segunda-feira, 23 de março de 2015

Encalhados

Sempre existirão encalhados: no mercado de automóveis, no mercado de imóveis, nos relacionamentos pessoais. É claro que também existiram em todo tipo de comércio. Existem encalhados que não desencalharão nunca simplesmente porque não tem mercado, ou seja, ninguém quer esses produtos nem de graça. Teoricamente o que encalha é o que não tem atratividade por um motivo qualquer. Quando esse motivo é irreversível o encalhe é permanente. Quando o que causa a aversão pode ser de alguma forma mitigado em geral consegue-se passar o mico adiante. Veja o caso de automóveis e imóveis: eles se deterioram com o tempo. É preciso mantê-los em uso para conservá-los. Muitos deles tem problemas intrínsecos e má fama. E por serem bens de valores relativamente elevados para a média do brasileiro podem necessitar de financiamento, o que é um complicador. Crises econômicas farão diminuir a velocidade de venda do que é bom negócio, Imagine do que é mico. 

2 comentários:

Van der Camps disse...

Vejo casas grandes ficarem anos e anos a fio com placas de vendem-se ou alugam-se. Meu pai era expert nisso porque fazia compras erradas de imóveis e depois ficava anos para vendê-los, com prejuízo. Vale o mesmo para carros com plaquinhas de vende-se que circulam por aí ou que ficam anunciados eternamente no webmotors, não recebendo um telefonema de alguém interessado sequer.

Van der Camps disse...

Existem bairros com casas lindas que são vítimas de assaltos onde os preços dos imóveis são menores do que o que foi gasto para construí-los. Existem bairros antigos, com casas boas nas mesmas situações. Uma agravante é que são em geral casas grandes e as pessoas não precisam mais de um imóvel desses.