe aos 52. No meu caso a doença me podou aos 37. No entanto tenho amigos que querem trabalhar até os 65 anos. De 47 para 65 são "apenas" 18 anos de preocupações e responsabilidades. Outros tem filhos pequenos do segundo casamento aos 53 anos. Como disse o Gikovate: quem mandou ter filhos ???

sexta-feira, 15 de maio de 2015

A Selic ganha da inflação com folga nos últimos 20 anos

Ganhar da inflação é o básico e muitos que aplicam na poupança ainda não perceberam nem isso. Sempre acontecem alguns movimentos periódicos na bolsa e no dólar. Quem junta dinheiro precisa sempre corrigir o valor que está juntando pela inflação. Bom mesmo é ter aumentos reais nas rendas. E isso somente é possível em momentos de especulação ou aumentando a produtividade do trabalho. E a produtividade do trabalho é medida em quantidade e mais raramente em qualidade. Mais em tamanho que em desempenho. Estou me lembrando dos brinquedos de natal que eram comprados no BGM: interessa que fossem GRANDES: caminhões, carrinhos, escavadeiras, etc etc etc Muitos continuam a vida inteira como essas crianças. Mal sabem que os maiores venenos e perfumes estão nos menores frascos . . . 

Meu tempo de república

Meu tempo de república durou uns 6 meses no fim de 1996 e começo de 1997. Vivi acampado com um amigo aquariano na casa do Jardim da Glória. Apesar de morarmos na mesma casa nos comunicávamos naquela era pré celular por recados. Em abril de 1997 comprei meu atual apartamento e a república acabou. Mais um capítulo na minha vida diferente . . . 

A incapacidade de escolher melhor

A maior parte das pessoas é incapaz de fazer uma avaliação competente e isenta. Por isso essas pessoas decidem influenciadas por propaganda ou pessoas "influentes". É a famosa indicação. Triste ver que o mundo funciona assim. Esse comportamento é consequência da baixa abertura psicológica do brasileiro que tem a ver com sua baixa condição intelectual. Imagine então questões mais delicadas, como escolher entre as 400 terapias que existem no mundo. Pessoas aqui no Brasil não sabem ler e entender a descrição da ficha técnica dos eletrônicos, eletrodomésticos ou carros. Não sabem o que é essencial na compra de um imóvel. Acreditam em salvadores da pátria como advogados, médicos, pais de santo, curandeiros. Justamente por serem ignorantes é que deixam os problemas crescerem até o ponto em que o conserto é irreversível ou inviável economicamente. Questões como se é conveniente ou não entrar com um processo judicial, avaliando criticamente as chances de ganhar ou perder, é para muito poucos. É por isso que existem tantos intermediários aqui no Brasil: mesmo colocando a possibilidade para a pessoa escolher ela é incapaz e precisa da muleta de terceiros. Por isso sempre ouvimos: meu advogado me orientou, meu contador afirmou, meu médico disse, meu pai falou, o vendador da loja me recomendou e por aí vai . . . 

A pessoa mais interessada na sua carreira

É você mesmo. Por isso duvide de propostas milagrosas. Tenha conhecimento do seu valor no mercado, daquilo que você pode obter e daquilo que está obtendo. Saiba que conhecimento técnico é barato e acessível hoje em dia e que bons empregos são muito raros. Saiba que somente te oferecerá um bom emprego a empresa que tiver condições para isso e o gerente ou diretor que acreditar em você. Todos tem de dar resultado e os cargos e salários são fruto da cultura de uma empresa. 

O presente, o passado e o futuro

Assim como os signos que aqueles que estão presos ao presente (e podem estar fazendo algo que não tem futuro, por exemplo). Temos aqueles que estão presos ao passado e que nunca ficarão satisfeitos com o presente ou o futuro. Finalmente temos aqueles que vivem pensando no futuro e que se esquecem de viver o presente ou de valorizar o passado, O brasileiro tende a ter uma realidade péssima e por isso gosta de viver sonhando com o futuro. Esquece-se de ligar o presente e o passado para atingir o futuro. Por isso gosta de novelas onde pobres se casam com ricos, pessoas pobres ficam ricas com seu trabalho e por ai vai. Pessoas consistentes, que sabem que tudo tem um começo um meio e um fim, que são realmente preparadas são poucas, muito poucas. 

Hora da verdade

Incrível como temos perto de nós pessoas totalmente despreparadas para o mundo da internet, dos buscadores, das compras virtuais. Pessoas que não sabem comprar um produto pelas especificações, que não tem conhecimento científico mínimo. São pessoas que querem por a mão nos produtos e que vão a loja e querem sair carregando a mercadoria no ato e que acreditam na conversa dos vendedores. É por isso que o mercado é imperfeito: é imperfeito porque as pessoas que compram e que vendem também são imperfeitas. 

Os sortudos

Muitos sortudos casaram-se e se divorciaram sem terem filhos. Esses sortudos voltaram ao mercado com o status de solteiros verdadeiros. Todos eles interessantes por conta de não terem de pagar pensões que comprometeriam seu potencial como bons partidos nem terem de enfrentar problemas eventuais de ciúmes entres filhos e novos parceiros. Na pior situação estão os pais que tem consciência e se desdobram para criar filhos de casamentos falidos. Esses comprometem sua renda com o passado e não se tornam atraentes para futuras núpcias. Estão praticamente condenados a relacionamentos inferiores em todos os aspectos. 

Os quatro tipos de negociação

1o Tipo: acidental. Você não conhece a outra pessoa e o que está sendo negociado não é importante. Exemplo: dar passagem para alguém no trânsito. 
2o Tipo: Você perde no curto prazo e ganha no longo. É quando você alguma coisa no presente sem remuneração e pensa no futuro do relacionamento. 
3o Tipo: Equilibrada. É preciso ganhar no presente e manter o relacionamento. Ou seja, ambas as partes precisam sair da negociação satisfeitas. É o ganha ganha. 
4o Tipo: Utilitarista. Você tem algo e vende para alguém que você nunca mais vai ver na vida. 
Observe que poucas pessoas sabem se portar conforme os 4 tipos e por isso muitas negociações não chegam a bom resultado. Isso acontece porque muitos querem apenas ganhar e no curto prazo. É o famoso pós venda que não interessa porque só dá trabalho e não lucro na visão de certas pessoas. 

Não existe razão nem nas decisões do presente quanto mais nas do futuro

Ótima colocação da Folha de São Paulo: os infelizes aqui no Brasil não sabem tomar uma decisão racional nem no presente, comprando por impulso por exemplo, quanto mais tomar uma decisão consciente que será vivida daqui 5, 10 ou 15 anos ??? Quem é grande estrategista aqui no Brasil ??? Quem sabe conduzir suas economias e finanças para frente ao longo dos anos sem perdas e com rentabilidade elevada e segura ??? Quem sabe escolher uma profissão com convicção ? Ou um casamento ou ter filhos ??? Quem sabe educar, agindo no presente para ver florescer os comportamentos que deseja nos filhos 5, 10, 15 ou 20 anos depois ??? É . . . a razão não é o forte aqui no Brasil . . .

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Um médico especialista ganha até 10 vezes mais que um médico de saúde da familia

Que maravilha de profissão !!! Um médico especialista, com residência de 3 ou 4 anos, em cirurgia geral por exemplo, pode ganhar até R$ 70.000,00 por mês, ou seja, 10 vezes os 7.000,00 do médico de saúde da família. O estudante típico de medicina hoje é mulher, branca, com dois anos de cursinho, vinda de família com ambos os pais com nível superior e renda acima de 10 SM. É o tipo de pessoa que não vai querer ir para um lugar sem recursos atender SUS e pessoas de classe C,D ou E. 

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Outra realidade: a orientação vocacional especializada

Sabemos que o percentual de desistências nos cursos superiores pode chegar a 40%. Também sabemos que o Brasil é o pais das vocações perdidas. Ou seja, a escolha da profissão é algo que gera muita infelicidade, ainda mais quando pesquisas mostram que 80% dos trabalhadores estão insatisfeitos. Em um ambiente como esse, ter o privilégio de contar com uma psicóloga formada na USP e pós graduada em orientação vocacional para fazer terapia é uma enorme vantagem competitiva e pode fazer toda diferença na vida de um adolescente. Trata-se de uma realidade bem diferente da que eu vivi. 

O fator zona de conforto

No tratamento dos filhos existem pais que criam um ambiante tão bom e tão superior ao que existe no mercado que seus filhos simplesmente não encontram motivação para lançarem-se na vida. No outro extremo existem pais egoístas e ignorantes que dão o mínimo de recursos para seus filhos, tornando a busca por sucesso fora de casa muito atrativa, para fugir de imposições e restrições de todo tipo. Acontece que esse segundo filho nunca irá para a "guerra" suficientemente preparado e com certeza irá sofrer as consequências. Diz um amigo meu que educar não é fácil. A sabedoria de saber conduzir um filho, avaliar corretamente seus esforços e seu direcionamento é para pais iluminados. E pais iluminados estão em falta no mercado . . . 

A força do querer

Esse é o título da matéria da Ana na Folha de São Paulo de ontem. Vi acontecer o que ela comenta com em pai: a falta de interesse no mundo, a falta de curiosidade. Provavelmente consequência de um processo depressivo. Afinal velhos tem muitos motivos para se sentirem deprimidos, em especial se não fizeram uma rede de amizades intelectualmente estimulantes. Pessoas idosas somente tem conselhos para darem aos mais jovens. Só que os mais jovens estão cada vez mais egoístas e menos dispostos a ouvir qualquer pessoa que seja. Ficar esperando a morte chegar não me parece ser a melhor solução . . .

terça-feira, 12 de maio de 2015

O mundo está cada vez mais feio

Pelo menos aqui no Brasil. A frase é do Abu. O crescimento do egoismo que começa nas famílias faz com que a ética fique esquecida. Ou seja, a convivência social fica prejudicada. Já disse que coletivamente o Brasil é uma piada. E muitas coisas precisam do coletivo para serem viáveis. E muitas outras precisam de dinheiro e dinheiro vem da venda de commodities ou da produtividade do trabalho. Enquanto nos formos o quarto mundo em termos intelectuais não vai ter solução coletiva. Vamos viver em guetos e os ideias Aquarianos ficarão no esquecimento. 

Sagitarianos deveriam servir na cavalaria

Sabemos que a maior parte dos nativos dos signos são primitivos aqui no Brasil. Sagitarianos primitivos são como cavalos. Deveriam servir na cavalaria onde com seus semelhantes ficariam bem. 

Out of pocket

Ou seja, tudo menos despesas com carro parcialmente, são gastos com empresas e produtos quase 100% nacionais. Nosso contato com o estrangeiro é mínimo, diferente de uma Europa unificada, por exemplo. Isso quer dizer que eu dou lucro para empresários e profissionais brasileiros. Além de saber do Brasil eu ainda sei do resto do mundo. Temos de aproveitar o que o Brasil tem de sobra porque o preço tende a cair em termos internacionais. E temos de evitar as muitas armadilhas que aqui existem. Podemos observar que existem empresas estrangeiras em áreas de tecnologia avançada, onde não existe competidor nacional simplesmente. Nosso mercado interno ainda carece de muitos bens materiais básicos. Por isso é atrativo para empresas de países saturados. É a lei do mercado. 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Carro francês

Eu tenho um carro francês. Mais precisamente um Renault Sandero. Um bom carro mas que leva a fama dos outros franceses - Pegeout e Citroen. Como acontece com as pessoas que não conhecem profundamente um assunto, todas as marcas francesas de carros produzidos no Brasil são colocadas no mesmo saco. As más noticias vem do meu corretor de seguros que me diz que as peças dos franceses custam uma pequena fortuna. Não sei que marca será meu próximo carro. Tenho uma certa inclinação por carro japonês . . . 

Legalidade e moralidade . Impessoalidade e publicidade. Eficiência.

Bonito na teoria. Na prática quem pode mais faz a lei a seu favor e a moral fica para as calendas gregas. Impessoal pelo no mucho: conforme as exigências do edital não fica tão impessoal assim. Publicidade com a internet ficou assegurada. Essas são algumas das exigências do serviço público junto com a eficiência (esta faz-me rir). 

Espera-se que aposentados em 2051 ganhem apenas 1 salário minimo

O ideal seria que a renda do pais aumentasse, que a riqueza chegasse a todos, que todos fossem educados como lordes ingleses ou filósofos alemães. Na prática caminhamos para a Cubanização do Brasil por conta dos comunistas que estão no poder. Teoricamente o aumento da produtividade passa pelo aumento da instrução. E nós estamos ficando para trás na educação, nossa indústria está falindo e a vida não está melhorando para todos. Conclusão: você precisa ser um expert financeiro para garantir sua sobrevivência na velhice. 

Direito Societário Privado

O direito tem muitas áreas. E o futuro advogado de elite pode escolher o que quer estudar e onde atuar. É o caso dos alunos da São Francisco da USP. Existem grandes e pequenos clientes. Grandes e ricos clientes podem pagar mais pelos serviços dos seus advogados. Pequenas causas podem dar muito trabalho e pouco lucro. Teoricamente clientes grandes e ricos tem o costume de terem demandas mais sofisticadas e mais significativas em termos econômicos e financeiros. Não é comum que uma simples pessoa física seja muito exigente com aspectos legais em geral porque as pessoas que não são da área do direito são ignorantes em termos de leis. 

A saúde começa pela boca

Existe toda uma geração que não teve acesso a água com cloro. A consequência é que todos dessa geração teve cáries.Cáries antigas, mesmo restauradas, no futuro darão problemas. E esses problemas custam caro para serem tratados. A consequência é que para os velhos pobres somente restam duas possibilidades: ficam banguelas ou usarem dentadura, ambas ruins. Hoje em dia com dinheiro pode-se ter muito melhor saúde bucal desde o nascimento. Está provado que velhos ricos vivem mais. É de se esperar que aquilo que é melhor cuidado dure mais. É só ver a sobrevida de cães de rua: três anos na rua e 15 na casa do dono protetor. 

Romantismo

Romantismo é achar que pode-se escolher qualquer profissão que se goste que o sucesso estará assegurado. Achar que a menina pobre da periferia, que não teve investimento suficiente dos seus pais por total inépcia deles poderá se tornar uma princesa da Disney depois de se casar com você. Achar que irmãos são realmente leais . . . afinal Caim matou Abel não é mesmo ??? Que família é algo igual a parentes, que basta nascer nela para ser aceito e celebrado. Que bons amigos são eternos e que nunca irão te trair. Que autoridades possuem responsabilidade proporcional ao cargo que ocupam e que possuem discernimento. Que todos são passiveis de terem sentimentos elevados como o amor e o altruísmo. Que a inteligência e os bons vencem sempre. É como a música: talvez eu seja o último romântico . . . 

Amor de Periferia

As moças da periferia são orientadas pelos pais a arrumarem um marido que as proteja. Ou seja, o casamento não é uma simples opção mas uma necessidade de sobrevivência. As moças da periferia tem poucas oportunidades no mundo do trabalho pois sua educação no colégio público não ajuda e provavelmente elas também não são incentivadas a seguir o caminho do emprego. Os moços da periferia são os machões de antigamente, que acham que a mulher tem de cuidar deles e da eventual família que é consequência do casamento. Será que as moças bonitas da periferia tem chance com os moços ricos dos bairros nobres ??? Provavelmente não, salvo exceções com compensação. Moças bonitas da periferia X moças feias do bairro nobre. Na visão das mulheres a escolha é óbvia, afinal, mulher aqui no Brasil só vê dinheiro. Na visão dos homens pode ser um pouco diferente . . . 

Matéria do Ponde sobre o Amor na FSP

O Ponde sempre ácido compara o amor de quem vai com carro 1.0 e ar condicionado que torna o carro uma tartaruga para a Praia Grande com um encontro em Florenza na Toscana. Como dizia Nelson Rodrigues dinheiro compra até amor verdadeiro. É claro que o amor precisa também de dinheiro. Acontece que algumas pessoas poem o dinheiro a frente do amor. O amor é o mais nobre sentimento humano junto com a filantropia ou altruísmo. É para poucos porque é uma arte e nem todos são artistas . . . 

Matéria sobre mercado de imóveis em São Paulo - Exame

Quem comprava no Paraíso agora compra em Parelheiros e com tendência a piorar. O Brasileiro que guardava dinheiro na poupança e comprava imóvel como meu pai simplesmente está condenado a extinção. Comprar aquele apartamento nos Jardins ficou muito mais caro. Aqui vale aquela estratégia que eu adotei: comprar o que de mais barato existia por três vezes. E se fosse comprar algo mais caro, vender o que se tinha e colocar a diferença em dinheiro, exatamente o que se faz em geral com carros. Quando falamos em imóvel podemos pensar em um imóvel aberto a receber pessoas, com uma piscina receptiva e churrasqueira ou então um imóvel árido, com áreas sociais restritas. Eu me lembro muito bem das poucas vezes em que fui recebido em belas casas e em grandes festas. São tão poucas que se tornam inesquecíveis . . . 

Caso você queira serenidade precisa escolher a profissão certa

Essa é a realidade aqui no Brasil. Não adianta ter sonhos de adolescente de achar que qualquer coisa que se faça como profissão será lindo e maravilhoso. E para os homens a escolha da profissão e a consequente renda determinará o tipo de mulher que ele terá e seu futuro emocional. A economia no Brasil tem problemas crônicos que não permitem o sucesso contínuo a uma carreira de 35 anos por exemplo, ao menos que você seja funcionário público concursado. E é claro que a corda arrebenta do lado mais fraco. Quem se desgasta no emprego sofre mais de todo tipo de doença e isso diminui sua produtividade e aumenta o risco de ser demitido. Esse aspecto pesaria muito na minha decisão hoje em dia, afinal fiquei seriamente doente. O Brasil é especialista em deixar as pessoas doentes. E as pessoas prejudicadas em geral ficam cada vez mais filhas da puta e o inferno passa a ser aqui.  

67 milhões de mães no Brasil 20 milhões solteiras

Mais uma conta de milhões. É ser mãe biológica qualquer uma consegue ser. Ser mãe e ter marido para ajudar na criação do filho já não é tão fácil. Marido rico então, é mais difícil ainda porque são poucos os homens ricos. É claro que existe uma hierarquia entre essas mães. Não é a toa que o Dia das Mães é o segundo melhor dia para o comércio. Haja mãe !!!

domingo, 10 de maio de 2015

São 10 milhões de pessoas cadastradas no Nota Fiscal Paulista

Pelo número dá para perceber a dificuldade de ganhar o grande prêmio. Trata-se de algo ilusório, assim como jogar na Mega Sena. Tudo o que é na casa dos milhões é improvável. Meu instinto virginiano me diz isso. As coisas realmente significativas estão na casa das dezenas de milhares no máximo. É assim com tudo que tem real valor, em particular em uma cidade como São Paulo. 

sábado, 9 de maio de 2015

Planos de Saúde e as principais reclamações

O povo reclama de reajustes abusivos. Afinal, muitos planos pré-falimentares buscam receitas onde conseguirem e ai entram os grandes reajustes. É mais ou menos como planos de previdência privada antigos, que assumiram rentabilidades impossíveis de serem honradas. Também foi o caso de contratos de financiamento de imóveis do antigo BNH, que com o passar com anos quebraram o banco. E como não poderia deixar de ser a outra reclamação em negar procedimentos e serviços. Negando a operadora ganha tempo, afinal o cliente ou segurado pode morrer antes de conseguir fazer o procedimento. É claro que existem empresas honestas no meio das milhares que existem mas em um mercado desses poucos ficarão com o filet mignon, que são os 1% que tem dinheiro e exigem qualidade na prestação desse tipo de serviço. Esta é mais uma das áreas onde os consumidores adoram "buscar seus direitos". 

O consumidor enganado

Devido ao nosso baixíssimo nível intelectual médio o consumidor brasileiro é facilmente enganado. Não sabe ler e interpretar um contrato, por exemplo. Não sabe o sentido das palavras. Não sabe fazer abstrações. Não sabe matemática. Não conhece a economia. E o consumidor enganado clama por justiça. E vai na "Patrulha do Consumidor". O direito do consumidor é o ganha pão de muitos advogados também. Gostam muito de processar bancos porque bancos tem sempre dinheiro para pagar. E a perspectiva de que isso mude são nulas. 

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Médicos na periferia

Nos bairros africanos de São Paulo predominam as classes C, D e E. Nesses lugares, existe um pequeno comércio, cujos proprietários são provavelmente de classe C, bairros dormitório e a presença do Estado. O Estado está presente na delegacia de polícia do bairro, no posto de saúde e nas escolas públicas. Dentre essas funções os melhores salários são do delegado e dos médicos. O delegado se defende como pode já que anda armado  E os médicos simplesmente não aceitam trabalhar porque muitas vezes demoram duas horas para chegar ao posto de saúde e duas horas para voltar, para um turno de 4 horas. Médicos em geral tem melhores oportunidades de trabalho, mais rentáveis e menos perigosas. 

O seu QI pode variar 35%

Dependendo de onde você mora nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos as pessoas estudam em escola pública e as matriculas são para quem mora próximo a escola. Fizeram uma pesquisa e descobriram que existe grande diferença entre as escolas e seus alunos. Aqui no Brasil conseguimos o mesmo resultado pagando escolas particulares para nossos filhos. Existem escolas particulares de todos os tipos e todas as tendências, principalmente em uma cidade como São Paulo. No entanto, dificuldades de deslocamento podem ter um efeito parecido ao dos Estados Unidos. É claro que bons vizinhos, que se esforçam nos estudos, que entram nas melhores Universidades são um incentivo e tanto para as crianças. 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Caso você não esteja satisfeito

Com alguém a única solução é cair fora. Querer que a outra pessoa mude através de críticas é uma furada. Isso vale especialmente para casamentos. Quando uma mulher acha que casamento é emprego e que não tem de fazer nada para manter o vínculo é chegado o momento de cair fora. Vale para a mulher que não ajuda o homem, que não participa ativamente de suas conquistas. Essa mulher não te ama meu amigo e como dizem os americanos não existe motivo para ficar com uma mulher que não te ame. Um casamento é um grande investimento de risco e as regras entre o casal precisam ficar bem claras. Não é toda mulher que sabe amar, não é toda mulher que sabe viver em sociedade e não é toda mulher que sabe e está preparada para ser mãe. Na verdade eu acho que é necessário uma escolha em paralelo com várias pretendentes ao mesmo tempo para se ter algum sucesso. 

Ansiedade X Inteligência

Existe uma relação entre ansiedade e inteligência. Quanto mais inteligente a pessoa maior a probabilidade dela ficar ansiosa porque ela sabe de antemão o que pode lhe acontecer. Ela sabe a inter relação que existe entre as diversas partes da sociedade e do mundo. Sabe o que acontece caso determinada situação aconteça, ou seja, ela pode prever o futuro com grande grau de certeza.  

A pílula do dia seguinte

Sabemos que a inteligência é artigo raro aqui no Brasil. Também sabemos que a consciência foi a última parte desenvolvida no cérebro dos seres humanos e que também é a primeira a ser esquecida. O resultado é que mulheres deixaram de usar pílula anti concepcional porque dá trabalho e exige ser responsável para adotarem a pílula do dia seguinte. Triste mas é verdade. O caminho mais fácil será sempre o mais utilizado. O lado animal domina . . .

Todo viciado começa mentindo

É sempre assim. O diabo é o pai da mentira e o viciado em drogas, seja álcool, maconha ou cocaína sempre mente sobre seu vício, pelo menos no começo. Muitas crianças são criadas na mentira em suas casas, aprendem com seus pais a mentirem. Hoje em dia com os recursos tecnológicos mentir e se esconder ficou mais difícil. A corda para a pessoa se enforcar ficou mais curta . . .

A primeira ou a segunda coisa mais importante no Casamento

Para os mais evoluídos e humanos o dinheiro seria a segunda coisa mais importante no casamento. Já para os animais o dinheiro seria a primeira coisa. Então na seleção sexual eu diria que os homens por serem muito mais românticos que as mulheres poriam em geral o dinheiro em segundo lugar e as mulheres, por serem muito mais práticas, por desejarem e saberem que serão mães e que dinheiro faz bem para criar filho dariam preferência ao dinheiro em primeiro lugar. Pena que não é muito fácil ganhar dinheiro. Mulheres tem mais dificuldade que homens em ganhar dinheiro talvez porque elas saibam que o marido pode ser outra fonte de renda. É muito comodo e conveniente tem essa retaguarda. Na prática desequilibra o jogo muitas vezes.

O outro é a exceção no Mapa Astral

Aqueles que se preocupam com os outros devem ter aspectos em Gêmeos, Libra, Aquário ou Peixes e suas respectivas casas e planetas regentes. É muito pouco. Por isso a regra geral é mais parecida com a dos animais: egoismo puro. Quando muito um toma lá dá cá, como acontece com o comércio. O que nos torna humanos é a comunicação, o amor e o altruísmo. Para o resto compre um cachorro que estará de bom tamanho para a sua evolução . . . 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Leonardo o Astrólogo

Terminei esse pequeno livro de 632 páginas. Nele é feita uma análise dos 12 signos do Zodíaco. Muito bom o livro. Lendo-o é impossível não lembrar de pessoas que tem o arquétipo descrito. Muitos são primitivos. Então, se você encontrar um animal por aí não se surpreenda: é o nível de evolução do "bicho". Existirão ignorantes de todos os signos. E existirão conhecidos de todos (é só ver a lista do Facebook). Difícil é ter um chefe animal ou parente próximo. Essa é outra história . . . 

Conselhos

Diz o Mario Sergio Cortella que quando damos um conselho que a pessoa não quer seguir ela logo de cara fica com raiva. E quando ela segue pode ficar com raiva mais tarde. A verdade é que quando você dá sua opinião podem acontecer duas coisas: você estar certo e o outro não seguir seu conselho e aí ele vai ficar com raiva ou então você estar errado e ele seguir, culpando-se por ter te dado ouvidos. A possibilidade de você estar certo e ele te seguir e ficar satisfeito aparentemente é mínima. Essa possibilidade está reservada para pessoas sábias, bem intencionadas, altruístas, que não tem medo de se expor e correr riscos. Ser omisso é sempre o caminho mais fácil. É o caminho do Capricórnio por exemplo. Para dar bons conselhos é necessário empatia e compaixão que surge de já ter vivenciado a mesma situação. E são poucas as pessoas que possuem essas qualidades. 

terça-feira, 5 de maio de 2015

A idade média da frota de veículos no Brasil

É de 8 anos e 8 meses. Ou seja, brasileiro anda de carro velho. Provavelmente mora em casa ruim, ganha pouco, tem filho na escola pública e usa o SUS. Trabalha em uma pequena ou média empresa ou é microempresário. Não tem nível superior e é conservador. 

55 milhões estão no SERASA

Esse número significa que 4 entre cada 10 adultos tem o nome sujo. Pois é . . . e meu pai não queria tirar o SERASA dos candidatos a inquilino. Muitos emprestaram o nome para outros fazerem dívidas. O Brasil tem muitas pessoas e muitos processos, inclusive execuções. Não é a toa que 30% das matrículas dos imóveis tem restrições e 75% dos veículos tem alguma pendência. Existem muito mais veículos que residencias, não é mesmo ???

Uma carreira brilhante ou empresário de sucesso

Essas são as únicas formas de ficar milionário. Uma carreira brilhante depende de fatores que você não controla. Imagine que você termine como presidente ou diretor de uma grande empresa, ganhando salários elevados e bônus significativos. Um simples gerente terá dificuldade de ficar milionário hoje em dia. Todos aqueles que tem uma carreira brilhante em geral estão ganhando muito dinheiro com pouca idade e isso é muito raro. As empresas em geral colocam quase todos no mesmo saco, sujeitos aos mesmos padrões de promoções. É difícil tirar o poder de quem o possui porque o detentor do poder faz tudo o que pode para permanecer no cargo. A conclusão é que tanto a carreira brilhante quanto o empresário de sucesso serão exceções, dependentes de condições nem sempre controláveis. 

Liberdade

A liberdade total seria a de não ter nem de ir ao banco pagar as contas. Colocar todas as contas em débito automático e ter alguém para fazer os resgates para cobrir a conta. Compromissos exigem esforço. Quem tem poder em geral não tem liberdade: está preso ao seu negócio, ao seu emprego. Quanto mais pesada a bagagem menos longe se vai. Quanto mais chaves se tem maior a responsabilidade a carregar. Tenho aversão a fazer coisas novas. Nesse sentido sou como os velhos, que não arriscam mais nada e que querem apenas seguir pelo que já foi testado e comprovado. Vejo escravos em toda parte. Escravos da vaidade principalmente. Escravos de crenças que já não fazem mais sentido. Escravos do que seus pais lhes ensinaram. 

segunda-feira, 4 de maio de 2015

O brasileiro gosta de poupança e imóveis

Essa é a realidade do mercado e da tradição de mais de 100 anos. O Brasil quebrou 7 vezes nos últimos 100 anos. E o governo sabe disso. Por isso a poupança é sugada pelo próprio governo e o mercado imobiliário é indiretamente regulado por ele, através da Caixa Econômica Federal que financia 70% dos imóveis aqui no Brasil. Teoricamente todos precisam de um imóvel para morar e muitas pessoas gostam de morar bem. Já a poupança é o patinho feio das aplicações. Quem junta dinheiro precisa ter um motivo para juntar senão é melhor gastar. É preciso um objetivo. Existem pessoas que jogam nos filhos a responsabilidade por mantê-los na velhice e existem filhos que ficam na dependência dos pais eternamente. Cada caso é um caso. 

Seguro de Vida aos 65 anos

Uma simulação no site da Porto mostra uma despesa de R$ 600,00 para um seguro de vida de R$ 200.000,00 por mês. Para um senhor de 65 anos. Alguém que possa pagar esse valor por mês aos 65 anos com certeza é um velho rico, dentre os 1% da população na sua idade. Acontece que velho rico em geral cuida da saúde e pode muito bem viver uns 20 anos a mais que os 65. E o seguro aumenta com a idade, não tenho certeza se em termos reais. 

O mais importante na vida é o trabalho

Meu nome é TRABALHO !!! Esse é o pensamento da classe C com 54% das respostas. Já na classe A apenas 7% consideram o trabalho o mais importante na vida. Interessante a pesquisa pois mostra que a necessidade é a mãe de todas as virtudes. Tenho muitos parentes que são oriundos da classe C e que seguiram sempre essa máxima: meu nome é trabalho !!! E tenho até um amigo de classe média alta ou alta que também aposta no trabalho, só que na empresa que é dele . . . 

domingo, 3 de maio de 2015

Nem todos os jovens

São Geminianos ou Aquarianos. Teoricamente seriam os mais interessados em ouvir conselhos dos mais velhos. Curiosos fariam perguntas inteligentes e ajudariam os velhos se sentirem valorizados. Já não digo que libra, que vem de livro e cujo símbolo é um objeto, seria igualmente interessado. Dos demais nativos seria esperar demais que dedicassem atenção a terceiros. Esses nativos ficarão restritos aquilo que lhes for oferecido pelos pais, as casas I e IV irão dominar e determinar o que acontecerá nas casas VII e X. A casa III de Gêmeos e a XI de Aquário serão o que são: cadente na III e sucedente na XI. É normal as cardeais mandarem nas pessoas "normais". Não custa lembrar que Gêmeos e Aquário são os únicos signos representados por seres humanos.  

O Jornal Valor Econômico

Jornais impressos estão acabando aqui no Brasil e provavelmente no mundo. Não temos muitos jornais impressos também. O maior e mais lido Jornal é a Folha de São Paulo e tem pouco mais de 300 mil assinantes. Agora foi divulgado que o Jornal Valor Econômico tem 60 mil assinantes. Achei que é um bom número, afinal é um jornal de nicho, lido basicamente pela comunidade financeira. Somente leio o Jornal Valor Econômico quando vou ao banco por algum motivo, já que ele fica lá a disposição. Percebo que eu sou o único a se interessar a ler entre os clientes . . . 

Taurinos again

Taurinos gostam de repetir aquilo que já deu certo, ou seja, não gostam de aventurar-se. Pode ser muito fácil ser assim se você tem a quem seguir com segurança. Seguindo o que já deu certo você minimiza a possibilidade de frustração, afinal o mundo muda pouco em geral e lentamente. Touro como signo da Terra busca essa estabilidade. Não é a toa que Da Vinci pintou São Judas Tadeu como taurino na Santa Ceia e o dia dele aqui no Brasil é também o dia do funcionário público. 

Famílias e os Signos

Conheço uma família com 4 filhos onde todos eram de signos da terra e da água. É claro que estamos falando apenas do signo solar. Existem famílias onde não existe ar por exemplo. Conheço outra onde temos apenas água e fogo. Os signos de ar são representados por figuras humanas e por um objeto (a balança). Famílias que não tem ar devem ser mais animais em seus relacionamentos, pelo menos em teoria. 

Estilo de Vida

Manter um estilo de vida digno aqui no Brasil é caríssimo. O custo Brasil é repassado em todos serviços e produtos que compramos. A consequência é que o que se gasta por ano em despesas correntes supera rapidamente o valor dos bens que possuímos. Você pode ter um carro avaliado em R$ 25.000,00 e gastar facilmente R$ 50.000,00 por ano sem grandes luxos. Pode morar em um imóvel de R$ 300.000,00 e perceber que poderá consumi-lo em 6 anos. É claro que você pode adotar um estilo de vida miserável e ai juntar dinheiro. No entanto, o que se leva da vida é a vida que se leva. 

sábado, 2 de maio de 2015

O padrão e a previsibilidade

A matemática estuda padrões. As pessoas gostam de padrões. As empresas também. Todos exceto os Aquarianos gostam de padrões. O padrão permite prever o futuro. E as pessoas gostam de prever o futuro. O ser humano normal não gosta de surpresas. Talvez seja uma característica Taurina universal: Deu certo no passado então vamos repetir agora. É sempre assim, inclusive nas previsões estatísticas. Aquilo que nunca aconteceu em geral deixa perdidos as autoridades, os peritos e os especialistas. 

O empregado padrão

O empregado padrão é aquele que não questiona o seu chefe, é diligente e prestativo. Não se importa de ser ligeiramente explorado. Não é contestador. Trabalha em uma pequena ou média empresa que tem dono. Seu objetivo é ser dono do seu próprio negócio. Aceita a hierarquia das coisas e se conforma em ser um simples e fiel empregado. O empregado padrão não cria nada para o negócio do seu chefe. O empregado padrão não é pago para pensar no lugar do chefe. Nem para fazer planejamento de longo prazo ou tecer estratégias. Quem tece estratégias é o General e ele é um simples soldado a maior parte das vezes. O empregado padrão é o último a ser demitido. A empresa padrão contrata serviços de terceiros para tudo o que exige um pouco mais de cérebro. Uma grande empresa contrata esses cérebros porque tem demanda para eles. Quem não tiver vocação para empregado padrão sempre estará a merce de ser demitido e de ficar doente. Pessoas que não tem vocação para capacho devem pensar em serem profissionais liberais ou empresários.