Palavras do Dr Valentim Gentil, uma sumidade em psiquiatria. Acho que nenhum dos meus amigos e parentes tem "potencial". Provavelmente minha filha que estuda medicina fará terapia. Na família sobrinhos fazem mas por conta de problemas funcionais. Duvido que algum deles esteja buscando respostas para grandes dilemas ou perguntas. Terapia custa caro, principalmente com bons terapeutas. Além disso os resultados podem demorar anos e serem sutis. É claro que tudo que é difícil atrai menos pessoas e assim é com a boa terapia. Quem busca terapia provavelmente é alguém bem resolvido em outras áreas da existência que busca ser quem ele deseja ser. Eu recomendei um amigo em particular fazer terapia porque ele me disse que faltava algo nele para ser o grande chefe. Intelectualmente é o meu amigo mais próximo: estudamos juntos em um colégio e em uma universidade de elite.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Até tu Dr Gentil !!! Em entrevista disso que se especializou-se em depressão e transtorno bipolar porque a loucura era por demais perturbadora até para ele. No mesmo problema o Cortella lembrou que embora as mulheres dominem a psicologia são poucas na psiquiatria. Estou me lembrando de uma certa terapeuta que tive . . .
Li recentemente em uma revista de psicologia que o próprio Jung, que criou a Psicologia Analítica, dividia o trabalho em 4 fases onde a última, chamada de transformação ele recomendava apenas a quem tinha potencial. Essa fase era a que levava a individuação.
Esse meu amigo é aquele que teve maior capital simbólico na sua infância e adolescência por ser filho de um médico nos anos 60, 70 e começo dos 80. Tem uma mapa astral excelente inclusive. Mérito dele !!!
Postar um comentário