Todas economias vivem em ciclos. O mundo é cíclico, assim como as mares. Melhor: o universo é cíclico. Na natureza os ciclos regem a vida. Na economia também. O problema (ou a solução) está na capacidade do homem de sobreviver aos ciclos da economia. Sabemos que todos querem ser antes de tudo ricos e com pouco esforço. As empresas sempre se adaptam aos ciclos e em geral fazem isso diminuindo a lista de produtos e mandando gente embora. O governo se adapta aumentando os impostos e as vezes diminuindo os gastos.E as famílias dividem-se naquelas que "dançam conforme a música" (as que seguem Maquiavel e "depende") e aquelas que estão preparadas para medidas anti-cíclicas, como gastar mais com coisas que ficam baratas. Eu me lembro dos anos 80 e 90 quando tivemos maus momentos aqui no Brasil. O que eu mais fazia era ser criativo e tentar de todas maneiras possíveis superar as dificuldades. Cada ciclo contempla as pessoas em algum ponto diferente de suas vidas. Por isso as consequências são diferentes para cada indivíduo. Muitos terão de adiar seus planos e com isso perderão oportunidades muitas vezes de forma irremediável. Outros farão exatamente o contrário. Com a saída de competidores do mercado quem ficar poderá até crescer, exceto se a crise no seu setor for estrutural e não conjuntural. Como regra geral podemos esperar aumento do egoísmo, da criminalidade e dos adeptos de igrejas que prometem milagres. Aqueles que vem há anos plantando e semeando deverão em teoria serem os menos prejudicados. Aqueles que pecam em algum aspecto serão severamente punidos. O cliente com dinheiro vira rei.
terça-feira, 31 de março de 2015
segunda-feira, 30 de março de 2015
A empresa sempre dá um jeito
Palavras do Max. A empresa sempre dá um jeito. O empresário sempre resolve a situação e dança conforme a música. Quando precisa contratar se contrata. Quando precisa remanejar é feito. Quando precisa demitir . . . E assim vai com instalações, máquinas, importação, exportação e todas as contas do balanço. Empresário brasileiro é assim. Grandes empresas tem muito mais recursos. Caso sejam multinacionais as possibilidades aumentam ainda mais. A grande maioria das pessoas é ignorante sobre o que acontece nas empresas: compram o produto e acreditam na propaganda. Nenhum juiz considera razoável o "consumidor" saber detalhes de fabricação do produto. Vale o mesmo para serviços. O consumidor quer ser defendido !!! Coitadinho . . . é uma pessoa indefesa !!! Quanto mais eu aprendo sobre processos e empresas mais racional podem ser minhas decisões. As armadilhas aqui no Brasil são muitas . . .
Homens que ganham mais de 20 salários mínimos
Seu ganhar bem não te garante a melhor educação nem a melhor assistência médica. Isso acontece porque a maior parte dos homens fica na família por conta da esposa e não por conta dos filhos. Menos de 1% das pessoas tem a família como objetivo de vida. Então o homem que ganha mais de 20 salários mínimos provavelmente irá se casar e sua mulher provavelmente vai querer ter filhos. Para manter esse casamento alguma parte dessa renda será destinada aos filhos mas nunca a parte do leão. Não espere que um pai se sacrifique pelos filhos, pelo menos os pais de antigamente. Espere que esse pai faça de tudo pára se livrar dos filhos o mais rapidamente possível, para que a sua renda seja mais efetivamente gasta com ele e seus interesses. Portanto, para o filho é muito melhor que sua mãe seja instruída e bem paga. Um pai que ganhe bem pode ser um paliativo mas nunca a solução ótima.
Mulheres que ganham mais de 20 salários mínimos
Tem somente um filho !!! Uma mulher dessas ganha o equivalente a 96 mulheres miseráveis que tem 5 filhos cada. Os dados são de um artigo publicado pelo Gilberto na Folha de São Paulo. Ser filho de uma mãe que ganha 20 salários mínimos deve ser muito bom . . . tudo que o dinheiro pode comprar essa mãe deve providenciar ao filho, inclusive a melhor assistência médica e a melhor escola. Uma mãe dessas com certeza mora na parte européia da cidade grande o que por si só já é um fator de proteção social significativo; Melhor alimentação, esportes, boas companhias, lazer e cultura devem fazer parte do pacote. Nada mal !!! Sabendo dos salários que as mulheres ganham essa mulher ou é médica ou é executiva de uma grande empresa, muitas vezes multinacional. Empresárias são pouquíssimas. Algumas são também funcionárias públicas graduadas. Conheço algumas, exceções é claro !!!
Quando você critica alguém
A primeira reação de quem é criticado pode ser de uma duas: os mais primitivos, que são a maioria, vão sentir raiva de quem o criticou. Ou então a pessoa, sendo mais evoluída, poderá argumentar racionalmente e até compreender alguém aspecto sobre o qual ela não tinha discernimento; Os mais primitivos em geral dão mostras de sua condição ao interagir com as demais pessoas. Além disso primitividade costuma vir acompanhada de pobreza material, não cumprimento de regras sociais de mínima convivência, imaturidade, etc etc etc
quinta-feira, 26 de março de 2015
Lua em Sagitário
A Lua no mapa astrológico são nossas emoções. Emoções são aquilo que nos move. No caso em questão trata-se de nossos amores. Sagitário que seria o "filtro" é um signo mutável, positivo e do fogo, que indica movimento em direção a variedade. É assim que lua em sagitário é explicada com muitos amores. No meu caso eu sempre gostei de manter contatos com meus amores. Pena que as mulheres não gostem desse comportamento. A leonina, a sagitariana, a geminiana e a escorpiana foram devidamente afastadas pela administração atual. Na prática os atuais namorados delas também não aceitariam nossa amizade. O homem e a mulher comuns não aceitam. Meu sol está na casa III de gêmeos e sou muito bom de conversa, inclusive com as mulheres. Não me lembro e nem vejo muitas condições de namorar arianas, taurinas, cancerianas, capricornianas ou piscianas. Virginianas já paquerei. Libriana fui casado. Aquariana poderia ser algo interessante mas nunca aconteceu. Hoje somente acompanho de longe os romances dos outros. Serão casamentos do século XXI teoricamente bem diferentes dos casamentos da década de 80 do século XX.
quarta-feira, 25 de março de 2015
A fraqueza dos autoritários
O que tem em mente uma pessoa autoritária, que pretende que os outros a sigam por medo de ações de violência ou represália? Há prazer nisso?
Pode alguém a quem as pessoas seguem ou obedecem por medo se sentir prestigiado, superior? Sua autoestima pode ser boa? É pouco provável.
Uma pessoa autoritária parece governada por fortes ressentimentos: usa sua posição de poder para expressar os rancores que acumulou na vida.
A pessoa autoritária tende a ser rancorosa: se vinga das eventuais frustrações e mágoas que a vida lhe impôs maltratando seres inocentes.
Pais autoritários agem com maldade, impondo sua forma de ser aos filhos e impedindo que eles desenvolvam suas próprias ideias e convicções.
Chefes autoritários são seres maldosos (não têm pudor em humilhar os subalternos) e inseguros (sabotam o crescimento de seus subordinados).
Todas as propriedades da pessoa autoritária indicam fraqueza e não força: ressentida, rancorosa, insegura, intolerante a contrariedades.
terça-feira, 24 de março de 2015
Os lucros na maior empresa do mundo - a Apple
A Apple desenvolve seus produtos nos Estados Unidos e os monta na China. Ou seja, o processo criativo é feito nos Estados Unidos e o trabalho braçal na China. O interessante é que a parte do leão nos lucros fica nos Estados Unidos, ou seja, 70% em valor. Esse é o segredo da maior empresa do mundo. Sempre foi assim. Quando o que você faz todo mundo faz o valor pelo que você faz cai, já que a concorrência é grande. Quando o que você faz ninguém faz mas também ninguém quer, você continuará pobre. Agora, quando o que você faz ninguém faz e todo mundo quer você ficará RICO !!!. Resta saber se o que você faz pode ser apenas um novidade, com ciclo de vida curto ou pode ser facilmente imitado. Se for uma inovação permanente patenteada então os lucros estão garantidos por décadas ou séculos. A graça é que a maioria das pessoas do mundo são tão ruins que sobra espaço para quem simplesmente fizer o feijão com arroz. Essa é a realidade . . .
A cigarra previdenciária
Li hoje no Valor Econômico que 95% dos empregados assalariados da previdência ganham menos que o teto. Ou seja, quando se aposentarem aos 65 anos para os homens e aos 60 para as mulheres, cumpridos os 35 anos de contribuição para homens e 30 para mulheres, não sentirão nenhuma diferença no seu padrão de consumo e vida. No estudo há inclusive a hipótese de ganhos, uma vez que consideram a família típica como tendo dois filhos e na aposentadoria esses filhos já terão abandonado a família diminuindo as despesas. É claro que essa é a realidade para população assalariada com carteira assinada. Quem são aqueles que ganham mais ? São os empregadores, os profissionais liberais e os empregados de grandes empresas.
O povo ainda reclama dos seus fornecedores
Estamos comemorando 25 anos do Código de Defesa do Consumidor. As reclamações dos consumidores chegam aos milhões de processos, tanto administrativos quanto judiciais. Ou seja, o povo não sabe escolher seus fornecedores. Não sabe e não conhece a reputação da empresa com quem faz negócios. Dizem que são os maiores demandantes particulares nos tribunais. Acho que isso é possível porque em termos de família o pessoal se acomoda, já que não existe em geral muito dinheiro envolvido nem benefícios na separação, de forma que muitas não são nem formalizadas. O resto deve ser de empresas cobrando dívidas e executando garantias, incluindo o governo obviamente. E é claro, temos a justiça do trabalho. Não sendo criminal nem trabalho é cível. No criminal o que mais existe é trafico de drogas, superando os crimes contra o patrimônio. São 8 milhões de dependentes químicos segundo o Laranjeira. Nesses processos do consumidor com certeza existe o sentimento de vingança por ter sido enganado pelo comerciante. O comerciante é acusado de não entregar o produto, fazer cobranças indevidas e constranger o pobre e indefeso do consumidor.
Resultado e desempenho
Diz o Max que enquanto seus resultados forem bons o seu mal desempenho será perdoado. Acontece que pode chegar o dia que seu mal desempenho prejudique seus resultados. É assim quando subordinados resolvem se vingar de um chefe tirânico por exemplo, processando a empresa e ganhando. É muito fácil ter bons resultados quando se é ajudado pelos outros. Difícil é lutar contra grandes dificuldades e obter bons resultados. Por isso é que não devemos ver apenas o ponto final que alguém conseguiu na vida mas de onde ele saiu e as dificuldades que enfrentou.
Até mesmo loteamentos da City
Mesmo loteamentos da companhia City de terrenos em São Paulo tinham um tamanho limitado. Ou seja, haviam lotes melhores do que outros com relação a insolação por exemplo. Imaginar terrenos maiores, onde seria possível escolher a orientação da construção independente da orientação do lote eu nunca vi, somente em chácaras e não em condomínios. Estou me lembrando das sedes das fazendas dos Estados Unidos por exemplo . . . ou da casa do Clodovil !
segunda-feira, 23 de março de 2015
Caso eu ganhasse alguns milhões na loteria
Eu não compraria propriedades ou carros de luxo. Eu passaria a viajar pelo mundo, ficando em cada cidade até três meses em um flat, vivendo o dia a dia do lugar. Hoje em dia com os aplicativos que temos no celular é possível fazer isso em qualquer pais do mundo. Viveria eternamente em clima de verão, migrando do hemisfério norte para o sul quando necessário. Imagine passar três meses na Islândia, depois Inglaterra, França, Holanda e demais países civilizados do mundo ??? Uma vida digna de um Rei . . .
Menininhas narcisistas
Mais de uma vez eu me aproximei de meninas bem pequenas ou nem tanto, bonitas e as vezes de olhos azuis. Esperava encontrar a tal ternura da infância perdida e na prática deparei-me com criaturas antipáticas e cheias de si. Triste ver que o narcisismo é criado e provavelmente incentivado pelos pais desde que a criatura nasce. Foi Freud quem primeiro descreveu a pequena possibilidade de encontrar mulheres bonitas, adultas e maduras. Acho que está cada vez pior . . .
Encalhados
Sempre existirão encalhados: no mercado de automóveis, no mercado de imóveis, nos relacionamentos pessoais. É claro que também existiram em todo tipo de comércio. Existem encalhados que não desencalharão nunca simplesmente porque não tem mercado, ou seja, ninguém quer esses produtos nem de graça. Teoricamente o que encalha é o que não tem atratividade por um motivo qualquer. Quando esse motivo é irreversível o encalhe é permanente. Quando o que causa a aversão pode ser de alguma forma mitigado em geral consegue-se passar o mico adiante. Veja o caso de automóveis e imóveis: eles se deterioram com o tempo. É preciso mantê-los em uso para conservá-los. Muitos deles tem problemas intrínsecos e má fama. E por serem bens de valores relativamente elevados para a média do brasileiro podem necessitar de financiamento, o que é um complicador. Crises econômicas farão diminuir a velocidade de venda do que é bom negócio, Imagine do que é mico.
Projeto
Meu amigo mora em um prédio cujo projeto levou em consideração a orientação solar. a consequência é que todos os apartamentos são ensolarados e não existe mofo em nenhum deles. O prédio não segue o alinhamento da rua, coisa que só vi nele e em prédios de grandes condomínios fechados. A regra foi sempre seguir o alinhamento da rua porque os lotes são pequenos e com isso não raro as soluções da construção não são ideais. Para se defender tenha sempre uma bússola para verificar as faces do imóvel que você está comprando. Projetos menores são os de móveis. Na indústria a coisa muda e temos todo tipo de projeto. A indústria é o locus do engenheiro projetista por excelência.
sábado, 21 de março de 2015
O defeito do especialista
Tenho um amigo que adora especialistas. Ele acredita que o especialista faz tudo melhor e com resultado melhor, afinal, ele estudou e tem experiência concentrados. No entanto uma pesquisa mostrou um grande defeito dos especialistas: eles tendem a rejeitar novidades que ameassem sua "especialidade". Mas a novidade vem e vem justamente para acabar com privilégios e altos custos, quer sejam de mão de obra, materiais ou o que seja. As pesquisas, a criatividade, os esforços em geral vão nessa direção, pelo menos na indústria. Astrologicamente falando não se espanta o resultado da pesquisa: o especialista é saturno puro e a inovação na área dele é urano puro.
A manutenção da velhice no Brasil
Pesquisa mostrou que 47% dos velhos dependem da família para se manterem, 27% dependem da caridade, 24% continuam trabalhando e 2% são auto suficientes. Sabemos que quem continua trabalhando é basicamente o homem e quem depende da família deve ser basicamente mulher. Os dependentes da caridade devem ser basicamente homens sem família. Ou seja, sua velhice é previsível aqui no Brasil conforme foi a sua vida . . .
No Brasil existem pessoas nos séculos XIX , XX e XXI
Essa é a realidade !!! Existem pessoas com crenças e costumes do século XIX, pessoas que estão no século XX e pessoas que vivem no século XXI e tem ideias e crenças alinhadas com os lugares mais evoluídos do mundo. E essas pessoas podem viver todas em uma pequena região geográfica, como por exemplo uma cidade como São Paulo. Foi assim com aquele estudo da USP que foi até a Vila Joaniza: os universitários ficaram "espantados". Vale também para escolas, igrejas, famílias e governo. Vale para médicos, advogados e engenheiros.
sexta-feira, 20 de março de 2015
Ter controle sobre as condições de trabalho e renda é uma ENORME vantagem
Hoje eu acessei novamente a lista de eventos vitais estressores que foi elaborada em 1967 nos Estados Unidos e que é usada para prever quem vai ficar doente mental ou emocionalmente. Olhando a lista, eventos familiares como morte da esposa ou divórcio lideram. No entanto, uma grande parte dos eventos está relacionada ao trabalho e a renda, com ser demitido ou então assumir dívidas. Isso nos Estados Unidos, onde o trabalho é melhor remunerado e as dívidas tem juros menores !!! A conclusão é que aqui no Brasil o impacto de problemas para quem é empregado é significativamente maior. Uma avaliação prática com meus amigos divorciados mostra isso: aqueles que eram empresários, ou seja, tinham domínio sobre seu trabalho e renda não adoeceram com o divórcio. E aqueles que nunca se divorciaram é que não vão ficar doentes. Também é sabido que quando o homem perde o emprego e renda sua possibilidade de ser abandonado pela mulher aumenta muito. Mulheres gostam de receber dinheiro de seus maridos e não de lhes fornecer. Isso acontece por uma série de fatores muito bem conhecidos. Estamos em uma época recessiva aqui no Brasil. Não é difícil prever o aumento do desemprego, dos divórcios, da perda de ativos de todo tipo e do aumento de transtornos mentais e emocionais. .
Humanos são duas vezes mais resistentes a perder algo do que ganhar o equivalente
A verdade é que a grande maioria das pessoas são materialistas. E assim sendo muitos casamentos são realizados na matéria. E são feitos com base em "previsões" que nem sempre se realizam por vários motivos. E quando essas previsões não se realizam e alguém do casal decide se divorciar valerá a lei. E lei em 98% dos casos favorece a mulher. Os 2% restantes são quando as pessoas se casam com separação de bens. Como os casamentos estão durando uns 15 anos e as pessoas estão se casando com 32 anos, o divórcio costuma chegar pelos 47 anos mais ou menos. O prazo de 15 anos é bem razoável para a conquista de alguns bens e para o nascimento de filhos. E aqui entra a resistência de perder o que se acumulou, o conforto do lar, o carro de luxo. Em geral foi a renda do homem que conquistou esses bens. E o homem que é materialista pode resistir a deixar esses bens para os filhos e para a ex-mulher. Assim muitos vivem um casamento de fachada, somente para não dividir os bens. E não raro vivem ouvindo sua mulher o ameaçar com o divórcio. Um homem destemido, não egoísta e idealista não exitaria em abandonar uma mulher que não o ama mais. O problema é que esse tipo de homem está em falta no mercado. Nas mulheres então é mais raro ainda já que as mulheres são bem pragmáticas e nada românticas. No casamento é meu bem e no divórcio meus bens . . .
Tudo que exige grande dispêndio de cognição será restrito a poucos
É assim com os contratos, com os relacionamentos, com a saúde, com tudo. A inteligência não está distribuída igualmente entre as pessoas. Aliais, nada está distribuído igualmente: nem a beleza, nem a riqueza, nem a juventude. E tudo anda junto: um grande projeto precisa de grandes executores. Uma grande intervenção cirúrgica precisa de uma grande equipe médica e um grande hospital. Um grande casamento precisa de pessoas muito superiores a média em vários aspectos. A escolha de onde viver, da escola que os filhos irão frequentar, de com quem irão conviver: tudo isso pode fazer parte de um projeto maior.
quinta-feira, 19 de março de 2015
Surpresa
Muitas das coisas que as pessoas acham imprevisíveis (surpresas) são na verdade previsíveis. É o caso de muitas doenças, inclusive fatais. Outra situação são os resultados obtidos conforme a pessoa que é designada para a tarefa. Finalmente temos os relacionamentos "fatais" bem como os divórcios e nascimentos. No ramo dos negócios a coisa realmente pode ser mais imprevisível conforme o setor e o segmento. Para evitar esse resultado nefasto é preciso que o empresário seja inteligente nas sua decisões. Empresários incompetentes são eliminados mais cedo ou mais tarde pelo sistema. Agora, difícil é prever o futuro após a sua morte, principalmente se você não se preocupou com isso. Artistas muitas vezes juntam fortunas e não as deixam para ninguém. São famosos os inventários e as disputas pela herança de alguns deles, ainda mais em um país como o Brasil onde quase ninguém deixa herança. É preciso criar as pessoas e instruí-las para desfrutar da herança. Para isso é preciso consciência e consciência e artigo raro e escasso.
O homem médio e o casamento
O homem médio devia casar-se com a mulher média em termos ideais. E o homem menos médio deveria casar-se com a mulher menos média. O homem superior deveria casar-se com a mulher superior. Na prática todos são enfiados no saco comum da lei ordinária. A lei, ora a lei. A lei não pode mudar o caráter de uma pessoa e muitas pessoas não tem nada a perder no momento em que se casam, essa é a verdade. Estamos no campo do "potencial" e o "potencial" nem sempre se realiza. É o caso de contratar estagiário. Não tem passado para ser examinado. A experiência em lidar com o sexo oposto também é variável, juntamente com as crenças. E tem o tempo e as circunstancia que ele cria.
Compliance
Eu fui um profissional de compliance. A principal característica dessa profissão é prevenir. E para prevenir é preciso planejar o futuro. Quem pensa o futuro nas empresas são os diretores. Gerentes para baixo estão preocupados com o dia a dia da empresa. Somente marginalmente estão preocupado com o resultado de suas ações no longo prazo. É assim também na vida das pessoas comuns: estão muitas vezes preocupadas em ganhar hoje para comer amanhã. Vale o mesmo para relacionamentos, para a saúde e para os negócios/dinheiro. Também vale para criação dos filhos. O mundo é assim e não vai mudar rapidamente para pessoas conscientes. A grande maioria vai levando, dá um jeito e por ai vai, inclusive a nível de governo.
quarta-feira, 18 de março de 2015
Quando se tenta acabar com um relacionamento emocional
Sempre foi abordado nas novelas: um casal feliz é desestabilizado por conta de intrigas feitas em geral por alguém próximo que planta dúvidas na cabeça de um dos pares. Vale o mesmo para a família: parentes invejosos podem fomentar a discórdia entre familiares por inveja. Esses parentes podem "adivinhar" o que se pensa deles mas não é dito. E os convites para festas e as visitas aos doentes são "termômetros" dos relacionamentos entre parentes. Convidar um parente para uma festa e não outro é uma grande desfeita. Não visitar um parente doente é uma sentença de morte emocional. Pois é . . . plantar a discórdia e a inimizade é o esporte predileto de muitos invejosos.
domingo, 15 de março de 2015
Respeito a hierarquia sem submissão
Fácil falar difícil fazer em um país com um passado escravocrata como o Brasil. Respeitar a hierarquia significa levar ao conhecimento da autoridade aquilo que lhe compete decidir. Submissão é sujeitar-se a decisões injustas ou ignóbeis. Hierarquia aqui no Brasil de ignorantes é muito valorizada, existindo inclusive aqueles que acham que questionar é bagunçar, que a ordem deve ser soberana e que a ordem é a estabelecida. Triste.
A perda de poder da Igreja e a frouxidão da sociedade
Ontem fomos a um batizado. Na Igreja alguns gatos pingados e palavras bonitas e cheias de invocações e atribuição de responsabilidades aos pais e padrinhos. Na festa muito mais pessoas, desfrutando da "boca livre". No mesmo dia morreu uma tia do padrinho. No velório e enterro praticamente ninguém. Para carregar o caixão quase não tinha 6 pessoas, tendo sido necessário contar com a ajuda de amigos dos filhos. Sinal dos tempos: a Igreja não tem mais poder e os compromissos sociais somente interessam. Na família desse meu amigo somente ele casou-se na Igreja e trata-se de uma família religiosa, inclusive com uma irmã freira. Triste.
Herança no Brasil é para poucos
Saiu um número mostrando que a arrecadação do ITCD sobre heranças é um valor irrisório quando comparado com o total arrecadado pelo governo. Ou seja, se existe herança, poucos a regularizam e pagam o imposto para terem direito legal a ela. É assim que as matriculas dos imóveis ficam em nome dos mortos e que imóveis são vendidos com contratos de gaveta. Essa dado mostra o quanto ignorantes são os brasileiros e o quanto o papel dos signos mutáveis é difícil no Brasil. Todo tipo de irregularidade deve acontecer no momento da transmissão da herança, com a lei sendo desrespeitada, coisa que vimos acontecer inclusive na família. Agora imagine a herança imaterial de grandes artistas então . . .
quinta-feira, 12 de março de 2015
Pais africanos e filhos europeus e vice e versa
Em épocas de grande mobilidade social podemos ver pais que moram em bairros africanos terem filhos europeus. Em épocas de recessão veremos pais europeus verem seus filhos mudarem para bairros africanos. É claro que estou exagerando. No entanto, já vi exemplos na família por exemplo. Agora, a educação, a saúde e os valores e princípios vem muito da qualidade de onde você passou sua infância. Isso já foi provado por inúmeras pesquisas científicas. Tenho tios e tias indianos e africanos. Também tenho tios e tias asiáticos e europeus. E assim continuam nas gerações seguintes: subindo e descendo entre europeus, asiáticos, indianos e africanos.
Compre a pior casa na melhor rua
O ditado é americano. No Brasil o mercado imobiliário está parado por conta de que as construtoras demoram a mudar de foco. Construtoras no Brasil são basicamente predadores. Tenho conhecimento de várias pessoas que perderam as economias comprando apartamentos "na planta". Além disso as construtoras são poucas o suficiente para agirem de forma cartelizada: o povo quer apartamentos menores; O que faz a construtora ? Constroem apartamentos menores e aumentam o preço por m2. Além disso no caso da cidade de São Paulo os bons lugares para construir são poucos, o que faz os preços explodirem. Comprar usado é a solução, com todos os riscos inerentes.
As compras das classes A B C D E
Fizeram uma pesquisa e descobriram que as classes A e B compram produtos de qualidade. Já as classes C D e E compram produtos baratos. Então, os 75% que compram do camelô devem ser das classes C D e E. Os produtos também seguem essa lógica: o que é mais sofisticado em geral é importado já que o volume do mercado não justifica a produção local. As classes A e B moram em bons bairros e o comércio desses bairros é adequado a essa clientela. Tudo de bom e ruim anda junto.
segunda-feira, 9 de março de 2015
75% da população
75% da população compra ou já comprou produtos piratas ou falsificados. É o mesmo percentual que compra por impulso. Coincidência ou não 25% pagam o IPVA a vista e o mesmo percentual tem seguro do carro. É esse povo que ganha R$ 1;500,00 . Que coloca dinheiro na poupança. Que financia suas compras no cheque especial e no cartão de crédito. Que compra casa e carro a prazo. Que compra televisão pelo tamanho da tela. Que assina televisão a cabo para ver futebol. Que gosta de carnaval. Que compra celular e não tem dinheiro para por crédito. Que tem filho no SUS. Que frequenta o posto de saúde. Que põe o filho na escola pública. Esses são o brasileiro típico.
A cultura e o voto de pareto
Matéria no Jornal Folha de São Paulo mostra que nos Estados Unidos a cultura passou a seguir o voto de Pareto. Consequência ou não da internet a verdade é que 6 dúzia de artistas ganha quase todo o dinheiro e os demais ficam com as migalhas. Então meus caros, o negócio é botar as barbas de molho e deixar a arte para os momentos de lazer. O mundo nunca foi um lugar muito amistoso e parece que vai continuar assim . . .
domingo, 8 de março de 2015
Todos tentam até quando podem
A vida das pessoas podem ter vários formatos. Alguns tem uma trajetória ascendente durante 40 anos. Outros nem conseguem começar. Ficam tateando na vida. Outros tem uma ascensão brilhante e em algum momento não aguentam e ficam doentes, determinando o fim de uma carreira. Finalmente alguns tem vôos de dezenas de anos ou menos, trocando de emprego de forma ascendente de tempos em tempos. Assim alguns conseguem bens, família, casamento. Outros não conseguem nada e alguns perdem o que conquistaram. No entanto em algum momento o movimento (a vida) para. Os velhos moram na sua casa ou apartamento até a morte ou a transferência para a casa de repouso. Em algum momento não se vai conseguir dirigir mais e o carro vai ficar na memória. E provavelmente a vida não vai ficar mais interessante.
sexta-feira, 6 de março de 2015
O que você compra no supermercado pode custar 100% a mais
Esse foi o resultado de uma pesquisa feita nos supermercados em São Paulo. Ou seja, o mesmo produto alimentício, conforme a marca ser premium ou rampeira, adicionado a pesquisa de preço em lojas diversas, levou a esse resultado nos extremos. Na minha vida eu já havia notado que certas famílias economizavam na comida e que a comida em certas residência é bem barata e ruim, afinal, faz toda diferença comer filet mignon ou patinho. Agora imagine a situação estendida para todos os produtos que estão a venda no supermercado: outro dia vi uma pessoa comprando um carrinho cheio de produtos baratos que eu nem sabia que existiam no supermercado (até escrevi a respeito aqui no blog). Teoricamente acontece o mesmo com comer fora de casa: tem o restaurante por quilo de R$ 30,00 e o de R$ 60,00. Não espere encontrar a mesma qualidade e diversidade em ambos.
quinta-feira, 5 de março de 2015
A substituição de todos os prazeres
Agora descobriram um remédio para quem sentia prazer em comer doces como eu; Comer doces faz mal para a saúde então nada melhor que tomar um remedinho. Então é isso: todo prazer é química no cérebro e a farmacologia vai chegar ao ponto de fazer um remédio calibrado para cada pessoa segundo suas necessidades de felicidade. Então todos os prazeres serão artificiais. Criarão uma droga que simule os efeitos do orgasmo sexual na mente do indivíduo. E assim teremos um mundo assexuado, sem os prazeres da comida, sem o gosto de ter prazer com nada. O contrário do hedonismo de hoje em dia. Tudo porque descobriram que o prazer individual é um grande problema social, médico, cultural. Precisamos mesmo disso ??? Em casos extremos acredito que sim e eu sou um desses casos.
O que leva a uma amizade duradoura
O óbvio é o constante contato. Também o interesse legítimo e honesto sobre o que é importante para o outro. O mais importante é ser sincero e íntimo. Ou seja, aquele que se esconde, que desvia das perguntas mais delicadas, que fica na superficialidade nunca será amigo de verdade. Pode ser que demore, que você seja convidado para eventos sociais mas não se iluda: você não é considerado um verdadeiro amigo. Aconteceu comigo com algumas pessoas ao longo dos meus 50 anos. No entanto, como tudo que não é verdadeiro em algum momento ficaram claras as divergências. Dos que me lembro mais um era Aquariano, outro Pisciano e uma era de Escorpião. Acho que os três são perdedores em sentido amplo. Claro que eles não acham isso . . .
A primeira coisa que as pessoas com dificuldades financeiras deixam de comprar
Roupas e sapatos !!! Outras despesas podem ser mais penosas como deixar de comer fora de casa ou lazer. Estamos aqui no Brasil com sérios problemas e a corda vai começar a se romper nos lugares mais fracos. Triste . . .
A primeira conta que o caloteiro paga
Segundo pesquisa do SERASA a primeira conta que o inadimplente para é a da televisão a cabo. Percebe-se porque o "gato" de televisão a cabo é também o mais popular furto que existe. Essa é a realidade do povo: televisão a cabo é fundamental e imprescindível. Pois é . . . os tontos que tiverem de pegar um empréstimo aqui no Brasil irão pagar pelos "espertos" que dão calotes de R$ 21.000,00 em média.
quarta-feira, 4 de março de 2015
Pais velhos e crianças
Tenho um amigo que tem filhos do segundo casamento. Por isso são pequenos, na faixa de 5 até 8 anos. Mas tenho outro amigo que casou-se tarde, divertiu-se bastante e então teve suas filhas. O resultado foi quase o mesmo: essas meninas tem 13 e 11 anos. Dois caminhos diferentes mas quase o mesmo resultado: pais de crianças na faixa de 50 e poucos anos. Na minha opinião pais velhos. E pais velhos são em geral controladores, super protetores e tem suas vantagens e desvantagens. Como vantagem óbvia é que pais velhos em geral tem muito mais dinheiro para gastar com seus filhos. Como desvantagem tem menos paciência e disposição física. A questão aqui é óbvia: o que vale mais: pais mais jovens bem preparados, com mais tempo disposição e paciência ou o poder da grana dos pais velhos endinheirados ??? Cada caso é um caso na minha opinião. Existem provas que o dinheiro ajuda mais somente até um determinado valor. Trata-se de tomar provavelmente a mais importante decisão financeira para pais conscientes. Nem todos estão preparados para ela e 55% entram na mesma de gaiatos . . .
terça-feira, 3 de março de 2015
A sociedade é conservadora
Infelizmente. A sociedade é representada pelas autoridades. Juízes são autoridades constituídas. E juízes são conservadores e retrógrados. A lei é conservadora. A família é conservadora. A escola é conservadora. Os bancos são conservadores. Tudo e todos são conservadores.
Meus contatos
A grande parte das pessoas tem somente contato com quem elas contratam serviços. É natural. Afinal não é fácil conversar com alguém estranho se não for com relação a profissão dessa pessoa. As exceções seriam os eventos sociais onde podemos ser apresentados a alguém interessante por um conhecido comum. Alguns poucos tem contatos entre colegas da mesma profissão pois participam de associações de classe, por exemplo. Noto que um amigo tem contatos basicamente com familiares dele e da mulher. Outro amigo tem contato com seus fornecedores e menos com seus clientes. Eu tenho contato com médicos e advogados. Muito mais que a média das pessoas. E por isso os conheço muito melhor que os outros. Eles estão ligados a duas condições essenciais: saúde e dinheiro. A terceira condição é o relacionamento e é sobre comparação entre relacionamentos que estou escrevendo.
Sendo meticuloso em excesso
A grande maioria das pessoas é displicente com o que refere-se ao outro e muito meticulosa com o que diz respeito a si própria. É assim porque a grande maioria das pessoas é imatura e pouco inteligente, o que leva a esse comportamento. Grandes empresas, no entanto, podem ter os melhores profissionais, competentes e que olham para o passo ao lado com muito compromisso e responsabilidade. Grandes empresas confiam em processos e menos nas pessoas. Pequenas empresas, que são a maior parte, são fundamentadas no olho do dono em cima do empregado relapso como o diabo. Nas empresas pequenas 1% dos empregados tem alguma autonomia e status para viajar pela companhia, por exemplo. E nas empresas pequenas, tudo que é minimamente importante é decidido pelo dono. A delegação é mínima. Portanto, não queira que a empresa pequena torne-se grande espontaneamente e naturalmente, porque isso não vai acontecer.
O Diabo é o Pai da Mentira
E o Diabo mora nos detalhes. E quem mente é amigo do diabo. Pessoas que entendem errado, que distorcem a realidade, em induzem os outros a erros, que odeiam por qualquer motivo, que se valem de situações legais porém injustas são todas grandes amigas do diabo. Todo aquele que é mal e que pratica o mal é amigo do diabo. Podemos perceber que o diabo tem muitos amigos aqui no Brasil, nas empresas, nas famílias, nas igrejas, no governo. Existe até a expressão Saco de Maldades que uma pessoa do governo usou uma vez.
Amor e Bem
Temo feito vários testes que aparecem no FaceBook e todos me avaliam como uma pessoa de Deus: entusiasmo (Deus dentro de mim mesmo), Anjo da Guarda após a morte, etc. Além disso eu sou uma pessoa hipertímica, ou seja, sinto emoções a mais que os outros na média. Meu trabalho no bem é aconselhar a todos que posso, orientar, guiar. Minhas decisões e atitudes muitas vezes ajudam os outros sem retorno imediato algum para mim. É claro que um mendigo não está em condições de ajudar outro mendigo e eu tenho condições materiais suficientes. Além disso através do questionamento, reflexão e ponderação sempre avanço na maturidade e me distancio cada vez mais da média das pessoas. Tornando-me mais maduro minha consciência se expande, meus relacionamentos tendem a serem mais agradáveis, fico mais competente e minha integridade se fortalece.
segunda-feira, 2 de março de 2015
Decisões
Hoje pude ver que meu amigo do peito não é exatamente virginiano, ou seja, não é rápido para selecionar e decidir em um ambiente multifatorial. Trata-se de uma competência que eu tenho. Na minha vida grandes decisões financeiras foram tomadas rápida e certeiramente: foram 3 compras de imóveis a vista, bem como a compra de 10 carros, sem falar nos investimentos. Faz parte de mim: vou atrás do que eu quero e decido após juntar uma massa crítica de informações. Não me lembro de ter tomado decisões antes do tempo nem depois do necessário. Vim vi e venci é o meu lema.
A sensação de estar gastando dinheiro bom com um modelo velho
Já havia ouvido falar nessa sensação mas nunca a levei muito a sério até hoje. Acontece que dei uma olhada no novo Corvette que ficou bem diferente dos anteriores. E não teve jeito: os outros ficaram velhos, terrivelmente velhos. Nunca comprei um lançamento até hoje. No entanto estou pensando seriamente em reconsiderar essa minha atitude já que as vezes carros completamente novos estão sendo lançados. Já percebo que trocar de carro é algo que acontece milhões de vezes por ano aqui no Brasil. Não podemos dizer que é algo raro e muito difícil . . .
A penetração de vendas e aluguel de imóveis pela internet
Se os carros já não são vendidos preferencialmente pela internet, imóveis então devem ser menos ainda. Isso deve ser consequência do preço do imóvel: quanto mais alto o preço maior o medo do comprador, além de que a maior parte das vezes o comprador precisa de financiamento. E o comprador não quer ter trabalho ou perder tempo. Ele acha que está pagando e que isso basta para ser bem atendido, comprar bem e com segurança. Ao contrário dos carros, imagino que realmente TODOS os imóveis a venda ou para alugar estão anunciados na WEB. Minha opinião está fundamentada no preço do imóvel que sendo muito elevado justifica o gasto com o anúncio, valendo o mesmo com relação ao aluguel. Além disso cada imóvel é único, diferente de um carro que é produzido aos milhares exatamente igual; Tive um amigo que vendeu no sufoco uma casa: ela a colocou a venda em 22 imobiliárias. Dessas umas duas se deram ao trabalho de anunciar a casa na internet. Prova de que imobiliária é o JACARÉ em pessoa.
A penetração dos anúncios de venda de carros na WEB
Durante algum tempo imaginei que todos os carros usados vendidos no mercado brasileiro passassem pelo maior site de anúncios - o webmotors. Uma modificação do display do site mostra que estão anunciados apenas uns 120.000 carros, sendo que o mercado brasileiro de veículos usados movimente uns 12.000;0000 de carros vendidos por ano. Ou seja, mesmo que exista rotatividade de suponhamos 50% por mês, teríamos uns 720.000 carros vendidos pela internet, o que não é muito na minha opinião. Ou seja, comprar e vender carro ainda é algo que as pessoas não fazem livremente. Os números mostram que devem existir clientes fieis a determinado canal de venda, como concessionárias, por exemplo. A reposta para esse comportamento pode ser medo, confiança no canal, expectativa de garantia maior, facilidade e preguiça, pouco tempo, etc etc etc Ou seja, muitas compras podem ser por acaso: o sujeito vai até a loja, gosta do carro exposto, entra e fecha negócio. Exatamente como faz quem compra uma peça de roupa.
A década do jacaré
Tudo indica que estamos entrando em mais uma década do jacaré aqui no Brasil. A década do jacaré é a década da recessão, onde os jacarés ficam de boca aberta na beira do lago esperando que algum incauto passe por dentro de sua boca. Na década do jacaré quem tem caixa é rei. Quem tiver dinheiro poderá fazer bons negócios, principalmente nas coisas mais caras e supérfluas, como imóveis na praia, carros esporte usados, motos grandes vistosas, pacotes de viagem fora da temporada. São basicamente essas coisas que irão perder preço. O resto já é consumido por pessoas da classe AAA que não precisam do ano do jacaré para fazerem bons negócios . . .
Previsões, consciência e aposentadoria
Sou bom em fazer previsões porque sou consciente, coisa muito rara na humanidade e em particular no Brasil. As pessoas que conheço de perto, que são meu amigos, tiveram uma vidinha comum, sem grandes doenças nem grandes receitas ou despesas. Ou seja, trabalham até hoje porque não foram consumidos pelo seu trabalho. Essas pessoas estão na faixa dos 54 anos. Algumas já foram demitidas dos seu rentáveis empregos em multinacionais. Outros veem que esse momento se aproxima perigosamente. Todos se sentem como jovens de 20 anos, prontos para os próximos 40 anos de trabalho árduo. De todos eles ouço que nunca ficarão "parados". Um deles sonha em ser professor de inglês. O outro diz que fará algo com as mãos. Uma terceira diz que não se sente confortável para viver a vida aos 54 anos e que fará algo para ganhar dinheiro. Eu da minha posição de observador e guru imagino que todos estão se enganando e não tem consciência do que é o Brasil e suas oportunidades. Para ter alguma retirada razoável você precisará ser empreendedor. E empregado de multinacional, não importa o nível, sempre foi empregado. Mesmo para quem é empreendedor por ter herdado a firma do pai, alguns desafios acontecerão, sendo muito provável que a escolha recaia sobre algum trabalho manual bem remunerado, como descupinização. Eu já levei meu quinhão da vida e não tenho a menor pretensão de sofrer mais. Vou esperar o tempo dizer se meus amigos também mudarão de opinião depois de enfrentarem a realidade.
domingo, 1 de março de 2015
Consequências da recessão
Minha experiência com recessão mostra que a vida para: pessoas não compram bens de raiz porque não tem dinheiro para isso. Preços dos imóveis são corrigidos no máximo pela inflação e a liquidez que é baixa simplesmente "despenca". Carros continuam sendo produzidos e aumentam no mínimo com a inflação e as vezes até mais. A consequência é que vendem menos e o mercado de usado também trava. Despesas de lazer são em geral diminuídas, como comer fora de casa. Para quem está empregado as promoções são congeladas e a ameaça do desemprego fica pairando sobre a sua cabeça, com a pressão de não arrumar mais emprego na área pelo mesmo salário. Escolas particulares não tradicionais fecham aos montes. Planos de saúde perdem clientes e pressionam os médicos, laboratórios e hospitais. As pessoas acostumam-se no come, dorme e trabalha. Os oportunistas surgem querendo fazer compras por preços indecentes. Mais pessoas submetem-se a fazer trabalhos muito inferiores a sua capacitação. As deslealdades de todo tipo aumentam, incluindo traições e desfalques. Para mim não mudará nada: eventuais fornecedores que fecharem ou decaírem de qualidade serão substituídos por outros. Não pretendo comprar nenhum imóvel e posso esperar para vender. O carro será substituído de qualquer forma em algum momento futuro, sem pressa também. Apenas a vida aqui no Brasil ficará mais difícil, pessoas entrarão mais em depressão , comemorações e manifestações de felicidade e alegria irão diminuir, o isolamento será a regra. Inovações, grandes conquistas, beleza, as coisas boas de Urano, Júpiter e Vênus serão diminuídas. É isso.
Brasil - 35 anos
Fiz vários artigos sobre as décadas e o que aconteceu na minha vida, consequência das fases e idades que eu tinha e do que acontecia socialmente, culturalmente, financeiramente no Brasil e no mundo. Hoje vou falar do Brasil. O Brasil avançou mas pouco, principalmente nas classes inferiores. Na prática bons empregos, aumento das exportações e importações, fabricação de produtos manufaturados, aumento da população bilíngue, aumento do número de universitários bem formados, melhoria real da escola pública, melhoria real da saúde, melhoria real na segurança pública, tudo isso não aconteceu ou aconteceu muito lentamente e um pequena quantidade. A prova disso pode ser observada nos jovens e adultos que conheço, com idades de 30 a 43 anos. Eles resolveram consumir sua renda e não comprar bens de raiz, talvez por que sua renda seja insuficiente, talvez por terem nascido em uma época em que o apelo por consumir seja muito grande, talvez por que gozem de liberdade sexual nunca antes existente, que permite postergar comprar um imóvel e fundar uma família. O que mudou foi que várias transferências de renda foram efetuadas para os mais pobres, que obviamente na maior parte das vezes não tiraram grande proveito delas (efeito muleta). Outra mudança foi o aumento de bons empregos públicos, de forma que os bem preparados filhos da classe média tiveram uma válvula de escape. Essa válvula existiu na década perdida de 1980 mas em menor escala e com cargos e salários mais baixos. O que vemos hoje é uma multidão de pessoas mal preparadas mas raivosas, que acham que devem ganhar mais sem fazer por merecer. Que querem que o governo lhes dê tudo da melhor qualidade. A propensão das pessoas de fazerem sacrifícios aqui no Brasil diminuiu muito e a propensão de ganhar no papo, na dissimulação, na corrupção, na fraude judicial aumentou muito. Piorou muito o relacionamento em geral, a consciência, a competência e a integridade. Ou seja, a maturidade do povo diminuiu muito.
O método de tentativa e erro é muito dispendioso
E por isso somente é usado nas áreas de pesquisa e desenvolvimento onde não exista outra opção. A regra é simples: devemos usar todo conhecimento disponível a preço de banana. fazer simulações e simulacros, consultar Deus e o Mundo para então investir recursos na realização de algo. Fazer por tentativa e erro, na "orelhada", tem uma enorme chance de dar errado muitas vezes antes de dar certo. No entanto, aqui no Brasil muitas coisas são feitas assim "na orelhada" e por isso construções caem, produtos são adulterados, remédios não tem efeito e todo tipo de desgraça acontece, com a corda sempre arrebentando do lado mais fraco. Sociedades como a Americana funcionam muito melhor, por exemplo. E quem puder deve considerar seriamente a possibilidade de mudar-se para Miami e viver por lá, com trânsito civilizado, poucos assaltos, qualidade de vida, clima agradável . . .
A especialização excessiva
Chegamos um ponto em que pessoas não se interessam nem pelas áreas conexas a sua profissão. Ou seja, temos médicos que são cardiologistas que nada sabem sobre psiquiatria, já que não se trata da sua "especialidade", por exemplo. Seria o caso do engenheiro calculista que nada sabe da execução da obra, do dentista especializado em canal que nada sabe de prótese, do pequeno empresário que nada sabe das grandes empresas e por aí vai. Aqui temos aquela frase do Einstein que disse que o Universo para uma pessoa se resume aquilo que ela conhece, sendo que a mesma ignora veementemente todo o resto. Triste saber que existem essas pessoas, porque problemas realmente complexos são multifatoriais e exigem o esforço de vários especialistas. Pessoas bitoladas não estão preparadas adequadamente para enfrentar esses casos desafiadores. Deve ser a regra geral.
A grande empresa
Tenho meu um amigo pequeno/médio empresário. Em nossas conversas eu costumo lhe contar como são as grandes empresas. E hoje percebi que ele não compreende em nada o que acontece em uma grande empresa porque não é a realidade dele, que é um São Tomé. E olha que eu acho meu amigo um bom empresário, competente. bem relacionado e integro. Falta ao meu amigo consciência. A consciência que já foi desenvolvida por grandes empresas multinacionais. Grandes empresas funcionam na base da confiança e do fluxo de informações constantes. A confiança é fundamental mas ela vem sempre acompanhada do controle. Já a comunicação é a arma dos generais. E generais somente existem em grandes exércitos. Não espere generais em pequenas empresas familiares.
Consciência X São Tomés
Das qualidades de quem é maduro, que são a consciência, o relacionamento, a integridade a competência, a consciência é muito prejudicada nos São Tomés. Isso acontece porque esse tipo de gente só acredita no que vê e naquilo que põe a mão. E a consciência pressupõe alguém que sabe as consequências futuras das suas ações, que somente serão percebidas tempos depois da ação. São aquelas pessoas que sabem o que é o intangível, o inefável e por ai por diante. O São Tomé tem muita dificuldade em projetar situações futuras ou entender outras realidades que não a sua. Já foi dito que a consciência é a mais recente evolução do cérebro humano e é a primeira a ser esquecida em casos de estresse. Portanto não é espantoso que tão poucos tenham consciência.
Assinar:
Postagens (Atom)