O que tem em mente uma pessoa autoritária, que pretende que os outros a sigam por medo de ações de violência ou represália? Há prazer nisso?
Pode alguém a quem as pessoas seguem ou obedecem por medo se sentir prestigiado, superior? Sua autoestima pode ser boa? É pouco provável.
Uma pessoa autoritária parece governada por fortes ressentimentos: usa sua posição de poder para expressar os rancores que acumulou na vida.
A pessoa autoritária tende a ser rancorosa: se vinga das eventuais frustrações e mágoas que a vida lhe impôs maltratando seres inocentes.
Pais autoritários agem com maldade, impondo sua forma de ser aos filhos e impedindo que eles desenvolvam suas próprias ideias e convicções.
Chefes autoritários são seres maldosos (não têm pudor em humilhar os subalternos) e inseguros (sabotam o crescimento de seus subordinados).
Todas as propriedades da pessoa autoritária indicam fraqueza e não força: ressentida, rancorosa, insegura, intolerante a contrariedades.
Um comentário:
Brilhante o texto do Gikovate !!! Senti na pele esses recalques de pessoas autoritárias, não gostei mas nunca consegui sintetizar em palavras o porque elas eram assim. Sabia que eram más e agora tenho a confirmação. Jung já disse que o poder é a sombra do amor. Quem é autoritário usa seu poder para maltratar os outros. Triste.
Postar um comentário